O que tem pra hoje

SÃO PAULO | A Indy confirmou agora há pouco que não vai a Qingdao, na China. É que tem um festival da cerveja no mesmo fim de semana, sacumé, e daí os organizadores não conseguiram arrumar outra data e acharam por bem não brincar de carrinho. Justo. Cerveja e corrida não combinam.

Daí a Indy está procurando uma pista nos EUA que substitua a etapa. Há algumas opções pintando aqui e ali. A elas:

_ Texas: o povo fez a prova lá no último fim de semana, e o temor deu lugar ao alívio. Depois da morte de Wheldon, andar num circuito de 1,5 milha com inclinação era um medo geral. Mas com a diminuição da área da pista, as filas de três carros foram evitadas e nenhum acidente grave foi registrado. Assim, o oval foi bem aceito e está bem cotado para receber novamente a categoria.

_ Pocono: a última vez que recebeu a Indy foi em 1989. Deixou o calendário por questões financeiras. Costumava receber uma prova de 500 Milhas. Está como segunda opção na mesa de Randy Bernard.

_ Laguna Seca: corre por fora na disputa, com o asterisco de que é uma pista tradicional e entraria no lugar de um circuito misto/de rua. O Mazda Raceway, nome oficial, fica na Califórnia e tem a famosa curva Saca-rolha, onde Alessandro Zanardi fez uma das mais belas ultrapassagens, senão a mais bela, do automobilismo, sobre Bryan Herta em 1996.

_ Elkhart Lake: é uma opção remota porque a tentativa é de usar o mesmo fim de semana em agosto que estava marcado para Qingdao. Acontece que naquela data haverá prova da Nationwide e a programação do fim de semana já está toda feita.

Particularmente, não escolheria nenhuma das opções acima. Michigan, em outra prova de 500 Milhas, seria interessante.

Comentários

    • e Alan eu também não sei pq usam o circuito misto de Indianápolis, e um belo circuito, caro Victor Martins vc saberia responder essa pergunta ?

  • Faço das tuas as minhas palavras, Victor Martins: Michigan sem pestanejar. Além do mais já passou da hora da Indy voltar a ter outra 500 milhas além de Indianápolis. Porém, para o futuro, acho que todas as outras pistas citadas seriam muito bem vindas.

  • Aliás, uma proporção interessante pra mim seria um calendário com 18 corridas; 5 ovais, 4 ruas e 9 permanentes.

    Acho um sacrilégio tirarem os ovais da Indy. É o grande diferencial da categoria.

  • No me calendário dos sonhos, obrigatoriamente teria Road America, Road Atlanta, Laguna Seca e Pocono.
    No lugar dessas biroscas de circuito de rua lixo.

  • Ô GRANDE PRÊMIO!!!!

    Na reportagem sobre Mario Andretti como embaixador do GP dos EUA, vocês ERRARAM FEIO, ao se referir a ele como ÚNICO americano que ganhou o campeonato de F1.
    Em 1961, o vencedor foi o AMERICANO Phil Hill (sem parentesco com Graham e Damon). Andretti nem americano nato é. Ele nasceu numa pequena cidade italiana que foi anexada ao território iugoslavo (hoje Croácia). Por causa disso, a família de Mario, não querendo viver sob o jugo do Marechal Tito, emigrou para os Estados Unidos. ; )

  • Laguna Seca! Delícia de pista!

    Michigan 500 seria bem interessante, mas não acho que seja tão simples marcar umas 500 milhas assim de uma hora pra outra. Não pela realização da prova em si, mas pela preparação, patrocinadores, ingressos, coisas que dão lucro.

  • VM, acho pouco provavel eles voltarem agora para Michigam, lá é um oval grande o que diferencia ele de Pocono e Indianapolis é um paredão que permite muita velocidade e os caras ainda tem medo, um dos fatores tbm do carro ter andado bem no quesito segurança no Texas é a pressão aerodinamica obrigatoria, ficou mais dificil pilotar e os Pneus iam pro saco logo, e a turbulencia tbm não favorecia filas andando no mesmo ritmo uma em cima da outra, pra mim essa formula de correr em Oval foi acertada…..

  • Michigan Plz. Adoro mistos, mas esse ano os mistos estão em muito maior número que os ovais. E as corridas de Pocono são sempre de longe as duas mais chatas do ano na Nascar.

  • Em primeiro lugar, o cancelamento da etapa da China é mais um fracasso na ficha do Randy Banard… ele parece o presidente do Palmeiras, preocupado apenas em cortar custos e não está nem aí em investir no crescimento da categoria. Pena que o pessoal que é dono da categoria goste dele… azar para nós, fãs da categoria…
    Quanto a pista que vai substituí-la… acho que outra corrida no Texas seria péssimo, mas é o mais provável que vai ocorrer, ainda mais que acho que a escolha vai ser no improviso…
    Essas pistas citadas deveriam estar no calendário, mas nessa política atual do Banard, a chance de alguma delas voltar é quase zero…
    Lembrando que eles estão evitando correr em ovais porque essas corridas, não sei por quê, são deficitárias… é só ver as arquibancadas vazias no Texas, como no último final de semana… na época da CART, um oval vazio era raro… acho que o problema está na promoção, publicidade… mas seu Barnard não quer gastar grana…

    • Meu amigo. Você está enganado. A ideia de prova na China não foi do Randy Bernard, mas sim do Terry Angstadt e dos patrocinadores (IZOD, Chevrolet e cia limitada). E sobre o Randy Bernard. Você tem que agradecer a ele por tirar a INDYCAR do vermelho e fazer o negócio ter lucro. Coisa que com o sr. Tony George (o filho da puta mor da INDYCAR) não acontecia e a categoria estava indo a passos largos para o buraco. Você tem os seus argumentos, mas precisa ler mais as coisas para ter uma melhor opinião do “Caubói de Indianápolis” que está tirando a categoria do buraco que esteve para tornar o negócio interessante e lucrativo como era até os anos 1990. Eu sei que é impossível a INDYCAR atual chegar onde chegou nos anos 1990, mas se chegar muito perto. É uma vitória do automobilismo.

      • Concordo plenamente com o Romeu. O Randy Bernard está tirando a INDYCAR do buraco e está fazendo a categoria ter lucros. E além do mais. A estratégia dele é fazer um certame 50% oval e 50% misto com a categoria no azul. E hoje o grid da categoria está infinitamente melhor que 2008/09 quando houve a fusão com a Champ Car aonde havia pilotos ruins como Marty Roth, Milka Duno, Richard Antinucci e Roger Yasukawa.

  • “onde Alessandro Zanardi fez uma das mais belas ultrapassagens, senão a mais bela, do automobilismo, sobre Bryan Herta em 1996.”

    Voce esta de brincadeira nao e? O cara me passa com as quatro patas por fora do circuito tomando proveito de uma velocidade em reta enquanto o outro cidadao contorna a curva, honestamente, na velocidade que da…No meu vocabulario isso se chama trapassa, o Shoemaker se daria bem com estas regras…e sinceramente fica longe da ultrapassagem do Piquet no Senna.

  • Por que não em Trois-Rivières, em Québec, Canadá! Brincadeira, né! Etapa de corrida não é assim, um oba-oba. Que seja numa pista em que o público compareça e que haja segurança. Deveria voltar Cleveland (no aeroporto de Burke Lake Front) ou Portland, ambas mistas.

  • Victor, uma correção muito importante:

    No mesmo final de semana que estava marcado o GP de Qingdao não haverá a NASCAR Nationwide em Elkhart Lake. Na verdade o evento programado lá é a American Le Mans Series (ALMS).

    E a Indy costuma compartilhar o mesmo final de semana com a American Le Mans Series, como em Long Beach, Mid-Ohio e Baltimore.

    Bastaria a Indy e os donos de Elkhart Lake chegarem a um acordo financeiro.

    Outra observação importante: Realizar corrida em Laguna Seca (autódromo que fica no norte da Califórnia) uma semana antes da corrida programada para Sonoma (autódromo que também fica no norte da Califórnia), gerando duas corridas seguidas dentro do mesmo mercado, não faz sentido quando o intuito é trazer bom público para ambos os eventos.

    Por isso que deve ser difícil a Indy ir à Laguna Seca…

    Abraço!

  • Pocono seria interessante, primeiro por ser um tri-oval com curvas diferentes, outra pelo tamanho (2,5milhas) pois com o tanque pequeno dos Dallara haveriam muitos Pits, porém acho que haveriam poucas amarelas. A corrida da Sprint lá foi muito boa.

  • Tem o O’Reily Park, do lado de Indianapolis, onde as séries da Road to Indy correm. Mais um oval, Tio Chip Ganassi e seus garotos agradecem!

  • P****, Pocono, depois de mais de 20 anos, 500 milhas, lindo. Além do mais, Indy é oval. Tem como votar? Voto umas 200 vezes. Reconsidera aí, velho…

  • Ô VM, a prova em Road América da Nascar Nationwide é dia 23 de Junho agora…deve ser alguma outra categoria…

    Para as opções acima, prefiro Pocono, pois faltam provas em ovais…escolheria Atlanta ou até mesmo arriscaria voltar a Vegas com 25 carros (mas faria um teste antes primeiro e sem essa história besta de “corrida do milhão”…). Se precisar ser um misto, Laguna Seca é uma ótima pedida….

  • Aproveitando a deixa sobre autódromos para serem usados na formla indy, alguém sabe me dizer pq não usam o circurito misto de Indianápolis, fizeram pra F1 depois daquela corrida por causa da Michelan a F1 não volta mais, pq não usar, alguém sabe ?

  • Victor, eu SEMPRE escolheria Road America, mas por motivos ja citados nao rolaria. Confesso que queria ver em Pocono. Considerando que é um oval construido para carros de formula, seria interessante ver algo diferente de Stocks correndo la! Ia ser um diferencial. E logico mais um oval para aumentar a diversidade da categoria!

  • Corrida e Cerveja não combinam?
    E a Itaipava São Paulo Trezentos Nestlé?
    Ouvi tanto esse nome, que vou ficar um ano sem tomar cerveja (pelo menos dessa marca) e comer chocolate.
    Quanto a uma substituição, porque não Montreal?
    Seria medo de ficar evidente que as barcas da Indy são mais de 10 segundos mais lentos que os F1?
    A Indy é a Serie C do automobilismo mundial, perde feio para a F1, GP2, WSR, DTM, WEC, etc;

    • Verdade. Não entendo porque fizeram essa barcaça de carro. Não entendo porque não se pode copiar o passado. Olha o que eram os carros de 93, eram turbo como os de hoje e eram verdadeiros foguetes. E além disso o desenho dos carros era simplesmente incrível. Agora fizeram esta monstruosidade com aquele bico reto estranho e comprido, para-lamas e para-choques traseiros. Ridículo.

  • Laguna Seca é duca, mas ainda tem a turma que tem medo do fantasma do Gonzalo Rodriguez… Mas seria um ótimo misto!
    Sebring não foi onde o Rubinho testou no começo do ano? A pista parece a Avenida Brasil, aqui no RJ, buraco até dizer chega. Ninguém vai chegar no final da prova.
    E pra escolher um oval, tem que ser um oval que seja uma corrida emocionante, e não uma carreata…

  • Laguna Seca foi palco daquela linda disputa entre Herta e Zanardi, mas foi também palco de um dos acidentes mais estúpidos da categoria – a morte de Gonzalo Rodríguez, que capotou por cima do alambrado, se não me engano na curva imediatamente anterior ao saca-rolhas.

    • O Gonzalo Rodriguez passou reto ao invez de virar a direita na entrada do saca rolhas. Hoje ha 1 protecao de pneus e o alambrado esta mais afastado da pista.

  • Ficou maluco?!?! Laguna seca é do caralho!!! Seria muito bom ver a Fórmula Indy num circuito misto que não é de rua. E Portland, não existe mais? Aliás, sou desinformado mesmo ou existem poucos circuitos mistos nos EUA?

    • Em relação aos ovais, sim. Mas em números absolutos, não. Existem pistas usadas na ALMS e na Grand-Am, que não são usadas por Indy e Nascar: Lime Rock, VIR, Road Atlanta, Portland. E, vários ovais apresentam traçado misto interno – ex.: Homestead, Daytona, Las Vegas, Indianápolis.

  • Acho Laguna Seca uma opção fantástica. Os saudosistas – assim como eu – ficariam muito contentes. Mas existem outras opções, claro.

    Road Atlanta seria um traçado, no mínimo, interessante.
    Sebring, idem.
    Cleveland seria incrível, mas não haveria tempo hábil para aprontar o circuito, creio…

    • Isso sem considerar os ovais, claro.

      A categoria está defasada na relação Misto x Oval. Acho que a organização vai levar isso em consideração… Franchitti agradece :)

  • Essa sua ideia de Michigan com 500 milhas seria magnifica, mas a Indycar (ex-IRL) nunca promoveu uma prova de 500 milhas, exceto Indy, como estrategia para Indianápolis ser a mais longa da temporada. Sempre as provas da IRL Em Fontana e Michigan foram de 400 milhas.
    Sobre mais uma no Texas, é voltar aos calendários dos tempos de Tony George, onde a IRL parecia uma quarta divisão da NASCAR.
    Pocono teria que ver, provavelmente testes de pneu e aerodinâmica, alem da questão que não pode fazer mais no fim do ano por causa das temperaturas (assim como Michigan), mas seria uma volta ao passado de um dos superspeedways antigos (Indy, Pocono e Michigan).
    Laguna Seca e Elkhart Lake seriam ótimos, até tirava Sonoma, Baltimore e outras bizarrices da temporada, porém acho difícil pelas questões que você levantou.

  • Pocono é uma pista sonolenta demais, a prova da Sprint Cup no último domingo foi por demais entediante. Dentre as opções eu ficaria com Michigan também, mas poderiam olhar com carinho para Chicagoland e Homestead, o problema aí ficaria por conta das empresas que administram as pistas.

  • Laguna Seca, por favor! É um sacrilégio a Indy não correr mais lá. Correr em Pocono de novo também seria interessante. Só assisti à categoria lá em 89. Só acho que para os fórmulas correrem lá seria necessário aplainar a grama e melhorar os muros do lado interno.

  • Única pista possível: Autódromo de Pinhais.

    ***

    Laguna Seca seria uma ótima pedida, embora um oval nunca se deva desprezar

  • Elkhart Lake (Road America) da Nascar Nationwide não é em Agosto. É semana que vem, inclusive a que o Piquet Jr e o Paludo irão correr. A que é em Agosto é Watkins Glen, não teria choque de datas…

    • Exato! Essa pista de Pocono é legal até no videogame! Os Eua tem algumas das pistas mais legais do mundo. Ficam correndo em circuito de rua sem a menor graça….

      • FATO, junto com Laguna Seca nunca deveriam ter saído do Calendário, mas a Indy e a F1 e outras categorias nem sempre correm no melhor circuito, hj gostam da pista chata que paga sem reclamar…..