A chance de Simona
SÃO PAULO | O jornalista Dave Furst, da WRTV-6 (afliada da ABC em Indianápolis), informou há pouco que a KV vai anunciar Simona de Silvestro como companheira de Tony Kanaan na temporada de 2013, em uma programa que deve fundir a equipe de Jimmy Vasser à HVM.
A HVM sempre teve voo solo nesta Indy reunificada, e assim Simona nunca teve oportunidade de receber auxílio de um parceiro. De Silvestro é de longe a pilota mais rápida do automobilismo mundial e, numa comparação honesta, é melhor que este Rubens Barrichello de sua primeira temporada na categoria americana e Ernesto Viso. E será importantíssimo para seu desenvolvimento ter Kanaan como seu tutor no ano que vem.
A necessidade de conter gastos na Indy tem levado à união de algumas equipes na Indy, como aconteceu com Panther e Dreyer & Reinbold durante este ano. Mas a série vai viver novos tempos — talvez mais obscuros — depois do golpe dado em cima de Randy Bernard e que deve promover o retorno de Tony George, o homem que destruiu a Indy com a cisão em IRL e Cart em 1996, ao comando.
O que um “escrevente” é capaz de fazer pra ter uns comentarios a mais????
VM responde: Agradeço mais um.
Fico feliz por ver que a menina vai ter chance de guiar numa equipe mediana, onde poderá mostrar melhor suas habilidades e obter eventuais bons resultados. Mas seria ela melhor que Bia e Danica? Só o tempo dirá…
Melhor que a Danica, com certeza. ; )
No passado tentei ser fã da Danica, mas ela é muito fraca, só sabendo virar o volante para a esquerda. Se bem que ela teve 2 pontos altos: Sexta colocação final em 2008, vencendo a prova de Motegi, e no ano seguinte, a primeira colocada do “resto”, atrás apenas das 2 Penskes e das 2 Ganassis. Mas depois, mesmo ainda estando na Andretti, entrou em decadência..
A Bia, coitada, depois de 2 temporadas na Lights, sendo uma delas muito boa, e com um total de 3 vitórias, mostrou que a falta de regularidade é seu ponto fraco. Existe um evidente abismo entre seus desempenhos em 08 (muito bom) e 09. Na Indy, quando muito fez corridas razoáveis, e na sua única temporada completa, não agarrou a oportunidade. Este ano ela mostrou não ter se adaptado muito bem ao novo chassis. Um pena. Mas não sei por que, simpatizo demais com a Bia e ainda tenho a esperança que ela dê a volta por cima.
Tenho que dar o braço a torcer para a Simona. Ela chegou a liderar o Grande Prêmio de SP por algumas voltas, além de mostrar bastante arrojo e alguma regularidade, quando o carro da HVM deixou. Enquanto que Bia tinha uma estrutura bem maior, Simona, sendo a única pilota de uma equipe pequena, além de ficar fora de 2 provas (Bia ficou fora de uma), conseguiu fazer mais pontos que a brasileira. Esse ano a suíça foi meio que humilhada pelo motor da Lotus, mas nunca desistiu e agora vai ser talvez a única companheira de Tony Kanaan na KV. : )
Victor, acha a Simona melhor que a Danica?
knorr e maggi !!!
Grande Victor,
Barrica tava sem lugar pra correr, fez “charminho” para aceitar a vaga na KV (que já tinha aceitado – era jogo de cena) e após algumas provas, passou a criticar a KV.
Este cenário do Barrica de “meter o pau” isentando a sua responsabilidade já conhecemos de 2 décadas…
Corretíssima a atitude da KV.
Barrica já falou aos cotovelos que quer outra equipe para “ganhar”. Surgiu os boatos que ele quer correr de Honda…
A KV é profissional e precisa de grana para fazer seu orçamento. Não ficou a mercê dos “mi-mi-mis” do “melhor piloto brasileiro da história” e antecipou coma escolha da Simone (que sofreu com o motor Lotus neste ano mas concordo contigo sobre seu desempenho)…
Abraços,
Marcelo
Chefe, corrigindo, Simona….
VM, não tem nada de fusão de equipes. A Simona está vindo com o seu patrocínio (o mesmo de 2011 e 12) e com dois engenheiros que trabalhavam com ela na HVM. A HVM está sem piloto e sem grana, não sei nem se vai existir em 2013.
Sinceramente, eu acho que a Indy acabou faz tempo. Se não fosse as ‘500 milhas’ a indy já tinha acabado. Gosto do estilo “despojado” da indy, lembra um pouco, mas um pouco a Formula 1 nos anos 80. Se bem que o jeitão da indy sempre foi esse mesmo.
Ví campeonatos sensacionais da Indy, os de 93 e 94.
Quando a indy “rachou”, a Fórmula Mundial ficou muito legal com o Zanardi, Greg Moore, Fittipaldi, Moreno com o carro da Data Control com chances reais de título no final do campeonato, Da Matta entre outros. O campeonato era organizado, disputado, tinha estrutura, as pistas eram boas, era tudo muito divertido.
A IRL era um “arranjado”, só se salvava com as 500 milhas, e lembro que em 96 a corrida de Indianápolis foi disputada com carros adaptados de 89 e 90!!! O problema é que os americanos gostam de ovais e corridas nos Estados Unidos, então, a Champ Car começou a diminuir até se acabar.
Pra mim a ChampCar acabou principalmente por causa das 500 milhas, que sozinha atrai mais dinheiro e público que o restante da temporada junta.
Hoje vejo a indy como um campeonatozinho de Várzea mequetrefe, A estratégia de corrida é na base do achismo. As pistas são uma negação, pobres e ninguém quer ir lá ver. O campeonato é muito desorganizado e não tem nada de interessante. Começo a assistir a corrida e não aguento ver 20 minutos. Nem eu e nem quem vai ver as corridas lá.
Acho que o XV de Jaú tem média de publico melhor que a Indy.
Mesmo dessa forma, as corridas ainda se tornam mais interessantes que as da F1 (Fila 1ndiana).
que bom. essa menina tava merecendo. sempre andou bem, mas 2012 foi dose, com esse pseudo motor da lotus…
parece que nao aceitaram a volta do tony george.
Uma pena que a Bia não se adaptou tão bem à categoria como a Simona. Mas posso virar fã da suíça se ela conseguir andar na frente. É esperar pra ver… : )
Incrível a vontade de desmerecer o Rubens que o pessoal do grande premio. Tem pra que serve um tipo de comparação com esta ?
VM responde: Temos um adicional de 54% só pra desmerecê-lo. Mas perdemos tudo assim que vemos que o leitor não entende.
Que bom que perdem
+ português – automobilismo. Entendeu? Os sinais gráficos ajudaram? Bando de analfabetos funcionais.
Valeu professor Pardal.
é Pascoal, sua anta galopante! o Pardal é o das engenhocas… esse ai confunde a ave fenix com o gato felix fácil….
VM: seu lindo, pronto, falei…
Wandelcro do Bier cara eu falei Pardal mesmo não to enganado foi de sacanagem com algum que se mete onde não era pra se meter falei para o dono do blog que não acho justo o tipo de comparação que foi feita peso desculpa ao Vitor se não intendi o que ele falo mas pros outros como você não estou nem ai.
Apesar de achar que que o pessoal do grande premio pega pesado com o Rubens continuo acessando o site e os blogs todos os dias pois e a maior e mais isenta fonte de informação sobre o esporte a motor que se tem no Brasil.
Caro Evandro, peso desculpa? Intendi? Falo?… Bom, está explicado.
Sem querer ser chato nem mal educado, mas vc esta muito equivocado.
Victor, só uma correção, pois pelo que notei no tom do post, você andou dando ouvido às viúvas da ChampCar, que tradicionalmente maldizem o Tony George e o culpam pelo racha na Indy.
Primeiro que o racha na Indy começou em 1979, por culpa dos fundadores da CART: Pat Patrick, Roger Penske, Dan Gurney, e companhia. A família Hulman-George perdeu o controle da Fórmula Indy e o que o Tony George fez 17 anos depois foi tentar retomar o controle daquilo que lhe seria herança de direito no passado.
Segundo que por mais que o Tony George tenha errado nesses últimos 20 anos, ele adquiriu aprendizado importante, e por ser alguém nascido e criado no meio automobilístico, tem muito mais bagagem, experiência e legitimidade para comandar a Fórmula Indy do que um peão de rodeio como o Randy Bernard.
Terceiro que a Fórmula Indy andava meio mal administrada pelo Randy Bernard, que toda hora inventava moda. Ultimamente veio com essa de desfigurar o modelo tradicional da categoria ao implantar rodada dupla e largada parada, ChampCarizando de vez a F-Indy. Sem contar que ele não tem traquejo e arrojo em negociar com promotores de circuitos ovais, tanto que na gestão dele o que mais ocorreu foi a saída de pistas ovais do calendário. Kansas, Chicagoland, Homestead, Kentucky…
E ainda, indiretamente e sem culpa, “matou” o Dan Wheldon ao promover aquela corrida roleta-russa em Las Vegas, onde o Randy se preocupou demais com a parte promocional e esqueceu totalmente de checar se o circuito oferecia condições de segurança apropriadas.
Portanto, antes de cair no senso-comum de falar mal do Tony George, e achar que a Indy passará por períodos obscuros no futuro, é importante lembrar mais cuidadosamente do que aconteceu no passado distante e no passado bem recente.
Concordo plenamente!
legal a noticia, sinto falta de mais noticias sobre a Indy pelos sites e jornalistas automobilisticos brasileiros… abcs
Parabéns pela sinceridade. Simona é a “pilota” mais rápida de todas (sorry, Bia) e dos novos está no nível de Josef Newgardeen e pouco abaixo de Simon Pagenaud. Alguém a ser investido. Seria interessante ve-la no DTM.
“Melhor que Rubens Barrichello”. Menos Victor… Menos!!!
VM responde: Releia. Acho que você é capaz.
Doia ver a Simona andando lento daquele jeito, por causa de um motor Lotus capenga. Ela realmente é a piloto feminina mais rapida do mundo e tinha um carro muito aquem do que merecia. Ate Milka Duno pilotou carros mais competitivos…
Agora, confesso que recebi a noticia da saida de Bernard com MUITA preocupaçao. Agora temo honestamente pelo fim da categoria. Começaria pelo fim de meu interesse, caso TG tome as redeas de novo….
É simples e direto: os chefes de equipe nao podem ser donos da categoria. Cada um puxa a sardinha pro seu lado e nunca iria existir neutralidade, que existia com Bernard. Simples assim.
Errado. Funcionava na CART. A coisa desandou por lá quando saiu a Indy 500, que sempre foi a principal vitrine da categoria. Aí houve um monte de cagadas e azares (acidente do Zanardi, alta dos custos, redução de etapas em ovais), a Nascar aproveitou o vácuo e as duas categorias capengaram.
Simona melhor que Barrichello???? Só falta agora dizer que se o Malddad não for um grande prefeito, nunca mais vote no Maluf!!!
VM responde: Simona é melhor que o Barrichello que correu esta temporada da Indy. Não sou muito bom de desenho, mas acho que tá claro.
da pra passar a regua no contrato