Terra do Bukit Timah, 2

F1 Grand Prix of Singapore - Qualifying" src="https://victor-martins.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2012/09/152568709_10-1024x705.jpg" alt="" width="434" height="298" />SÃO PAULO | Vettel fez a trinca nos treinos livres e Hamilton ficou na dele, talvez rindo da cara e do capacete purpurinado, ai, que badalo!, daquele que parecia ser seu grande adversário na luta pela pole. E Lewis fez o que dele se esperava, com esse canhão prateado: encaixou a volta rápida no momento certo. Mais de 0s5 na frente da Red Bull #1, que nem na primeira fila larga. There comes Maldonado, oh!. “Mas a Williams parecia não incomodar”. De fato. Mas tem esse fator Maldonado em pistas de rua. É tipo uma luva. Esqueci deste detalhe.

Maldonado sempre andou bem em Mônaco desde os tempos de GP2 e vencia no Principado mesmo andando de biga. Tem até uma história que rola por aí que em 2005 o rapaz quase foi impedido de correr lá porque machucou um comissário e que o pai pagou para livrar a cara do filho. Monte Carlo sucedeu a prova de Barcelona, onde ele venceu, e Pastor foi um desastre lá. No caso, foi exceção. Em Valência, andou bem demais até bater com Hamilton – 1mmmm… – nas voltas finais. Agora em Cingapura aparece em segundo no grid.

Naquela lista de aliados contra Alonso e tal, Hamilton não pode considerar muito Maldonado, não. Se bem que neste instante, a Williams já deve ter chamado um psiquiatra, um psicanalista e um terapeuta para botar na cabeça do venezuelano que a vida é mais do que uma largada e que dá para chegar aos pontos largando, puxa!, em segundo.

Vettel está ali em terceiro, largando do lado limpo da pista, que não deve significar tanta coisa de vantagem. E Button vem em quarto, à frente de Alonso. Faltou só Webber para que o cenário ideal de Hamilton fosse desenhado neste treino. Mas nem na frente de Di Resta o australiano conseguiu ficar. Aquele Webber competitivo da primeira parte da temporada deve estar na Tasmânia.

Mas num exercício muito puxado, sem supino, de aplicar o grid ao resultado final, Hamilton tiraria 15 pontos da diferença de Alonso, reduzindo a 22. Tá bom demais para uma corrida, sendo que faltam mais seis.

Alonso não tem carro para brigar com McLaren nem Vettel. Assim, o quarto lugar é, em tese, o que pode alcançar. Mas tem uma coisa que será preponderante e fundamental: os pneus.

Pneus que não atrapalharam a vida de quase ninguém na Itália, mas que em Cingapura não estão durando 5 voltas e 3 contos de réis. Massa, lá atrás, culpou-os. Chegava na parte final da volta, e já não tinha mais aderência. De fato, a Ferrari vinha pedindo que o brasileiro cuidasse dos calçados. E pode ser que até seja bom para Felipe, como diriam na TV, largar acima de décimo podendo escolher sua estratégia – que seria largar com os macios, diferente dos supermacios da turma dos oito primeiros. Que é o que Schumacher e Rosberg devem fazer amanhã, já que não participaram do Q3.

Essas Mercedes, sei não, podem dar o pulo do gato tal qual Pérez fez em Monza. É bom Alonso e a Ferrari ficarem de olho.

Quanto a Senna, o caderninho de Bottas foi aberto de novo. Ôto toque no muro, desta vez danificando a suspensão. Senna tem de fazer um cursinho de classificação. Um supletivo. Um mobral. É um tanto quanto feio compará-lo a Maldonado no sábado. É sempre naba. É sempre um terror. E Kobayashi ficando no Q1? Porra, Mito!

Para o domingo, obviamente Hamilton é favorito, mas numa pista como esta, calor, desgaste de pneus e físico durante quase 2 horas, possibilidade de safety-car e tudo mais, o carro mais rápido da McLaren acaba parecendo um detalhe de luxo. A Red Bull é boa em ritmo de corrida e esperta em tática. É aí que Vettel pode se dar bem.

Comentários

  • Alguem rogou praga!!!!! Enquanto o tio era o Rei dos Qualificações o primeiro sobrinho não passa de um Bufão. Como estamos mal representados,assim não ha audiência que resista nem com todas as babaquices ufanistas de Gagalvão Globueno,querendo dar cor onde vemos só escuridão, Sera que a emissora do plin plin não faz pesquisa para saber que sua perda de audiência pode estar ligada a chatice de seu narrador mor,mas o pior talvez seja saber que os outros ainda são piores e nada afeitos ao automobilismo. Mas que Gagalvão já não agrada mais com sua perceptivel arrogância ,isto é um fato. +Alem do mais é tido como pé frio.