Mercado aberto

SÃO PAULO | Num dia que ferveu e nos derreteu pelo ouro paralímpico de Alessandro Zanardi, o bonachão Eddie Jordan tratou de pôr pimenta em uma reportagem na BBC, em que crava a ida de Hamilton para a Mercedes no lugar de Schumacher. Nem se faz válido prolongar a seriedade da informação que vem de um ex-chefe de equipe amplamente integrado ao meio da F1 e que trabalha numa emissora respeitável.

Muito cá entre nós, é daquelas surpresas que chacoalham o mercado para o ano que vem, coisa que quase não aconteceu nos últimos anos — exceto a volta de Raikkonen. Horas antes da informação de Jordan, o Bild — cuja credibilidade é meio suspeita —, afirmou que Hülkenberg já tem um pré-acordo assinado com a Ferrari para o lugar de Massa.

Supondo que seja verdade, uma ótima vaga na McLaren e outra de médio porte na Force India se abrem. A McLaren que anos atrás quis Massa e Barrichello. E que, decerto, não partilha mais desta vontade nos tempos atuais. McLaren que já teve Raikkonen lá e que sabe que o finlandês está plenamente readaptado à F1. Logo, é o melhor piloto que tem para ir atrás.

A questão é que a Lotus e Eric Boullier vão fazer das tripas dinheiro para manter Kimi na equipe ao lado de, possivelmente, Grosjean — se o francês realmente aprender com a suspensão tomada pelo acidente na Bélgica. E é bem provável que consigam, visto que a equipe é grande e nos detalhes aqui e ali não tem chegado às vitórias.

Se devidamente descartado, as portas da McLaren se abrem aos novatos. O primeiro é Di Resta, familiar ao grupo de Ron Dennis e Martin Whitmarsh tanto pelas mãos da Mercedes quanto por seu ex-empresário, Anthony Hamilton, pai de Lewis. O segundo nome natural, mas nem tanto, que surge é o de Paffett. Eterno reserva da equipe, Gary vem fazendo temporada notável no DTM, chegou a ter mais de 40 pontos de vantagem para o resto, e nunca teve lá grandes chances na F1. E sua falta de experiência em tempos de poucos testes é que pesam contra. O terceiro nome é o de Pérez.

“Ah, vá, Pérez?” Sim, diante de dois fatos: 1) a entrevista que deu a Evelyn Guimarães em Spa-Francorchamps em que admite negociar com outras equipes que não a Ferrari, e 2) a Vodafone, principal patrocinadora da McLaren, pensa em reduzir seu patrocínio e pode não seguir na equipe depois de 2013. Pérez tem a rica Telmex, de Carlos Slim, jorrando dinheiro.

Mas seguindo pela primeira hipótese, a de Di Resta, então duas vagas se abrem na Force India. Uma certamente será de Bianchi, terceiro piloto da equipe, que tem por histórico sempre ascender seu reserva no ano seguinte. O outro carro? Massa.

Um dos patrocinadores da Force India é a brasileira Aethra, empresa de sistemas automotivos, que estampou sua marca no kart de Bianchi durante o Desafio das Estrelas do ano passado — evento com organização da família de Massa. A patrocinadora máster da Force India é a Sahara, que não vem bem das pernas depois de uma decisão judicial que vai tungar dela algo em torno de 3 bilhões de obamas. A Kingfisher, empresa aérea de Vijay Mallya, tem uma série de prejuízos e contas a pagar.

Bianchi e Massa têm em comum o mesmo empresário, Nicolas Todt. Que vem a ser parceiro comercial de Rafael Sportelli, dono da Aethra, na ART. Se a empresa tiver bala suficiente, pode ser a grande cartada de Felipe para ficar na F1.

Comentários

  • Deixemos a torcida de lado e analisemos. O país do Ayrton Senna é importante para a F-1. Tá, mas o segundo mercado da Fiat no mundo também é, e se chama Brasil. Pra mim o Massa só está na Ferrari (e isso há anos) porque a Fiat, dona da Ferrari, vende rios aqui! Então pra mim o desinteresse do Massa pelo assunto e a boataria que não tem fim é por conta de uma única coisa: FIAT NO BRASIL.
    Outra coisa é que o Massa foi um bom piloto, e faz a lição de casa melhor que o Barrichello. Nós somos torcedores, ele é funcionário. E como funcionário você se rebela contra o chefe ou faz o que ele manda e recebe o seu? Sim, você mesmo que está lendo isso aqui e tem um emprego.

    Duas questões importantes:

    1 – Santander não patrocinaria o Alonso para tomar tempo do Massa. São 2 carros lá. Fato
    2 – O cara ganha milhões. Quem torce somos nós. E o esporte só chega quando todos já se resolveram com a grana. O Massa fará o que mandarem, recebe milhões e beleza.

    Santander com o Alonso, Fiat (e Shell) no Brasil com Massa (houve até uma tal de Fórmula Fiat, se não lembram…), empresários ganhando horrores e nós todos torcendo. A coisa se fecha. Massa na Ferrari sim. E atrás do Alonso.

  • Outro cenario que eu acredito é

    2013 – Ferrari – Alonso/Massa
    2014 – Ferrari – Alonso/Kubica (Seria uma excelente jogada de Mkt para Ferrari)

  • Eu faria;

    Mclaren – Button/Di Resta
    Mercedes -Hamilton/Rosberg
    Ferrari – Alonso/Hukenberg
    Force India – Sutil/Biachi

    Massa não vai fazer mais nada na F1

  • Não descreveria melhor o cenário para 2013 que isso.

    Pelas declarações do Massa hoje, ele ainda pensa que está negociando com Ferrari, porém…

    Não sei não, mas acho que ele esta saindo da realidade ou é muito bom ator.

  • O Massa é competitivo?Pq o cara com uma Ferrari não consegue nem metade dos pontos dos seus compan heiros é complicado.

    Massa é uma mala!!!

    • É a Indy teria mais um ota ,brazuca ex entregagor da F1. assumidos e sumidos escudeiros de grandes pilotos (o mais jovem nem tanto,pois nem próximo consegue andar,talvez se arrastar??????)

  • De repente tudo ficou agitado, o trabalho de bastidores foi forte nas “férias”. Mas será que se o Perez sair leva o patrocínio? E o mexicano reserva da Sauber, se o patrocínio ficar, vai subir. Aonde caberia o Razia nisso tudo?

  • Quem dá as cartas na Ferrari é Alonso, todos sabem. Por que Alonso iria aceitar ter na equipe um segundo piloto que “fungasse no pescoço” dele? Lembrem-se de Alonso e Hamilton… Massa não faz sombra para ele, e serve para testar componentes novos que depois serão instalados no seu carro. Por que Alonso iria modoficar o status quo? Podem escrever: se depender de Alonso, e acho que depende, Massa renovará o contrato.

    • Comentário certíssimo T.Reis.

      …Mas você esquece que a Ferrari também quer ganhar o título de construtores, e para isso, precisa de um segundo piloto que chegue nos pódio, coisa que o Massa não está conseguindo.

      Massa não estaria na corda bamba se fizesse 3 ou 4 pódios por temporada, mas ele não faz pódio há ANOS….e isso não é o que se espera de um piloto de uma equipe de ponta.

  • Apesar de estar em terceiro lugar na sua lista de possibilidades da McLaren, algo me diz que Perez será funcionário de Ron Denis no ano que vem.

  • Se o Massa conseguir uma vaga na Force India é bom ele colocar as mãos para o céu e agradecer muito. Ele não é ruim, mas não se adaptou a nova realidade da F-1 com os pneus Pirelli.

  • Realmente faz todo o sentido e pelo jeito vc tá bem informado hein!? Agora, tudo isso evidencia que o “romantismo” do piloto rápido e admirado está cada vez mais longe do fator primordial para a dança das cadeiras. O protagonismo está cada vez mais nas mãos das parcerias comerciais e dos bastidores, e as corridas transformando-se em uma espécie de Cirque du Soleil, onde cada personagem tem seu momento de aparecer, e ao final tudo não passa de um espetáculo orquestrado.

    É… o negócio é trabalhar a cabeça da garotada pra ser personagem e não esportista apenas, e trabalhar mais forte em network fora da pista do que em desempenho dentro dela, não que não precise de talento e títulos, mas… só ele não valerá de nada não é.

  • Não acho, prefiro que o Felipe saia da F1 a permanecer em equipe média, acho que se realmente abrir uma vaga na McLaren ele é sim candidato e um dos fortes, mas é claro se não ficar na Ferrari. Esse boato que hulkenberg já tem um pré contrato assinado é bizarro, pois como todos sabem, a Ferrari preferi contratar alguém com mais experiência do que um piloto novo e sem muita rodagem, acho que se a Ferrari fosse nesse caminho (piloto mais jovem) Perez seria o grande favorito, acho que se Felipe não ficar, haikkonen e Sutil são os favoritos a vaga com uma leve vantagem para o Alemão.

  • Chamar Force India de “grande cartada” para Massa ficar na F1 foi muuuuita generosidade de sua parte, Victor.

    Depois de correr na Ferrari e disputar um mundial, decrescer para a Force India seria o que eu chamo de DESGRAÇA!!

    Se Massa não puder ficar na Ferrari ano que vem, que se aposente com dignidade. Já correu 10 anos na F1…tá de bom tamanho.

    …a não ser que ele vá pra McLaren, mas…parece bem improvável…

  • Nossa! Fazia tempo que eu não via um post tão bom por aqui. Parabéns pela ótima análise e preciosas informações. De fato, parece bem razoável que suas previsões se concretizem.

  • Alonso destrói a carreira de qualquer piloto!
    Lembrem: destruiu a carreira dos seguintes pilotos (exceção foi Hamilton)
    -Piquet Junior,
    -Fischicella,
    – Grojean,

    Massa baita piloto! rápido – arrojado.Ganhou do Kimi na Ferrari!Acelera Massa

    • Calma, baita piloto não, né?
      Na Sauber foi batido sistematicamente por Heidfeld e Fisichella. Só superou Villeneuve, que na época já era um ex-piloto em atividade.
      Na Ferrari foi sombra do Schumacher, e depois viu o Raikkonen ser campeão no seu ano de estréia, quando estava bem menos adaptado ao time do que Massa.
      Ah, mas teve 2008!!!
      2008 foi circunstancial. O Raikkonen estava com a cabeça mais no rali do que na F1. O Alonso estava fora de combate correndo no meio do pelotão com a Renault. O Hamilton sentiu a bucha de conduzir um time grande, fez um monte de m.e.r.d.a, especialmente nas provas finais.
      Em condições normais, Massa nunca foi piloto pra disputar título. Muito menos “baita piloto”.

      • Penso que piloto que dirigi com contrato em baixo do braço se quer é um piloto sério, “baita” então, passa longe. Esses contratos só servem pra equipe, vejo que esses “motoristas” defendem apenas os vencimentos. Eh saudade de um tal Ayrton Senna da Silva, brilhante, motivo de orgulho, primeiro pilotava e depois lia o contrato, a única vez que me lembro de ceder uma posição, foi em favorecimento ao grande amigo Gerard Bergher…

  • Massa saia da Ferrari!
    O Alonso destrói a carreira de qualquer piloto!Saia da Ferrari o quanto antes.
    Va para a William , tira o Bruno e procura o EIke para obter patrocínio !
    Fala que você conhece o CELO MOFA que ele te recebera na hora!

  • “O primeiro é Di Resta, familiar ao grupo de Ron Dennis e Martin Whitmarsh tanto pelas mãos da Mercedes quanto por seu ex-empresário, Anthony Hamilton, pai de Lewis.”

    Só uma informação, Di Resta rompeu contrato com Papa Hamilton, e passou a ser agenciado pela empresa da qual Jenson Button é sócio. Provavelmente por conta de conflito de interesses, já que Di Resta a muito almeja a vaga. Climão na McLaren.

  • Acho que o mercado este ano vai ser bem movimentado. Não acredito que Seninha fique, até maldonado merecia sair, mas como tem essa montanha de dinheiros….

  • Hamilton largando a maclaren e indo pra mercedes teremos trocas de muitos lugares:
    Mas tem piloto que vai ficar sem cadeira no fim porque tem piloto subindo da gp2 ( Razia ), teremos reservas assuimindo posto de titular ( Bottas ) vai falta lugar pra todo mundo e quem tiver dinheiro que se segure e quem não tiver que va andar de linea…

  • Esse empresário do Massa é muito bom mas este ainda continua na F1 só se continuarem precisando de um brasileiro na F1, mercado, debêntures etc etc

  • O Massa disse que fica na F1 somente se for em uma equipe competitiva. Será que ele considera a Force India uma equipe competitiva? Teve alguns bons momentos, como o segundo lugar em Spa com Fisichella, mas ainda não briga por vitórias. Mas ta sempre beliscando um quinto lugar, né.

    • E desde quando Mepassa briga por vitórias ?????????????????????????????????? Quem faz isso bate rodas más não entrega corridas sob condição alguma, só os ultra Bigs Nadegões o fazem e mesmo assim tomam pé na b…. do mesmo jeito.Quem entre corrida ganha jamais merece ser ao menos ganhador de algum gp é a vingança dos deuses da velocidade.Vide bundãoriquello que nem na formula dos rejeitados pela F1 consegue algum exito(o grande acertador de carros,huahhh ,ruahhhh,ruahhh!!!!!!!!!!!)

    • Não concordo c vc! afinal de contas, se não fossem as falhas da equipe, Felipe seria campeão mundial em 2008! pelo pouco que conheço, ele é um ótimo profissional e merece continuar em uma equipe de ponta !

        • e facio far quero ver estar atras do volante a 340 km por horas em fim a ferrari tem que melhora seu disepenho para que seu carro nao gastao peneutao rapido como voçeis virao a corrida dehoje que peres pssou o mssa e alonso asim como se estivece parado nao deu tempo de reacao.

      • Quando perdeu o título pro Hamilton, ele se abateu. Depois do acidente, onde quase morreu, se abateu mais ainda! De lá pra cá, não se tornou mais o mesmo piloto.

        Acho que ele amarelou. Já deu pra ele, mesmo!

        Mais sensato seria realmente pegar uma Force India, dar uma disfarçada por uns 2 anos, e depois tentar outros ares como, sei lá… Stock Car?