Mais sobre Razia

Razia, por Carsten Horst/Hyset

SÃO PAULO | A confirmação de que, de fato, as coisas não caminhavam bem para Razia vieram no último sábado, quando o nasal Fábio Seixas revelou na Folha que o brasileiro foi afastado pela Marussia dos treinos coletivos em Barcelona por falta de pagamento — desmentindo até a equipe, que optou pelo eufemismo de dar ao inglês Chilton mais tempo em pista pelos problemas enfrentados nos dias iniciais.

Relegado a treinos físicos e à conformidade da situação, Luiz passou o fim de semana nos arredores da pista catalã. Pelo telefone, algumas trocas de mensagens ajudaram a dar o tom da situação a três semanas do início da temporada 2013.

“Infelizmente tivemos alguns contratempos que não estava programado. Mas está se resolvendo”, comentou diante do dinheiro que não caiu na conta da Marussia, que, segundo Razia, empenha-se em solucionar a pendenga sem propor uma data-limite. “Não existe um prazo, a equipe está nos ajudando resolver a situação. Como o pessoal me disse, eles estão satisfeitos com os pilotos. Agora é resolver.”

Por mais que se reconheça como um piloto de fácil familiarização com estilo de pilotagem, traquejo e volante do carro, naturalmente Luiz não viu com bons olhos o fato de não ter andado em Barcelona. “Ruim que não testei essa semana passada. Fazer o quê? Tenho limitações no que posso fazer”, disse.

Ainda sobre o problema, Luiz afirmou que “tem outras pessoas trabalhando nessa parte, e eu sempre sou um dos últimos a saber” porque “não gosto de me envolver muito com essa parte que me deixa chateado”. Razia falou que não sabe exatamente o que levou à falta de pagamento — “se eu soubesse, já tinha resolvido” —, mas que se tratou de alguma coisa “burocrática”. As pessoas que citou são um casal de brasileiros.

O dinheiro, vindo ou não, é oriundo de “um investidor e pequenos apoiadores”. Solicitado a revelá-los, não quis. “Eles têm projetos em lançar um produto para este ano, e depois vão acompanhar nas corridas”, respondeu. Alguma razão para que não se fale deles? “É escolha deles, não posso fazer nada.”

Duas frases se seguiram na sequência. “A questão nem é essa, a questão é nenhum patrocinador brasileiro. Isso é que eu queria que enfatizasse. Quando é pra pisar na gente, tem um monte de gente, só esperando nos cairmos ou tropeçar pra mandar o cacete.”

No fim da conversa, questionei se a Globo o havia auxiliado em algo. “Em certa parte tentou.”

Comentários

  • VM;;Boas tardes…1/3/13..O mais novo mico do pais..Faisca, falou mais do que a boca pode..jurou masi do que um ser normal teria condições, achou que a Venus Platinada, ia bancar a tremenda trajetoria, e como eu disse anteriormente, o cabra vai passar as tardes em Itapuan..catando coquinho…rss..menos mal, agora só resta o Zacarias, acordar e fazer parceria com o Babaõ Bueiro, o fantástico sabe tudo da Venus Platinada…
    O Faisca fica como sempre foi, o piloto da grobo..mais nada…
    VM, boas tardes,,,

  • “A questão nem é essa, a questão é nenhum patrocinador brasileiro. Isso é que eu queria que enfatizasse. Quando é pra pisar na gente, tem um monte de gente, só esperando nos cairmos ou tropeçar pra mandar o cacete.”

    Preciso dizer algo mais de um país que so quer saber de futebol?

  • Acredito que o maior sonho de nós brasileiros é ver novamente um dos nossos brigando por vitórias e titulos, porém temos que ser realistas, pois nesses últimos 20 anos fomos iludidos com pilotos que mostraram grande capacidade nas categorias de base, porém não conseguiram permanecer na principal categoria do automobilismo mundial, alguns nem chegaram.
    Bruno Junqueira, Zonta, Burti, Antonio Pizzonia, Augusto Farfus, Nelsinho, Di Grassi…e por ai vai…são alguns exemplos…
    Eu acreditei muito no C Da Matta, porém este costumava andar mais do que o carro, arrojo não lhe faltava, infelizmente era um Montoya 2, mas poderia ter ido melhor caso permacesse…
    Por fim, vamos torcer para que Massa enfim possa ser aquele piloto ante 2009 e que Razia possa mostrar alguma coisa, e esperar que Nasr possa ser o piloto que aguardamos a décadas…

  • Alguem acredita na historia do Piquet que seu pai não ajudou? E o Emerson com grana da coopersucar que ia pra todo lado menos para a equipe….

    Se gritar pega ladrão não fica um …

    Daqui a pouco vamos ver o filho do Lula correndo

  • Qual a motivação de um piloto em correr em uma equipe horrível e ainda por cima pagando?
    Será que ele acredita mesmo que um dia poderá ir para Red Bull, Ferrari ou McLaren andando de Marussia?
    Será que ele acha que um dia irá correr por um equipe melhor na F1? Acho brabo.

    • Cara, eu acho que ele pode sim chegar a uma grande equipe começando pela Marussia, precisamos acreditar que o talento ainda é fundamental para se estar na F1.
      Não sei se o Razia possui todo esse talento para mostrar serviço com uma Marussia para depois tentar algo melhor, pois Di Grassi esteve lá, e mesmo com todo o talento natural que possui, não conseguiu sequer permanecer.

  • Rede Globo pode ter ajudado no oba-oba, porque no resto…só quer saber de tirar proveito. Se quisesse ajudar de verdade, entraria como patrocinadora.

    “um investidor e pequenos apoiadores”

    Investidor = Marcos Valério

    Pequenos apoiadores = pai e mãe…

    • Foi o que eu entendi também pela resposta sobre a Globo, ele deve tá considerando uma certa tentativa de ajuda os espacinhos que ganhou na programação.

  • VM.Bons dias…..Pagar pra brincar de turista no ricao crico da F1, só mesmo sendo um tupiniquim..
    Caramba, pagar pra fazer uma carroça virar quase 8s mais lento.Esse cabra encontrou um perfeito jeito de gastar dinnheiro..
    Não falo das contas pessoais, pois acho que ele tem verba de sobra pra correr em campeonato de Kart, na Itália, Alemanha, e até mesmo em São Paulo..
    Se ele tiver capacidade de sentar em um F1, sem pagar, já seria outra materia aos meios de comunicação..
    Agora, pagando e não sentando, eu acho que ele quer dar uma de Gerson…Ficou nas cercanias do circuito?fazendo o que Deus sabe.que pepelão heim …
    Caramba..
    VM, Seus blog é um capeta de bom..Bom dia por ai……