Drops do esporte

SÃO PAULO | Vamos aos quase tradicionais Drops do Esporte, no pique:

_ por unanimidade, os chefes de equipe da Indy rejeitaram, de novo, a entrada dos kits aerodinâmicos. A grita geral é de que, além de desnecessários para os carros atuais, vão representar um custo considerável aos bolsos. E depois que viram que os gastos não foram reduzidos, como prometido pela categoria, não estão dispostos a ceder aos desejos de Randy Bernard. A batalha intramuros está para explodir.

_ mais Indy: fiasco total o GP de Detroit e seu concreto que desmancha. Seria um capítulo de ‘A várzea de rodas’, versão xeno. Mas conseguiram resolver em duas horas, com um reboco dos bons. Duro é ver a tentativa da TV Bandeirantes em comparar a situação com a do Anhembi, nivelando as coisas por baixo. É bom lembrar que, no ano passado, já sem chuva durante 3 horas, a corrida teve de ser adiada pela péssima drenagem. E neste ano até apelaram para a Fundação Cobra Coral para que não chovesse…

_ pergunta feita pelo site F1grid hoje no Twitter: “Quais dos pilotos que vão disputar o GP do Canadá que não vão terminar a temporada?” Se alguém tiver a resposta, que dê.

_ Ronaldinho Gaúcho e Michael Schumacher têm em folha salários bem parecidos. Pelo que trazem de resultados, merecem cada centavo?

_ tem prato feito que está procurando há um bom tempo as lava-louças. E em dois lugares.

Comentários

  • Em Detroit, além da Gran Am (onde o Negri chegou em 5° – passou na Fox Sports), teve alguma outra categoria para ajudar a desmanchar o piso? Ah, não esqueçam o asfalto esfarelando na Stock aqui em Londrina ano passado, várzea comentada na época por aqui.
    E esse prato feito, leva massa?

  • Victor, você considera o Schumacher o maior piloto da história e o Ronaldinho maior da história do futebol, é isso?!?!?! é o que o seu testo dá de entender!!!!!!!!!!!! claro que o schumacher é infinitamente melhor que fangio, e principalmente senna, mas o ronaldinho?????????????

    • Sinceramente não sei o que é mais absurdo: Achar que o Miguel é infinitamente melhor do que Juan Manuel Fangio e Ayrton Senna, ou escrever “testo” ao invés de “texto”

  • “Quais dos pilotos que vão disputar o GP do Canadá que não vão terminar a temporada?”

    a mim a pergunta soa tétrica: faz pensar em algum quebrando uma perna nessa pista bastante perigosa de Montreal.

  • “Se ele fosse brasileiro, todos os erros do passado seriam minimizados”

    Schumacher é importante para a Mercedes porque ao lado de R.Brawn faz o trabalho mais DURO dentro da F1, “transformam” equipes, coisa raríssima na F1! A Mercedes esta no rumo certo, se Rosberg esta na briga pelo título, muito graças ao trabalho de liderança de Schumacher.

    Oras, Schumacher esta tentando mostrar a todos que pode chegar a um outro patamar(serve de exemplo aos jovens), é válido porque nenhum outro campeão teve a coragem de continuar depois dos 40. Não me lembro nos últimos 30 anos um piloto ser campeão nessa idade, ainda mais partindo de uma equipe com resultados inferior. Então porque tanto criticar Schumacher…D.Hill se diz impressionado com tanta vontade:

    “Começamos na F1 na mesma época, só que eu parei em 1999 e é espantoso ver ele correndo”

    Olha o caso de G.Hill que foi fera nos anos 60, correu na F1 por 18 anos, mas nas últimas 5 temporadas(década de 70), só se “arrastava” na pista muito pior que o alemão hoje. Schumacher começou na F1 na geração que tinha pilotos como Prost, Piquet, Senna e Mansell nessa época ainda novato já impressionava. Foi campeão em sua geração que tinha Hakkinen, Coulthard, Villeneuve e Barrichello, em 2000 bateu Hakkinen em alta na Mclaren pela “nega” do tri, dizer que Schumacher só pegou piloto fraco é não ver a realidade(Fangio e Piquet só pra ter idéia, nunca bateu um campeão em disputa direta por título, Schumacher bateu um bicampeão em alta). Depois, Schumacher dominou uma geração a frente com ótimos pilotos como: Kimi, Alonso, Montoya e Button a diferença é que o alemão formou um baita time partindo desde 1996, outros não conseguiram isso. Hoje aos 43 anos desafia pilotos de outra geração como: Lewis, Rosberg, Vettel. Só pra lembrar, os pilotos dos anos 80 nunca foram campeões em cima de outra geração a frente. Portanto, Schumacher não tem que se preocupar, aos 43 anos ninguém até hoje fez algo semelhante na F1, pelo menos na era moderna da F1. Se existisse F1 “master” Schumacher já teria garantido seu título, mas isso pra ele não valeria muito.

    As boas classificações e os bons posicionamentos até abandonar mostram que Schumacher ao volante esta em um bom nível em 2012(em 4 corridas que abandonou Schummy estava na zona de pontuação e com chance até de pódios, no minimo era para estar com 45 pontos), o problema é que o alemão esta com um baita azar em 2012. Ross Brawn puxou a responsabilidade pra ele, Schumacher preferiu dizer que é só uma fase ruim, sem culpados. Lembre-se que o velho alemão não voltou pegando uma equipe de ponta. Lauda em seu retorno em 82 venceu duas provas, mas naquele ano(82) onze pilotos venceram e Lauda podia treinar a vontade, Schumacher pegou uma F1 sem poder treinar pra tirar a “ferrugem”, ou entender mellhor o quanto a F1 evoluiu entre 2006 e 2010(na época do Lauda o carro pouco mudava em 3 anos). Já em 1983 Lauda foi um fiasco, isso ninguém lembra, em 84 com um super carro levou o título, isso todos lembram. Sem um bom carro ninguém faz mágica na F1! Prost só voltou em 93 porque tinha certeza que ia ser campeão, depois caiu fora. Ele sabia que não ia ter mais “gás” para montar um time partido lá de trás. Piquet foi uns dos primeiros a perceber que a nova geração que chegava a F1 era veloz. Prost na Ferrari tomou sufoco de Alesi algumas vezes em 91, nesse ano Piquet tomou sufoco do novato Schumacher. Hakkinen na primeira classificação na Mclaren em 93 ficou a frente de Senna, isso foi tão perturbador que estragou o jantar do brasileiro, para um bando de novatos nada mal. Mansell aos 40 anos bem que tentou voltar a F1 em 94, mas acreditem tomava pau até de D.Hill em treinos e corridas. Ou seja, a idade pesa e muito(não é só o preparo físico, o aspecto mental também pesa). A vantagem de Schumacher é que ele tem um preparo físico surreal, em termos mental o alemão sempre foi muito forte, por isso esta aguentando o tranco e as críticas. Estamos falando de um campeonato mundial, na F1 a coisa é mais embaixo, é pressão de todos os lados. Quando perguntaram ao Kimi porque ele voltou melhor que Schummy, Raikkonen não fez “rodeios” logo disparou:

    “O carro da Lotus nasceu muito bom facilita as coisas, até o novato Grosjean anda bem com ele, isso não ocorreu com Schumacher na Mercedes em 2010/11, depende da sorte de se adaptar ao carro, as vezes leva tempo pra ajustar um carro mal nascido”

    É como eu digo sempre existem pilotos normais, os campeões e os super campeões! Uma coisa é mudar para a melhor equipe da época brigar pelo título e ser campeão, outra bem diferente é formar um time partindo lá de trás com vontade de vencer…só que isso leva tempo e investimento.

    Maioria dos pilotos de ponta são folgados, querem carro “pronto” pra brigar por título e buscar recordes. Oras, com carro “pronto” qualquer bom piloto ao volante faz isso(D.Hill tem 115 largadas na F1, mas esta muito bem nas estatísticas, nunca foi esse piloto ruim que disseram, só que ele pegou uma equipe em alta, a Williams). Massa já esta “amarelando” admitindo que pode parar se não tiver equipe de ponta pra 2013. Veja o caso de Raikkonen e Schumacher, estão em equipes com menor estrutura que Mclaren e Ferrari, mas estão na batalha, isso tem nome…ATITUDE!!! D.Hill certa vez, por pouco não vence de Arrows em 97, mas em 98 venceu de forma brilhante o GP da Bélgica embaixo de forte chuva mostrando o seu valor.

    O grande “diferencial” entre os campeões é não pegar nada “mastigado”, para fazer a diferença o piloto tem que saber dar estabilidade a um time(geralmente fazem mimimi e pulam pra equipe que esta dominando), ele tem que saber qual rumo é o melhor para uma equipe em baixa. Schumacher e R.Brawn levam a coisa na mão de ferro, não ficam choramingando ou esperando do resto da equipe! Se eles observam algo errado já mudam membros da equipe!!! Isso sim é liderar uma equipe, e isso é essencial para chegar ao sucesso. A Mercedes enfim, esta no rumo certo e quem diz que esse time começou com estutura da vitóriosa Brawn-GP, esta cometendo um grande engano. A Mercedes herdou aquela Brawn já em decadência da segunda parte da temporada de 09, por isso que Ross vendeu o time, ou ele fazia isso ou ia a falência em 2010. Com uma estrutura de fábrica, R.Brawn foi procurar aquele que ele conhece muito bem, que sabe trabalhar sério porque tem atitude e moral para exigir mais investimento de uma fábrica como a Mercedes. De bobo esse R.Brawn não tem nada:

    “Chamo o Schumacher que não cria confusão pra ajudar a forma um time com vontade de vencer, ao seu lado coloco um piloto jovem com vontade de ser campeão, o resto o tempo faz. Se Schumacher depois dos 40 conseguir ir bem ao volante, ótimo! Se não, ele já fez sua parte, ajudou a melhorar o time até chegar as poles, vitórias e pódios, quem sabe um título! Schumacher vale o investimento!!!”

    O velho alemão esta conseguindo pela terceira vez formar uma equipe de ponta partindo de resultados medianos(isso, aos 43 anos com uma chuva de críticas), mas veja se o velho tedesco esta preocupado com o que falam sobre ele. Nessa “segunda carreira” na F1 sequer dispara contra a equipe ou o companheiro, o alemão assumi a responsabilidade sem jogar a culpa no mundo, ninguém pode dizer que Schumacher é mal perdedor na Mercedes. Se fosse o Rubinho no lugar do velho alemão já tinha disparado contra Rosberg…

    E Schummy tinha todos os motivos para meter o pau no carro mal nascido de 2011, mas desde 2010 só fala em evolução e superação. Isso a Mercedes esta conseguindo com o trio Brawn-Schumacher-Rosberg, e se não fosse o azar de Schummy em 4 das 6 provas, o time estariam brigando pelo campeonato de construtores. Nico entrou na briga pelo título, é o piloto que mais somou pontos nas últimas 4 provas. Quando o azar de Schumacher acabar, os resultados vão aparecer, algumas semanas atrás Schummy comentou que essa Mercedes era vencedora(não esta totalmente evoluída), e que a vitória estava próxima. Lembre-se que R.Brawn só disse que ia pensar em brigar por títulos em 2014. Enfim, o velho alemão esta conseguindo pagar a dívida de gratidão que a Mercedes deu em início de carreira bem antes da F1. Schumacher esta sim ajudando a organizar a equipe e evoluir do carro. Querendo ou não, tudo que acontece de bom na Mercedes também se deve ao trabalho de Schumacher(só lembram dele na hora da parte ruim, pra que valorizar…). Schumacher e R.Brawn são os “pilares” da equipe, Rosberg também leva crédito, é alemão divide atenção da equipe, mas ainda esta aprendendo a lideram com mão de ferro um time. Pra Schumacher esta tudo em casa, não vão pensando que ele esta desesperado por Nico entrar na briga do título…isso só vai motivar Schumacher a renovar para 2013. Péssima notícia para Massa, se ele não se recuperar em 2012 dificilmente fica em uma equipe de ponta em 2013(Mercedes com idicação de Schummy seria uma boa) , se acontecer é quase um milagre. A Ferrari esta fazendo um grande favor em manter Felipe desde 2011, pelos resultados de 2010 já era para ter caido fora, basta lembrar de Kovalainen na Mclaren em 2008.

    Agora parem e pensem, quanto da pole e vitória do Nico tem o “dedo” do trabalho SÉRIO de Schumacher na equipe? O investimento de sálario em cima de Schumacher é mixaria, a Ferrari entre 91 e 95 gastou uma fortuna e venceu apenas 2 provas, um fiasco…fora a fila sem títulos. A Mercedes depois de dois anos já fez “duas” poles e uma vitória, nesse campeonato meio louco consegue aos poucos se estabilizar. E um detalhe, a equipe que descobrir o segredo dos pneus Pirelli pode começar a deslanchar a frente. Pode acontecer com qualquer uma, desde uma equipe de fábrica até uma Sauber da vida, a tendência é as mais poderosas começar se destacar, a Mercedes esta na briga, e pelo jeito vem forte em 2013.

    Não me lembro de Schumacher sentar em um carro e chamar o mesmo de porcaria. O alemão ao invés de reclamar, prefere procurar e resolver as causas dos problemas, não só do carro, mas de todos os setores da equipe. Schumacher sempre fez dois trabalhos na F1, além de pilotar monta um time com vontade. Na Benetton e Ferrari todos os setores tinham que dar 110%, é o que esta ocorrendo hoje na Mercedes.

    Nessa volta, Schumacher tem mais motivos pra ter orgulho que vergonha, além de deixar seu legado esta fazendo o que gosta, é prestigiado na equipe e aos 43 anos é pago com um ótimo salário. Se tem um cara que não pode reclamar da vida, esse é o alemão! Ross Brawn poderia ter chamado outro piloto em 2010, mas chamou Schumacher, em pouco mais de dois anos a equipe encontrou o rumo a vitória.

    Schumacher é uma lenda viva, se fosse brasileiro Galvão ia carregar caminhões de merda por ele, junto com ele uma nação com milhões…

    …Ronaldinho essa hora deve estar em um Motel de luxo ao lado de um monte de mulheres…cheio de “cachaça”.

  • Sei lá, quando o Victor falou PF eu pensei em Polícia Federal, e lava-louças em lavagem de dinheiro. Pensei e acho que não é sobre isso, mas bem que o nosso automobilismo seria um prato cheio para investigações…

  • O Ronaldinho jogou muito no PSG e Barcelona. Na seleção ele fez, no máximo, quatro grandes partidas. Nas outras sempre foi o mesmo buracrata fazendo firulas, olhando pro lado e tocando pro outro. Hoje ele sequer consegue dar um drible em alguém.
    O Schumacher sempre foi excelente em todos os times, Jordan, Benetton e Ferrari. O Schumacher de hoje, na Mercedes, é um piloto de 43 anos que já encerrou a carreira em alto nível e resolveu voltar depois de 3 anos parado.
    O Ronaldinho sequer encerrou a carreira e ainda é jovem e nada faz mais. Imaginem se o Ronaldinho parasse por 3 anos e voltasse a jogar.
    Dá pra comparar? Fala sério…

  • É isso que dá jogar no fafla( falido flamengo) hahahahahaha. A barcaça rubronegra vai acabar de afundar.
    Do outro lado o Shumi tem que dar o fora logo. Dale Mclaren.Go go Hamilton.

  • “Ele já ganhou sete vezes em Montreal, sua Flecha de Prata carrega o número sete e o Canadá será a sétima etapa do campeonato”

    E adivinhem onde Schumacher vai chegar…?

    EM SÉTIMO LUGAR!!!! :D

  • Quanto a Detroit, os caras deram um jeito em duas horas, se fosse no Brasil seria em duas semanas, Quanto a F1, esse ano so mudam nas nanicas, por causa dos patrocinadores, ano que vem, sai Massa, Schumacker, e vao buscar uma “molecada” nova para ser “companheiro de equipe”, custa menos e pilotam mais. Abraços

  • Por mais que não tenha obtido resultados na pista, o Schumacher pelo menos traz uma visibilidade positiva para a Mercedes – é um cara carismático, com uma legião grande de fãs mundo a fora. O Ronaldinho nem isso conseguiu fazer – apenas atraiu mídia ao Flamengo pelos motivos errados e vai dar um preju monstruoso ao clube. Não tem nem como comparar.

  • Permita-me responder por numeros:

    1) To com Randy e nao largo. Sim, representa um custo a mais, mas tornará a divertida diferença entre fabricantes ainda mais interessante, assim como era nos anos 90. Ao inves de xingarem o presidente, que parece ser o bode expiatorio da vez, pq nao pensam so um pouquinho?

    2) Deixando o lado da Band, mas foi feio o episodio da pista de Detroit. Mostrou que quiseram tapar um buraco de modo ainda mais desleixado que o nosso jeitinho. Bastava passar asfalto, puro e simples, no concreto que tava tudo ok. Fazem isso nos ovais de Milwaukee ha decadas e NINGUEM reclama…

    4) Nao vale nem um centavo. Alias, deveriam pagar de volta aos times. Pq nem apelo de marketing esses imprestaveis tem….

  • Em cinco partes:

    – Esse trololó todo da Indy não vai dar em nada. As feridas da Cart X IRL ainda estão abertas. Nenhum dirigente é tão burro a ponto de ferrar com a categoria de novo.

    – Aturar o Bolacha na transmissão é dose. Mas isso aconteceu porque não tinha rodada do Brasileirão e o Téo José estava na Truck. Do contrário, teríamos um VT ou uma narração decente. Além disso, o Cobra Coral deve ter prestado serviços em Detroit, pois choveu lá logo após a corrida.

    – Pilotos da F1 que não terminarão a temporada. Hum… Algum da Toro Rosso (o que estiver pior até Monza – chute), o Narain de sobrenome difícil, e o Charles Pic.

    – Ronaldinho X Michael? Seriam bons atletas para mandar ao Corinthians. Procede, Victor?

    – Esse PF requentado deve ser o Barrica entre Ferrari e Mercedes. A julgar pelo desempenho de Massa e Schumacher, por que não?

  • – Karthikeyan não termina a temporada, por questão de patrocínio;
    – O Schumacher merece, o Ronaldinho não. Discordo radicalmente com o Victor, pois o piloto alemão pode sim conseguir bons resultados, contanto que tenha mais sorte e mais constância do carro, em que pese a dificuldade de refléxos aos 43 anos;
    – Seria o idiota do Barrichello (prato-feito, frio e azedo) ainda procurando vaga na F1 ? Ferrari e Mercedes seriam as lava-louças ??? Não me surpeenderia…

  • A pista de Detroit tava um lixo, com verdadeiros degraus e desmanchando. Se fosse no Brasil o pesoal tava só detonando, Mas como foi fora, ainda defendem… A situação foi vergonhosa. Vai entrevistar os pilotos pra ver o que eles acham da pista do Brasil e da de Detroit. Pergunta pro Hinchcliffe.

    Cada uma…

  • Pior que o concreto remendado de Detroit foi aguentar a terceira narração seguida do Luciano “Brontossauro” do Valle…alguem ai conhece “Jésten” Wilson ou Sebastian Bordô????

    • Só não desisti da F1 porque a Bandnews FM transmite ao vivo, com uma cobertura muito boa! Quanto à Indy, voltei a assistir depois que assinei a Bandsports! Fica a dica!

  • Comparar Schumacher com Ronaldinho Gaúcho é dose, heim, faz favor. Um é “funcionário” exemplar, com resultados que ainda não vieram por n motivos, os quais nesta temporada se reduziram ao carro deixá-lo na mão (a única corrida em que Schumacher não foi bem por sua própria conta foi quando bateu no Bruno). O outro, pelo que contam, chegava bêbado nos treinos em que chegava, sendo que na grande maioria nem chegava. Tá certo que parece que não ganhava, mas se era esse o problema que tivesse ido embora desde o início.

      • É impressionante como pode aparecer gente nos dias de hoje defendendo o tal do Schumi, né??? E a resposta do VM ganha mais força quando vc pensa que no mesmo período o Nico conseguiu alguns pódios e uma VITÓRIA CONQUISTADA além , é claro, das diferenças de tempo que regularmente o separam do Schumacher.

      • Quer motivos? A mercedes teve podio em 2010, com Rosberg, foi um ano de adaptação para o Schumacher, em 2011 foi o melhor resultado da mercedes o seu 4º lugar. Agora esse ano ele teve foi um grande azar se podemos dizer assim. Agora comparar um cara que leva uma vida esportiva na farra, com um cara que é um atleta muti-campeao, é sacanagem. Realmente vocês não tem o que dizer, e vem com uma conversa dessas. Lamentável senhor VM.

        • Se o proprio chefe da McLaren o Martin Whitmarsh, acha que o Schumacher é importante para a F1, que é seu adversário na pista, e a propria mercedes o apoia, o que é VM para achar alguma coisa? É só um cara que assisti f1, e que dá sua opinião, quase sempre não muito realista.

        • “Péra” um pouquinho… Adaptação??????????? Raikkonen, por exemplo, precisou de adaptação? O cara foi segundo logo na chegada de volta à categoria!!!!!!!!!!!!!!!! E não venha me falar que é outra história porque não é não. É a mesmíssima situação.

      • Digamos que Schumacher tem 43 motivos…é claro que sua idade pesa. De qualquer forma, se ele não conseguiu traduzir seu trabalho em pontos, não se pode excluir a possibilidade de que esteja contribuindo para o desenvolvimento e acerto do carro.

      • ah…senhor victor,nao sou advogado de michael e tao pouco seu fan,porem o admiro como profissional que é e pela sua historia,ele é merecedor de todo o respeito do mundo por tudo o que fez e ainda faz…,momentos ruins todos temos em todas as areas da vida,e ele nao é diferente…,comparar michael com ronaldinho gaucho é de uma infelicidade imensa ,michael como profissional dentro do seu esporte esta anos luz de distancia de ronaldinho em varios aspectos,nunca vi falar que michael fizesse por onde passou nem um decimo do que o ronaldinho gaucho fez por onde passou,nao é a toa que michael é respeitado ate hj pelo profissional que é por toda formula 1…,acontece que é dificil explicar para os pseudos entendedores de automobilismo que um carro de formula 1 é feito para um piloto como um terno em gabaritado alfaiate…..,tem carros que se adaptam melhor ou vice e versa a forma que o piloto guia….,tem pilotos por exemplo que se dao muito bem com carros de traçao traseira e outros de traçao dianteira(no caso no turismo),tem pilotos que se dao melhor na sua pilotagem com carros nervosos e outros que tem uma pilotagem mais limpa e suave nao se dao….e por ai vai, vamos procurar pesquisar mais….fazer perguntas aos pilotos coerentes e procurar entender melhor toda a dinamica do esporte para evitar de soltar estas perolas…..abraços.

    • você está certa Mariana. O Schumacher não obteve resultados expressivos, ou pelo menos semelhantes ao do rosberg por pelo menos dois motivos. Um é a dificuldade que a idade traz, pilotar um carro de corrida a mais de 300 km/h exige reflexos apuradíssimos, e isso com a idade a gente vai perdendo. E quando ele teve a chance de alcançar bons resultados, o carro o deixou na mão. Gostem ou não do Schumacher, essa é a verdade.

      Já o dentuço tupiniquim é um caso totalmente oposto. Ele ainda tem a capacidade técnica, mas lhe falta respeito pelo clube que lhe emprega e pelo torcedor, que muitas vezes paga ingresso só pra ve-lo jogar e acaba presenciando um cara que passou a noite toda na balada, bebendo ou fazendo sei lá o que, se arrastar em campo.

  • Ronalinho e Schumy valem seus salários apenas pelo marketing. Enquanto ouverem trouxas dispostos a pagar o dobro ou mais que similares pelos suvenires de seus patrocinadores só pq são “deles”, merecem ficar com uma boa parte dos lucros. Afinal se meu nome vendesse mais de um produto, com uma margem bem maior, eu também iria querer meu quinhão. Mas pelo que apresentam no campo ou na pista, nenhum centavo…

    Quanto à resposta da revista, acho que as duplas da Marussia e da HRT são sempre candatas. O Massa se tiver uma sequência de resultados diferentes de mônaco. Grosjean se continuar batendo. O schumy só não vai na mesma, porque é o shumy. Se fosse qquer outro , levando a lenha que anda levando do Rosberg, já tinha dançado no fim do ano passado…

  • “_ pergunta feita pelo site F1grid hoje no Twitter: “Quais dos pilotos que vão disputar o GP do Canadá que não vão terminar a temporada?” Se alguém tiver a resposta, que dê.”
    Tão querendo matar alguém?! =X
    “_ tem prato feito que está procurando há um bom tempo as lava-louças. E em dois lugares.”
    WTF?!

  • na IndyCar espero não haver cisão

    “tem prato feito que está procurando há um bom tempo as lava-louças. E em dois lugares.”
    dê nome aos bois, ‘hómi’!