25 e 35

SÃO PAULO | Não deu: a Marussia não viu a segunda parcela do pagamento cair em sua conta e encerrou o contrato com Razia — vai devolver a primeira? Pecado para o brasileiro, boa gente e tal, mas que, como já dito, tem um gerenciamento de carreira que precisa óbvia e nitidamente de uma revisão profunda. Bianchi, preterido na Force India, vai levar uns bons € 5 milhões para pôr sobre o pires da equipe.

Razia foi piloto de F1 oficialmente por 25 dias, a passagem mais rápida de alguém na história da categoria sem sequer ter corrido. Assim, o Brasil fica com apenas um representante para começar o campeonato, coisa que não acontecia desde 1978, há 35 anos (e não 32, como havia posto), pois — quando Emerson Fittipaldi andava com o carro de sua própria equipe. Só na 11ª etapa que apareceu um compatriota, Nelson Piquet, pela Ensign no GP da Alemanha.

Logo mais, as impressões sobre as cenas lamentáveis do episódio.

Comentários

  • É o seguinte 10 e 10 é 20,

    Victor o que de fato agravou a situação de Luiz Razia foi a falta de pelo menos uma empresa ou investidor de cunho nacional para apoiar o piloto visando a força da marca estampada no carro da Marussia e poder gerar retorno financeiro, até tentei dar uma força pra ele no Twitter como #ForçaRazia mas no final não deu em nada. Razia deve agora vislumbrar três situações para ser titular na concorrida e poderosa Fórmula 1.

    1º) Pode exercer a função de piloto-reserva. Equipes como Force India, Williams e a própria Marussia sobre o pagamento da primeira parcela, quem sabe chegar a um possivel acordo? Mas o fato é que irão precisar de seus serviços que são bons, também é bom não descartar a STR (Toro Rosso) porque o chefe da RBR, Christian Horner vê o piloto baiano saber desempenhar boas funções sem contar que corrreu por sua equipe na GP2 e ser reserva de Ricciardo e Vergne não é nada mal porque ambos sofrem forte pressão por talvez substituir Webber na equipe principal e se ambos não apresentarem resultados satisfatórios nas primeiras corridas, Razia pode tentar ser o reserva do time.

    2º) Tomar por mesmo caminho que fizeram Bruno Senna e Lucas Di Grassi, após o desempeho e a frustração na Fórmula 1 foram correr em categorias de turismo e vão com certeza obter maior sucesso que não conseguiram quando foram pilotos titulares (vale lembrar que Di Grassi é teste driver da Pirelli). Nesse mesmo raciocinio ele pode correr por temporada na World Series já que tem quase o mesmo panorama da GP2 e adquirir kilometragem além de maior destaque e até quem sabe aumento de patrocionio necessários para correr na F1 em 2014 que sabe até brigar pelo título, isso sem contar a F-Indy como ação de um plano B.

    3º) Fazer o mesmo que Adrian Sutil e Kimi Raikkonen, voltaram depois um ciclo de um e dois anos sem correr na F1, respectivamente e colher os bons frutos que plantarão no passado, Kamui Kobayashi está no mesmo ritmo deles. Quem sabe ele Razia não faz o mesmo depois de 25 dias testando um carro de Fórmula 1.

    Fica aí minha dica de pensamento…

  • È… Vergonha para o automobilismo brasileiro depois de grandes nomes vive essa vergonha, mais por outro lado pela primeira vez na formula 1 vou ver meu sobrenome estampado na telinha.. vai parente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Victor, uma correção importante.
    Em 1981 o Nelson Piquet não foi o único brasileiro no começo da temporada, já que o Chico Serra estreou já na 1ª corrida, em Long Beach, pela Fittipaldi. O Chico disputou a temporada inteira.
    A última temporada de F-1 na qual se iniciou somente com 1 representante do Brasil foi 1978, na qual Emerson Fittipaldi era o solitário defensor das cores canarinho no carro Copersucar. Alex Dias Ribeiro tinha voltado para a Fórmula 2 após disputar a temporada de 1977 na Fórmula 1, e Nelson Piquet estava na Fórmula 3 inglesa, e passaria a representar o Brasil a partir do GP da Alemanha de 1978. Ou seja, Emerson ficou sozinho durante metade daquela temporada.
    Abraço.

  • Que coisa… Pobre Razia. Pagou um micão. E pior ainda pro automobilismo brasileiro, que está cada vez menos prestigiado.

    PS: Suas desconfianças se concretizaram. Parabéns, rapaz! Está com um bom faro de jornalista. Mas nunca será igual ao do Fábio Seixas. Porque, convenhamos, com aquele caju que ele carrega na cara…

  • éé

    a prestação de Marcos Valério nao caiu na conta da russada

    O victor esse anuncio hoje é porque existe limitação de km no regularmento para um único piloto na pré temporada?