Terra da Serra Calderona, 2

SÃO PAULO | “Ai, mas esse Vettel é uma farsa, um engodo, um chiste, só tá aí porque o carro da Red Bull é muito bom, ganhou um título no erro dos outros e outro na maciota”. Parem. O cara é muito bom. “Ai, que exagero, nunca, ele nunca vai chegar nos pés de A, B e C”. Parem mais. Pensem só um pouquinho. Voltem à realidade. Gusfraba. Isso. Vamos lá: Vettel é um dos fora-de-série aí dessa coisa toda chamada F1. OK? OK. Ele é tão bom quanto Alonso. E nesse ritmo, pela média da carreira, vai chegar a números que vão fatalmente colocá-lo neste patamar. Gostem ou não. É que muita gente tem dificuldade em aceitar o que não é de seus pretensamente iguais por divisão de fronteiras. Paciência.

33 poles na lomba, empata com Prost e Clark, um tetracampeão e outro bicampeão. “Ai, mas olha que comparação você tá fazendo, que babaca”. Calma, nêga. As estatísticas podem ser frias, mas explicam muita coisa. Ontem Vettel já dava sinais de que Valência é com ele, com o melhor tempo nos treinos. Hoje no treino livre da manhã, seria o mais rápido fácil não fosse uma falha no fim da sessão. Talvez muitos, como eu, não pensassem o mesmo diante do Q2 histórico. Mas o cara destoa. Fim dos elogios.

A real é que quem pega a tabela e esses números aí não têm a exata noção do que foi o grande treino em Valência. A Ferrari ficou fora do top-10, um desastre para muitos, uma zica ad æternum de Luca di Montezemolo, mas não, não dá pra considerar um desastre ficar de fora do Q1 tomando só 2 décimos, como aconteceu com Alonso e Massa. Ali, poderia acontecer até de Vettel ficar fora. Calhou de serem os dois ferraristas e Schumacher. Os 13 primeiros na mesmíssima toada, contando também com a outra Mercedes de Rosberg, e as McLaren, e as Lotus, e as Force India, e o Mito Kobayashi, e o rápido Maldonado. Não se pode dizer o mesmo de Senna.

Bruno, de novo, tomou tempo. Nos números, meio segundo. Mas diante do que foi o treino, muito tempo. Diz ele que tem um acerto diferenciado para a corrida. Aguardemos. 14º quando o companheiro larga em terceiro é aquela história de sempre: nabo. Ligeirinho Pérez também não foi bem e não seguiu a trilha do japa-mor. É mais fácil crer num erro que numa estratégia diferenciada. E só para pegar a onda ali do fim, que belo desempenho de Kovalainen, entubando as duas Toro Rosso, e que péssima posição de largada de Webber, atrapalhado pelos problemas no carro taurino. Esse vai ser legal de acompanhar vindo lá de trás.

Voltando aos ponteiros, é de se imaginar a agrura que vive o box da Lotus, que tem um baita carro e não deixam que conquiste uma polezinha sequer. Grosjean tava lá com o melaço na boca e no fim, niente. Vai largar só em quarto. O segundo no grid é Hamilton, que sempre se dá bem também naquelas terras valencianas. Foi segundo três vezes nos quatro anos de disputa da corrida. Natural, pois, que termine em segundo amanhã, com favoritismo de Vettel para a prova.

Mas tem uma coisa, negada: não pensem que Vettel vai colocar 0s4 por volta em cima de todo mundo. Nem ferrando, numa linguagem eufemística e adaptada ao horário. Até porque a previsão do tempo aponta que as temperaturas vão ser do nível da quinta-feira, ou seja, entre 35 e 37 na linda escala do sr. Celsius. Não há pneu duro que resista e mole que não derreta. Assim, essa gente toda que vem atrás, Di Resta, Hülkenberg, Raikkonen, Mitão do Japão, Rosberg e Button, e até mesmo Alonso, Schumacher e Massa, podem sonhar alto. “Ai, mas você não disse que Vettel é favorito, bocó?” Disse, cazzo. Mas nem as CNTP garantem que o excelente Seb vai fazer barba, cabelo e bigode. A F1, hoje, é uma caixinha de surpresas.

Comentários

  • Não sou de comentar, mas como critiquei o outro texto não posso deixar de elogiar este. Enquanto o “chefe” cravou vitória fácil de Vettel, você matou a pau ao dizer:

    “Mas nem as CNTP garantem que o excelente Seb vai fazer barba, cabelo e bigode. A F1, hoje, é uma caixinha de surpresas.”

    Pelo visto, a grande aposta desta temporada é não apostar em ninguém. Parabéns Victor Mãe Martins Dinah. Previu que o imprevisível aconteceria. Se é que o imprevisível não seja o mais previsível este ano…

  • O que eu não vi ele fazer e os outros grandes já fizeram.
    Fazer uma grande corrida vindo de trás, ele ainda não tem uma vitória épica no currículo como o próprio Button fez em cima dele no Canadá ano passado.

  • Não dá. O ALONSO é mais completo e, em uma volta lançada, ninguém ali é tão rápido quanto HAMILTON. O VETTEL é um excelente piloto, mas ainda não o vi “tirando leite de pedra” como ALONSO e nem realizando ultrapassagens arrojadas como HAMILTON. Enfim, é um dos melhores, mas não o melhor da atualidade. Ainda não teve um companheiro forte e nem disputou título com carro inferior. O cara é muito bom, mas já não vemos mais os globais dizendo que ele é o gênio subistituto do SCUMACHER.

  • Minha opinião:
    Alonso é o melhor (mais completo e experiente)
    Hamilton é o mais talentoso e rápido(tem vida fora das pistas complicada,acaba atrapalhando e erra muito)
    Vettel não é mais rápido que Hamilton, mas erra menos e com experiencia vai superar o Alonso.
    Bruno Senna é o mais fraco do Grid, gostaria de ver Kovalainen na Williams, agora mais experiente esta fazendo por merecer um carro melhor.

  • Tem certeza que vc é comentarista de automobilismo? Vc entende dessa merda tanto quanto eu entendo de motor de disco-voador! O cara descarta o Hamilton!

  • Vettel sempre foi uma grande aposta; apenas está mostrando o que todos os críticos já sabiam! Não tenham dúvidas de que mesmo se vier a cair pra uma equipe média, vai dar trabalho aos pilotos de ponta! O cara gosta do que faz! É sempre bom ver pilotos se divertindo enquanto trabalham.

  • Falar que ele vai isso ou aquilo é muito facil, ele corre contra quem? quem é um duelist com ele? como prost e senna? ele ta no mesmo patama q o schumi, nao tem um corredor competitivo, e as redbull sao fortes.

  • Eu não vejo tanta má vontade com Vettel a ponto de ser como no texto.

    O cara é um talento extraordinário sim, vai ter o maior número de poles da história em pouco tempo sim, mas……. não é mentira nenhuma dizer que ele tem o carro mais rápido da F1 na maior parte do tempo desde meados de 2009 também. É um período de tempo que poucos tiveram a oportunidade de passar sem pegar um carro mais problematico no caminho.

    Ninguém faz milagre e se Vettel fez a pole tinha um carro muito bom também. E facilita ser companheiro de um piloto bom, mas que definitivamente não é material top da F1.

    Se dividisse a equipe com Hamilton ou Alonso, provavelmente os venceria ainda nas classificações, pois sem dúvidas é o seu ponto mais forte como piloto, mas certamente em proporções bem menores.

      • Victor, a Toro Rosso em Monza 2008 era tãããão ruim que Bourdais foi quarto no treino. E só não conseguiu repetir o resultado na corrida porque apagou o carro na largada.

        Não estou tirando o mérito do piloto. Só não sou desses que fica procurando um gênio por ano pra ficar exaltando sem moderação;

        Ainda acho Alonso melhor, mas também é bem mais velho e experiente, tem menos pra onde evoluir. E Hamilton também está por ali.

        Vettel não andará sobre as águas enquanto os outros se afogam como Schumacher fez. É uma geração toda excepcional.

          • Pole com Toro Rosso que não era nenhum carro ruim (o “fracassado” Bourdais ficou em 4° na mesma classificação).

            Além disso, a McLaren e Ferrarí fizeram lambança demorando a liberar seus pilotos á pista, choveu, e quando os pilotos dessas escuderías foram á pista, os tempos subíram bastante e não puderam passar a final da classificação.

            Fica fácil falar depois: “Vettel fez a pole de Toro Rosso”. Tsc, como vc mesmo díz: pare. Se inteire antes dos fatos, antes de emitir uma opinião!

            E espero que publique meu comentário, pois admiro o seu trabalho e é só uma crítica construtiva.

            Um abraço!

  • Pneu desgastando minha aposta desde malásia é sempre Perez, ainda não deu vitória mas se não fosse obrigado ele já ia ter terminado alguma corrida aí sem ter trocado pneu de forma oba, já tinha mostrado q poderia fazer isso ano passado, agora mostrou q pode fazer isso na frente.