MENU

10 de junho de 2012 - 17:16F1

Terra da Luíza, 2

Motorsports: FIA Formula One World Championship 2012, Grand Prix of CanadaPORTO ALEGRE | Quando Villeneuve, codinome Negativo, falou à TV Globo que a corrida estava naquele momento  chata, não mentiu. Hamilton vinha com uma liderança confortável de 3s e Alonso e Vettel não queriam muito da vida a não ser ir no bar do próprio Jacques mais tarde. Foi meio que achincalhado, o pobre Villeneuve, daí falaram até que era chato, mas a 300 km/h, como se tivesse algo a ver. Seja como for, a partir de então, a corrida pegou fogo.

Porque parecia que só haveria aquele bloco dos três primeiros ali na frente, sem parar mais — como chegaram a dizer durante o fim de semana todo, com uma troca só —, e os demais, ligeiramente atrás, buscando melhores posições entre quarto e décimo. Mas o calor surpreendentemente alto e a pista abrasiva de Montreal foram minando com a corrida dos ponteiros.

Se levassem a corrida em banho-maria, o trio Hamilton-Alonso-Vettel veria Grosjean como vencedor no Canadá, o sétimo ganhador do ano, puxando Pérez a tiracolo. Mas foi Hamilton e a McLaren que acabaram ousando e foram buscar a vitória que já era deles, inteligentemente. Lewis descontou fácil uma diferença de 16 segundos. E se Vettel parecia num primeiro instante deixar o inglês passar fácil para tentar se aproveitar do embate dos dois à frente, notou rápido que ainda teria tempo de calçar pneus novos para caçar o espanhol da Ferrari.

Bem provável que a Red Bull não contasse com a eficiência dos carros da Lotus e da Sauber. Grosjean e Pérez vinham virando no fim tempos tão rápidos quanto os de Hamilton e com pneus gastos. Isso denota o quanto estes carros são bons e consomem pouco pneu – e é até estranho que nesta F1 de caixa de bombons não tenham chegado em primeiro lugar; hão de conseguir, irmãos, com fé. Daí Vettel foi, parou e logo passou Alonso, que se arrastava com aquela borracha velhusca. Mas dificilmente incomodaria o francês e o mexicano por um lugar no pódio.

Então Hamilton ganhou, já vinha merecendo, Nicole pulou e tal, mas é bom a McLaren, na reunião de amanhã em Woking, ver que não está lá perfeitinha. Porque nas duas paradas houve problemas novamente. Em ambas, também, Lewis deu uma engasopada para sair. Por outro lado, em Maranello, Luca di Montezemolo deve soltar um “ma que bella cagatta”. A Ferrari foi passiva, e a consequência é que Alonso perdeu a liderança do campeonato para Hamilton. Vettel vem logo atrás. 88-86-85, respectivamente. “Ai, porque a F1 é tão chata e previsível”. Pare.

E Webber, que teve lá suas atuações medianas, chegou em sétimo e a 79 pontos. Não tá longe, como se nota. Rosberg tá em quinto com 67. Raikkonen e Kobayashi estiveram meio apagados hoje. O primeiro não andou bem, na real; o segundo teve sua prova atrapalhada na estratégia: quando a Sauber resolveu chamar Mito para os pits, vinha à frente de Pérez. Só que voltou atrás de Di Resta, e restou a Kamui sofrer um tempo atrás do escocês. O tempo perdido foi fatal para suas pretensões, que seriam certamente a vitória e nada mais. E Massa em décimo. Tava bom demais para ser verdade.

Sexto na largada, Felipe logo se viu em quinto ao passar Rosberg. Estava encostando em Webber e rodou. Pfff!, e aí já era. Andou lá no bloco do valha-me-Deus e nunca mais saiu de lá. 11 pontos só no campeonato, um desempenho que só não é pior comparativamente que o da Mercedes com Schumacher, outra vez abandonando por problemas – desta vez a asa que não fechava; e quando a asa não fecha, como diria Fernando Silva, fede demais. É outro resultado que a Ferrari e sua cúpula vão pôr ali na conta das razões que podem tirar o brasileiro do time no fim da temporada. Ou antes, vai saber.

E quanto a Senna… andar em 17º, atrás das Caterham, não dá. Péssimo fim de semana, péssima corrida. A Williams como um todo não foi bem, mas Bruno não tem se esforçado muito para ser melhor. É um desempenho deveras oscilante na temporada. E Button, hein? Que raios que acontece que a McLaren não consegue acertar mais aquele carro? Convenhamos que Jenson não é o problema…

A F1 chega a 1/3 de temporada muitíssimo bem, obrigado. Sério: melhor, impossível. Tem Valência, aquele antro, mas do jeito que a coisa anda, é capaz de dar jogo bom naquela corrida. Oitavo vencedor? Acho que é pedir demais, é confiar muito nesta Lotus e nesta Sauber. Mas há chances, sim. “Ai, não tem competição, o mesmo ganha”. “Não, tenho medo de ligar a TV e ver a F1”. “Mimimi, desde 1994 perdeu a graça”. Apamerda, vai. Vai lá viver de museu.

51 comentários

  1. PAULO MOREIRA disse:

    8º vencedor diferente? Só mesmo a Lotus, Sauber ou até mesmo a Force India! Pois depender de Massa, Schumacher ou Bruno (seus companheiros, já venceram!) é dose pra leão!

  2. PAULO MOREIRA disse:

    Excelente comentário, Victor! O “apamerda” no final foi demais kkkkkkkkkkkkkkk

  3. Boer disse:

    Vitor, mudando de pato para ganso, você viu que o carro do Justin Wilson, vencedor da etapa do Texas, estava irregular e a INDYCAR não o desclassificou??? Parece que tiraram alguns pontos, mas não a vitória…

    É normal acontecer isso por lá?

    Abaixo o texto que peguei do site oficial da categoria:

    “INDYCAR announced penalties stemming from post-race technical inspection of the June 9 Firestone 550 at Texas Motor Speedway.

    The No. 18 car Dale Coyne Racing car driven by Justin Wilson was fined $7,500 and docked five entrant points for not complying with the sidepod top deck aerodynamic element of Rule 14.6.4.13.

    14.6.4.13 Texas Aero Summary (updated June 3, 2012 via bulletin)
    The following parts may not be used at Texas Motor Speedway: Sidepod Top Deck (part number IR1225195RH/LH – IR1202A031/32)

    The No. 20 Ed Carpenter Racing car driven by Ed Carpenter was fined $5,000 and penalized one entrant point for not complying with Rule 14.6.1.3.

    14.6.1.3. Texas Race Event (updated June 8, 2012 via bulletin)
    A rear wing wicker up to a maximum of 1/8-inch height and full span may be used.

    The members may contest the imposition of the penalties pursuant to the procedures and timelines detailed in the protest and appeal procedures of the IZOD IndyCar Series rulebook.”

    Abraços

  4. Depois de uma ótima corrida, um comentário absolutamente preciso sobre a corrida, parabéns Victor Martins (Será que somos primos?). Só tenho uma coisa a dizer, aliás duas: “ma que bella cagatta” (para as besteiras ditas na globo) e “Apamerda, vai” (para todos os outros pseudocomentaristas deste blog/site).

  5. André disse:

    É engraçado ver essas comparações. Massa e Button andam muito atrás dos companheiros, mas com o Button, o problema é o carro, e com Massa, o problema é ele mesmo. Talvez porque falar o contrário não daria tanta audiência.

    Button sempre foi um piloto no máximo médio que teve uns bons momentos, nunca vai chegar aos pés do Hamilton.

    • Mauricio disse:

      Você está errado. Muito do problema do Massa vem também do carro.
      Isso e a falta de treinamentos entre corridas. A queda de rendimento dele começou exatamente quando introduziram esta nova regra. O acidente foi mera coincidência.
      Pilotos como ele, Schumaker, Haikonen sofrem por não poderem andar muito com o carro. São pilotos de pé pesado, que se acostumaram a andar no limite o tempo todo.
      Alonso é uma exceção nesta geração. Ele consegue adaptar seu estilo ao carro. Mérito dele. Não gosto dele como pessoa, mas admiro como piloto.
      Quanto ao Button… Ele é exatamente o que você disse.

    • Leo Santos disse:

      EU acho que o problema é o Button!

  6. Ricardo Arcuri disse:

    E la o pragmatico brasileiro vai deixar de falar que so assistia F1 por causa do Senna e vai começar a ver? Me poupe Victor. Desse povinho daqui, nao tenho mais esperanças….

  7. Gabriel disse:

    Foi o final de corrida mais prazeroso dos últimos tempos.
    O show que sempre esperamos de Hamilton.
    E a Ferrari do Alonso sendo ultrapassado no final.
    Nem sei o que deu mais prazer.
    Se Vettel tivesse trocado os pneus imediatamente após o Hamilton, estaria no pódio também.

  8. Anderson Ramos disse:

    Fantástico esse GP do Canadá, realmente a Fórmula 1 este ano está dando show. Que corrida do Lewis Hamilton….esse realmente é um dos melhores pilotos do GRID. Que pódio renovado com Grosjean e Perez, que bom não ver o dick vigarista (Alonso) e nem o menino maluquinho (Vettel) lá em cima. Deste jeito o Hamilton agora é o lider.

    Agora mudando a pagina, que pena ver o Felipe se arrastando com uma Ferrari que foi feita pelo visto só para o seu companheiro andar bem.

    E o que falar da equipe Williams, brigando no fim do pelotão com as nanicas…nem o Maldonado e o Senna quase nem foram lembrados na transmissão da Globo. Espero que em Valência o Bruno e a sua equipe melhorem.

    Viva a Fórmula 1…..

    • Erick Breder disse:

      Pois é.. Bruno teve uma corrida muito ruim… e cometeu um erro (que a TV não mostrou) me parece, já que após a largada estava em 15º e umas voltas depois de repente foi para 19º.

      Acho que ficou devendo muito mesmo. Mas acho que não dá pra malhar o cara, quando o “melhor do mundo da semana de barcelona”, Maldonado, não fez nada também. Ganhou umas posições nos boxes e provavelmente num erro ou outro, porque não vi ele passando ninguém na pista.

      Nesses casos, creio mais que a Williams errou feio mesmo, mas uma vez. Errou em estratégia e errou com o acerto do carro mesmo, etc.

      Vejamos se não foi algo típico das caracteristicas desse circuito, como aconteceu com a Lotus em Mônaco, onde foram fora as nanicas, os mais lentos na pista.

      Mas confesso que to meio temeroso, que a Williams, que depois de muito tempo conseguiu “surgir” com um carro bom no início da temporada, esteja já perdendo em desenvolvimento, em relação as concorrentes.

      Pra quem no início do ano, facilmente perseguiu Ferrari, e em outras corridas, com Bruno largando atrás, chegar em 6º, depois vencer com Maldonado. A Williams se você for olhar a tabela de construtores, já está atrás da Sauber. Só permanece na frente da Force India (e nanicas claro).

      Ou seja, perderam a oportunidade de marcar muitos pontos no início do campeonato, quando o carro estava muito bom, em certos momentos por erros dos pilotos, mas em outros de estratégia.

      Vejamos se não foi algo relacionado a este circuito em específico.. ou se a Williams vai começar a dar sinais de fraqueza em relação a performance do carro. Eu espero que não.

      • André Bragança disse:

        Esse Bruno Senna, sei não…nome de campeão ele tem, mas tá faltando atitude…acho que ele tá muito preocupado em não errar e com isso está fazendo corridas muito conservadoras…precisa ser mais agressivo.

  9. Falta pouco para Ferrari anunciar Há saída de Felipe Massa que acredita ser insubistituível na equipe e olha o Sergio Perez que já tem dois pódios e está bem na frente do Massa no campeonato.

  10. Marcão disse:

    também acho!!
    Quer esfrega esfrega durante mais de setenta voltas vai ver corrida de monomarca, vai!!
    Agora que o “”grande campeão” deve estar chorando é brincadeira….
    Primeiro o Hamilton passa daquele jeito, o choronso lembrou na hora dos tempos da mclarem..
    Depois o Grojean vem e joga pó na cara do choronso, lembrou do briatore na horinha, deve ter berrado pra cacete…. Ai o Pérez. Até o Perez, aí o fodom virou brochon. e pra acabar ainda o Vettel.. Pra esfregar na cara do bi campeão que bi campeão pra ser bi precisa mostrar o por que de ser…
    Passa um, passa dois.. passa treis… passa quatro.. E vai pros quintos o grande “”bi campeão”” O Brochon de las Asturias…. Dessa vez não teve rádio, e ainda por cima faltou braço, coragem e garra… Por que não fez como o Vetell para troca, bota a faca nos dentes e vai…
    O Vileneuve tinha até um pouco de razão quando falou que o GP ou a F-1 tava chata.. E tava mesmo pra todo mundo que torce pro grande choron, o ex fodon, o ex campeon, o ex piloton…
    É isso aí.. A ferrari errou feio foi quando contratou essa praga pra se juntar a sua equipe..
    Foi atráz da grana do Santander e se fodeu.. Bem , agora que o Santander tá fudido, pedindo uns trocos até pra Dilma, o que a Ferrari vai fazer????????????????

    • Danielle disse:

      Vai contratar você!

    • A JR disse:

      Senta lá e faz melhor que o Karthkeyan!

      Comentário completamente tosco, nem acredito que perdi 2 minutos da minha vida lendo e respondendo isso.

    • Dhiego SC disse:

      hahaha que bosta de comentario.. mas eu comecei a gargalhar sozinho lendo-o.. haha :D

    • Cássio disse:

      Tá maluco?
      Não vejo ninguém melhor que Alonso hoje na F1, e olha que nem gosto do cara

      • Marcão disse:

        Se vc acha??
        Continua achando..
        Eu não acho e nunca achei !!!
        Posso???

      • rodrigo disse:

        concordo com você Cassio.

        • Marcão disse:

          Podem falar á vontade..
          Ver o Brochon de las Asturias tomar um passão atrás do outro e de todo jeito… “””NÃO TEM PREÇO”””
          Até o Perez foi lá e tirou uma casquinha…
          Eita beleza!!!! Se tivesse mais duas voltas o Choronso ia
          tomar volta de todo o grid….
          Vomita povo puxa saco do “”grande campeão”””

    • rodrigo disse:

      como fala merda.Deve ser torcedor do Massa. Se liga xarope

      • Marcão disse:

        Já tão partindo pra ignorancia !!
        É cotado, como foi ano passado, retrasado, e pro ano que vem…
        Mas cade os títulos? Heim!! Cade???
        Só se forem titulos pra serem descontados no Santander…
        Por falar em futebol!! O que vc entende de corridas????
        Pelo jeitão??? Só entende de chorão !!!

      • Marcão disse:

        Tá eu é que sou o xarope!! Sei…
        Alonso, choronso, o boneco de posto do Santander !!
        O que aconteceu nas últimas voltas do GP do Canadá foi o que??
        Primasia de um grande piloto???
        Eu é que falo bosta !!! Tá loco esse povo é fd…
        A realidade parece que não tem valor…

    • Mauricio disse:

      Tão ruim que com certeza é hoje o piloto mais cotado para ganhar o campeonato. Ele ou o Hamilton.
      Quanto a você é melhor continuar no futebol, pois de automobilismo não entende niente!

      • Marcão disse:

        O campeonato tá na metade e já escolheram o campeão!!
        Viver de ilusão não acaba bem não!!
        Mas o campeão da F-1 deste ano com certeza não guia carros da Ferrari. Vão se iludindo vão!!! Entre o Alonso e o Perez..
        O Perez é 10 vezes mais piloto que esse chorão….
        Elejam um campeão de verdade, que certamente sairá da McLarem ou da Red Bull..
        Aposto um Tenis furado do Paraquai no título do Alonso pra esse ano..
        E é demais…..

        • Michi disse:

          vc come merda? por favor…exclua esse cara do blog…vc provavelmente nunca andou de kart…nue não sabe nada sobre carros…enfim, é um baita de um idiota.

          • Marcão disse:

            Opa!!!
            Come merda???
            Idiota???
            Exclua do Blog???
            Comer merda???
            Michi, vai tomar um captopril vai!!
            O negócio aqui é se expor opiniões..
            Não isso que vc esta´fazendo. Vc está ofendendo..
            E em respeito a todos os leitores deste e outros blogs me reservo no direito de não responder ..
            Afinal a única resposta pra vc não seria o que os leitores merecem ler…

          • Marcão disse:

            Há tava esquecendo!!
            Eu não ando mesmo de kart, vc deve andar!!
            Eu “”corro”” de kart !! tenho aqui vários troféus já…
            Rodei muito também, perdi mais do que ganhei…
            Mas nunca me chamaram de tartaruga..
            Que é o apelido daqueles que “”andam de kart””
            Desculpa cara vc deve ser doente… Vai se tratar primeiro.. Depois ai sim a gente volta a conversar…
            Combinado???

        • Michi disse:

          Alonso é tão ruim, mas tão ruim, q é o vice líder do campeonato com essa Ferrari q não anda, e com apenas 2 pontos atrás…só para te lembrar

          • Marcão disse:

            Só pra te lembrar que o cara é mesmo “”ruim”” de braço, de cabeça e atitudes..
            Que em 2007 de tão egoista que é com a sua manobra lá no final do retão em interlagos entregou de mão beijada o título pro Kimi…
            O Choronso era piloto da McLarem, que estava com nove dedos na taça daquele ano. E o cara vai lá e acaba com a alegria da própria equipe…
            Então!! Entre outras “safadezas feitas por ele e o seu manenger”” Entre muitas outras…
            “”Só pra te lembrar”””

    • Marcão disse:

      Percebe-se nítidamente pelos comentários aqui que torcedor do Alonso é tudo frustado, egoista e narcisista como ele!!
      Mas repito aqui!!!

      Ver o Choronso tomar os passões daquele jeito:

      >>>>>>NÃO TEM PREÇO<<<<<<
      Me chamaram até de Pacheco: Não se trata disso.. Sou sim nacionalista, Acredito na Brasilidade do esporte e das ações..
      Esse povo todo que tá falando um monte ( tem os seus direitos é claro)
      Em 2006 aplaudiu de pé o piloto Brasileiro publicamente pelos seus compatriotas em Interlagos…
      Em 2008 foi ao delírio com a possibildade concreta de mais um titulo mundial…
      Esses mesmos que na sua maioria nunca tinham visto uma vitória Brasileira lá em Interlagos, e Nunca viram também em sua maioria um piloto campeão mundial.. Mesmo que por quinze segundos….
      Isso é importante, isso faz parte da história do esporte mundial para o Brasil..Isso que vcs todos deveriam levar em concideração…
      Mas não,, são apenas imediatistas sem compromisso.. Se amanhã o Alonchorão não estiver mais em evidencia mudam com se muda de camiseta…
      E esquecem daquilo que é realmente importante… Isso sim é que não tem preço
      Não essa putaria toda que estão fazendo em nome ou pra preservar o nome do Espanhol…
      No próximo GP venham até interlagos, venham conhecer o verdadeiro carater dessa praga.. Vejam o que ele fala dos Brasileiros na cara dos Brasileiros…
      Eu já vi, várias vezes.. E sinceramente não gostei nem um pouco de ver ofendidas pessoas da mesma nacionalida que a minha…
      Na cabeça dessa pulha o povo nem humano é.. É resto, é escoria…
      Mas???
      Cada um com seu problema né não???
      Eu não mudo de opinião, esse chorão é um babão, um pilotinho mediocre e sem perspectiva nenhuma.. A única coisa que ele tem a seu favor é saber jogar politicamente e porcamente a seu favor.. Só isso.. E contar com a sorte o tempo todo…Vamos ver daqui pra frente o que ele vai mostrar, pois a grana que a Espanha enfiava todo mes nisso acabou.. Queiram ou não os entendidos ele é o único campeão mundial que ainda precisa de um patrocinador forte pra banca-lo…
      Isso só mostra o nível do cara…
      Em outras oportunidade que eu tiver vou descer a lenha nisso que vcs chamam de el grande campeon…
      Té logo….

      • Gene Mendes disse:

        Viúva pacheca com dor de cotovelo detected

      • michi disse:

        Vc deve ser mto bom “correndo” de kart…tanto é q nunca te vi em nenhum campeonato….e outra coisa, não sou torcedor de Alonso, ou do Senna, ou só do Schumachern na verdade torço pela Mclaren…mas eu assisto pq gosto de corridas…e uma é coisa é não gostar do caráter do Alonso, oq é totalmente compreensivel, mas a outra é falar q ele não pilota nada…Já vi milhares de videos onboard de Alonso, Massa, Schumacher, Senna, e notei q o cara é bom qdo comecei a ver videos onboard pq ele usa a pista onde ngm usa, e começa a acelerar mto mais cedo q maioria tbm….sobre ter te ofendido no outro post, confesso q exagerei por isso lhe peço desculpas, mas vc tbm não é das pessoas mais comunicáveis do mundo e tbm tem q respeitar a opinião das outras pessoas

        • Marcão disse:

          Nao sou o “”bonzão não””.. Como disse antes já rodei muito e perdi mais do que ganhei..
          Claramente vc não me ve mesmo pelas pistas, vc nem sabe quem sou..
          Deixo uma dica aqui pra vc… Nas próximas rodadas de julho vou escrever nas costas do macacão “”sou eu !!”” e, provavelmente vc verá isso escrito só nas horas em que a bandeira azul for mostrada pra vc dar passagem nas corridas…
          Se vc estiver “”andando”” é claro…!!!!
          Desculpas aceitas….Sem problemas…Respeito e muito a opinião das pessoas embora não parece nesses comentários…Por isso mesmo vou parar de falar do “Fernando Alonso” em respeito aos que torcem pro cara..
          Só que pra mim pessoalmente não tem mesmo preço..
          Um dia vc e outros mais irão entender…

    • André Bragança disse:

      hahahaha…boa essa!!!

  11. celso disse:

    Constatações:

    - Pódio completamente diferente numa corrida que não foi “maluca”, sem chuva e sem Safety Car.
    - Diferença do 1o. ao 10o. colocado de apenas 25 segundos.
    - No ano passado, o primeiro (Vettel normalmente) conseguia dar uma volta no quinto colocado sem dificuldades!

  12. celso disse:

    hahaha! muito bons, como sempre, os comentários!

    E que corrida, que campeonato! Melhor da história do universo, sem dúvidas!

    Se continuar assim, pode-se afirmar que o melhor PILOTO será o campeão ao final do ano, e não o melhor piloto do melhor CARRO.

    Putz, e que cagada da Sauber com o Mito! A vitória era certa.

    Abraço!

  13. Eden Thiago disse:

    Confiar na Lotus e na Sauber, coitado do Massa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. Ednardo Guaitolini Merlo disse:

    Destaque para o Perez…largou em 15° e chegou em 3°… Boa corrida do mexicano!

  15. roxxon valdez disse:

    realmente quando villeneuve tagarelou a corrida tava monótona. e os babaquaras globais malhando, mentindo. que felicidade uma corrida sem galvão! ontem ele foi azarar os canarinhos. aí vem o burti e fala que o VETTEL deixou HAMILTON passar esperando um estranhamento com o ALONSO. que bosta hein! criar uma expectativa idiota dessas para manter audiência. que jornalismo rastaquera. aprendido com o mestre dos rastaqueras ausente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>