MENU

9 de setembro de 2012 - 14:28F1

Terra do bunga-bunga, 3

SÃO PAULO | Um breve devaneio aqui.

Desde a Malásia, quando Pérez brilhou em segundo, mas escorregou quando esteve para vencer ao tentar ultrapassar Alonso, tem se falado que ali se criava o novo piloto de Maranello. De forma geral entubando Kobayashi, Ligeirinho chegou ao segundo pódio no Canadá. Hoje, foi mais uma vez brilhante. E ninguém entende como a Ferrari já não o anunciou para 2013, ainda mais sendo membro da Academia da equipe.

O companheiro de Alonso tem de ter aprovação do próprio. A Ferrari nunca pensaria profundamente em Hamilton porque teria de pagar estipêndio volumoso e provocaria a Segunda Guerra do Mundial, depois da Primeira na McLaren. Raikkonen, que não tem nada assinado para o ano que vem, seria osso. Mas como Kimi saiu daquela forma, esqueça. Para onde se olha no resto do pelotão, o melhor que tem é Pérez.

Ainda que não seja o novo gênio da raça, Alonso não vai querer coçar a cabeça com um cara tão bom quanto Pérez ao lado. Melhor trabalhar para que Massa fique, mesmo. A escolha acaba sendo natural.

25 comentários

  1. Leo Santos disse:

    Também acho Victor,
    veja bem os exemplos de companheiros do Senna, eram todos babinhas, ehehehehehe.
    Afinal nada como não ter que se preocupar com o piloto na sua garagem. É um problema a menos.

  2. Mauricio disse:

    O Massa só perde esta vaga se morrer.

    Seu comentário é o óbvio ululante.

    Alonso é muito primadona para ser ameaçado em seu terreiro.

    É uma pena. Muito talento estragado por excesso de mimimi.

  3. Luiz G disse:

    Acho que Massa pode ser melhor do que Pérez se tiver um carro que serve ao seu estilo de pilotagem.

    …Mas, infelizmente, Massa nunca mais terá isso na ferrari já que a Equipe constrói carros para Alonso, que tem um estilo de pilotagem diferente e, consequentemente, a equipe só pra ele.

    Resta saber se o estilo de pilotagem de Pérez vai se adequar ao de Alonso.
    Quem não se adequar ao estilo de Alonso, vai ter sua carreira arruinada na Ferrari.

  4. Victor, entendo essa linha de raciocínio, porém, caso Perez seja mesmo muito melhor que Massa, até que ponto é vantagem para a Ferrari agradar Alonso e deixar muitos pontos importantes pelo caminho no mundial de construtores?

    Já sabemos o que Massa pode fazer com esse Fiat 147 melhorado. O que deve ser estudado é outra situação. Será que Perez poderia dar mais mais pontos para a Ferrari com este mesmo carro?

    Na minha opinião, a Sauber tem um carro bem melhor que o da Ferrari, um dos mais equilibrados do grid. Tem que ver se o Ligeirinho andaria tão bem assim na Ferrari como anda na Sauber. Talvez estejamos comparando laranjas com bananas, como diria nosso professor do ensino fundamental. Talvez este carro da Ferrari seja mesmo muito ruim e só Alonso no alto da sua categoria e sorte esteja levando essa carroça adiante e Massa, como é apenas um piloto muito bom, faz o que dá, que é isso aí. Não nos esqueçamos de 2009, em que Massa se acidentou e nenhum outro que o substituiu (Badoer e Fisichella) conseguiu dominar aquela jabiraca vermelha…

    Ultimamente, pra ganhar com a Ferrari, só sendo genial como Alonso e Kimi. Faz tempo que a Ferrari não tem um carro a altura de sua tradição. Mesmo Kimi quando campeão, só conseguiu por causa das brigas internas da McLaren e pela ajuda do Massa.

    Talvez estejamos cobrando demais do Massa, algo que só um gênio poderia dar… e ele não é um gênio, apenas um bom escudeiro para um gênio…

    Pode ser que o pessoal de Maranello saiba o carro que tem nas mãos e saiba que poucos conseguiriam ser melhores do que Massa vem sendo… a não ser que contratem outro gênio (Hamilton, Kimi ou Vettel), que irá bater de frente com o melhor dos gênios, Alonso…

    • Zé Fini disse:

      Como assim “Já sabemos o que Massa pode fazer com esse Fiat 147 melhorado”?. No início da temporada Massa tomou um coro danado do Alonso, mesmo quando o carro era ruim e aí aliás, é que ficou mais evidente a diferença de talento entre Massa e Alonso, que tirou leite de pedra do carro vermelho,.

      Massa melhorou um pouco quando o carro evoluiu tbm, pq no início do ano, era desastrosa a performance de Massa.

      • Zé Fini, 13 corridas já dá pra ter uma base do que o Massa pode fazer com esse Fiat 147 melhorado. Foi o que eu escrevi “Já sabemos o que Massa pode fazer com esse Fiat 147 melhorado”. Eu não falei que foi bem ou mal, só falei que já sabemos o que ele rende com esse carro. O que eu complemento é que não dá pra afirmar se Perez faria melhor ou pior com o mesmo carro. Pra gente fica na base do achismo. Pro pessoal da Ferrari deve ser mais fácil analisar, afinal eles sabem em números o estilo de pilotagem do Massa e devem ter uma ideia de como é o estilo de pilotagem do Perez, afinal é cria da casa e já testou pela Ferrari e sabem se a chance dele se dar bem com esse tipo de carro é grande ou não, entendeu?

  5. oaster disse:

    meu comentario anterior nao foi publicado…entao vou tentar novamente,….

    Vista a colocacao da Ferrari no Mundial de Contrutores(terceiro), nao vejo vantagem em manter o Massa. O papel dele eh ficar atras do Alonso mas nao tanto. Vao acabar levando o Titulo de piloto mas perderndo o de Equipes.

    Nao sei se Perez eh essa Brastemp que ‘ces tao dizendo.

  6. Murilo disse:

    Caso Hamilton vá mesmo ser superstar na equipe prateada, a Mclaren vai correndo pegar o Perez. Se é que já não pegou.
    A Mclaren tá precisando de patrocinador, a Vodafone deve sair ou diminuir a participação.
    Perez levaria o patrocinio do Carlos Slim, “pobrezinho” lá do Mexico.

    E quanto ao Massa, já era claro e evidente que fica na Ferrari por mais um ano. Alonso aprova e muito.

    Um possivel substituto do Massa poderia ser o Kubica, caso ele consiga superar o problema do ombro.
    Acredito que Alonso aprovaria a presença do polones na Ferrari.
    Eu acho que Alonso aprovaria e muito

    • Zé Fini disse:

      Aprovar, Alonso até aprovaria, só acho que Kubica não aceitaria ser segundo piloto, sem poder disputar um campeonato ou ter que dar passagem pra Alonso.

      • MTP disse:

        O polonês, se voltar, vai precisar de um ano de readaptação… talvez aceite uma posição de segundo piloto, pelo menos inicialmente. Aliás, acho que se ele estiver realmente interessado nisso, aceita até correr na Marussia ou HRT…

  7. celso disse:

    Victor,

    O Massa voltou. Ele, agora, só toma meio segundo do Alonso em classificação – que é o normal.

    O Perez está muito bem e com muita sorte nas estratégias – as 3 vezes que subiu no pódio foi por causa de estratégia diferenciada.
    Nas corridas em que ele larga com a mesma estratégia do Koba-mito e em que os 2 completaram a prova, 3×2 para o Mito. Em classificação, 8×5 para o japonês.

    Ainda bem que o pessoal da Sauber sabe disso e, provavelmente, renovará com o mítico piloto.

    Só está faltando mais sorte nas estratégias (e largadas melhores) para o Mito chegar lá.

    Abraço!

    Celso

  8. Ricardo Arcuri disse:

    Ah sim, sobre o Hamilton: duvido que ele saia da McLaren…. pelo menos, por agora.

  9. Ricardo Arcuri disse:

    Victor, pra esse ano, esquece. Massa so nao fica pro ano que vem se nao quiser. Logico que Perez é o futuro da Ferrari, mas nao esse ano. Eles estao certos de dizer que ele é bom, mas ainda ta verde.

    Relativo ao Raikkonen, qqer comentario por ele é mera fofoca. Enquanto montezemolo for presidente do grupo, ele nao entra. Simples assim.

  10. Heros disse:

    E o segundo lugar de Perez hoje derruba aquela tese maluca mirabolante lunática de que ele recebeu ordem pra não chegar de vez no Alonso na Malásia. Hoje ele foi segundo, pelo que me consta ultrapassando as duas Ferraris na casa da Ferrari e em um momento muito mais decisivo do campeonato do que o GP da Malásia.

  11. deutsch1933 disse:

    o piloto 2 da ferrari é um piloto 2. Pra que tanta babação de ovo? Tomara que o Perez va para uma equipe onde tenha a chance de vencer. na ferrari, com o alonso nao dá…. o santander banca a equipe…. imaginem…….
    claro que será o massa no ano q vem….

    • MTP disse:

      E Perez tem patrocínio para ser nº1 em qualquer equipe. Na Sauber, o coitado do “mito” Koba está ficando cada vez mais para segundo plano, principalmente nas corridas. E eu acho que o japa poderia estar andando no mesmo ritmo… ma$ fazer o quê…
      Como a McLaren perderá em breve os patrocínio da Vodafone e também do Santander (que será exclusivo da Ferrari), haverá necessidade de um patrocínio forte como o do Carlos Slim…

  12. mauricio disse:

    O problema de não contratar Perez, é deixá-lo disponível para equipes adversárias. O pode ter vagas na McLaren, Mercedes, Renault e Red Bull.

    • Zé Fini disse:

      Caso Hamilton realmente saia da McLaren, Perez poderia ter uma chance na equipe inglesa e ainda poderia trazer o patrocínio da Telmex, visto que o Santander está encerrando o contrato com a equipe.

    • MTP disse:

      Red Bull já anunciou Webber por mais um ano.
      Sobra a McLaren, e isso se Hamilton realmente sair e substituir Schumacão na Mercedes.
      Na Mercedes, se não for Hamilton, vai ser di Resta ou Hulkemberg, com certeza. Acho difícil o Schummi continuar…
      E Massa vai ter mais um aninho na Ferrari, mais por falta de opções, pois o brasileiro não tem feito nem o suficiente para ser um bom segundo piloto, pois este tem que andar entre os ponteiros, e ele só fez isso em Monza e em Silverstone.Uma pena, mas depois do acidente e da mudança para os pneus Pirelli, ele não conseguiu se adaptar e dificilmente vai voltar a andar num ritmo para lutar por vitórias.

  13. É amigo, se o Felipe Massa ficar na Ferrari não mudará nada em 2013, ele ficará como um completo subalterno do Fernando Alonso e há Ferrari dificilmente conseguirá ganhar o seu campeonato de construtores. É amigo, o Sérgio Perez mostrou o seu cartão de visitas bem na casa da Ferrari, ultrapassando os anfitriões sem conhecimento, e ainda fazendo uma corrida bem superior ao Massa. É Luca Di Montezemolo (Presidenta da Ferrari) o senhor já tem uma boa opção e só não vai contratá-lo porque não vai com a cara dele. É lógico que o Sérgio Perez seria um segundo piloto do Alonso, mas pelo menos ele merecia um contrato de pelo menos um ano, o que seria em 2013 e dependendo do desempenho, teria uma cláusula de renovação.

  14. Guilherme Carneiro disse:

    Comentei isso no blog do FG meia hora antes de vc postar aqui… O massa já esta lá… SO nao divulgaram, a chiliquenta nao quer dor de cabeça como teve com lewis…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>