Terra do songkok, 2

SÃO PAULO | Daí que Hamilton não fez lá muito esforço para chegar à segunda pole. Foi tipo aquela primeira volta do Q3 que você sabe que vai ter melhorar na segunda saída, mas sabe-se lá que diabos deu na rapa para ninguém lhe aporrinhar a vida. Aliás, os diabos devem estar loucos com o calor senegalês da Malásia. Se alguém torcer os pilotos assim que eles descem do carro, o sertão vira mar em Sepang.

Como na Austrália, a diferença para Button — que Flavio Gomes diz que sua perfume de tão lorde e classudo que é —, foi de qualquer coisa acima de 0s1. Que para Button não significa merda nenhuma — ele não falaria bem merda, de tão nobre que é. Aí ele tem uma reta inteira amanhã para fazer o mesmo da largada do Parque do Alberto e zás!, Lewis vai procurar um terapeuta emergencial.

Schumacão em terceiro, vejam só. Desde 2006 que ele não ia pra coletiva da FIA depois da classificação. A Mercedes tem lá um carro rápido, ô, Schumachêr volto, mas não é lá um carro muito bom de corrida, não. Webber, em quarto, e Vettel, sexto, tendem a superá-lo logo no início — aliás, Schumacher 2 a 0 em Rosberg; Webber, a mesma contagem sobre Vettel; tá todo mundo louco, ôba.

Entre as Red Bull, a Lotus de Grosjean, que só larga à frente de Raikkonen porque o Vodka Finlândia tomou a punição de 5 lugares. Kimi, mais rápido no Q2, não entenderia bem se repetisse o desempenho na decisão da pole e tivesse de largar em sexto. Beberia para esquecer. Rosberg, apagado, larga em sétimo, e Alonso Chiliquenta e Ligeirinho Pérez honram a nação latina do Q3.

Maldonado falhou de novo na hora que deveria mostrar serviço, mas larga ali em 11º e deve ser atração de novo. Massa não há meio de ir, mas falou que foi, que tá tudo melhor, que o carro voltou a andar bem, etc. “São os 4 décimos”, resumiu Galvão em relação a Alonso, até mesmo se conformando com a diferença que o brasileiro tem para o espanhol. Senna foi 13º, mas ainda meio arredio. Não conseguiu se achar em volta rápida esse ano. Problema. As Force India estão fracas, a Toro Rosso foi media-bocca e, porra, Mito, que cazzo é isso, 17º, meu filho?

Lá atrás, o comboio do inferno tem a presença das HRT, uh, lá, lá, que conseguiram entrar nos 107%. Humpf. Aliás, eles poderiam tentar formas mais interessantes de pelo menos aparecer. De la Rosa, à la Brad Keselowski, poderia carregar um celular e mostrar como é dirigir aquilo através de uma Twitcam. Karthikeyan poderia cozinhar ali no cockpit um kashmiri de frango.

A verdade é que, em relação à projeção para o resultado final, Button acaba sendo favorito pelo lindo trato que dá ao carro e aos pneus, sempre ressaltando, literalmente, as condições normais de temperatura e pressão. Se vier na toada do tempo seco, Jens tende a bater o companheiro de novo, e os dois devem vencer a patuleia até que facilmente. A briga pelo pódio deve ter um carro taurino de um jovem alemão, o que me ajuda deveras no BRV. Mas o que vai ser legal é ver como Maldonado avança e erra, o que Raikkonen faz desta vez e como Kobayashi chega à zona dos pontos.

Comentários

  • Victor, vale lembrar que o Mito estava com a suspensão quebrada. Como ele mesmo postou no Twitter:

    “サスペンション壊れてました。。。。 悔しいけど前に進むのみ!! こんな時ほど腐らずに戦うんだよ!!”

    Por isso não foi ao Q3.
    O Koba esteve mais rápido que o Perez sempre. Amanhã vai dar show.

    Abs!

  • Segundo o Hamilton, ele teve problemas na embreagem, por isso largou mal na Austrália e escolheu uma configuração de asa dianteira errada.

    Resolvido esses perrengues e ele conservando os pneus, embora não seja seu perfil, o Jenson vai ter trabalho nessa corrida.

  • As coisas não sao tão fáceis de prever assim, principalmente se tratando de formula 1. O Hamilton está com o GP da Austrália entalado na garganta. Pode vir num daqueles fim de semanas inspirados e deixar o Button na poeira (como piloto mais rapido que é). Outro a nunca se desprezar é o Vettel, que tem carro ruim na classificacão, mas que durante a corrida é um carro bem consistente por tratar bem os pneus. Não coloco o Alonso no meio porque até mesmo milagres tem limites. A Ferrari tem outro ano pra esquecer.
    Resumindo, com mais de duas décadas de vida assistindo F1, aprendi que a corrida quase nunca é como dizem as predilecões. Quando dizem que os pneus não vão aguentar e que a corrida vai ser uma tortura, acontece o de sempre, a maioria dos pilotos e dos carros dão lá o seu jeito e chegam inteiros ao fim da corrida. A proposito, outra coisa impossivel de prever é o tempo na Malásia. Assim como em interlagos e Spa a chuva é sempre uma surpresa. Então qualquer previsão é um tiro no escuro, sem mais acrescentar do que a popria opinão. Aliás, é isso que dá gosto

  • Olá pessoal!!! Olha ai, o Maldonado andou bem no GP anterior, será que o nosso Rubens andaria melhor, com sua larga experiencia na F1,( vai fazer falta ), bem este GP da madrugada de hoje promete muitas disputas no pelotão intermediário ,tenho certeza que esta prova é crucial para a Ferrari e vamos comparar as atitudes de cada piloto Alonso/Massa.

  • O Koba errou na ultima volta, senáo estaria no Q3! O Massa melhorou um pouco, mas de nada vai adiantar se continuar a destroçar seus pneus…de qualquer forma, vou torcer pelo Schumacher pela primeira vez na vida amanha..com 42 anos, andando nesse ritmo, ta mostrando pq foi 7 vezes campeao!