MENU

10 de janeiro de 2013 - 10:51F1, Revista Warm Up

Por que cai tanto

SÃO PAULO | É com um ligeiro atraso que destaco aqui a edição 33 da Revista Warm Up, para mim, a melhor de 2012. A reportagem de capa é extensa, porém dividida em partes e agradável na leitura, explicando os motivos da queda da audiência da F1 no Brasil, além de falar da Indy e do modelo de transmissão da categoria principal nas grandes emissoras do mundo, do México ao Japão.

Os repórteres da revista conversaram com muita gente: Reginaldo Leme, Luciano Burti, Lito Cavalcanti e Carlo Gancia, para mencionar as TVs brasileiras — tentamos falar com os diretores da área esportiva, sem sucesso. As conclusões estão lá para todos. Mas vale uma reflexão, ainda: que a audiência em geral da TV aberta está caindo.

Pegando a Globo, mesmo, alguns exemplos: o Ibope do Brasileirão foi o pior da história em 2012; tirando ‘Avenida Brasil’, as novelas da casa renderam baixa audiência, e levando em conta os números anuais, foi o mais baixo de todos os tempos da TV. O BBB13, goste-se ou não, com as novidades de trazer uma leva de antigos participantes, rendeu 25 pontos em sua estreia, 9 a menos que em 2012, quando havia atingido seu menor patamar histórico.

Ainda que o automobilismo esteja completamente em baixa nestas terras, pela ausência de títulos e pelos maus tratos da entidade que o comanda, é necessário verificar que o povo procura outras formas de entretenimento: os canais a cabo, a internet, o cinema, o teatro, o parque, os restaurantes, as baladas, a vida.

13 comentários

  1. CARLOS FREDERICO MESQUITA BRASIL disse:

    gente é uma questão de lógica, bastam analisa o percentual da tv aberta que caiu, não só a Globo, mais como também os outros canais, com o percentual de aumento das Tvs pagas, o car num vai deixar de assistir uma tv paga para assistir uma tv aberta, eu sou um desses. Aí o pessoal fica espantado pela queda de audiencia na TV aberta, mais que falta de bom senso, no uol quase todo dia eles ficam perguntando o por que disso, aff, assim num dar.

  2. Tiago S. disse:

    Se você combinar dois cenários, vai observar que o acesso a internet aumentou, em proporção não necessariamente alinhada com a queda da audiência na TV. Os sites ano após ano batem record de visitantes, diferente da TV.

    Hoje na internet você tem acesso ao conteúdo do seu interesse na hora que mais lhe convém, pode parecer loucura, mas a TV vai ter que cedo ou tarde mudar pra esse sistema. Alguns planos de assinatura de TV e aparelhos modernos permitem gravar ou escolher o horário que você quer ver isso ou aquilo. Essa idéia de grade fixa na TV é falta de visão, me parece ou de tecnologia, não sei.

    Quatro anos atrás resolvi abandonar a TV do quarto, retirei e guardei no armário. Nunca mais saiu de lá, vou doar esse ano pra uma ong aqui perto de casa. Ainda assisto esporadicamente TV, algumas corridas de F-1, não é porque tenho menos interesse, mais veja, tenho outras coisas pra fazer e nem sempre o horário me permite, se a grade fosse flexível assistiria todas.

    Enfim, do meu ponto de vista o problema maior é a falta de flexibilidade, coloque todos os programas do dia e permita o telespectador decidir que horas vai assistir o que, que no fundo a média certamente será maior que os pícos gerados pelo suspense das estréias e finais de novela.

    Sei lá, falei demais.

  3. Marcelo Witt disse:

    Mais um motivo pra Globo estar caindo: são tão espertos, que na maioria das cidades não colocam seu canal na TV a Cabo / Antena, como é o caso aqui no Sul de SC. Assim, automaticamente, deixo de assistir a Globo, cujo sinal aberto é uma m****, para assistir canais direto na Sky, inclusive Bandeirantes / SBT / Record, cujos canais estão inclusos no pacote. Talvez a Globo tenha o mesmo fim que a Betamax (quem não conhece, era concorrente do sistema VHS de vídeo – se achou melhor e se isolou, e acabou sumindo, apesar de uma qualidade ligeiramente melhor…)

  4. EduardoRS disse:

    É, a era plim-plim está acabando. E isso é ótimo. Por muitos anos as pessoas viciaram em ficar grudadas na frente da TV, apenas recebendo informação passivamente. Agora, com a internet, são as pessoas que vão atrás da informação, e até a criam. E quanto ao futebol: o horário de domingo à tarde é péssimo para a TV, não sei porque a Globo insiste nesse horário. Num domingo à tarde eu prefiro estar num parque, ou visitando algum amigo ou parente, ou dando uma caminhada por aí. Sobre o Big Brother, é uma fórmula batida, foi legal nas primeiras edições, era algo novo, mas agora o povo já encheu o saco. O BBB é a síntese da TV à moda antiga, e da Globo em geral: entretenimento barato, que pretende fazer com que as pessoas simplesmente sentem à frente da TV e assistam. Isso não funciona mais.

  5. Dr. Walter Bishop disse:

    TV aberta é cada vez mais relegada ao “zé povinho”, e mesmo muitos destes já estão sucumbindo aos encantos da TV por assinatura e Internet, que por sua vez faz forte competição com aquela, por causa do vídeos que podem ser baixados de graça. A F1 é a única coisa que ainda me faz ver TV convencional. Não adianta nada colocar Alta definição se o conteúdo continua uma merda… : \

  6. Fábio Eduardo disse:

    Outro motivo para que a TV aberta está em baixa. Hoje é possível comprar um aparelho chamado popularmente de “skygato”, que abre todos canais fechados.

  7. samucon disse:

    só pode ser culpa do Face e do youtube…

  8. Emerson disse:

    A Tv está engessada por pessoas que há décadas fazem a mesmíssima coisa sempre, sem inovação nenhuma. Gente velha de mentalidade e digo não de idade. Que vive no seu mundinho particular, que se acham os donos da razão do discernimento do que é melhor pro povão e também as tais estrelas estão com salários altíssimos e se grudando num osso que não tá se tirando mais nada e estão visando muito os apresentadores e artistas de novelas. Tem emissora com recalque da outra. Tem emissora que diz ser a emissora do povo e como desculpa só passa lixo. Outras faliram e estão falindo e esqueceram de avisar. Porque nos dias de hoje se não tiver adminstração no uso dos recursos em qualquer esfera. Dinheiro acaba e não dá pra fazer mais nada. O mundo mudou, que ótimo, novas mídias, novas tecnologias, nova maneira da população que a elita acha ainda que a massa é burra e qualquer coisa que colocar tá bom. E os “estrelas” que não aceitam idéias ou críticas. A minha TV hoje é o Youtube. Paginas de animes na internet. Pode ser loucura, mas estou assistindo TV Coreana, baixo ou assito online as séries de Tv que gosto e experimento outras que não conhecia ou que estão saindo agora. Queriam estragar a TV aberta pro povão comprar TV a cabo achando que só existe São Paulo no Brasil e deram um tiro no próprio pé. Sem inovação, investimentos e mudança de atitudes. A Tv vai virar, como está quase, só canais religiosos e de venda de pocaria a preços absurdos pra enganar trouxa.

  9. eduardo disse:

    para mim ter um brasileiro disputanto um titulo não tem tanta importancia,gosto de corrida , gosto de carro e gosto de Piloto com P maiusculo como o Vettel o Hamilton e o Alonso,infelismente sou minoria,no tenis é a mesma coisa o Guga aposentou e o meu prazer de ver o Federer em ação não diminuiu nem um pouco

  10. wallace disse:

    Pois é, quando se começa a descer a ladeira fica difícil subir novamente…. Minha TV virou enfeite na sala, raramente é ligada, ligar e ver esse lixo todo, não importa se é pago ou aberta.
    pornografia, baixaria, marketada a dar no saco e por aí vai. Alguns eventos esportivos, até dá
    pra se ver, mas ai vem os drogados, os dopados, os espertos que gostam de burlar regras para se dar bem….. E que tranformam os outros em idiotas que competem. A pataquada da ferrari que só não apronta quando ganha, quando perde o carro dos outros são irregulares, essa merda da RGT que se acha, com esse bobão idiota que pensa que é garotão esperto e por ai vai. Cansei de mijar no mato em jacarpaguá pra ver a tal de estoque e outras, ficava acordado para ver tudo que é corrida que tinha motor. E os caras tentando arrumar um jeito de
    derrubar quem está vencendo, proibe isso, aquilo e acolá….. Toda hora tem armação, e a corrida que bão, nada…. Corrida tem ter COMPETIÇÂO em tudo, motor,pneus, porcas e parafusos. Criatividade é o que vale e dá emoção, não importa se é V4,V6,V8,V10,V12 ou W16….. Mistura tudo que os pegas acontecem, isso é corrida, cada um com o que tem. Agora, largou na frente, chegou na frente se não quebrar, que graça tem isso????? Por isso hoje, economizo energia elétrica e vou dar minha pedaladas. É mais saudável e relaxante. Penso que a queda da audiência vai por aí.

  11. Mauricio disse:

    O fenômeno não é só aqui no BR. É generalizado no mundo todo e ocorre por conta da pulverização dos meios de se assistir a um programa numa tela.
    O assunto é muito bem abordado na revista INFO do mês passado.
    Competição pesada com a internet, TV por assinatura (canais on-demand) e outras fontes de download de informações.
    Hoje, cada um pode assistir o que quer, a hora que quer, no lugar que escolher e não só na tela da TV, muito menos por um canal aberto. Ainda mais com a qualidade claudicante que tais canais apresentam hoje em dia.

  12. zezinho disse:

    Concordo, plenamente, O problema da queda de audiência na F1 não é apenas específico e o modelo de entreterimento que a TV brasileira hoje nos fornece é muito pobre. Explica tb o porque do aumento de audiencia em outros meio, principalmente com a Internet, roubando um bom pedaço deste público

  13. roxxonvaldez disse:

    já pensaram tb que as transmissões do esporte são as mais idiotas possiveis??? os narradores pachecos e comentaristas torcendo para seus pilotos preferidos ou times de futebol. tem um um narrador da globo que em todo estádio que vai toma uma sonora onda de VTNC. mas está sempre lá, nunca mudam. programas de televisão com seus jogos enfadonhos e novelas com a mesma forma repetida, gemos repetitivos, pessoas que morrem e reaparecem vivos. enfim um arsenal de asneirol.e os descerebrados do bbb??? a audiencia vai continuar caindo. enquanto isso as redes sociais cada vez mais cheias.e na rua todo mundo tentando fazer caminhada e manter um forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>