MENU

18 de junho de 2012 - 19:21Sem categoria

A queda do deus

SÃO PAULO | Eu não vi nem vivi nenhum discurso sindicalista de Lula. Quando o mundo por aqui ainda ditado por generais e coronéis, sua voz rouca vinda da língua presa era o levante dos trabalhadores, primeiro aqui do estado e depois de um povo. O traquejo político de Luiz Inácio, ainda que não resultasse de imediato vitória, era evidente e iminente na criação de um grupo partidário. Com o PT, fez-se líder natural, e suas bases esquerdistas e manifestantes eram o contraponto daquela escória de governo que o colocou na cadeia. Livre, trabalhou pelas eleições diretas e lutou ao seu modo com seus companheiros depois que SP não quis como governador. Oposição, foi brigar pela presidência do Brasil, e se era na conversa que ganhava adeptos, foi num debate manipulado que perdeu a eleição para Collor.

Nem daquele debate eu lembro direito, mas nunca me saiu da cabeça a campanha que artistas fizeram para que lá brilhasse uma estrela. Também tenho lá um recorte do passado de Lobão indo ao Faustão, quando Lobão e Faustão eram bons, e que o apoio do cantor significou em sua punição a qualquer programa da Globo, a autora principal da chegada do rapaz do saco-roxo ao controle do país. O povo queria Lula desde então, ainda mais quando se viu a cagada que foi pôr Collor. Uma manifestação popular se fez, e os caras-pintadas, oh!, viraram símbolo da queda de Fernando há 20 anos.

O PT era visto como a anarquia e aversão por gentes acostumadas à represália. Lula, então, era o chefe de sequestradores, a ralé e a besta quadrada. Assim rotulado, foi tentar as cabeças de novo em 1994, mas não teve como bater FHC e seu plano real que dava uma estabilidade econômica a estas mesmas gentes habituadas ao tempo de inflação deste Sarney que por aqui ainda faz hora extra. Em 1998 aconteceu o mesmo, mas Lula foi se fortalecendo. Lula cresceu muito mais que o PT, apesar de ser impossível dissociá-los. Quando a patuleia cansou de oito anos de pouco crescimento econômico e neoliberalismo, e já formava uma geração jovem que não tinha ideia do que foram aqueles tempos de repressão, tipo a minha, deu-lhe então a chance – até porque nenhuma nação no mundo mereceria José Serra como seu representante.

Lula não era rei, mas tinha lá seu lugar no trono. Foi capaz de mudar o país, de formar uma nova classe média, de manter a inflação a índices baixos, de renegociar dívidas e, principalmente, de fazer com que a imagem do Brasil fosse completamente diferente. Lula deu a esta terra um respeito nunca antes visto na história. Lula só não conseguiu agradar outros tantos mais porque a mídia ainda era colonizada pelos antigos. Vieram as denúncias, como para os outros eram abafadas. O PT teve lá suas maçãs pútridas.

Mas Lula, na tentativa de agradar alguns, desagradou. Dentre os seus erros, os mais estranhos estavam no tipo de alianças que começou a formar. Antes combatente, deu os braços a Sarney e Collor. Na prática, foi juntando qualquer um que não fosse tucano. Se foi caracterizado pela oposição, a situação era estranha. Mas como a popularidade só aumentava, Lula foi se mantendo intacto. Sua força foi tamanha em 2010 que transformou Dilma Rousseff, desconhecida do grande público, em sua sucessora – ainda bem. No fim das contas, a vitória de Dilma foi menor que a de Lula. Lula virou rei. Eu vi e muitos de nós vimos isso. Virou deus.

E ser deus talvez tenha sido o grande diabo na vida de Lula. A partir do momento em que ele viu a cria, parceira dos tempos de luta de 30 ou 35 anos atrás, discursando com a faixa no peito, Luiz Inácio achou que era Midas e faria de tudo tal como fora. Se a presidenta se consolidava, e ainda sem dar chance alguma aos erros ou parcerias nefastas, Lula precisava concentrar seus esforços em afastar o mal do estado que levou ao mundo e sua capital. E tal qual fez com Dilma, sem olhar para o todo, quis criar um candidato que extirpasse primeiro o prefeito que entrou por demérito de Marta Suplicy e seus chegados e acabou com a vida da cidade. Lula não se ligou que, como a burrada com Collor de 1992, o povo estava inclinado em dar de novo chance a Marta. Preferiu tocar em Fernando Haddad.

Ainda abraçado ao PMDB, Lula só esmoreceu por conta da saúde. Mas os tumores na região da garganta não o tiraram do combate. Convalescendo, viu o morto Serra e as denúncias da privataria entrarem na disputa. Viu também os incríveis 30% de intenção de voto que este ser carrega. Lula insistiu. Haddad tinha (tem?) uma combinação contra: o desconhecimento e os problemas que o Enem lhe colocou no colo. Marta, apesar de sua rejeição, era a pessoa naturalmente mais indicada. E preterida, naturalmente optou pela birra de não apoiar Lula e Haddad. Simples. Porque Marta sabe que venceria com um pé nas costas uma eleição que se desenha como a pior da história em termos de opções e poria o PT de volta à prefeitura. O sucesso de Lula subiu à cabeça. Lula preferiu ser mais que o PT.

Diante do cenário em que está atrás de um ex-repórter de programa policial, uma ex-VJ que abandonou todo o nexo possível e um ex-cantor/apresentador marcado por umas bifas, Lula praticamente sozinho iniciou as suas articulações para que tivesse mais tempo de propaganda, que é sua única opção prática para difundir Haddad e aumentar os iniciais 3% e atuais 8% das pesquisas. Eis então que aparece Paulo Maluf na vida de Lula. Que reaparece.

Maluf era tudo que Lula combateu na sua vida desde o fim dos anos 70. Foi Leonel Brizola, mentor de Lula, que cunhou a expressão “filhote da ditadura” para Salim, aquele que também tem em si o adesivo do “rouba, mas faz”, do “se o Pitta não for um bom prefeito, nunca mais votem em mim”, e das tantas denúncias de desvios milionários e contas em paraíso fiscal que a santa polícia desta pátria finge que avalia. Maluf é a água do óleo que sempre moveu Lula, aquele Lula. Símbolo de tudo isso aí, Maluf virou a bizarra moeda disputada entre Serra, com quem tanto se parece, e Lula.

É difícil imaginar, para o eleitor mais racional, que o eleitor de Maluf vote em Lula/Haddad. Ou que, justamente, ter Maluf, hoje absolutamente irrelevante no palco político paulista, fazendo campanha a favor de Haddad vai fazê-lo mais forte. O PT precisava justamente se limpar de todos estes horríveis elos para tirar quem não lhe parecia igual, por posturas políticas, e até havia ganhado o bom suporte da injustiçada Luiza Erundina e do PSB para evitar o vampirismo. Mas hoje, este Lula apertou as mãos de Maluf.

Este Lula, definitivamente, não é aquele Lula. Aquele Lula que eu não vi discursar para as massas, aquele Lula que brigou pela democracia, aquele Lula que tentou mudar o país contra um playboyzinho e contra um sociólogo de cadeira de Sorbonne, aquele Lula que subiu a rampa e que me fez sentir orgulho porque aquele presidente era o meu presidente, o presidente dos meus ralos e parcos ideais sociais, aquele Lula que pôs essa Dilma que igualmente me deixa tranquilo de um trabalho honesto e rígido.

Lula tocou em Maluf em troca de tempo na TV e no rádio. Não é à toa que Marta não se mistura. Muito menos que Erundina queira sair já desta aliança — aliás, que o PSB seja esperto o suficiente para pô-la como candidata; só assim para que meu voto não seja anulado ou justificado. Elas, sim, têm respeito. Elas cultuam suas convicções. Não há produto no mundo que limpe isso nem motivo mais evidente que explique. O PT, anuente, caminha para a derrota das eleições mais ganhas dos últimos anos. E por 1 minuto e 35 segundos, Lula desconstruiu 30 e tantos anos de história.

Hoje, eu vi a queda de um dos meus deuses, e é uma pena que eu tenha vivido para ver isso.

172 comentários

  1. proletario disse:

    Lugo não pode fazer alianças no Paraguai, deu no que deu :(

  2. Olá, Victor. Tudo bem?
    Meu nome é Daniel Zanella, edito um jornal de crônicas aqui em Curitiba chamado Relevo. Ele é mensal, P&B e circula por aqui há quase dois anos.. Você autorizaria a republicação de seu texto A Queda de Deus em nossas páginas de julho?

    Seria uma honra contar com as suas palavras.
    Um grande abraço
    Daniel Zanella

  3. Mauricio disse:

    Sua inocência politica é estarrecedora. Ainda mais pela inteligência que demonstra em seus comentários sobre o esporte. Estou chocado e decepcionado.
    Aqui, neste pais não existe um politico que mereça ser idolatrado ou seguido como um exemplo. Não existe mesmo!
    Existem momentos apenas.

  4. Ariel Vieira disse:

    Meu caro Victor, compreendo sua posição mas as vezes temos que perder os dedos para manter os anéis. Hoje Maluf é uma figura irrelevante e Serra, a maior ameaça a São Paulo. Creio que Lula está jogando de forma extremamente pragmática pois entende que só é possível vencer as eleições na cidade de São Paulo, contando com os votos de uma parcela da população que é conservadora.
    O fato é que a esquerda tem que fazer a leitura correta do atual momento e entender o que é que está em jogo e não fazer a vontade dos manipuladores reacionários que todos nós já sabemos a que lado pertencem.
    Vejo que várias candidaturas disputaram o apoio do PP inclusive o PSDB porém, nenhuma crítica foi realizada. Só foi o PT conseguir esse apoio e consequentemente ampliar a sua aliança e todo o rigor da “coerência” foi tirado do ármário pela grande mídia espalhando essa bendita foto por toda a net. Porque será? Qual o objetivo?
    Como diz Lula, temos que juntar os diferentes para vencermos os antagônicos. Foi dessa forma que ele chegou a presidência e conseguiu iniciar o processo de transformação e mudança do destino de nosso país.
    Se excluir do processo político e decisório, mesmo que por justificativas nobres, como fez a deputada Erundina, não irá resolver os problemas de São Paulo, apenas fará o jogo desse governo tucano nefasto que é amparado por uma mídia suja e reacionária.

  5. Guillherme disse:

    Meu caro, caia na real, esse seu Lula nunca existiu…

  6. Leonardo Lago disse:

    Faço minhas as palavras dela:

    http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2012/06/quem-esta-com-lula-e-maluf-na-foto-alem-de-haddad.html

    Só uma coisa a acrescentar: Onde está seu deus agora?

  7. Mauricio disse:

    Não tô cum nenhuma pena d’ocê.
    O fato já era praga anunciada. PT é tão oportunista quanto qualquer outro partido desta terra sem partidos e sem ideologias. Só feita de políticos que se dizem profissionais.

    Na realidade são é ladrões profissionais.

  8. Flavio Costa disse:

    Seu “deus” da corrupção, sempre foi assim…vc que nunca percebeu, ou percebeu tarde!

  9. john disse:

    Se Lula é um deus voce mostra que nao sabe nada de politica pois esse PT que voce esta vendo nao nada do que dizia ser isso sim que é a verdade que esse seu esquerdismo do pé quebrado nao via nao vê e nao vera!!!

  10. marcio disse:

    Se Lula era um icone para voce, talvez voce nao saiba, ou nao lembre, ou nao queira que lembrem, que o senhor ex nunca trabalhou na vida. Foi sustentado como maraja pelo sindicato, central trabalhista, partido, e falcatruas mais. As madames a quem voce refere como altas figuras, foram prefeitas ineptas, e com certeza meteram a mao em muita grana. Voce que é do ramo, vide escadalo shell-autodromo.Como comentarista de automobilismo voce é dez, mas como politico, 2 ou 3.Lembrando que nosso automobilismo esta pessimo, por politicagem e zero de administração.

  11. Leandro disse:

    Victor, Concordo com o que você diz, levando em conta sua visão política (que não é a minha, mas isso é o de menos). Mas você erra em uma coisa: Mesmo que fosse Marta a candidata a prefeita, perderia pro Serra, do mesmo jeito que qualquer outro candidato do PT a não ser o próprio Lula numa eventual candidatura, perderia (não que eu vá votar nele – não sei ainda). Marta tem seu eleitor fiel, e os demais jamais votariam nela novamente (eu um deles). A diferença é que esse eleitor Marta está hoje espalhado por Haddads, Chalitas, Soninhas e Netinhos, mas o Serra venceria e vencerá, e com certa facilidade (felizmente ou infelizmente, depende de novo da visão política).

  12. Elson Aquino disse:

    Se você que não assistiu sente isto, imagine eu que vivi tudo aquilo.
    Belo artigo Victor!

    Elson Aquino

  13. &duardo disse:

    Politicoautomobilisticamente falando, muito inteligente teu post Victor, acertaste em cheio! Tinhas fama de dono de equipe, mas souberam agora que teu passado foi de mecânico, mas estás perdoado. Desde que jure não votar mais no traira do Lula, cujo aperto de mão ao Maluf foi a bofetada que tirou o Victor Burguezinho Martins do amário. Tu é como teus leitores, não suportam o Lula e vem com esse chororô de que “votei, mas agora não voto mais”. Pois te digo, bloguista mal educado e dissimulado, Lula nunca foi teu Deus, acho difícil que tenhas votado nele ,não acredito, está confesso nas entre linhas do teu texto, e nas respostas que dás ao teus leitores, antes no Maluf do que no Lula. Mas te dou parabéns, estás com a freguesia certa, deu para ver pelos comentários. Burguesia rima com carros e com futilidade! Ah, e lamento te dizer, não mudou nada, pelo jeito nenhum dos que lêem teus post iriam votar no PT mesmo. Abraço.

  14. Flavio Francisco disse:

    Acreditar em político no Brasil é como acreditar em pastor dessas igrejas trash, que tem por ai.

  15. Nelson disse:

    Vitor:sinto muito pela sua decepção,mas quem é mais “antigo” e vivido nunca embarcou nesta.Maluf sempre foi chamado de filhote da revolução,não gosto nada dele mas,Brizola e sua camarilha foram os verdadeiros “PAIS DA REVOLUÇÃO”.Todo o desenrolar de uma era de ditadura se deveu a vontade deste gaucho de ser pres idente a qualquer custo,mesmo que para isto tivesse que vender a patria.A bagunça que aquele vendilhão mais o Arraes e Riani estavam fazendo,não no interesse do pais mas sim para benefício próprio não tinha mais controle.Foram os verdadeiros culpados de termos tido uma revolução,o resto é conversa de quem não viveu a epoca ou tem outras intenções.Quanto a Lula,nunca foi santinho,o famoso NÃO SEI,NUNCA OUVI,NÃO VI..sempre gostou de luxo e mordomia.A grande coisa que ele fez,foi não ter mechido na economia e o verdadeiro grande presidente que o Btrasil teve foi DENG CIAO PING,que promoveu uma abertura na China e como o nosso pais já estava preparado por varias privatizações que melhoraram nossa capacidade de gestão,foi só exportar para quem queria comprar.SIMPLES ASSIM.Entrando dinheiro na casa,se paga debitos,melhora-se a comida,promove-se festinhas,ou seja,com dinheiro sobrando é muito mais facil

  16. Marcos Alencar disse:

    Sorte sua estar vivo p ter visto isso! Sorte nossa! Assim, quem sabe, vamos acordando. Se p ser sindico de prediopor aqui já é preciso “se sujar” um pouco, imagino andar entre os grandes da politica?! Na política nao tem santo! Tem os que roubam mais, outros menos. Os joguinhos descarados e os escondidos. So quem é muito ingenuo para achar que ali se faz algum trabalho sério. Este, quando existe, é feito por acessores as vezes bem intencionados.
    Por isso, ainda me impressiona o fato de pessoas esclarecidas se surpreenderem com esse tipo de acontecimento! A supresa tinha que ser “Nooossa! o lula se deixou fotografar com maluf. Tipo, n foi as escondidas como sabemos q deve ter acontecido milhares de vzs”. Na politica, todo mundo anda com todo mundo, todo mundo fala com todo mundo, quando convem.
    Não há santos. E isso é triste…

  17. Horse disse:

    Digo, com a política?

  18. Antonio Pessoa disse:

    Vale uma reflexão:

    Não seriam os tucanos (Serra + Alckmin + Aécio + Quadrilha do Carlinhos Cachoeira) piores do que o Maluf?
    E por causa disso o Lula preferiu se aliar ao “menos pior” do que permitir a vitória dos piores?

    • Samuel Santiago disse:

      ahhahahahahahahha
      o maluf agora eh o menos pior, se ele tivesse aliado a outro candidato seria o demonio, mas agora os petistas vao dizer q ele eh santo…
      nao se esqueça q com o Cachoeira tem governador petista no meio e varios politicos do pt…
      politico eh tudo farinha do mesmo saco, se o kra eh honesto ele nao entra na politica.

    • Felipe Mazorca disse:

      Cara, o Maluf representa tudo o que de pior existe na política. Nada se justifica. Na minha opinião, claro. Não gosto dos tucanos também, mas não creio que o Maluf seja “menos pior”.

    • Nelson disse:

      Dez Lulas não valem UM AÉCIO!!!!!!!

  19. Horse disse:

    Meu irmão

    Não vou discutir o mérito mais o que tem haver o teu blog com este a política?

  20. andré frej disse:

    Muito lúcida sua explanação. Só não concordo com o maniqueísmo dicotômico em relação ao Paulo Maluf. Na minha humilde opinião, Salim não corresponde nem a 10% do mal que José Pedágio faz ao nosso país.
    Quanto ao Haddad, gostaria de vê-lo administrar a cidade de vocês.

  21. Fernando Saviolo disse:

    FG te ensinou muito bem.. Suas matérias acerca do automobilismo são muito interessantes e oferecem um bom material para poder formar uma opinião.

    Agora quando se fala de política… aliás, porque você e o FG não focam apenas no automobilismo, sem querer ‘impor’ suas preferências explícitas pelo PT.

    Antes de tudo, não tenho nenhum partido favorável.
    Na minha concepção, para a população ter melhores condições, o dinheiro precisa acabar… acabando o sistema financeiro, poder e politicagem deixam de existir.

    • victor disse:

      VM responde: Por que é separado.

      • Fernando Saviolo disse:

        Por mais que tenha sido um descuido gramatical, acredito que você conseguiu receber e interpretar minha mensagem.

        Tirar o foco de uma crítica e salientar um erro de português é, falando francamente, uma grande babaquice.

        No mais, teu ‘deus’, (sim, em caixa baixa mesmo) fez aliança com o cara mais corrupto da face da Terra só para ter dois minutos a mais no horário eleitoral.

        Muito onisciente esse seu ‘deus’ .

  22. Thiago Sala disse:

    Victor, nem vou discutir sobre suas preferencias políticas, se o melhor é tucano ou PT, pq no fim das contas são todos iguais, roubam de qq jeito as vezes até juntos! Mas vamos lá será q não foi o Lula que mudou do vc sempre achou e sim q vc sempre se iludiu no que ele quis vender e conseguiu? Será que ele já nao era assim antes, fazendo alianças com qq um pra conseguir o que quer, vc acha mesmo que ele mudou agora, justo agora que não precisa mais, que teve uma grave doença que tá rico, que foi presidente!!!
    Ora, eles simplesmente enganaram todos os que votaram nele e no PT, assim como os outros enganam também, por isso que nao vou julgar a preferencia de partido, mas coloca-los como Grandes Politicos do mundo, que mudaram o Brasil como homens a serem seguidos que nos deixam e enchem de orgulho é o seu erro e do seu grande amigo FG, vcs são instruídos e vividos, não sao inocentes, me fale de verdade pra que exaltar esses caras, sendo o Serra , o FHC ou o Lula ou mesmo a Dilma? pra que? o q vc ganha com isso ou a coletividade da qual vc faz parte, o q ganharam? Se responder entraremos no próximo passo desse problema… Pra deixar claro, votei no PSDB a maior parte da vida e as vezes me neguei a votar, pra deixar claro que tb nao sou de esquerda ou direita, o q gostaria mesmo seria de um, somente um ou uma pessoa honesta lá, assim como tive em minha casa, pois temos q admirar quem fez algo por nos ou por nossa volta, logo sobrou somente meu pai e minha mae, acho eu rsrs
    Abraços

  23. Sirelli disse:

    Se tiver a disposição, agora que está desgostoso, para ler a história com isenção, e para recuperar discursos e entrevistas ao longo dos anos (com atenção especial às entrelinhas), vai descobrir que o embrião de tudo o que o Lula fez, de tudo o que o PT fez de sujo desde que ascendeu ao trono (nada diferente de nenhum partido, diga-se) já estava lá no início de sua carreira. No fim, só mudou o cenário.

  24. Gene Mendes disse:

    O pessoal critica você citar o cara como teu Deus… E o Deus destes leitores da Veja são quem? Serra, FHC, Demostenes, Alckmin??? Deveriam ter vergonha na cara antes de criticar…

  25. Rafael Martins disse:

    Olha… gosto das opiniões desses que são os “críticos” de automobilismo mais bacanudos da atualidade. E não só de seus comentários sobre carros velozes…
    Agora, o que acabei de ler aqui e o que um outro jornalista solta sobre política por ai é algo incompreensível e paradoxal para mim, mero jovem mortal.
    Que p**** foi essa sr. Victor?!

  26. Alexey Karpov disse:

    Só acho estranho no texto o não agradecimento à Fernando Henrique pela criação do sistema econômico que trouxe estabilidade e crescimento ao Brasil. Pensem bem: se Collor não tivesse sido eleito, não teria sido deposto. Se não tivesse sido desposto, Itamar não teria assumido. Se Itamar não tivesse assumido, Fernando Henrique não teria criado o Real. Agora cá entre nós, (em 89, votei em Brizola e depois em Lula) teriam Lula ou Brizola levado a nação para o mesmo caminho de estabilidade e crescimento que temos hoje? Eu, que não tenho partido nenhum, mas simpatizo e muito com o comunismo e votei nos dois, duvido muito.

    • Dionei disse:

      Não sou comunista, muito longe, mas concordo e muito.
      A melhor coisa que o Lula fez ao assumir foi não fazer nada do que tinha prometido e tocado a máquina que ele tanto tinha criticado.
      Mas, achar que eles teriam estabilizado a moeda e a máquina estatal é só para quem torce.

  27. Samuel Santiago disse:

    vendo essa imagem eu me pergunto: quem esta sujando mais a mao?
    ahahhahahahhahahah
    no Brasil tem algo intrigante, playboy de esquerda e pobre de direita…

  28. Flávio disse:

    Bem vindo ao mundo real!
    Político nenhum é anjo, muito menos santo, Deus então…
    Talvez por não ser política a Dilma apesar do PT, faz um bom governo.
    Eu tenho só 40 anos, mas a 20 não acredito em político algum. TODOS eles estão interessados é em meter a mão no dinheiro público, já que aqui na terra brasilis, o que é público não é de ninguém.
    E nossos políticos só refletem o povo que “representam”.

  29. Mauricio disse:

    O Lula não dá ponto sem nó.
    Ele sabe que essa celeuma em torno da aliança com o Maluf, embora prejudicial à primeira vista, é benvinda àquele que é seu maior objetivo: tirar o foco do julgamento do Mensalão favorecendo seu adiamento para depois das eleições. O mesmo vale para a CPI do Cachoeira, que está respingando mais do que devia no PT.
    Não vê quem não quer.

  30. Paulo Souza disse:

    Victor,
    Elogiei quando entendi que deveria, agora… permita-me uma breve crítica: este espaço deve servir para que todos que acompanham seu blog tenham oportunidade de expor suas opiniões e as discussões relacionadas aos temas deveriam ser fomentadas e, por assim dizer, instruídas e motivadas. Estou certo?
    Pois bem, no meu entendimento, os comentários que vão de encontro com a opinião do blogueiro são geralmente rechaçados e aqueles que trazem alguma contribuição são apenas e tão somente publicados.
    Espero que entenda como uma crítica construtiva e não uma afronta.

  31. Maurício Freitas disse:

    Victor,

    Associo-me à sua indignação.
    Minha indignação cresce ainda mais por ter visto e vivido as coisas que você não viu.
    Na Facudade de Direito da USP (São Francisco) fui contemporâneo do Haddad e inclusive votei nele para presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, em 1985, quando então ele encabeçava a Chapa intitulada “ThePravda”. Por aí se tem uma dimensão dos ideais que defendíamos.
    Em 1982, durante a campanha para governador, Lula esteve na São Francisco para um debate com os alunos. Foi ovacionado, inclusive por mim, por tudo o que ele representava naquele apagar das luzes da ditadura militar. E o grande vilão naquela conjuntura era justamente o execrável Paulo Maluf.

    Após Lula, houve debates com Franco Montoro e Rogê Ferreira, também candidatos a governador. Reinaldo de Barros, candidato apoiado por Paulo Maluf, nem cogitou de por os pés nas Arcadas, pois se o fizesse seria linchado pelo simples fato de ser cria do Maluf.

    Maluf era odiado por tudo o que fez e representava: filhote da ditadura com amplo apoio à repressão (lembrem-se de Erasmo Dias), Paulipetro, Minhocão, escândalo Lutfalla, enfim, um currículo que ainda foi enriquecido no tempo, com tantos outros escândalos que nem preciso aqui citar, pois de conhecimento público.

    Haddad, juntamente com Eugênio Bucci (anterior presidente do XI de Agosto), representavam nossos anseios esquerdistas.

    Eis que segunda-feira, dia 18, aquele meu companheiro de São Francisco, em quem votei porque nele via os ideais que também defendia, me aparece na primeira página dos jornalões paulistas, abraçado ao nosso anti-Cristo político.
    Há muito estou descrente dos políticos, mas ver um colega de faculdade, que defendia elevados princípios numa faculdade que tem por história ser um farol da cidadania, provocou-me profunda desolação.
    A representatividade desse abraço é profunda e está a dizer: “a sociedade te perdoa, Paulo Maluf. Deus Lula te unge e o absolve dos pecados em troca desses 95 segundos.”
    Bispo Sardinha, notório mercador de absolvições divinas, não faria melhor.
    Em quem me resta acreditar? Os fins justificam os meios? Quais os fins, afinal?
    De toda essa lama deprimente, resta minha profunda admiração por Luíza Erundina, a quem reservo meu voto caso se apresente como candidata a prefeita.

  32. Rodrigo disse:

    Sim… ficar “tranquilo com o trabalho honesto” de uma presidente que permite que 50 universidades federais entrem em greve e – mesmo assim – continua a não prestar a devida atenção à educação; presidente que permite que professores tenham os menores salários dentre os profissionais com curso superior; presidente que deixa nossos hospitais caindo aos pedaços; presidente que prefere atrair médicos de Cuba e da Bolívia a investir na qualidade da Saúde e do SUS; presidente que tenta reduzir pela metade o salário dos médicos federais; presidente que não investe em infra-estrutura, mas resolve virar credora internacional; presidente que permite corrupção em centenas de órgãos públicos (e, por favor, não me venha dizer que “a mídia só noticia a corrupção do PT”… convenhamos!). É, se tem gente que consegue ficar tranquila com isso, nosso país não tem muito futuro, mesmo…

  33. Rodrigo F. D. A. Goulart disse:

    Que pena que tu só foi enxergar que o Lula mudou agora. Quem bebe do poder, embebeda-se e não o quer mais perder. Infelizmente, o poder subiu à cabeça… Enfim…

  34. Rafael disse:

    Relamente, pra quem vê o Lula como um Deus, ” nenhuma nação no mundo mereceria José Serra como seu representante” , e “Marta ganharia a eleição com o pé nas costas”… Talvez sua ficha só tenha caído agora justamente por causa da ingenuidade de suas convicções políticas.

  35. Pablo disse:

    Lula apertar as mãos de Maluf, pelo jeito, soa mais inacreditável a vc Vitonez, do que as alianças que ele fez com Collor e Sarney..

    mas seu texto tem bastante fundamentação. Só que pra mim, Lula já não era essa figura mítica desde esses tempos em que ele se aliou a Collor e Sarney, isso mensalão a parte com aquela eterna discussão se Lula sabia ou não do esquema.

    Mesmo ele tendo que se aliar a Maluf pra enfrentar um inimigo maior (a tucanada e cia. limitada que há tempos domina a prefeitura e o governo de SP), isso não é algo que uma pessoa que em tese é mais mito do que Kobayashi, Perez e Newgarden juntos possa fazer.

  36. Eric TK disse:

    Todo partido tem politico corrupto, que rouba, nao adianta falar que o PT eh o pior, ou o PSDB, ou outro qualquer. O que vale nas eleicoes brasileiras eh a propaganda, a maior parte da populacao vota com base apenas na propaganda eleitoral gratuita que rola meses antes do pleito. Entao quanto mais tempo de TV melhor, infelizmente. Nesse ponto o PT agiu certinho politicamente falando, pois vai ter mais tempo pra se apresentar, atacar os outros, e tentar fazer a cabeca de quem vai votar.
    Mas que deu medo esse aperto de mao, isso deu…

  37. G. B. disse:

    Oportuno e brilhante texto. Parabéns.

  38. Filipe disse:

    Excelente texto. Merecia ser publicado em alguma revista/jornal de circulação nacional…

  39. Rogerio disse:

    O Estelionato eleitoral de 2003 nao foi suficiente pra voce ver quem é o seu deus e o seu partido politico?

    Abre seus olhos, voce ainda é novo e pode mudar, pra melhor.

  40. Parabéns pelo ótimo texto, realmente um relato cheio de emoção e sinceridade. O importante é analisar, discernir e admitir o óbvio. Isso é nobre no ser humano. Sou apartidário e um crítico da administração PT pelo simples fato de que ela não administra nada. Discordo desse discurso que o Lula inventou a classe média, melhorou a imagem do país, tudo balela. Isso só acontece através de grandes movimentos, grandes decisões, que no caso foram tomadas antes e colocaram o país no rumo, tanto que ele ao chegar à presidência não mudou uma vírgula, por sinal, não há um só ato de verdade que tenha sido assinado por sua caneta que tenha mudado alguma situação macro. Espertamente ele deu continuidade ao que vinha dando certo, sem deixar de reivindicar a si os louros desta conquista. A conivência com o mensalão, o socorro instituições que depois lhe dariam apoio, a vizinhança pra lá de sinistra de Zé Dirceu, Palocci, Delúbio, Gilberto Carvalho e cia., o salto impossível em seu patrimônio pessoal, a descoberta do Ronaldinho dos negócios, seu filho, que de zelador de zoológico vira megaempresário e acionista da Telemar/Oi logo após sua posse, enfim, vai longe. Esse seu Deus nunca existiu Victor, se me permite a intromissão, só existiu no imaginário de um povo que sempre esteve – e continua – à espera de governantes que tratem o Brasil não mais como o país do futuro, mas do presente, que parem de vilipendiar suas riquezas, que parem de investir na ignorância das massas para tirar-lhes proveito eleitoral. O Brasil é grande demais, tem muitas nuances, não pode ser governado por um Deus, são muitas regiões e realidades diferentes. Cada povo, cada região merece um cuidado diferente e Lula soube explorar isso, falando o que cada um queria ouvir. Sim, inventou a Dilma, a elegeu com os votos do nordeste, no sudeste e sul ela foi rejeitada. Lula achou que poderia inventar o Haddad, foi um movimento egoísta, a procura por uma vitória pessoal, para provar que pode fazer o que quiser nessepaiz, ao conquistar a última e tão sonhada trincheira: São Paulo. Mas vai ser mais um dos vários tiros no pé que vem dando, calcado nessa megalomania. Victor, na boa, eu me entendo por gente, lendo jornais desde os anos 70, vi e vivi muitas coisas. Esse seu Deus não existe, nunca existiu, pode acreditar.

  41. Paulo César_PCB disse:

    O SISTEMA E TUDO O QUE NELE HÁ, É PODRE !

    Meu vovô, comuna do partidão ( o original ), deve tá rolando no túmulo.

  42. Valesi disse:

    Todos (tá bom, a imensa maioria) dos jovens são de esquerda, contra “tudo isto que está aí”, e têm a necessidade de seus ídolos, ou deuses, que seja. Já tive a minha fase, que guardo na memória com o carinho reservado aos “bons velhos tempos”,

    Teu texto, extremamente bem redigido – parabéns! – só mostra uma novidade:

    Você envelheceu, Victor Martins!

  43. Aliandro Miranda disse:

    Cai a única coisa que faltava ao PT: a vergonha.

    • roller disse:

      rapaz..

      a vergonha o PT perdeu faz tempo…..

      sabe quando: no momento exato que Dirceu se recusa a afastar Waldomiro Diniz e se recusa a abrir uma investigação…..

      se lembrar, aquele dia foi o exato dia em que a população começa a ficar desapontada com Lula!

  44. Marcio Rezende disse:

    Não me surpreende este Lula fisiológico, embevecido do poder, achando que tudo que faz é correto. Creio que deve haver muitas irregularidades no seu governo e graças a Deus a Dilma não tem protegido ninguém que seja pilhado em irregularidade em seu governo, ao contrário de seu padrinho e antcessor, Lula. Me desculpe Victor, mas Lula nunca foi deus, foi sim, um ótimo político brasileiro, negociador e malandro. Ou voce acredita que ele não sabia d enada do mensalão? E da morte dos prefeitos d eCampinas e de Santo André?

  45. Adriano Silva disse:

    Victor, onde eu assino?
    Ótimo texto.

  46. pc disse:

    Coisa triste. Tá valendo tudo.

  47. Mauricio disse:

    Sem surpresas. Esse teu texto bem poderia ter sido escrito já há uns bons anos, quando da aliança que Lula costurou com Quércia, um sujeito da mesma estirpe de Maluf.

  48. Roberto disse:

    Tem que ser muito bobinho ou muito canalha para ser a favor desse ParTido… e no seu caso eu tenho certeza que se trata da 1a. opção…

    Agora endeusar o símbolo da medíocridade desse país, é demais…

    Só falta você dizer que se formou na FFLTCH da USP.

    Segue a cartilha da seita à risca ….repete as basófias, impede a manifestação contrária, demoniza os adversários …

  49. roller disse:

    HAHAHAH

    SI FU***

    O PT, desde Tancredo, sempre foi conhecido por justamente NÃO LUTAR a favor da democracia!

    e antes: não sou fã do Serra. Prefiro o Aécio e Paulo Hartung (ES) para governar estes Estados e este País!

    o fato é que estamos vivendo uma era negra, pior até do que a Ditadura. Uma era em que sou obrigado a escutar de um flanelinha que pode me apagar por não pagar o que devo, ou sou obrigado a escutar de um assaltante “perdeu”, torcendo para ele não atirar!

    somos filhos de uma geração Coca Cola sem gás….. e literalmente sem esperanças!

  50. Zalex disse:

    e o Flavio Gomes? Vai votar no Maluf? KKKKKKKKKKKK

  51. Zalex disse:

    KKKKKK só agora você se tocou? KKKKKK só agora o seu deus caiu ? KKKKKKKKKKKKK
    Onde você andava ????????

  52. Rodolfo Matos disse:

    http://www.cartacapital.com.br/politica/alianca-do-pt-com-maluf-e-mais-um-capitulo-do-supermercado-eleitoral-brasileiro/

    Se o PP tivesse escolhido Serra, a mídia privada ficaria calada, mas como escolheu Haddad, vem a chiadeira.

    E antes de culpar Lula, vejam como funciona o sistema eleitoral nacional.

  53. André Costa disse:

    A partir do momento em que seu “Deus” se aliou ao José Sarney, desancanei de qualquer esperançam de mudança em relação ao referido…

  54. Emerson disse:

    Votamos no MENOS PIOR, NUNCA no MELHOR.

  55. Eduardo disse:

    surpresa não há, mas que o PT de agora em diante jamais se gabe de ideologia, porque essa ele perdeu faz tempo…

  56. Gonzalez disse:

    Marchinha da campanha do Inepto, fazendo referência a sua vice:

    UNDA!!!
    UNDA, UNDA, UNDA!!!
    ELA É FEIA DE CARA MAS É MUITO BOA DE URNA!!!
    URNA, URNA, URNA!!!

  57. celso disse:

    Afinal, Lula é humano, assim como todos os outros.

  58. Antonio Carlos disse:

    Ver este bando de PeTistas cegos votando no Paulo Maluf não tem dinheiro no mundo que pague!!!

    • Marcão disse:

      Antonio Carlos..
      Tenha a certeza de que: Petista “NÃO” vota no Maluf…
      O Lula não é mais o Lulalá, …
      Pode ter certeza que a pedra que quebrou a vidraça do PT foi atirada pelo Lula…
      Ainda acho que o PT vai rever isso tudo, reviravoltas acontecerão..
      Governador de SP indicado pela repressão apertando a mão do PT..
      Isso me parece um filme de terror, ou melhor, mostra que o terror ainda está vivo..
      Petista não vota no Maluf e nem no PT que tenha essa composição..
      Isso eu tenho certeza ABSOLUTA….
      Hoje respira-se democracia por todos os lados graças a muitos “””petistas”” que lembram e muito bem dos cacetetes desendo sem dó nas cabeças, nas pernas , nas costas…Na época em que esse “”senhor”” era o governador de SP…
      Petista senhor, tem lembranças terríveis dessa época e não é cego..
      Petista mesmo está indignado com tudo isso…A história e a tragetória do PT não mereceia essa imagem.. Não merece e nunca merecerá….
      Embora seja essa a realidade de hoje, isso muda, isso vai mudar. Nós já pedimos que sejam revistas essas posições.. Se não que retirem a candidatura do Pré prefeito para SP…
      Mas para o Petista mesmo isso deixará de ser realidade muito brevemente….
      A estrela está apagada nesses dias…Está de luto…

  59. Marcão disse:

    Terrível de ver, de entender..
    Lógicamente que já era previsivel isso, estava já a alguns dias escrito nas entrelinhas…
    Não se trata apenas da pessoa do Lula nesse momento..
    O Lula é o maior retrato do PT, aquele de antes da democracia, aquele de antes da presidencia da republica, aquele de antes da Dilma lá.
    Ainda acho que o PT não é o Lula, nunca foi..
    Lula foi sem dúvidas o maior garoto propaganda do PT.
    Mas nunca foi o PT..
    Resta saber o que o PT tem a dizer sobre essa imagem desastrosa de seu maior nome apertar as mãos de um dos maiores inimigos de suas ideologias ..
    Vamos esperar pra ver…
    Depois dessa imagem triste, dna Erondina já manifesta seu descontentamento em ser vice dessa chapa…..Dna Marta também está se sentindo incomodada..
    As pedras já começam a cair no telhado envidraçado do PT.
    Desde as últimas eleições meu voto infelismente é nulo, nessas pretendo continuar assim, claramente contra os meus principios..
    E se isso ai continuar, cancelo minha filiação ao PT…
    Se unir ao que a de pior na politica .
    Por uns segundinhos a mais na TV..
    Tv hoje é só mais uma forma de mídia, tem “ene” maneiras hoje.
    Criatividade, retidão e boa vontade superariam isso facilmente..
    Esse tiro foi no dedão do pé..
    No pé do Lula, no pé do PT..
    E no nosso pé..
    Isso foi demais, Demais mesmo…

  60. Eduardo Miler disse:

    A diferença entre corrupto e honesto é o valor depositado em sua conta…E falando de valores, a conta bancaria do seu Deus e sua “familia” é o atestado de que fizeram tudo certo…Roubaram “muito” mais que qualquer outro…Fazer o que??? Sempre vai existir os sabios pra colocarem pessoas como essas no poder…

  61. Viviane disse:

    Oi Victor,

    Gosto demais de você e do seu blog!
    Mas o que me surpreendeu é você ainda ter esse homem como Deus.
    Sinto muito pela sua decepção! A minha aconteceu em 2006 e, desde então, virou nojo o que sinto por ele. A imagem acima só corrobora o sentimento.

    Abraços!

  62. que bom que você viu. antes tarde do que nunca.

  63. Paulo Souza disse:

    * talvez

  64. Paulo Souza disse:

    Victor, bom dia!
    Apenas quero parabenizá-lo pelo excelente texto. Buscava enxergar um pouco melhor entre a névoa, ter certeza de que não sou uma mosca branca, ou talves um elefante branco. Raros, provavelmente inadequados.
    Obrigado. Estou mais tranquilo agora.

  65. Ricardo Arcuri disse:

    Engraçado vc, como jornalista e possuidor da informaçao, dizer que Lula era diferente. Ele era mesmo, so que numa versao muito pior.

    Ate mesmo para mim, que era criança nos tempos da ditadura e nao morava em SP em tal epoca, era obvio que Lula nao passava de mais um aproveitador, de mais um esperto da sociedade, igual a tantos outros que nos geriram. A diferença, e isso que me revolta nesse ser boçal, é que ele veio travestido da diferença. E nao so provou que era da mesma laia, como provou ser ainda pior.

    Lula se beneficiou de tempos de aguas calmas na economia mundial. Manter um pais bem nessas situaçoes ate um macaco treinado o faz. E digamos que, baseado em sua inteligencia e instruçao, nao está muito diferente do ser simio citado acima…

    Bom, discutir isso nao leva a nada e sei bem disso. So acho que toda essa descriçao a respeito acabou sendo mais uma verdade mascarada. Nao que tenha sido sua intençao puxar saco ou algo assim, sei que nao foi, mas ta longe de ser essa figura divina que se fala dele. E para isso, sou ateu convicto.

    Grande abraço!

  66. Moy disse:

    Relaxa cara! Vc agora é classe média alta. Mesmo patamar de Eike Batista, Antonio Ermírio de Moraes, Sílvio Santos …

  67. Thiago Sabino disse:

    Não me surpreende.

    Na boa? Dividir o Brasil político entre E/D nem tem coerência mais.

    Tudo a mesmíssima merda, a qual vitonez vive a mandar seus desafetos, sob o neologismo “apamerda”…

    Sim, ela mesma. Composta de petistas de mais alto coturno, até pessedebistas da fina flor paulistana…. Passando por uma escumalha inominável chamado PMDB.

    Todos eles fingiram estar de mau, uns dos outros, ao alvorecer do novo poder civil..

    Passado um bom tempo, ao se saciarem -e até mesmo se embriagarem- com o poder, voltaram a ser exatamente o que são: uma bela merda.

    Todos.

    Que apesar de hoje em dia empunharem bandeiras de cores diferentes, na década de 80, tomavam os seus legítimos “passport” no mesmo copo…..

    Conveniência, a mãe da necessidade.

    Como alguns ainda querem dar mais uma mamada nessa teta branca, redonda, e do bico rosado, chamada PODER, vale a mais espúria aliança, aos olhos dos menos incautos.

    E aí, na cabeça de alguns, paradigmas são quebrados, mitos postos à lona…”meu mundo caiu” , diria Maysa, com um pé na fossa do idealismo político, neste caso.

    Pena vitonez, que ainda tinha um credo razoável com essa figura, semelhantíssimo ao doutor Baulo, e cuja associação parece tão natural a ele, nos gestos, na linguagem corporal, e na falta de qualquer escrúpulo ao se associar ao epítome do PDS.

    Joga esse cara no lixo. Aliás, todos aqueles que se intitulam “políticos” cuja única função é ludibriar inocentes que ainda acreditam que, eles são a solução dos seus problemas.

    Todos eles, mais verdadeiros que notas de R$7,00..

    Pêsames.

    Pra mim: ninguém presta, e isso não me surpreende.

    Um abraço!

  68. Gustavo disse:

    Ainda bem que houve tempo suficiente para que este “deus” fizesse algo do gênero , que houve tempo da máscara cair , pq seria uma grande infelicidade se esse sujeito se fosse com a imagem intocada para muitos , virando um falso mito no futuro.

    A história do Brasil teve uma sorte danada!!!

  69. sassa mutema disse:

    me diga uma coisa, pelo seu discurso, como a marta poderia ser a salvação da lavoura se nos tempos de suas candidaturas tb obteve apoio e parceria com o maluf? O estadão de hj ainda refrescou a memória do povo, mostrando uma combi adesivada com a cara de plástico (a) da Marta abraçadinha ao Maluf. Não me surpreendo com isso tudo. Infelizmente precisou o óbvio bater à porta para constatar-se o cenário repugnante e sem salvação em que vivemos.

  70. Excelente texto, Victor. Eu me sinto exatamente como você. Esse ato, este aperto de mãos, é emblemático. O ídolo morreu hoje. E qualquer pessoa que se considere de esquerda/socialista, como eu me considero, não pode apoiar uma coligação que envolva diretamente o Maluf.

    Se tiver tempo, dê uma olhada no que escrevi sobre isso no meu blog: http://www.blogpouquinho.blogspot.com.br/2012/06/decepcao.html

    E siga com o excelente trabalho que tem a frente deste blog.

    Abraços.

  71. Jaca Boy disse:

    Eu acredito em duendes, papai noel, pé grande, etc e tal. Porem nunca acreditei no Lula!

  72. Takawara Nashiota disse:

    Victor,

    Acho curioso como você praticamente nega todos os inúmeros escândalos do Governo Lula, o mais corrupto da história deste País. Como ele gosta de falar, “nunca antes da história deste País” tivemos um Governo tão sujo como o Governo Petista do Lula.

    Alianças vergonhosas com SARNEY, CALHEIROS, C O L L OR e diversos outros personagens lamentáveis. Você gostou dessas alianças? O que o Lula fez hoje não foi nenhuma surpresa para quem acompanha de forma imparcial os acontecimentos da Política nacional.

    Escândalo do Mensação, Dólar na Cueca, Primeiro escação inteiro do PT envolvidos em acusações de enriquecimento ilícito e corrupção.

    Nunca antes na história deste País tivemos um Ministro caindo em dois Governos seguidos, como aconteceu com o Palocci! José Dirceu, número 2 do PT, é um CHEFE DE QUADRILHA.

    O que me surpreende de verdade é você ter se revoltado apenas agora, com o Maluf, sendo que as aliaças feitas antes eram ainda piores! E agora temos mais um escândalo Petista, a CPI do Cachoeira, que deveria ser a da Construtora Delta, com uma enormidade de denúncias e dinheiro desviado. Nosso dinheiro, lembre-se!

    Os Companheiros do PT desviaram uma barbaridade com PAC, DNIT, Obras da Copa, obras da Olimpíada… o montante roubado pela quadrilha do PT faz os roubos do Maluf parecer um Ladrão de Galinhas.

    Na verdade os leitores do Maluf que deveriam estar preocupados ao vê-lo se associar com um BANDIDO do calibre do Lula.

  73. Rafael disse:

    Numa c tem razão : essa era da Marta e vou te falar, era a chance que ela tinha de fazer uma boa adm e recuperar o filme que ela tostou no passado, como prefeita, ministra do turismo, etc…
    Agora, o Lula bixo, esse a maquiagem caiu, ops, a massa plástica caiu e mostrou a sede de poder que esse sexagenário tem…
    Abraçar o Collor, putz …abraçar Sarney, Cascilda …apertar a mao do maluf, que erro, nossa… Farizeu.

  74. ba disse:

    Agora, falando sério (desculpa, mas seu Twitter mostrou bem sua indignação com a patacoada – perdão do trocadilho – e com a alienação de uns e outros), o mais triste da filosofia “os fins justificam os meios” é o Maluf ter, segundo se ventila nos noticiários, exigido a presença de Lula para formalizar o apoio a Haddad.
    Favoritismo político à parte, Victor, é nítida a rixa entre duas alas do PT – nas quais Marta e Lula se encontram em lados opostos -, mas se formos ver o currículo do Haddad, o cara é fodidão na ciência política da USP, o Ministério da Educação cresceu bastante em sua administração. Infelizmente, uma medida acertada dele vai por água abaixo ancorada por sucessivas cagadas, como os Enem, como a aliança com Maluf…

  75. Lima disse:

    Estou perplexo. Onde vocês estiveram nos últimos 10 anos? Porque esse é tempo que Maluf faz parte da base do governo do PT. E sim, lá se encontrava nos anos de PSDB
    Imagina o dia que vocês descobrirem que Renan, Collor e Sarney também fazem parte dessa base? Vão vir aqui dizer que estão abismados?
    Continuem com essa imbecilidade de achar que o problema é Serra ou Haddad e vocês só alimentarão essa corja de políticos que vivem de direcionar recursos públicos para fins privados, como o Maluf.
    Pensem nas políticas como ações de estado e não como táticas para vencerem eleições.
    Ontem todos eram contra privatizar, hoje porque o governo mudou é a solução do ‘caos aéreo’. Ou os militantes eram cínicos ou não passam de massa de manobra das cúpulas partidárias. Pensem por si mesmos e não tenham medo daqueles que pensam a política como estratégia imediata de conquista e manutenção do poder.

  76. Ricardo Fulgoni disse:

    Se eu leio todos os textos de um site de automobilismo talvez seja por que eu queira ler sobre… AUTOMOBILISMO!

    Não vou dizer aqui se gosto ou não de política. Se concordo ou não do que escreveu. Digo apenas que teu texto foi descabido. Crie um blog de política, ora pois… Nele eu procuraria ler o que aqui.

    • victor disse:

      VM responde: Simples: não leia.

      • Ricardo Fulgoni disse:

        Eu acabo de dizer que sou fã deste site, que leio tudo por aqui, todos os blogs, todas as colunas, todas as notícias. Nunca comentei nada, não sou disso.

        Ai na primeira vez que eu comento alguma coisa, por não ter me agradado (tenho esse direito, não é?), você me recomenda NÃO LER?

        Pra que você escreve então, se a recomendação é NÃO LER?

        Não é assim que um jornalista deve tratar seu público. Um jornalista tem que querer o debate, a discordãncia, a troca de idéias. Se eu não gostei, discorde ou concorde. Mas jamais diga: NÃO LEIA.

        • victor disse:

          VM responde: Você quer vir determinar o que eu escrevo no meu blog e o que devo escrever? Cara, obrigado pela leitura, mas não me dê ordens, ainda na minha casa. Abs.

        • José Ayres disse:

          Ricardo, isto é um blog, não uma revista de automobilismo.

        • Sanzio disse:

          Não entendi seu ponto…
          Salvo algum engano, a opinião do Victor foi publicada em seu blog, não no site do grandepremio. ou foi e não percebi? Se foi, desculpe. Se não foi, sinto muito, mas você está um pouco desinformado. Blogs existem para você expressar suas opiniões pessoais. Portais de notícia existem para expressar notícias, sem pontos de vista ou opiniões, apenas os fatos.
          Jogue no Google “diferença entre blog e site de notícias”. É de graça, não machuca… Lembre-se sempre que o Google é seu amigo!
          Abraços!

  77. Danilo Candido disse:

    Bobo e inocente aquele que acredita em algum político, como se Maluf e Lula fossem diferentes. E ainda os chama de “Deus”. Se “Deus” fosse como esses caras, aí sim estaríamos fodidos.
    Acorda, Victor, não existe político bom. Mais dia menos dia isso iria acontecer. E o que Lula fez durante seus dois mandatos (pouco, diga-se de passagem) não foi nada além de sua obrigação.

  78. Gonzalez disse:

    Qual a surpresa ver Lulla (assim com dois LL mesmo) se aliar a Maluf??? Quem se alia a Sarney e Collor e engendra o maior esquema de corrupção já visto na hístória desse país – o mensalão – não poderia ficar surpreso em ver esses vermes juntos.

    • Sanzio disse:

      Faltou coerência no seu texto. E os dois L para o Maluf? Está discriminando-o, sugerindo que ele seja menos merecedor da dupla consoante no nome? Sugiro maior cuidado na elaboração de seus protestos.

      PS: E quanto a Sarney, como deveria ficar? SaRRney? SarNNey? Estou num dilema danado…

  79. Altair Acerbi disse:

    Triste mesmo e ver um cara como vc ter um Deus como esse……
    Tenho pena de vc, Vítor.
    Mas não fique assim, tudo que ele fez pela humanidade esta voltando para ele mesmo…..
    Aqui se faz aqui se paga !

  80. João Vicente disse:

    A discussão pode ser grande e vindoura, mas por hora (pela falta de tempo) já adianto que há uma alternativa pequena que é a frente de esquerda entre o psol e o pcb com o Carlos Gianazi do psol de prefeito e o Edmilson Costa do PCB como vice. Mas depois o papo continua…

  81. Thiago Azevedo disse:

    ” eu vi a queda de um dos meus deuses, e é uma pena que eu tenha vivido para ver isso”. O que é isso, Victor?
    Que bom que você viu, nada como ter plena consciência do que ocorreu/ocorre no nosso país.
    Eu vi muita incoerência com o que o Lula e o PT sempre pregaram e o que fizeram. Essa aliança com o Maluf, isso sim, retrata bem o que é o Lula – é um articulador, que trouxe um bando de corruptos para baixo da asa e os protege.

    Ainda bem que o PT tem um núcleo, digamos, bem intencionado – aquele que a Dilma faz parte e que a cada dia se afasta do nucleo Lulista.

    Que bom que vocês estão começando a enxergar o que é o Lula.

  82. Leandro A disse:

    Caríssimo,
    Sou seu leitor há tempos, mas nunca um texto seu me instigou tanto.
    Desculpe o clichê, mas esse post tirou as palavras da minha boca. Gostaria de ter escrito tais parágrafos!
    Prova inconteste de “quem só sobre automobilismo discorre, automobilismo não compreende.”

  83. Rodolfo Matos disse:

    Aliança contra o mal maior (o tucanato). Lula fez o que Churchill fez, se aliar a inimigos para vencer o mal maior. No caso de Churchill, ele se aliou à URSS que ele tanto odiou para derrotar os nazistas.

    • Sanzio disse:

      Olhando para o contexto, não vale à pena. É que Lula quer “upar” o Haddad. Se fosse pra “dominar” o estado, ainda vá lá. Mas a cidade de São Paulo, como disse o Victor, tinha em Marta a eleição mais ganha da história.
      Tá fazendo a maior cagada da vida…

  84. Sidney disse:

    Opiniões são válidas , mas as coisas são assim mesmo , como dizia Gregory House ,”As pessoas não mudam elas são o que são , os ingenuos é que acordam”

  85. Cristiano Gaspar disse:

    Victor, o ponto é que o Lula que você acha que morreu, nunca existiu…Sempre foi fabricado par ser aceito pela massa.

    As pessoas não se apegam à marcas e corporações (como o PT), mas à pessoas como o Lula e foi isso que ele sempre fez, ser a face do PT para as pessoas se apegarem ao partido.

  86. Thiago disse:

    Sempre é tudo faria do mesmo saco… Lula, Collor, Dilma, se juntar tudo da um belo monte de merda isso sim.

  87. Felipe Souza disse:

    Ao ver essa foto do aperto de mão que pra mim tem o mesmo significado de “fechando o negócio da venda da alma pro o diabo”, tive vontade de rasgar o meu título de eleitor. E o pior é pensar que, independente de quem ganhar as eleições, serão mais 4 anos perdidos para a cidade de São Paulo que está uma merda e com os candidatos a prefeito desse ano, vai continuar de mal a pior. Acho que pela primeira vez na vida vou anular um voto, porque nem fudendo eu votaria no Serra (um bosta), na Soninha (uma maconheira sem noção), no Netinho (o pagodeiro espancador de mulher), no Russomano (que nem sei qual adjetivo usar sobre esse vendido), e agora nessa aliança registrada na foto acima.

  88. Resta a certeza, expressa no olhar, de seu total desconforto!

    Belas palavras palmeirense dinamarquês!

  89. Marcio disse:

    Onde você estava até agora que não viu Lula abraçar: Collor, Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Michel Temer … vou parar por aqui que a lista é grande. Como diria meu avô … acorda rapaz …

  90. Manuel disse:

    É!
    Mais uma do deus do MENSALÃO.

  91. Daniel disse:

    Victor, admiro muito seu conteúdo jornalístico e suas opniões como bom entendedor do esporte que tanto admiramos, porém acho que seu texto tem alguns pontos falhos:
    Em primeiro, Lula não é nenhum santo assim como nenhum político é, Lula teve uma historia de lutas contra a ditadura e influenciou muito os rumos da sociedade para uma democracia.
    teve grandes virtudes em seu governo, teve muita sorte em algumas situações e passou também muito a mão na cabeça de “companheiros” corruptos e sem escrúpulos.
    Em segundo, suas alianças com políticos comprovadamente de ma fé vem já ha alguns anos, caso de Collor, Sarney e tantos outros que se aliou, o que mostra que no poder, em termos de conduta moral e ética ele se comportou como todos os outros que passaram por la, Dilma não, essa sim se colocou como um presidente de respeito moral.
    Em terceiro, comparar Serra a Paulo Maluf acho um grandissimo exagero pois não consta nenhum crime ou investigação contra Jose Serra, ao contrario de Maluf que esta até na lista da Imterpol. Voçê exagerou amigo, e seu Deus não é melhor nem pior que esses santos que estão no poder ai.
    Um grande abraço e sucesso!

  92. Lima disse:

    Não mudou. É a mesma pessoa que obrigou o PT maranhense a apoiar Sarney. A mesma que fez o PT carioca apoiar Garotinho, Cabrael e Paes. A única diferença é que agora é com vocês, paulistas. Finalmente enquadraram o PT paulista, muito justo com o que os demais diretórios já passaram por conta da clarividência “divina”. Que a lição seja aprendida.

  93. É o que eu sempre digo para meus amigos: esse pessoal que torce para partidos e políticos como se fosse para um time de futebol, mais hora, menos hora, quebra a cara. As máscaras caem…

    Já disse isso uma vez aqui neste blog, fui criticado, mas digo novamente: nenhum político que atinge alto escalão presta. Pra chegar “lá em cima” só se vendendo. Pode até ser que exista um vereador ou prefeito de cidade pequena que seja honesto, mas estes não passam disso, porque sabem que se quiserem “crescer” na política, terão que fazer trocas de favores e quanto mais entram no esquema mais se afundam…

    Esse é o Brasil, o país do esquema. Podem até falar que em outros países também é assim, mas não conheço outros países, então falo do Brasil, mesmo porque é com que me preocupo.

    • Paulo Franco disse:

      Perfeito! Perfeito!
      É isso mesmo!
      No Brasil, gente decente não se mete com política!
      É impossível., se tentar, perde a decencia, contamina o caráter.
      Embora devessemos tentar, porque sem bom material humano, nós vamos continuar um gigante sem direção, a merce de qualquer interesse, cassino da grana mundial.
      Infelizmente, mas infelizmente mesmo, do fundo do coração, De Gaulle no meio do século passado, estava certíssimo!
      O Brasil não é um país sério!

    • Onde assina ?

      O asunto “Política” merece ser discutido quando houver uma reforma (completa) no sistema.
      Acreditar que qualquer político é Deus é uma babaquice e ingenuidade sem tamanho.

  94. Celio Ferreira disse:

    Cara em 78 eu estava lá nas greves do ABC onde tudo iniciou , hoje eu lamento como tudo termina , mas como dizia meu avô : ” quem com porco se mistura , farelo come”

  95. Diogo disse:

    A frase é velha, generalista e vazia, mas plenamente verdadeira: “São tudo farinha do mesmo saco!”

  96. Rodrigo disse:

    Cara… Que bom que você finalmente enxergou isso. Meu castelo caiu quando ele abraçou o Collor. Pra mim foi a gota d’água. Essa aliança com o Maluf não mais me surpreende.

  97. Flavio de Sá disse:

    Perfaita reflexão! Concordo com suas palavras e com sua indignação.

    Só espero que a Dilma não caia um dia nesse jogo político… a Dilma, que ainda me faz ter esperanças no PT.

    • Sanzio disse:

      cada dia mais me convenço que o cabeludo, o maconheiro e a quatro olhos tinham razão quando debandaram do partido que ajudaram a fundar.
      Tenho dó do Lula. Talvez a doença tenha o feito perceber que a vida é curta e ele quis pegar esse atalho podre para ver se elimina o Burns de vez da capital do estado. Alguém de dentro do partido há de ter dado a ideia para ele.
      Por isso digo que o PT já era. Lula, Dilma e quiçá Suplicy (pai do Supla, não a mãe, que de Suplicy não tem mais nada) não tem mais nada a ver com esse partido, deviam sair antes que se queimem. o fogo já partiu pro lado do Lula…

    • Mauricio disse:

      É dela que tenho mais medo.
      O Lula é só um oportunista.
      Ela é uma oportunista competente.

  98. João Paulo disse:

    Na política você têm que engolir alguns sapos para vencer o adversário… hoje em dia tempo de TV é precioso. como se fosse ouro. Serra é muito pior para o Brasil que qualquer outro. Para derrota-lo tudo é pouco. Mas de qualquer forma parabéns pelo texto.

    • Mauricio disse:

      Putz! Quando é que vamos substituir o “os fins justificam os meios” pelo “os meios revelam os fins”?

    • Edward Fernandes disse:

      É, depois deste comentário sou obrigado a concordar com muitos: nós temos o que merecemos, antigamente engolir sapo na politica era um candidato
      em campanha abraçar crianças com nariz escorrendo, comer quitutes que não eram os preferidos e tomar café frio em xícaras de esmalte que eram só enxaguadas apos o uso.

  99. eduardo disse:

    Como diz o grande João Luiz Woerdenbag Filho, vulgo Lobão. “o riso corre fácil quado a grana corre solta…”

  100. Glauco Matos disse:

    Boa maneira de se expressar… Belo texto. Concordo com tudo.

  101. Andrei disse:

    Caro Victor, porque tanto drama neste caso? Por acaso este não é o mesmo deus que promoveu o maior atentado contra a democracia já praticado no país, o mensalão? Não é o mesmo que privilegiou grupos econômicos em diversas negociações com o governo, que por sua vez enriqueceram o seu filho? Pense bem, este não deve ser o maior pecado deste seu deus.

    • victor disse:

      VM responde: Começaram…

      • ba disse:

        Segundo a VEJA, essa revista sim de verdade, compromissada com o jornalismo, imparcial pelo bem da família brasileira, ele não é deus coisa nenhuma, é o domador do dragão que guarda a masmorra da administração pública chamado PT.

      • Edward Fernandes disse:

        Victor vc é uma pessoa de bôa índole, porém muito inocente. Este seu deus caído é tão ou mais sujo que o novo aliado.

      • Renan Santos disse:

        Começaram o que? Você é adepto da tese da “farsa do mensalão”? Invenção da “imprensa burguesa”? Menos, cara, meeeeenos. Todos os ministros que caíram por causa da dita “imprensa elitista”, especialmente por causa da VEJA, eram inocentes? Foi ilusão de ótica? É fato: o PT é o partido responsável pelo maior esquema de corrupção já visto no país. Seu “deus” – termo muito apropriado para justificar sua fé cega em fatos fictícios – fez e faz muita merda, até por que a escola que ele se formou (sindicalismo) é uma das PIORES já vistas. Não conheço líder sindical que não seja rico, corrupto, que não viva de acordão, propina e achaque.

        E não venha me desqualificar por ler a veja. Leio mesmo. E li boa parte da literatura de esquerda, classica e moderna, de Marx a Zizek, passando por escola de frankfurt. E discordo completamente. E fundamento.

        Lula e o PT são sim bandidos de deixar Maluf, outro babaca, ruborizado. Não me espanta sua aliança. O bom do lula, que simplesmente é um bom roleiro, é que sabe fazer negócio, e ta POUCO se lixando pras matizes éticas e ideológicas que sua patrulha de defensores de internet, pagos pelo nosso dinheiro (NASSIF E ETC), tentam demonizar e/ou justificar de acordo com a conveniência de seu líder. Maluf, para seu chefe, FG, virou “apenas” um babaca que quer aparecer, uma espécie de tiririca comedor de esfihas, “Ah, malufão, querendo aparecer as custas do lulão! Seu traquinas!”.

        Outro ponto: Marta, eleita com o pé nas costas? Em que país você vive? A marta passou raspando pra senadora, tomou uma SURRA do desconhecido Aloízio e por pouco, raspando, venceu o Netinho “bate-em-mulher” e “esquema-com-Ong” de Paula. A gestão Marta Suplicy foi uma bosta, deixou o orçamento (essa coisa complicada que esquerdista costuma ignorar) estourado, foi chutada nas urnas e não volta a prefeitura nem a pau. Até por isso o Lula, que tem um faro político fantástico, entrou com o cunhanha do Haddad: ele é fato novo, tem cara de padre cantor, de bom aluno queridinho da mamãe, combina com classe média. Seu desempenho será melhor que o da Marta. Mas vai perder.

        E é isso aí. Vai ganhar o chato do Serra, dessa BOSTA do PSDB, partido de frouxo que ao menos rouba volumes menos vultuosos (mas rouba – especialmente nas prefeituras) , mas que não tem culhão pra se declarar de direita e peitar, no discurso e nas urnas, a turma do PT.

        Pra quem quer uma agenda liberal, como eu, um fracasso total.

        • César Lima disse:

          Renan, você levantou um ótimo ponto! Quando teremos um partido que não tenha vergonha de se dizer direitista e faça a guerra de valores e oposição firme, sem acordãos? O PSDB nesse aspecto é tudo o que o lulismo sempre sonhou.

        • NIlton disse:

          Perfeito seu Comentário.
          Martaxa não ganha em São Paulo nunca mais.
          E o Lula hoje é mais Deus dos Idiotas do que dos miseráveis.

        • Andrei disse:

          Parabéns Renan. Parece ser um dos poucos por aqui a ter opiniões com fundamentos de quem estudou e a exergar a realidade. A nossa direita literalmente não existe. São um bando de frouxos, que tem medo de se assumirem como são, ou deveriam ser. Por isso a esses petistas bandidos fazem o que quer com o país.

        • Edinho disse:

          PUTZ, sensacional este texto.

          • Luiz Paulo disse:

            VIctor, seu ‘deus’ não caiu quando chamou o Kadafi de amigo e irmão?

            O seu ‘deus’ não caiu quando chama de aliado um tal lider iraniano, que recebe com ponpas de Estado, um cara que consente em matar mulheres a pedrada por desvio de conduta?

            O seu ‘deus’ não caiu quando intentou colocar um embaixada na Coreia do Norte? Se não fosse o problema dos misseis na mesma época o Brasil teria uma embaixada lá…

            O seu ‘deus’ não caiu quando deu de brinde, um refinaria pro ‘irmão’ boliviano, que custou mais de 1Bi para a nossa estimada Petrobrás? É como se não houvesse um contrato, como se um preço não tivesse sido pago para aquele serviço.

            É… esse ‘deus’ cegou as pessoas mesmo, como nunca antes na história deste pais….

        • Raul Santana Neto disse:

          Sensacional!

        • Diogo disse:

          Partido de direita existe. É o DEM. Só que o Kassab fe questão de desmontar o partido em prol da sua vaidade política. Afirmo: o Kassab chega no máximo a deputado federal. Vai cair no ostracismo em menos de 10 anos.

      • Andrei disse:

        Victor, sempre li sue blog, e apesar de discordar de ti em alguns pontos de vista, tratando-se de automobilismo, te considero bastante competente. Entretanto sinto-me decepcionado contigo. É sério mesmo que consideras uma aliança com o Maluf mais grave que, por exemplo, a tentativa de chantagem a um ministro do STF para tentar livrar seus companheiros criminosos do julgamento? Poderia passar horas escrevendo sobre as barbaridades deste homem enquanto presidente, e mesmo após, cujas consequências ao país serão muito mais profundas do que podemos imaginar. Este acordo é apenas uma gota d’água no oceano dos pecados do Sr. Lula da Silva. Abraço.

  102. Miguel Viana Pereira Filho disse:

    Eu estou muito admirado com a quantidade de pessoas que se surpreenderam negativamente com essa aliança de Maluf e Lula. Quanta ingenuidade…

    • Alan disse:

      Boa! Nada mais me surpreende neste contexto de putaria generalizada.
      Meus heróis morreram de overdose, os inimigos estão no poder e a ideologia foi se exilar em algum país civilizado.

    • Mauro Andres disse:

      Eu pensei a mesma coisa…

      Acho que o Victor ainda tinha uma esperança, só pode. O cara que tinha alguma ideologia morreu muito tempo atrás quando trocou isso pelo amor ao poder. É quem ama poder faz o que pode pra continuar com ele.

      Santa ingenuidade…

      • Mauro Andres disse:

        Só complementando: O texto em si é ótimo. Apenas fiquei surpreso com a aparente ingenuidade com o tema. Acho que há tantas evidências que a vaca foi pro brejo há tanto tempo que já não é surpresa. Apenas lamentação.

  103. Brown disse:

    Nada a acrescentar, nada…

    • Sanzio disse:

      Só acrescento que tenho mais lembranças da disputa de 89. Do mais, igualmente, nada a acrescentar.

    • Diogo disse:

      Acrescento uma coisa: Erundina desistiu de ser vice do Haddad. Se ela se candidatar a prefeita, enfia Serra, Haddad (com Lula e Maluf), Russomano e quem mais vier no bolso, e fatura a eleição. A Erundina foi mais petista do que o próprio PT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>