A morte de Kevin

SÃO PAULO | Uma breve pensata sobre a morte de Kevin Beltrán, 14 anos, no estádio de Oruro, e das pessoas tresloucadas que tentam separar os fatos, considerar como fatalidade ou incidente, culpa do acaso, azar ou coisa do tipo — ou, no caso da comparação com Heysel [Bélgica, 1985, torcida do Liverpool, 38 mortos], que não foram para matar intencionalmente e trololó: não viajem.

O que aconteceu ontem à noite na Bolívia é similar ao que vemos comumente ao que se considera como homicídio doloso ou culposo. É tudo que é perigoso e/ou proibido e que, em mãos erradas, pode causar tragédias. Falar em fatalidade é ser cretino, é ser desrespeitoso com Kevin, com a família, com quem tem um mínimo de juízo e sanidade. E se lá, o banimento por 5 anos de todos os times ingleses das competições europeias resolveu, aqui haveria de dar um jeito. Porque só mexendo na paixão dessa gente é que essa gente vai se mexer, vai agir como seres humanos decentes e normais.

Até porque sabemos muito bem que todos os times financiam essa farra de torcida organizada, o que faz concluir que times e torcidas são praticamente uma coisa só: coexistem simbioticamente. Logo há de vir à tona a notícia de que um advogado do Corinthians vai ajudar os torcedores. E se fosse com o Palmeiras, defenderia severamente a exclusão do time da Libertadores. Ou mesmo todos os times da CBF. Tira todo mundo da brincadeira pra ver se a lição não entra goela abaixo — é a história de sempre: negada só aprende diante de um mau exemplo.

Que se dane se houve ou não a intenção. Matar um moleque de 14 anos com um objeto que é proibido é a mesma coisa que assassinar propositalmente. Ninguém chegou na porta do estádio ontem na Bolívia portando o sinalizador de boa e dando ‘buenas noches’ para os guardas ali na catraca com a maior simplicidade. Todo mundo escondeu essa merda em algum lugar, para não dizer no meio do rabo. Todo mundo que usa isso sabe do perigo que pode causar — como o tal ‘Tiozão da Hornet’, que, ao andar a 300 km/h com sua motoca, tem a ciência que pode estraçalhar com a vida de alguéns; ou aquele que leva 50 g de cocaína pra balada pra cheirar no banheiro sabe dos riscos de empacotar com uma overdose.

A gente precisa ser racional nessas horas. Uma vida vale muito mais do que qualquer jogo ou título. Tite disse bem, e é admirável cada vez mais sua postura não só como treinador, mas como indivíduo. Se a Conmebol tivesse um pouquinho, só um pouquinho de dignidade, parava esse campeonato. Colocava ordem nessa porra toda. Mas se ela não consegue evitar que a torcida atire pedras nos jogadores durante um escanteio ou só se pronuncia 12 horas depois de um grave ocorrido como o desta quarta-feira, ela é conivente com isso.

A Conmebol ajudou a matar Kevin ontem.

Comentários

  • Victor,
    um amigo que estava no jogo do São Paulo ontem no Morumbi, disse que um idiota estorou um rojão lá dentro, ou seja, as coisas acontecem e os idiotas não aprendem! Mas a pergunta que fica é: como entrou? No caso de ser um São Paulino, posso até imaginar onde ele possa ter colocado o artefato, mas que a revista deve ser mais séria, isso deve!

  • Como corinthiano sei que é muito duro aplicar uma punição forte ao clube. Milhoes sentirão muito, mas é o único jeito de fazer com que todos os demais torcedores fiquem atentos aos bandidos covardes infiltrados na torcida e denunciem.
    Parabéns ao comentario corajoso do Victor Martins. O Timão precisa levar uma punição muito forte. Inclusive deve ser excluido dessa Libertadores para lição a todos os demais times e torcidas organizadas. Ou teremos outras mais mortes.

  • Essa come bola é a instituição mais corrupta e irresponsável que se conhece e deve ser responsabilizada também pelo ocorrido:

    1) Na final entre São Paulo X Tigres, ela passou mantega e terminou tudo em pizza.
    2) Aceita times mexicanos na Libertadores, sem eles terem direito à decisão mundial, só por interesse comercial,numa atitude estranha, antiesportiva e ridícula, pois os mexicanos já pertencem à CONCACAF.

  • sou corintiano, não assisti o jogo, só fiquei sabendo do Kevin na quinta à tarde depois do trabalho e estou atordoado até agora, relutei muito a respeito de eliminar o corinthians da libertadores, mas depois com a cabeça um pouco mais fria digo que é o mínimo que a conmebol deveria fazer, para que sirva de exemplo, e que se inicie já uma total reestruturação no futebol latino-americano, já passou tempo demais, temos que deixar de sermos bárbaros enlouquecidos e irresponsáveis, temos que cuidar da segurança uns dos outros e não nos eliminarmos estupidamente.

  • em dezembro seu são paulo entrou armado na sul americana ameaçando os jogadores do tigre e voce não mandou punir seu tricolor em janeiro seu gremio jogou na sua terra gaucha e quase os torcedores morreram com aquela merda de estadio ate o luxemburgo acha que tem que fechar o estadio e voce não falou nada agora voce quer que o CORINTHIANS seja extinto! Eu não quero ser nem + e nem – eu so quero que todos sejam punidos igual o CORINTHIANS lei pra um lei pra todos.

  • Acabar com isso é muito simples….. Torcida brigou, quebrou qualquer coisa até 48 horas depois do jogo….. time desclassificado, e um ano sem participar de qualquer campeonato. Inclusive seus jogadores não serão convocados pra seleção nenhuma. Todo time é conivente e sabe a torcida que tem, esporte é uma coisa, essa bandidagem nos campos e fora dele é outra coisa.

  • Parabéns pelo seu texto. Infelizmente a maioria dos torcedores pensam igual a esse Leandro Castro. Não estamos falando aqui de Vitórias, títulos ou qualquer tipo de disputa, estamos falando da morte de um menino de 14 anos que tomou um “tiro” no rosto de um torcedor “corintiano”. Não importa o time, páis ou até mesmo o esporte, quem mata merece ser punido, como o clube deve ser punido, e as leis devem ser mudadas. Para isso, devemos sim, tomar um atitude severa, para que todos os torcedores não tomem esse tipo de atitude animal e irracional. SOMOS SERES HUMANOS, SOMOS CAPAZES DE PENSAR E AGIR CORRETAMENTE, SOMOS CAPAZES DE PRODUZIR O BEM, SOMOS CAPAZES DE TORCER, VIBRAR E COMEMORAR. Precisamos de PAZ e consciência. AME O SEU TIME, MAS NÃO ODEIE OS SERES HUMANOS.

  • Sou corinthiano, pai e avo. ~Sou como a maioria dos torcedores “contra” qualquer tipo de agressão.O trágico ocorrido nos faz refletir, pois,e se fosse meu filho (a), ou meu neto (a)? Nem sei o que pensar…Existem “maus” torcedores em qualquer time sem exeção, assim como bandidos,assassinos,etc etc.Só peço que, não generalizem a todos ( time e torcedores).Existe um culpado e com certeza será devidamente julgado e pagara pelo seu ato. Respeitem para serem respeitados.Que a justiça julgue e com certeza,nosso time acatará a decisão.

  • Vitão, fazer posts de futebol é excelente pra ter um retrato da sociedade moderna que vivemos. Neste momento Darwin queria esconder seu papel.

  • Sou corintiano e talvez meu comentário não seja de todo isento. Talvez não faça sentido, mas vamos lá: eu amo futebol. E eu odeio futebol. Amo o futebol que me trás alegrias como o Corinthians campeão da Libertadores e Mundial de 2012, com festas e deixando os tais “antis”, como se divulga por aqui loucos da vida com a nossa (deles, jogadores) conquista. Eu odeio o futebol calhorda e criminoso vivenciado nas arquibancadas, ruas, estações de metrô, quebradas, que incita a violência, sobrepondo-se ao bom senso e a paixão de alguns (vários, muitos, milhares, milhões).
    Por mexer tanto com emoções, o futebol é constantemente “desculpado”, quando a selvageria acontece entre torcedores. Talvez pelo mesmo motivo, deve-se ser mais e firmemente julgado. Para que as pessoas aprendam a controlar suas emoções e não deixem o instinto criminoso aflorar acima da paixão pelo clube.
    O clube não tem nada a ver com a sandice de criminosos que, dizendo-se torcedores organizados, utilizando seus uniformes ou não, atentem contra a vida de quem quer que seja. O clube tem tudo a ver com essa mesma sandice quando recebe, vangloria-se dessa torcida e os beneficia com distribuição de ingressos e verba para auxiliar a viagem desses mesmos torcedores-criminosos para assistirem seus jogos.
    Assim, que se julgue os culpados pela morte do garoto, puna-se o Corinthians, os clubes brasileiros, a CBF, a Conmebol, quem quer que seja conivente por facilitar o acesso ou pela omissão que ocasionou a morte de um jovem de 14 anos, que poderia ser meu filho ou de muitos outros que aqui comentam.

  • SE O ARTEFATO VIESSE DA TORCIDA DO SAM JOSÉ E MATASSE UM CORINTIANO, ESTARIAM DEFENDENDO A TORCIDA DELES TIPO FALANDO QUE NO MINIMO A TORCIDA DO CORINTHIANS QUE COMEÇOU E DAI POR DIANTE, MAS COMO FOI AO CONTRÁRIO, AO INVÉS DE PUNIR O INFELIZ QUE COMET5EU O ATO E PENALIZAR OS RESPONSAVEIS PELA REVISTA NO ESTÁDIO, QUEREM DERRUBAR O TIME QUE NÃO TEM NADA A VER COM A HISTÓRIA E SÓ FOI LA JOGAR FUTEBOL, VCS ANTIS SÃO TODOS MEDIOCRES E O TES]ÃO DE VCS É FODER O TIMÃO, MAS ESSO SÓ NOS FORTALECE PARA GANHARMOS MAIS UMA LIBERTADORES INVICTOS.

    • Galera, é o seguinte: Eu tambem sou torcedor, torço pelo Galo, mas nesse momento isso é o que menos importa. Nesse momento o que precisamos fazer é esquecer raciocinar como ser humano. Precisamos esquecer todas as bobozeiras escritas por torcedores que só vêem o proprio time e entender que não adianta fircarmos debatendo quem está ou deixou de estar certo.
      VER AQUELA CENA ONDE O CORPO DE UM JOVEM ESTAVA CORBERTO POR CAUSA DE IRRESPONSABILIDADE DE TORCEDORES QUE, SE QUER, ESTAVA NO SEU PAÍS… É O FIM DOS TEMPOS.
      Que punam-se TORCIDAS, CLUBES E TODOS estiverem envolvidos no episódio em mémoria de quem saiu de sua casa, viaja 300km até o estádio, pra ter o prazer de ver o time que torce jogar futebol.
      Descanse em paz Kelvin!!!!

  • Ae Vitor, enfia esse texto no seu rabo, pois os bolivianos também estavam com sinalisador, lá é liberado seu otário, portanto ninguém escondeu nada, e outra, se fosse proibido é inépcia da policia local em permitir entrada de torcedor com tal material, o fato da repercussão é porque é o todo poderoso e temido timão, mas com torcida ou sem ela, seremos novamente campeões e vcs continuaram com a inveja de sempre, continuarão chupando e comendo em nossas mãos, o maior e molher time da América Latina. CHUUUUUPPAAAAA.

    • Idiota detectado!
      Levar pro estádio não deve ser proibido. Mas lançar contra pessoas deve ser. e matar pessoas também deve ter punição.
      E se essas pessoas pertencem a uma quadrilha uniformizada, que seja desfeita a quadrilha e o clube seja penalizado, pois o clube ajuda esses marginais. Só assim esses bandidos ficarão longe dos estádios.
      Lembre-se idiota, uma pessoa morreu.

  • Vamos tentar tornar o Futebol um esporte mais honesto? eu não entendo quando um treinador reclama do lance em desfavor de seu time, mas aceita a favor, quando o batedor de falta , lateral ou impedimento avança alguns metros como se fosse a coisa mais natural, roubar é natural no jogo de futebol? o gol em impedimento para o meu time é bom mas contra gera reclamação, um time passa o tempo todo fazendo sera e toma um gol, ai pede acréscimos, porque? se que fez sera o tempo todo, a máxima no futebol é ” GANHAR COM GOL FEITO COM A MÃO AOS 49min DO SEGUNDO TEMPO”, os jogadores se dirigem ao arbitro e assistentes com ofensas e palavras de baixo calão, beijão os símbolos do time que esta lhe pagando e no ano seguinte fazem gols contra, isso é ser profissional ou hipocrisia?
    Dirigentes se valem dos cargos nos clubes para se candidatar a politicagem, ninguém nunca falou em fazer auditorias nas contas de clubes de futebol, as somas que passam pelos grandes clubes é imensurável, e alguns devem para a previdência, FGTS, e outras impostos PORQUE? se seus orçamentos são enormes. Mas o futebol é paixão nacional, e em nome desta paixão as coisas erradas são esquecidas ou nem são conhecidas da maioria dos torcedores brasileiros, a copa do mundo vai deixar um rombo sem tamanho mas, é paixão nacional, quanto as torcidas orqanizadas ao meu ver devem acabar, o torcedor de fé não precisa de patrocinador.

  • Parabens pelo seu comentário.
    Nossa imprensa de merda, fica sempre a favor dos grandes. Os pequenos é que explodão.
    Punição já!!! Torcida organizada é financiada pelos clubes portanto os clubes devem serem punidos.

  • è … infelizmente aqui no brasilzinho , não vai mudar nada … vide torcida marcando encontro prá se matar , mensalão , fillhos que matam os pais , débio-mentais queimando ônibus , médica que decide matar pobre , progressão de pena prá assassino … Mas final de semana tem futebol … somos alienados e coniventes com tudo isso , lamentável !

  • Victor, só lamento que a Comebol e presidida por um “SR.” que pediu a Inglaterra um titulo de SIR para votar na escolha de pais sede de copa do mundo…….precisa falar mais alguma coisa ???????

  • Victor Martins, PARABÉNS PELO COMENTÁRIO!!!! Precisamos de pessoas imparciais como você e de autoridades “mais imparciais” ainda e que cumpram a risca a lei.

  • A alguns anos 3 ou 4 se não me engano , um amigo e sua espôsa passeavam por Buenos Aires e no hotel ofereceram ingressos e translado para assistir um jogo do Corinthians e não lembro se era o Boca, enfim; êle aceitou e comprou para os dois o pacote.
    Ao chegar no estádio, deparou-se com cenas de guerra, da maconha fumada livremente , aos insultos e ameaças de agressão aos visitantes, e quando chegaram aos seus assentos, uma pedra vinda de onde ninguém sabe atingiiu a cabeça da espôsa.
    Apesar da dificuldade ela foi socorrida e encaminhada a um hospital para levar pontos e êle só saiu de lá quase pela manhã pois teve de ficar em observação.
    Poderia ter morrido… mas foi apenas mais um caso dentre centenas que envolvem o futebol e que passaram despercebido como tantos pois a imprensa não teve conhecimento, mas basta a TV mostrar imagem que chocam e dão audiência e muitos reporteres vampiros se deleitam no sangue do IBOPE.
    Tenham mais dignidade e ao invés de sapatear no caixão de mais um inocente usem o poder que lhes é permitido para mudar sim , mas não só por hoje , mas por todo passado podre e presente que já se decompõe pela própria natureza humana, pois estamos a cada dia piores e as mortes naturais pela idade que seria o normal, já estão difíceis de ser atingidas. nas cercanias dos estádios, e com todo respeito ao povo boliviano e a familia do menino, estão fazendo do episódio uma tragédia como se nunca houvesse acontecido, é preciso mudar, criminosos não podem e não devem ser confundidos com torcedores, que tal punir os agressores, os dirigentes que sustentam essas organizadas e jornalistas que apoiam publicamente as mesmas, uns por medo e outros por já terem até participado delas!!!
    Brasileiros morrem todo final de semana
    .

    • caro adalberto !! faço minhas sua sabias palavras , infelizmente toda imprensa adora tripudiar ,mas usar o poder que tem para resolver nunca , admiro muito nossa imprensa pela grande atitude de ser omissa e se valer apenas de ibope pra sobreviver e se omite quando tem o dever de pressionar e divulgar quais soluçoes estao sendo tomadas !
      lembra-se dos caras pintadas ?? ali sim a imprensa fez o seu papel , acho eu !
      depois disto nossa imprensa passou a viver de sensacionalismo e omissao !!

  • A melhor coisa que a comebol fez e punindo os torcedores porque o clube e o campeao do mundo esta torcida que diz ser torcida sao assacinos , estes jogos com portao fechado e a melhor coisa que tem que ser feita e a senhora comebol que fiscalise e nao deixe que estes objetos entre num estadio isso e falha ,falta segurança .

  • Apesar de que haverão provavelmente muitos idiotas ignorantes fanáticos por outros times e que adoram generalizar (aí sim outra estupidez) a personalidade de todos os que torcem pelo Corinthians, vou dizer:

    Sou corinthiano “roxo” e defendo: Corinthians deve ser excluído da Libertadores! Que vergonha! Assim a Gaviões, essa torcida de merda que se acha mais importante que o time, como se fossem celebridades, vai passar vergonha como nunca passou, e ter de fazer papel de palhaços perante a VERDADEIRA torcida e à Sociedade. Só assim o clube e a televisão vão tomar uma atitude. Precisam de “Choque” senão nada vai mudar.

    • Concordo, em genero, número e grau. Sou corintiano e deixei de ir aos jogos do Corinthians, pois as várias facções brincam entre si e a pior é a Gaviões da Fiel. No último jogo que fui, não cheguei a ver o gol do time, pois um bando de idiota passavam com uma bandeira e nos impediu de ver o gol. Saiu briga entre os torcedores, sem torcida organizada, e grupo, que o cara foi buscar da sua facção.
      Devia, a Diretoria do Corinthians, proibir que as organizadas compre ingresso juntos, impedir de entrar com camisa da torcida, etc, etc, etc. Quero ver se a diretoria tem coragem de punir a Gaviões, pois esta puniu toda uma torcida, de cerca de 35 milhões de brasileiros.

    • Concordo e vou mais longe; o futebol brasileiro deveria ser punido com a suspensão de todos os clubes brasileiros de competições sulamericanas por 1 ano.
      Sou santista, e como brasileiro estou indignado com o ocorrido.
      Gostaria de levar minhas filhas de 2 e 10 anos para assistir a um jogo do meu Santos, mas ñ tenho coragem.
      É preciso punir com severidade….mas infelizmente vivemos no “país da impunidade” e a Conmebol é uma PIADA!!!!!

  • Como torcedor e amante do futebol, fiquei muito triste com essa fatalidade, agora a Conmebol, precisa, primeiramente, acabar com a sua própria hipocresia, fez um monte de critica e até multou o Gremio, devido a uma parte do seu estádio ser liberado pra sua propria torcida onde existe o já tradiocnal avalanche e no entanto aceita que torcedores entrem num estádio pequeno e mediocre com rojoês, foguetes e etc, só falta permetir que o torcedor entre com armas de fogo no estádio, ou será que as penalizações só servem para o futebol brasileiro, agora falam em até expulsar o Corinthias da Libertadores, se eu fosse presidente da CBF e tiraria sim, más o futebol brasileiro inteiro da Taça Libertadores, Se a Conmebol quer continuar sendo hipocrita então vamos ser radicais contra essa administração hipocrita.

  • Desculpem, mas é comodo, facil e chique se indignar no feicibuqui, tuiter, a puta que pariu de rede social. Estamos todos nos matando no transito, em supermercado, no trabalho, em casa, em boteco, em toda merda de qualquer lugar. Quando é que vamos fazer alguma coisa fora dessas merdas de redes sociais e aprender a sermos minimamente civilizados para fazermos um minimo de jus ao rótulo de animais racionais ?
    Gente, pelo amor de Deus, já fazem uns 13 anos que estamos no século 21.

  • PARABENS PELO TEXTO, e só excluindo o país da libertadores , vão aprender
    que uma vida vale muito mais que qualquer campeonato. Porque o país porque aquí
    ja mataram torcedores e briga de torcida , prendem e logo já estão na rua.

    • Caro Celio, uma vida vale muito realmente, mas não no nosso país, aqui mata-se por banalidades incríveis, e não acontece nada na maioria das vezes, nem vale a pena enumerar.

  • “Falar em fatalidade é ser cretino, é ser desrespeitoso com Kevin, com a família, com quem tem um mínimo de juízo e sanidade.” É exatamente isso o que eu estou pensando neste exato momento do presidente do Corinthians, o, vejam só!, DELEGADO Mário Gobbi.
    Não tem jeito, uma situação extrema como o ASSASSINATO de uma pessoa durante um jogo de futebol precisa recair sobre o clube cujo “torcedor” tiver sido o responsável pelo crime. Sobretudo quando sabemos que as relações clube-torcida são tão próximas, como você bem lembrou.
    Sou favorável que o Corinthians seja excluído da corrente edição da Libertadores, talvez até mesmo da próxima. Mas, sinceramente não acredito que nada disso irá ocorrer, a grana que um clube como o Corinthians gera acabará falando mais alto, infelizmente.

    Ah, sim, não sei se isso importa (ou se deveria importar), mas… eu sou corintiano.

  • Belíssimo texto Victor, parabéns!!!

    Fico na dúvida com Tite, acabei de comentar no Gomes:

    http://flaviogomes.warmup.com.br/2013/02/barcelona-3/

    Porque técnico-de-futebol nunca chora e fica emocionado quando morre torcedor dentro do “nosso” país?

    Tite chora ao falar de menino morto por torcida corintiana na Bolívia:
    http://www.jb.com.br/esportes/noticias/2013/02/21/tite-chora-ao-falar-de-menino-morto-por-torcida-corintiana-na-bolivia/

    Lamento pelo rapaz que morreu de forma covarde, mas quando torcedor morre aqui ninguém reclama…

    Bom, mas também né, os nossos torcedores na maioria são uns bandos de selvagens, deve ser isso o motivo de ninguém chorar…

    Polícia boliviana divulga lista de corintianos presos após morte de torcedor:
    http://www.jb.com.br/esportes/noticias/2013/02/21/policia-boliviana-divulga-lista-de-corintianos-presos-apos-morte-de-torcedor/

    – Leandro Silva de Oliveira – 21 anos

    – Tadeu Macedo Andrade – 30 anos

    – Reinaldo Cohelo – 35 anos

    – José Carlos da Silva Júnior – 20 anos

    – Marco Aurélio Mecere – 31 anos

    – Danielo Silva de Oliveira – 27 anos

    – Hugo Nonato – 27 anos

    – Clever Souza Clous – 21 anos

    – Cleuter Barreto Barros – 24 anos

    – Fávio Neves Domingos – 32 anos

    – Rafael Machado Castilho Araújo – 18 anos

    – Tiago Aurélio dos Santos Ferreira – 27 anos

    Como imaginava, só tem CAVALO no meio, que fiquem na Bolívia e sintam o rigor da lei daquele país. Que sirvam de exemplo para(quase) todo o planeta! Brasil vai continuar na mesma SELVAGERIA, um mata o outro e que se foda, governo pra variar:

    “Morreu, morreu, antes ele do que eu”

    Fico nessa dúvida com Tite, ele não foi orientado para fazer um “teatro” pra ajudar amenizar o que ocorreu? O timão pode ser até excluído da competição…nunca vi Tite chorar por torcedor morrer no Brasil, aliás, nunca vi nenhum técnico fazer isso…

    • Sábias palavras e infelizmente hoje em dia sabemos que os advogados orientam a chorar, se descabelar e o escambal para chamar a atenção e sensibilizar os mais fracos… Não se iludam – lágrimas de crocodilo…

      Exclusão do campeonato como punição a esse time ou qualquer outro que se envolva num fato desses…

  • Concordo totalmente.

    Vi muitos amigos corintianos dizendo que isso seria uma perseguição ao clube. Como se clube e torcida organizada não tivessem estreita – e estranha – relação. Como se quem estava com o sinalizador não soubesse o risco que estava expondo a si mesmo e aos demais.

    Parabéns pelo texto.

    Abraços.

  • Diante do que aconteceu ontem, e do que já acontece há anos, sou a favor de que todos os times brasileiros sejam excluídos de qualquer competição continental.
    O Kevin foi assinado num estádio, mas a violência não é restrita às praças desportivas; é generalizada. Torcedores organizados matam e morrem nas ruas, nos terminais rodoviários, em bares, em sambódromo, em arena de UFC, enfim, em todos os lugares em que o futebol adentra.
    Por isso, acho que é hora de punir exemplarmente os clubes, pois os torcedores dispostos a matar e a morrer sentirão muito mais a dor de ver o seu time punido do que responder a um processo criminal.

    • Acho que a Conmebol deveria ser suspensa e junto com ela todos os afiliados. Digo, não as agremiações brasileiras, mas todos os times que estão sob o comando da Conmebol. O problema maior foi do Corinthians mas o sistema que rege essa simbiose times/torcidas organizadas tem que acabar porque dentro dessas associações pode de tudo, desde traficar, assassinar, roubar com a conivência dos clubes de futebol.