O que será que Senna

SÃO PAULO | E como já antecipado no Grande Prêmio com o retumbante Américo Teixeira Jr. há 27 dias, Senna não será piloto da Williams em 2013. A equipe confirmou que Bottas será seu substituto no ano que vem, ao lado de Maldonado.

Era mais do que esperado, pois, e Bruno não fez lá uma temporada das mais frutíferas. Seu desempenho em classificações é o maior pecado. Falta algum arrojo, mais malícia, um tchan — falando nisso, o É o Tchan vai voltar com a formação original, é isso? Mas diante do que tem no mercado disponível, Senna é o segundo melhor. O primeiro, claro, é o Mito Kobayashi, que olha bastante para uma equipe aí que voltou a vencer este ano e tem um piloto que gosta de ficar sozinho, e Kamui tem arrecadado bastante para continuar a carreira naquele site de ‘support’.

“Oh, céus, oh, vida”, resmunga Brasilino Pacheco. “O que será de nós?”. Calma. Senna viajou na noite de ontem para a Europa para resolver sua vida, depois de ser anunciado como uma espécie de novo garoto-propaganda da LG. E falando em calma, é assim que o piloto tem se apresentado a seus chegados, típico de quem tem a garantia de quem vai estar na F1 no ano que vem.

O que se sabe, por enquanto, é que não vai demorar um anúncio. Force India e Caterham seguem na jogada, mas a vaga que ainda resta na Lotus não está descartada, não. O problema lá está relacionado a conflito de patrocínio: a Gillette (P&G) do brasileiro contra a Rexona (Unilever). Senna tem a garantia de que todos os apoiadores deste ano seguem com ele.

Só um adendo, para colocar uma pimenta: a Gillette (de lá de fora) está para fechar um acordo com a Ferrari, do grupo Fiat, que encontra no Brasil seu maior mercado fora da Itália — daí o gosto, por assim dizer, de ter um brasileiro no time.

Comentários

  • Ah! Antes que me esqueça, num blog normal, os posts mais recentes ficam no começo da página e não no fim como está acontecendo no seu. Ler os comentários aqui dá até dor de cabeça de tão confuso que fica por conta dessa organização invertida.

  • Tanto blablabla inócuo…

    As noticias que correm mundo continuam especulando Senna na Force Índia.
    De Lotus só volta para lá se matarem o Bouillier.
    Já a vaga da Lotus está sendo disputada muito a sério entre o Grosjean e o Kamui Kobayashi.
    Se der o japonês, teremos a dupla de pilotos mais interessante do grid em anos!
    O problema continua sendo o Bouillier. Todos sabemos que ele é fã do Grosjean. Porém, depois da própria declaração do piloto no final da semana passada, acho tem gente muito importante dentro da Lotus que não esquece os carros que ele destruiu durante a temporada… Declaração do piloto: A F1 é um lugar impiedoso, onde não se tem tempo ou espaço para esquecer ou perdoar…

  • Infelizmente para nos brasileiros o Luiz Alberto esta certo. Só faltou complementar o fato de nos termos que agüentar o Pacheco mor Galvão Bueno.

    PS: Gostei muito da transmissão feita pelo Sportv, acho q vai ser o futuro das transmissões pela TV, com a audiência caindo cada vez mais. Só vai sobrar nós, os filhos da década de 80, que foi a melhor época do automobilismo brasileiro na formula 1.

  • Infelizmente ,a bem da verdade o Brasil atualmente só tem piloto para compor grid e não vemos a médio prazo ninguem do nível de Emerson ,Piquet pai e Senna tio .se for por sobrenome de família ,quem sabe o Pietro Fittipaldi,más formado no automobilismo americano eu tenho minhas duvidas,más quem sabe, de la ja sairam Dan Gurney e Phil Hill(grandes pilotos dos tempos do bateu morreu),Porque na minha opinião estes que ai estão,jamais farão mais do que já fizeram.E tambem acredito que a coisa mais notória que o primeiro sobrinho sera lembrado pela sua passagem pela F1 é ter quase conseguido dar o titulo para O Dick Espanhol as custas de mais uma largada atabalhoada(largando la de trás como de costume ,pois é muito ruim de classificação) E/t; Como este espanhol se serve de lacaios brasileiros para atingir seus objetivos,parece até que os nossos colonizadores eram espanhóis.pois o segundo piloto dele se comporta como Sancho Pança ou Sargento Garcia ás ordens de seu capitão.
    Gostem ou não ,más a verdade é que Bruno S. Lalli se não estiver no grid em 2013 não fará falta alguma, nem para nós e muito menos para o resto do mundo.

  • Bruna Senna na minha opnião de fã de automobilismo e somente um bom piloto , pode ser campeão um dia , com um belo carro , pode , temos vários casos como este , exemplo Damon Hill . Teve um colega que disse que o melhor piloto hoje no mercado era sutil , e ele tem razão , o koba e muito bom , tem velocidade , mas não tem concistencia . A cada dia que eu passo , valorizo mais Button , não e um piloto brilhante , não e um Alonso nem Vettel mas faz um arroz com feijão uito bem ,

  • Acho que a Lotus não contrataria um piloto experiente, já tem o kimi, que não é tão velho assim, diga-se, mas tem muita bagagem. A Lotus vai contratar um piloto mais novo mesmo, na verdade vai renovar com Grosjean, acho. Senna na Force India. A ultima vaga que vai ser mais disputada, quem tiver mais grana leva. É isso basicamente. Ahh e acho que Koba vai ficar como piloto de testes de alguma equipe.

  • Victor, vou fazer uma pergunta e sei que vou levar muita pancada…
    Esta se falando em vaga para muita gente, Sutil , Bruno, Koba, Alguesuari e outros mais… tendo como principal alvo a vaga de Grosjean…
    Você entende que não há mais espaço para o Rubinho? Do meu ponto de vista o Rubinho é muito melhor que o Grosjean, acho ele melhor qe o Weber e no mesmo nível do Button… inclusive acho que se o Rubens estivesse na Mclaren ou na Red bull ele seria tão efetivo quanto os dois…
    Agradeço se responder…
    Agora que venham as pancadas…

  • Victor, bom dia!

    Já que você comentou da LG, me lembrei de um fato interessante durante o GP Brasil.

    Eu estava na arquibancada do Setor A e, perto da hora dos desfiles dos pilotos, um monte de gente da manutenção de outdoors entrou na pista para mudar o patrocínio da LG para Pirelli, aquele que fica na reta principal na linha de largada.

    Você sabe o porquê? Ficou uma baita dúvida do pessoal na arquibancada…

    Abraços

  • Com Koba, Sutil e Kova disponíveis, na minha opinião o Bruno seria o 4º colocado, ou 5º se considerar o Glock, que merece coisa melhor que a Marussia. Nas 2,5 temporadas do Bruno na F1 o que me chamou a atenção, e foi comum em todas, foi sua falta de consistência, sempre alternando bons e maus resultados em corrida. Já neste ano, ficou evidente sua deficiência no qualifying, e não é culpa do empréstimo de seu carro para o Bottas. Ao que parece terá outra chance no ano que vem e aí ele já estará se tornando o piloto que mais teve oportunidades para mostrar seu talento na F1, coisa raríssima naquele meio. Torço muito para que se de bem mas não ficaria surpreso se a história se repetir ao final da próxima temporada.

    • “Já neste ano, ficou evidente sua deficiência no qualifying, e não é culpa do empréstimo de seu carro para o Bottas.”

      Você realmente acha que perder 1h30 de treino não faz falta?
      Se formos ver, esse é o primeiro ano completo do Bruno, com pré-temporada e tal.
      Levando em conta que ele começou tão tarde a carreira, não acho que tenha ido tão mal.

      Ele precisa aprender a lidar melhor com a pressão. Nesse ano por exemplo, que pressão o Maldonado sentiu com tantos petrodólares no bolso? Nenhuma. Já era o segundo ano dele na equipe e se a Williams dispensasse ele, teria mais 10 querendo seu $. Um piloto nessa situação guia rápido facinho…

  • Amigos, eu nao sou Pacheco! Mas vcs tem q ver q a melhor opção para torcer para um brasileiro ano q vem é o Bruno Senna. O Massa por melhor q seja tá morto na Ferrari enquanto o Alonso estiver lá.
    Um adendo: vcs falam muito em Koba Mito e tal, mas pô, o cara tem pelo menos 4 anos de Formula 1! O Maldonado tem 3. O Bruno tá no segundo ano, já mostrou q tem bom ritmo de corrida, é só melhorar a classificação. Vamos dar uma chance pro cara! Abraços

    • E se a Ferrari, por um milagre, fizer um carro inovador tipo Brawn 2009 e, nas quatro primeiras corridas o Alonso abandonar por batidas e o Massa, por outro milagre, vencer ou ficar em segundo nestas corridas?

      Sei que é difícil, mas vai saber… não dá pra desconsiderar ninguém das equipes de ponta nas primeiras provas do campeonato…

  • Acabei de ver na Folha que o Bruno está perto de fechar com a Force India e que negociação esta bastante avançada, se isso ocorrer o anuncio poderá ocorrer ainda nesta semana.

    O Bruno Senna tem capacidade de conseguir melhores resultados, porque demonstrou ser um piloto centrado e estruturado, claro, sabemos que errou bastante, pois foi realmente o seu ano de aprendizado e o principal que teve contato com o carro desde a criação e teve um ótimo desenvolvimento, pois realmente se conseguir fechar com a Force India, vai ter ótimos resultados.

  • Todo mundo discute méritos mas se esquecem que quase todos os pilotos que estão disputando vaga são ótimos. Só de dirigir um carro desse tipo você tem que ter um grande talento. Koba, Senninha, Sutil, Buemi, Razia, entre vários outros gostariam e mereceriam oportunidade pra pilotar esses carros…
    Muitos pilotos demoram anos para amadurecer e realmente se apresentarem como bons o suficiente para serem campões…basta ver o Button, n a minha opinião, é o piloto mais inteligente do grid. A experiência fez ele um dos pilotos mais fortes da atualidade…

    A questão é dinheiro, interesses, marketing, tudo isso associado a qualidade e futuro do piloto na equipe…é o pacote…
    Acho que o Senna tem um pacote bem razoável e acredito que ele tem um bom assento esse ano..

    Torço pro Razia conseguir um na Caterham..

    Abs

      • Se não tivesse os “patrocinadores”, nem na Marussia tinha chances….Pelo visto está próximo de comprar sua vaga na Force India…Enquanto isso o Koba, infinitamente melhor que o Bruno, está sem equipe…..

        • Eu torço pros brasileiros, sempre torci. Prá uns mais, outros menos, mas sempre torço. Torço pros estrangeiros tb, gosto do Vettel, do Button…e gosto do Senninha, por vários motivos, a começar pelo fato de ser sobrinho do Senna – não sejam hipócritas q isso conta na torcida, é sobrinho do grande ídolo, e também por ser um rapaz educado, simpático…mas é incrível como tem gente que gosta de torcer contra…agora, no exercício da torcida contra, temos viúvos até do Koba, além de outros pilotos…pera lá, o Koba é legal, rápido, queria vê-lo lá tb mais uns anos, mas é tanto assim prá ser chamado de mito? é só prá torcer contra mesmo…

      • FOI 110 pro Raikkonen contra 94 Massa Sendo 6 vitórias contras 3. Poly o Massa fez 6 contra 3. Lembrando que o sistema de pontuação era diferente 10-8-6-5-4-3-2-1. E na última Corrida em Interlagos… Meu Deus…. o Massa está se especializando nesse quesito… teve que abrir pro Finlandês passar…. Pode ter sido JANTADO ISSO FOI

          • Sim,não sei como a Ferrai não teve a brilhante idéia de perda de rendimento e fazer o Massa um chincane ambulante para segurar o Vetel até que alguém conseguisse passá-lo. Vindo deles qualquer coisa é possível.

  • Pro inferno os comentários (falo dos maldosos) anteriores, acompanhei a temporada inteira e vi como o Bruno evoluiu, lógico a gente sempre espera mais e quem sabe esse “mais” não é no ano que vem, o cara teve várias dificuldades e acho que a maior delas foi ter de ceder o carro em 15 de 20 corridas no 1º treino para o reserva, procuro olhar pelo lado positivo, afinal ele foi muito mais regular que o “MAL DANADO” e várias vezes muito melhor que ele nas largadas, sou brasileiro e torço por ele, acho que é melhor apoiar e quero que todas as críticas destrutivas se …

    • Pachequice, como diria o FG. Respeito muito qualquer um que seja capaz de guiar um F1, mas o garoto não é dos melhores na arte. E só o DNA e patrocínio gordo não garantem que ele aproveite ao máximo o potencial de um carro. Quando estava na Hispania, chegou a ser mais lento que o Karun Chandhok. E neste ano, na Williams, teve sua grande chance, mas levou o maior pau do Maldonado.

  • Vai ser difícil desbancar o FG, Victor…

    As últimas noticias ontem a tarde em vários sites especializados e em alguns sites de noticias aqui da terrinha davam certa a ida de Bruno para a Force Índia. Inclusive que os acertos já estavam e faze final.

    Vamos esperar para ver?

  • Bom dia galera, Bruno acertou com a Force India, falta apenas detalhes do contrato e algumas pecularidades de patrocinadores, como espaço a ser explorado, tamanho de exposição e coisa e tal. Bruno deve anunciar a parceria entre terça e quarta da próxima semana. Quanto a Ferrari, que se Massa custou ser anunciado esse ano, vai ter esperança de Senna por lá?

    Bom fim de semana!

    • Acredito que assinar com a Force India seria melhor que ir para a Lotus…
      A Lotus tem o Kimi, e o Senna, por mais que se acerte com o carro e resolva classificar melhor, não acompanha o ritmo do Raikkonen,…

      Na Force India o parâmetro é outro, e o carro é bom, melhor que a Sauber e a Williams, o carro é estável e relativamente competitivo durante todo ano, é a verdadeira equipe média!

      Em 2014 o mercado pode abrir novas oportunidades…aí é outra conversa..

  • O Bruno é apenas um bom piloto, nada de especial. Mas é um bom produto de mkt. Inteligente, bom profissional, sobrenome mítico, boa penetração na mídia, pode proporcionar bom retorno aos investidores. Com grana no bolso o Bruno pode ir parar na Lotus (difícil) ou na Force India. De qualquer forma com bom equipamento, experiência acumulada, melhoria na classificação, pode compor o grid mais um ano.

  • o Mito na Lotus seria um sonho, ainda mais do lado do Kimi, que dupla heim? Além de rápidos, os dois juntos seriam uma combinação única de personalidades, um prato cheio para o inteligente marketing do time e da Coca-Cola que agora entrou como patrocinadora.

    Mas, pensando aqui no “e se”… e se o mito fica sem um posto de titular, não seria de a McLaren convencer ele a entrar como piloto de testes pra no caso de o Perez ser fraco ter uma carta na manga e ainda assim fazer um agrado para a Honda?

  • Tomara dê Koba na Lotus. Questão de mérito. Vou com os colegas, acredito em Senna na Force India, o que não é nada ruim prum piloto que ainda tem mais a mostrar.

  • O problema é que ninguém viu o Massa ainda em boa forma. O que eu me lembre, ele sempre ficou atrás de seus companheiros de equipe, inclusive do Fisichella, na extinta Sauber.

    • vou dizer uma coisa com esses pilotinhos brasileiro na atualidades nos tamos é fu -fu di-di do-do pois o bruno é fraco o massa e mecenario e razia é so promessa acorda pessoal quem domina a f1 sao os alememaos vettel esse sim é piloto rapido eficiente o garotao e bom todo piloto completo . o alonso so vense com a ajuda dos outros o haminton deu uma corsa nele pois o ingles tb e muito bom o koba se colocar uma makina boa na mao dele ele se garante vettel koba e hamilton esses sim sao pilotos!!!e o homem de gelo tb ia esquecendo dele muito bom !!

  • Trocar Massa por Senna seria um erro terrível. O Massa (quando em boa forma) é infinitamente mais piloto.

    Porém, se não me engano a Force India estaria trocando seus motores em 2014… e os motores novos seriam da Ferrari. Aí sim, significa.

    • Mas ai tem que considerar a curva de aprendizado do Bruno, que sempre foi alta.
      Ainda nao teve uma temporada 100% justa pra se concluir isso. Ele tem potencial pra melhorar, devido a curta carreira no automobilismo.

      • O Bruno deu pau no Maldonado na GP2, teve 2 temporadas e meia na F1 (esse papo de que carro lento nao vale, nao cola) e esse ano tomou pau do mesmo maldonado. Acho q a curva de aprendizado dele nao é nada de espetacular. Kobayashi, Pérez, Pic, Vettel, Kubica, Hulkenberg, esses sim impressionam na velocidade como pegam a mao do equipamento.

  • Antes do Koba e do Bruno, melhor tem o Sutil. Me desculpe, mas o fato de ter pontuado em 10 ocasiões em 20 provas, pra mim, não prova NADA. Foram (5) 10º, (1) 9º e (1) 8º…Christian Fittipaldi, P.Paulo Diniz, Wilsinho, Boesel; que sempre foram DENEGRIDOS aqui no Brasil, sempre foram MUITO melhores se levarmos em consideração colocações até o 10º.

    Com o mesmo carro, apesar das punições, algumas inclusives injustas, o Pastor andava entre os 6 primeiros, vide Valencia, Cingapura, Abu Dhabi…Bruno é fraco pra F1. Deveria procurar outra categoria.

  • Depois da bordoada que ele deu no Vettel e com essa história da Gillete a Ferrari contrata ele como piloto de testes para entrar no lugar do Alonso em 2014 que vai correr na Red Bull ao lado do Tião, só para ter a chance de trocar as latinhas de energético do alemão, quem sabe assim ele consegue ser campeão. O problema é que com as drásticas mudanças de regulamento para 2014 o Ross Brown vai dar outro pulo do gato e fazer o Nico Rosberg levaro título, enquanto o Hamilton cuida da sua carreira de popstar.

    • Sabe quando o Dick Espanhol chiliquento de las Ásturias , correrá pela Red Bull,nuuuuuunncaaaaa se uma coisa ele não é É ser burro como um outro pilotinho que fez de tudo para ficar numa equipe que sabidamente nunca sera mais que um segundo piloto,mesmo sendo mais veloz que o primeiro,sempre cederá a posição para depois ficar com mimimimi no podium(se chegar lá). Ele ja tem a experiência de correr em uma equipe em que o outro piloto fala o mesmo idioma que o dono da equipe e olhe que o inglês ele domina muito bem já quanto ao alemão não tenho esta certeza toda!

  • Ola Vitor, creio q o Bruno vai estar ano q vem na F1, seja na Force India, seja na Caterham. Achas possivel uma ida á Force India em 2013, preparando o terreno pra um possivel desembarque na Ferrari em 2014, devido a esse grande patrocinio da Gillete? Essa pimentinha q vc colocou vai fazer muita gente sonhar com um Senna (mesmo q nao seja “aquele”) na Ferrari. E o Luiz Razia , alguma chance na Caterham, Marussia, ou mesmo na Force India?