Negaraku

SÃO PAULO | Muitas horas depois, enfim, eis que surge algo sobre a classificação na Malásia. É que problemas técnicos, aliados ao mau alinhamento dos satélites, além de uma falha hidráulica, impediram que fosse feito um acompanhamento ao vivo e em definitivo no horário da madrugada.

Mentira, capotei de sono e cansaço. Vi a reprise, agora, mas sabedor do resultado e do que os pilotos haviam falado.

Vettel admitiu que não tinha carro para ser pole. Räikkönen, idem. O que me resta crer que a Ferrari, então, vinha para as cabeças. Mas se a Ferrari, mesmo, admite que não tem um carro bom para a classificação, diacho, quem faria a pole nas condições normais? Provavelmente a Mercedes. Rosberg vinha muito bem. Ou até mesmo a zebra Sutil, que já está colocando o paciente Paul, que Di Resta em paz (meu pai…). Ou, claro, Hamilton, homem dos mais rápidos em treinos.

A invasão ao mundo hipotético só rende para entender que a Red Bull, que parecia ter um carro imbatível de volta rápida, encontra lá seus pormenores e desvantagens. E gasta pneu que é uma beleza. Tem de torcer, sim, para que uma chuvinha chacoalhe as coisas, senão vai ter de optar por uma estratégia de quatro paradas, pelo menos, contrariando as dicas da Pirelli. Aliás, a Pirelli anda parecendo a Dona Benta, aquela da farinha – eu acho que ela, mas tinha uma tia que dava receitas que não lembro o nome agora; é o esgotamento –, que indica o que cada um tem de fazer para se suceder. Diz ela que o ideal seria largar com os pneus médios e andar até a volta 9, jogá-los ao cadafalso, colocar os duros, ir até a 25, novos duros, aí na 40, ôta vêiz duros, e rezar pra ver se acontece.

Problema é que os duros tavam indo embora com seis ou sete voltas…

O que pareceu da Austrália é que Lotus, Ferrari e Force India tem carrinhos muito bem acertados para conservar melhor os pneus. O que põe Massa e Alonso bem na fita. “Ai, é Alonso, você sabe, a Ferrari já decidiu que vai ferrar o brasileirinho na segunda parada ou vai atingi-lo com uma chuva ácida especialmente tele-guiada, a Ferrari tem em sua natureza destruir a vida nossa, mimimi”. OK, contenha-se. Felipe está muito bem, quarta naba que coloca no espanhol. Mas desconfiem quando dizem que há um climão lá dentro de Maranello. E do jeito que tem largado bem, com a reta longa de Sepang, não seria surpresa vê-lo pulando à frente do tedesco tricampeão. “Ai, mas vão dar um jeito depois de ele trocar posição, você sabe”. Tá, tá, cale-se.

O azeite da corrida vai vir por causa do Q3 molhadinho, em que Vettel destoou, as always, porque vai permitir que os dez primeiros possam escolher com que pneu vão largar amanhã, caso esteja seco. Como as equipes ainda não conhecem muito bem o funcionamento dos Pirelli, vão ter de buscar ali na Austrália os cases de sucesso. A Lotus vai ter de dar uma rebolada ali com Räikkönen, sétimo na classificação, mas décimo no grid por ter sido punido, e tentar algo mais ousado. Ou, ainda, esperar que seu equipamento seja tão eficiente na manutenção da qualidade dos Pirelli e repetir a sacada de Melbourne para tentar parar menos nos pits.

A Mercedes não é carta fora do baralho, não, e com esse motorzão que empurra nas retas, vai para as cabeças com os dois. Como Webber vai ter um problema qualquer, tipo cisticercose malaia ou perda de botões de volante, para atrapalhá-lo, a briga pela vitória concentra sete pilotos, uma previsão ligeiramente diferenciada da semana passada – é pra não cair no erro novamente; tô trabalhado na galhofa hoje. E já que o tema é galhofa, também surgiu agora um orangotango adivinho, na linha do que foi o polvo Paul. É uma tal Katie, que pegou a foto de Alonso quando perguntada quem venceria a corrida em Sepang.

Sem pegar a foto do rapaz, até porque Evelyn Guimarães já tem todas dele, digo que a macaca não está errada.

Comentários

  • Tá faltando o outro subalterno na foto!!!!!!! O outro pelo menos mostra um pouco de hombridade ficando raivosinho,enquanto o Zacarias fica com aquela cara de babaca babado de sempre.
    E quantos compadrementadores a rede engana bobo terá de usar para dar uma espectativa que o bundoso rapaz de Botucatu ira lutar pelo campeonato,bom;para dezenove temporadas falta quanto mesmo???Ridicula a enfase que deram aos circunstanciais dois pontos a mais sobre o Alonso,quando sabemos que o espanhol já saiu lá de trás e quase foi campeão disputando contra um piloto que realmente tem ambição de campeão que dirá sobre este babacatuense que a unica meta e se manter vestidinho de vermelho como o Chapolim Colorado sabendo muito bem a quem tem que ajudar.

  • Quanto à Ferrari…

    Creio que essa aparente vantagem do Felipe sobre o Fernando se deve, em boa parte, ao fato de um ter testado o carro mais que o outro na pré-temporada.

    Na primeira semana dos testes livres o carro esteve praticamente sobre a responsabilidade de Felipe. Logo, os primeiros ajustes no carro que acabava de sair do forno foram feitos segundo a opinião dele. É natural, portanto, que o carro esteja ligeiramente mais confortável pro Massa.

    Apenas ligeiramente, porque na semana seguinte Fernando também começou a dar pitacos no carro. E ele já mostrou inúmeras vezes no passado que é capaz de guiar bem qualquer paralelepípedo.

    Daí temos uma pequena vantagem de Felipe em tomadas de tempo e, por outro lado, uma pequena vantagem de Fernando em ritmo de corrida.

    Se tiverem que escolher em algum ponto, naturalmente a Ferrari escolherá Alonso. É a política da empresa.

    Pessoalmente, não ligo qual dos dois carros terminará mais a frente, contanto que o time volte a conquistar o mundial.