Terra do Yo-gashi, 2

SÃO PAULO | Vettel estava muito rápido nos treinos livres sem usar os pneus macios. Ali tinha. O cara tomava só 3 décimos da rapa, leia-se Hamilton, com os compostos que eram mais lentos. Então é simples e conclusivo que sua pole e seu domínio sejam naturais. Talvez seja estranho ver Webber, apagadíssimo nas últimas provas, a seu lado. Escudeiro? Provavelmente. Talvez desnecessariamente se imaginar que Lewis parte ali atrás em nono, só. E Alonso, com a punição aplicada a Button, em sexto.

Webber tem a missão de ficar ali, postadinho em segundo, para evitar que Alonso, o rabudo, só veja sua diferença descontada em sete pontos. Melhor que tire mais dez, já que a Chiliquenta tem plenas chances de beliscar mais uma vez o degrau menor do pódio.

Ao treino em si: Vettel reinou. Não deu muita graça e nem chance aos rivais. Se a Red Bull mantiver esse ritmo e essa fachada de que é a velha Red Bull, traça a prova sem muitos sobressaltos. Ainda mais com Hamilton tendo lá atrás uma tarefa das mais inglórias. Kobayashi e Grosjean, se não se acharem, não devem ser lá muito problema para a dupla taurina, embora o desgaste absurdo de pneus favoreça o Mito da Sauber. Só que ele larga mal, coitado, e ainda tem o carrinho bate-bate ao lado. Por isso que Alonso tende a ter um alívio na corrida se olhar ali pra frente, considerando Pérez como sua grande ameaça.

Mas bem que poderia dar Kobayashi…

Button vai ter de funcionar como o funcionário do mês para Hamilton, se a McLaren ainda tiver tesão de fazer Lewis campeão. Jenson parte em oitavo por conta da punição de cinco lugares pela troca de câmbio e tem equipamento para ir incomodar os ponteiros. É aí que Alonso realmente tem com que se preocupar.

Massa foi degolado no Q2 de novo. Ai, ai, ai. E Senna, coitado, encontrou um piadista Vergne no meio do caminho e caiu já no Q3. Não à toa estava puto. Mas Bruno tem uma maldita sina de ir mal na classificação, então nem chega a ser um descalabro vê-lo numa nona fila. Há de sofrer na prova. Beliscar os pontos, algo que precisa demasiadamente, vai ser bem complicado. Brasilino Pacheco nem vai dormir hoje.

Em suma, e como a noite requer algo curto, Vettel é mais do que favorito com essa Red Bull que cheira a dobradinha. Alonso deve beliscar o pódio. Isso se o Mito não estiver imbuído de um espírito de National Kid. Ou se as McLaren tiverem escondido o jogo em algum lugar do Japão.

Comentários

  • Sobre o Bruno eu posso estar errado mais fiquei com a impressão que ele perdeu mais tempo dando todo aquele chilique dentro do carro do que por ter sido atrapalhado pelo Vergne.

    Acredito que se ele não tivesse tirado o pè pra ficar acenando ele tinha até passado para o Q2, mesmo com o tempo perdido com o Vergne.

    • Também vi isso cara. Na minha visão, ele nem foi atrapalhado, MAS se ele foi atrapalhado foi no começo da chicane e bem pouco…depois ele deu aquele chilique todo, mas dava pra fazer normalmente o contorno.

  • Hum,

    Vocês que tem twitter, o Hamilton já postou a telemetria da McLaren hoje? Pois, mesmo com Button punido, ainda ficou na frente dele…. como pode?