Terra do shanti, 2

SÃO PAULO | O resultado era mais do que esperado e o temor que surge é de que a corrida deste domingo seja um porre de Chalise tal qual as últimas corridas — a da Índia do ano passado e a última na Coreia. Se Vettel apontar naquela primeira curva na frente, não há muito o que fazer. Webber vai comboiá-lo e as McLaren, apesar do discurso todo positivão de quem vai pro segundo turno 20% atrás nas pesquisas, já sentem a derrota.

A Ferrari, então, pfff!… terceira fila é o máximo, e ao menos Massa está ali para fazer companhia a seu amo e senhor. Aliás, o grid de hoje, a classificação em si, nem parecem a F1 de 2012. Lembram a de 2011, sem muita emoção, blasé.

Só a partir da quarta fila que há uma mescla de carros, os primeiros pilotos de suas equipes: Raikkonen, Pérez, Maldonado e Rosberg. O que significa dizer que os companheiros foram tungados no Q2. Grosjean larga na 11ª; Mito foi mal demais, está em fim de carreira, gente que se desfaz; Senna-cometi-um-erro é 13º e Schumacher, 14º. A não ser que arrisquem nas estratégias, não devem fazer grandes coisas. O que, como diria o filósofo, é ruim para Bruno.

Convenhamos: só o dinheiro de Senna o garante em algum lugar no ano que vem, vai.

Posto isso, não é nem questão de ver o que vai acontecer amanhã, mas o negócio é já começar a pensar se o campeonato acaba antes do GP do Brasil, dada a facilidade com que Vettel tem levado as coisas. Alonso, que pretendia brigar pelo pódio, pode sair da Índia pior que a emenda. E temo pelo nosso sagrado sono.

Como diria o professor Pasquale, é isso.

Comentários

  • Lamento pelos “camisa 12”, mas como é ruim esse Bruno Senna! Deus que me livre!!!

    Vídeo do “camisa 12”
    http://www.youtube.com/watch?v=nJsqxzZpNkg

    Já estou querendo o “Pé de Chinelo” de volta na Williams, seria um retrocesso pelo lado da “renovação” mas pelo menos, o time ia fazer mais pontos com esse bom carro da Williams.

    Batalha de Grid: Maldonado 13×4 Bruno(no “relógio” esta 15×2 para Maldonado, Bruno só bateu o companheiro na pista em duas classificações, nas outras(MON/ITA),dependeu de punições de Pastor pra largar a frente). Batalha pelo “Q3″ Maldonado 10×1 Bruno(Pastor se classificou entre os seis primeiros no grid, em 5 oportunidades. Cadê Galvão e R.Leme nessa hora para destacar batalha de Grid?). Vitórias: Maldonado 1×0 Bruno, Poles: Maldonado 1×0 Bruno, Pódios: Maldonado 1×0 Bruno. E ainda tem gente que torce para Bruno ir para a F.India, imagina se pega Di Resta ou Hulkenberg como companheiro…

    Colocação atual no Mundial:
    15º)Maldonado,33 pontos.
    16º)Bruno,25 pontos.

    Bruno esta em estado terminal, só Eike Batista o mantém na F-1, o sobrinho jogou outra boa chance fora(outra foi em 2011 na Renault, se fosse fera, Bruno poderia estar no lugar de Grosjean na Lotus), não tem como reverter o jogo nas proximas 4 provas, no geral, ele foi massacrado por Maldonado. Pra piorar, ainda existe o fator grana onde Pastor é forte, mas esse se destacou várias vezes em 2012, pra quem esta em time mediano foi um bom ano. Pastor merece pelo menos o benefício da dúvida, velocidade ele tem de sobra. O fato de se envolver em muitos acidentes se deve por largar no pelotão do meio, é difícil controlar o nervosismo. Já as pixotadas do sobrinho em treinos e corridas só ficaram no abafa…

    Dos melhores times do meio do pelotão(Sauber,Williams e F.India), Perez conseguiu durante o ano 2º,3º,6º,2º. Kobayashi fez 6º,5º,4º,3º. Di Resta fez 7º,6º,7º,7º,4º. Hülkenberg fez 5º,4º,7º,6º. Maldonado fez pole e venceu um GP, em classificação sempre surpeeendeu. Também se destacou em várias provas, o problema foi controlar a ansiedade, coisa que vem fazendo desde Monza.

    Já Bruno Senna(no geral), é o que tem os piores resultados, o máximo que fez foi 6º,7º,7º(não levei em conta de 8º a 10º porque isso já é obrigação entre Sauber, Williams e F.India). Até pra superar os pilotos da Toro-Rosso o sobrinho sofre nas corridas.

    Meteram tanto o pau no Maldonado, mas Bruno em 2012 se “enroscou” várias vezes: AUS(2x),MAL(1),CHN(1),ESP(2x),EUR(1),ALE(1),ITA(2X),CIN(1),JPN(1)…muita coisa! Fora as pixotadas em treinos-livres e classificações. Em Cingapura foi um show de besteirol, Bruno chegou a bater no mesmo lugar por 3 vezes, na corrida tocou no muro, dessa vez de pneu.

    O tio deve esta se revirando no túmulo, estamos falando de uma campeonato mundial, o piloto já tem que chegar preparado(abaixo alguns exemplos). Não tem esse papo de “eterno ano de aprendizagem”.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_di_Resta

    http://en.wikipedia.org/wiki/Nico_H%C3%BClkenberg

    http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas

    Pachecada metem o pau em piloto “pagante”, mas sorte do sobrinho que existe isso, senão ele nem estaria na F-1. O problema não é ser piloto pagante(muitas vezes o piloto consegue apoio porque é muito bom, então, leva crédito). Fangio foi bancado pelo governo argentinho, da mesma forma que Maldonado foi bancado por Hugo Chavez, a diferença fica mesmo no talento. Quem mostra serviço, logo pula para um time de ponta e afasta a sina de pagante(Perez). Quem não tem talento diferenciado fica na F-1 até a grana acabar, simples…

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Senna

    E não adianta fazer dramas, vindo de um país que se lixa para o esporte a motor, Felipe Massa e Bruno Senna, estão de bom tamanho. Palmas para a Alemanha que investiu em seus pilotos de base, o resultado esta aí na pista com Vettel, Rosberg e Hulkenberg…

  • É incrível como o Bruno Senna corre bem na sexta e no qualy é uma lástima. O cara amarela toda vez. Já o Sebastian Vettel… ah, esse nem precisa falar, que todo mundo já sabe que em volta lançada, nem a morte da família inteira e de seus amigos, não o atrapalha.

    Acho que a corrida amanhã vai ser chata, caso Vettel não sofra nem um ataque na primeira volta. Agora, se ele passar a primeira volta em primeiro…adeus campeonato pro Alonso. E acharei muito bom.