MENU

14 de abril de 2012 - 4:46F1

Terra do Zizao, 2

Rosberg consegue a primeira pole da carreira, e a Mercedes faz dobradinha (Foto: Red Bull/Getty Images)SÃO PAULO | Aí o idiota se baseia em todo o retrospecto de uma vida recente para definir que as Mercedes seriam um mero leãozinho que muge fino na classificação, e zás, crava certinho sua tese, só que não. É que eu não contava com a astúcia e o desempenho pleno de um sistema de DRS duplo que funciona como um avião andando para trás, um achado aerodinâmico fenomenal, e daí estão ali na primeira fila os carros prateados, com Rosberg na pole.

Confesso que não estou lá muito interessado em falar da primeira fila, mas obviamente se faz necessário: tava na hora de Rosberg desencantar & descabaçar, tal qual diria Fernando Silva. Cara entrou na F1 em 2006 pela Williams, e logo na corrida de estreia fez a melhor volta, no Bahrein. Daí foi aquela coisa da primeira impressão que fica, e o tanto de gente que se decepcionou com Kekinho Jr. foi uma coisa de louco. Nico foi taxado como um piloto mediano sem ter lá um carro que lhe permitisse coisa melhor. Daí foi para a Mercedes achando que venceria fácil, só que com Schumacher de volta, sua carreira parecia fadada ao limbo. Pois fez o contrário, e pôs o hepta no chinelo. E mesmo assim nada que fizesse dele alguém especial.

É claro que uma pole não vai mudar uma avaliação quase consolidada dos últimos anos, mas é meio que uma recompensa para um piloto que tem lá seus bons atributos, talvez agora descobertos no levantar do tapete que o escondia. Sua volta foi perfeita, e assim todos a definiram, colocando meio segundo na rapa que vinha juntinha como nunca havia sido visto na F1.

Schumacher vai largar a seu lado, e a Mercedes comemora um feito que não via há 57 anos. Creio que 2 ou 3 funcionários da Mercedes vivos hoje tenham visto aquela pole de Fangio em 1955. E o alemão velhote tá de volta, para deleite de uns, desagrado de outros. Uma primeira fila que não vem desde o anúncio de sua primeira aposentadoria, seis anos atrás, Itália, ah, Itália, campeã do mundo…

Talvez fosse legal ver a Mercedes ganhando, com qualquer um dos dois, mas lá está em terceiro o Mito. Ali está o homem. Ali está a lenda. E creio que ali esteja um piloto meio resguardado, mas ávido pra devolver o que Pérez lhe fez na Malásia. “Galoto pelalta”, mimimizou Kamui depois da corrida, quando o mundo estava boquiaberto com o desempenho do Ligeirinho. “Agola vou mostlar quem dá as caltas”, e deu nisso. Acenderam o japa. E tem um ditado nipônico que expressa claramente isso: “Um homem-san cutucado tem a força de dois”.

Mais legal é ver que a Sauber conquistou seu melhor grid na história e que está sendo comandada por Monisha Kaltenborn em Xangai, já que Peter Sauber teve um compromisso inadiável com a Ligue Du Chauve em Genebra. Uma vitória amanhã do Mito e numa equipe cuja chefe é uma mulher. I-de-al.

Tem ali Raikkonen em quarto, outro que seria muito interessante ver ganhando uma corrida. Imaginem só Kimi, dois anos fora, terceira prova, lá no degrau mais alto do pódio. Haja vodka na noite xing-ling, sem contar que poria em dúvida a falácia de que um hiato na F1 é fatal para os pilotos. Mas ao que parece, a Lotus não tem lá um carro ainda capaz de fazer isso.

Terceira fila tem Button e Webber, que é meio perigosa à primeira vista, mas aparentemente inofensiva para o segundo. Jenson vai fazer aquela prova de sempre, cauteloso, fino, e no fim vai acabar beliscando um pódio, cêis vão ver. Markola vai como der pra chegar em quarto, é sempre assim. O interessante é que ele está invicto nas classificações deste ano em relação a Vettel, péssimo-primeiro hoje. Pô, que aconteceu? E ele ainda disse que não tinha mais o que tirar do RB8. A Red Bull nunca rezou tanto para voltar à Europa e fazer um recall.

Hamilton é ameaça, mesmo em sétimo. Como a corrida chinesa é longa e tem retas longas, o teoricamente longo caminho não é tão penoso até chegar aos primeiros, quero dizer, Kobayashi. E é outro que tá sanguinário para vencer depois de dois terceiros lugares pelos quais fez um muxoxo.

Aí vêm Pérez e Alonso, oitavo e nono. Não pode. Pelas regras dos conspiradores, Fernando tem de vir à frente… E o top-10 termina com Grosjean, algo que é perigoso para Vettel e Massa, mais uma vez ligeiramente atrás de Alonso, largando em 12º. Vai melhorando de pouquinho em pouquinho, quando deveria estar mostrando algo de poucão em poucão. De qualquer forma, como este grid está quase um Super Bonder de tão grudado, Felipe pode sonhar com seus primeiros pontinhos. Tal com Senna, que andou no ritmo de Maldonado, mas larga apenas numa sétima fila.

Bem, anotem aí que vai ser o seguinte amanhã: as luzes vermelhas apagam e o Mito, do lado limpo, aciona o botão do super-KERS da largada. Nem vai ver o velhote do outro lado da fila e vai passar rapidinho o peida-na-farofa da frente. Como as Mercedes vão mal em corrida – ainda creio nisso –, elas farão o papel de segurar todo o resto enquanto Kamui abre distância suficiente para vencer lindamente. E no domingo, cantando Para Nossa Alegria, o mundo se acaba num porre de saquê.

34 comentários

  1. rafa disse:

    Uma coisa dou o braço a torcer, mesmo com muitos comentários contra, vocês não apagam. bacana isso.

  2. Beto disse:

    Vitor,
    A corrida foi excelente, pq perdeu a graça na segunda volta??

  3. Pedro Jungbluth disse:

    No final a Mercedes torrou menos borracha que a McLaren, o que lhe garantiu a vitória.

  4. Renato F1 disse:

    Nem motor SeFerrari, nem motor QueHorror!!! O negócio agora é motor Mercedes!!!

    O pódio tem pilotos que usam o melhor motor!!! E só não ficou com as quatro primeiras posições por causa de um mecânico e uma porca (malditos mecânicos)!!!

    Ross Brawn deveria por o cara de castigo: cem vezes afrouxando e apertando a porca!!!

  5. Andre disse:

    “Assim, ainda que se mantenham em primeiro e segundo, Rosberg e Schumacher vão sofrer um desgaste acentuado antes dos demais. Com as retas longas de Xangai, serão presas fáceis em um momento determinado”

    Acho que vou tomar saque pra comemorar junto com o Kekinho.

    A indiginacao e a seguinte..E incrivel que por dois anos, e fora a performance quando estava na Williams (acho que perdeu somente no ano de estreia pro Webber), Kekinho poe no chinelo seus companheiros de equipe mas e incrivel a quantidade de vejos que vejo a emprensa, incluindo aqui, dar credito pro Shoemaker e por vezes sugerir que Nico e um piloto mediano.

    Ha tres anos atras e algum comentario disse que Kekinho ia por Shoemaker no chinelo. Hoje deu do do outrora anti-patico e trapaceiro Shoemaker, que apos mudar de atitude e correr limpo nao consegue superara seu companheiro, salvo raras excecoes.

    Espero sinceramente, comom ja havia pensado na classificacao, que a Mercedes tenha corrijido o problema, melhor o set-up, pra desgastar menos os pneus pro resto da temporada e que Nico finalmente se torne o que ja lhe e merecido ha muito tempo embora muitos queiram coloca-lo como piloto mediano.

  6. vicente disse:

    vitinho meu filho, vc se atlapalhou todo. Japones troca L por R, não o contrário!!!
    “Piroto revado! Quem vai cantar de garo neste poreiro sou eu, né!”

  7. willes disse:

    E a RBR, que tal analisarmos com mais técnica! O seu projeto vencedor dos dois últimos anos deu a ela o luxo de dar ao Mark um carro mais lento do que o do Vettel, pois quem entende de corrida não acha plausível que o Mark ficara tão lento de um ao para o outro. Só que essa hegemonia acabou e ela, RBR, não pode mais optar em favorecer o Vettel. Ai Ele se lascou, pois o Mark W. é tão rápido quanto ele; pois provou isso em 2010. Nota-se que o Vettel e bom, mas não é aquele super piloto que a RBR fez transparecer com o seu super carro priorizado. O xodo do sr Makro este ano está em apuros para manter o seu rótulo de SuperVetel que na minha concepção foi forjado por não dar condiçoes iguais para o Mark Webber. É por estas e outras que eu torço pela Mclaren. Não deu pedestal nem para o DonAlonso. Go,Go HAMILTON AND BUTTON.

  8. Wallace disse:

    Rapa,
    Essa Monisha tá com cara de que vai balançar os marmanjos, o velho Peter já percebeu isso.
    O pódio podia ser: Mito, Ligeirinho e Kimi, dava pra beber até capotar….. Se o tubo de PVC da Mercedes não for Tigre, vai quebrar no caminho devido ao calor do Voitão…..

  9. Hemerson disse:

    Agora ta gostoso ver a F1. Sem nenhuma saudade dos tempos de schumacher correndo sozinho.

  10. luiz carlos disse:

    Quem vai ganhar é Kimi!!! Anote aí!! Na segunda parte da corrida vai tomar a dianteira e não perde mais!!! Massa vai chegar em último!!! hehehehe

  11. Legal ver a Sauber bem. Pra mim, hoje ela tem o terceiro melhor carro, perdendo da McLaren e da Red Bull, e a segunda melhor dupla de pilotos, perdendo apenas para a McLaren. Dizem os profetas da conspiração que em Barcelona teremos 4 Saubers, sendo duas pintadas de vermelho e com um cavalinho de pé pintado na ponta… os pilotos serão os mesmos, só não sabemos qual estará em qual carro, branco ou vermelho.

    Quanto ao Rosbergguinho, mandou bem… Dizem até que ele fez de tudo pra fazer a melhor volta uns 3 minutos antes, só pra poder retocar o penteado antes dos closes e ficar chupando aquele canudinho de uma forma meio… estranha, e estampar o sorrisão de novela das nove para todos.

    Quanto a idéia de usar os conduítes por dentro da Mercedes, muito louca, vamos ver se estão usando Tigre, Amanco, ou alguma marca chinfrim…

    No BRV errei o tempo da pole em 9 milésimos, porque eu acreditava no Hamilton… mas é isso… Corrida será muito boa, quem sabe o MIto vencerá pra impor respeito ao Ligeirinho…

  12. silva jr disse:

    Noooossa, seria um banzai muito grande, um Japones ganhar um corrida de F1, top do mundo do automobilistnmo, na China. Bom, acho que o Schummy leva essa na experiencia, ele tá louco para mostrar (nao que precise) que ainda é o bom e velho campeao dos campeoes, o melhor de todos os tempos. É nessa hora que ele consegue mostrar a diferença de homens e meninos. Ele estava apenas esperando a hora, desenvolvendo o carro durante 3 anos, apanhando de todos nos dois anos anteriores, porque estava formigando (que verbo de ação estranho) ou seja, fazendo o trabalho de formiguinha, como fez na Ferrari, que estava a 20 anos sem titulo, e ele levou pau durante 4 anos para poder ai sim, fechar um ciclo de 5 titulos seguidos, isso sim é trabalho. Acredito que nao vai dar para fazer esse mesmo trabalho na Mercedes, devido a idade, mas que ele vai ganhar um titulo, ou melhor, o 8º, isso ele vai, nao sei se será nesse ano, mas 2013 é a meta. alguem tem dúvida disso, veremos na corrida do SCHUMMY amanha.

  13. Braulio Gerhardt disse:

    Também vou torcer pro Koba!

  14. Andre C. disse:

    Leão mugindo?

  15. celso disse:

    Seria demais! Essa corrida promete!

    Abraço

  16. Victor disse:

    Victor, tu fazias melhor em fazer ele dizer: “Agora vou mosutoraru quem dá as karutas!” Japonês não troca “r” por “l”, quem faz isso é o Cebolinha.

  17. Boer disse:

    O melhor grid da Sauber foram dois segundos lugares, ambos com o Jean Alesi. No GP da Áustria de 1998 e no GP da França de 1999. Terceiro no grid já havia acontecido com o Frentzen em Suzuka em 1994.

    As aspas pertencentes ao Koba estão parecendo mais com o Cebolinha da Turma da Mônica… hehe

    Só um pitaco para encerrar: O Schumacher faz a 1º curva na frente. Hamilton vence. Alonso arruma um pódio.

  18. Adriano Augusto disse:

    torçerei fervorosamente para que sua previsão se confirme! uma vitória do mito seria sua consagraçao, e ele mereçe, pois toca muito.

  19. Will Mesquita disse:

    Cara…sonho: Lewis / Koba / Kimi, nessa ordem.

    Seria lindo!

  20. Takashi disse:

    Rídicula imitação “portugues-japones”. Quer fazer gracinhas?

  21. Sandro disse:

    Pena que não tenha a opção de curtir aqui, kkkkkkk. É isso ai e com o kamui kamikaze kobaiashi num tem essa de precisamos dessa posição não. É para cima deles direto!!
    Isso é japônes p/chinês vê

  22. frank disse:

    Vai torce pra japones assim la no japão.

  23. Alex disse:

    Infelizmente isto não vai acontecer de jeito nenhum, nem vendo!

  24. Flavio disse:

    Como assim, o melhor grid da Sauber?
    E o Alesi em 1900 e sei la quando?
    Explique-se por favor (ou me explique por favor)

  25. Lucius disse:

    MAGARI!!!!! Dai Koba…

  26. Nyuton Eigi disse:

    Acho que as possibilidades de acontecer isso nao sao pequenas nao. Vai Koba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>