MENU

8 de maio de 2013 - 11:50Automobilismo brasileiro

Vai, claro…

SÃO PAULO | Cleyton Pinteiro, o presidente da CBA, apareceu no Anhembi no último fim de semana como parte de sua extensa agenda de eventos públicos e atividades que o cargo lhe exige, por assim dizer. O Renan do Couto o pegou de jeito para uma entrevista, abordando-o sobre os autódromos de Interlagos e Deodoro.

Pinteiro deu suas opiniões. Falou que Bernie Ecclestone fez uma “pressãozinha” sobre a prefeitura de São Paulo para fazer uma reforma necessária porque “as equipes ficam mal acomodadas”. Reiterou que “a F1 não pode sair do Brasil” e que “Deodoro sai”, achando a dúvida que paira sobre a construção do autódromo fluminense “bem interessante” porque voltaram a falar do assunto.

Também tenho algumas opiniões sobre o assunto. Faz quatro anos que Pinteiro está no comando do automobilismo brasileiro. Desde então, o Brasil perdeu seus representantes no Conselho Mundial da FIA, bem como na Comissão de Kart. Nunca moveu uma palha para a sobrevivência de Jacarepaguá, bem como d’outros, kartódromos inclusos, além de não apresentar projeto nenhum para a construção de qualquer outro circuito. Saindo da área dos palcos esportivos, também não se mexeu para manter viva nenhuma categoria e, na prática, comanda um órgão meramente atuante em homologar e tungar grana de dirigentes e pilotos. Ainda, detém os presidentes de federações nas mãos, muitas delas envoltas em denúncias de mau funcionamento de gestão e desvio de dinheiro.

O automobilismo brasileiro simplesmente afunda. Diante de uma Copa do Mundo e das Olimpíadas no Rio, há de sucumbir ainda mais pela falta de investimentos e patrocínios, naturalmente deslocadas para estes dois supraeventos. E o presidente vomita suas crenças, somente crenças, de que o Brasil nunca pode perder a F1 e que é ótimo que o assunto Deodoro volte à tona porque é bom tê-lo no noticiário — lavando as mãos para o terreno com um campo minado porque não entende do assunto.

Diria um personagem de elite aí que o senhor é muito fanfarrão — o que é um eufemismo.

22 comentários

  1. Bruno disse:

    Será que o novo ministro do Esporte terá olhos para o automobilismo?

  2. andre disse:

    Victor realmente o pinteiro nao ta nem ai para o automobilismo basta olhar o automobilismo pernambucano sua terra natal, hoje so tem corrida em caruaru a 120km do recife por que um ex piloto rogerio dos santos praticamente banca a competicao do proprio bolso pois nem fpa nem cba faz nada por la isso sim um Vergonha.

  3. X-Pilot disse:

    Ele tem tantos tentes que o apelido dele tem que ser o “Tubarão” da CBA!Ou “O Crocodilo do meu amigo…”Está ainda da onde vem tanta crocodilagem ao nosso automobilismo…O próprio é um!KKK.”Será que ninguém percebeu isso antes ou só eu…”kkkkkkkkkk.

  4. X-Pilot disse:

    Um cara que seria bom para ser Presidente no meu ponto de vista Alex Dias Ribeiro,um pessoa de Deus de fato,honesto,que ajuda os jovens,me falou uma fez coisas lindas sobre Deus e isso é muito importante para a clareza de um esportista!Massa choque ele não gostaria de pegar o abacaxi para ele…Outro também que sou fã e seria o cara certo para o cargo pois sabe tudo do esporte,sabe planejar e executar (pois isso que está faltando),tem contatos com todas as equipes e fabricantes,esse cara é o Roberto Pupo Moreno,mas é outro que não pegaria o Abacaxi!
    O pior de tudo esse Sr.Presidente foi re-eleito agora,de novo!Ou seja o automobilismo nacional irá sofrer por muitos e muitos anos,até nós temos somente categorias de Vídeo Game e Autoramas como as melhores…Do país?Esse é o grande projeto em si deles são autoramas andando em autódromos,categorias sem público pois a única ainda Graça ao Bom Deus é a Stock Car,que nos últimos sou franco em dizer que eu perdi o interesse em assistir-la como antes…Que falta faz o Ingo,Chico Serra,Paulão Gomes,nossa esses correm é só dar um carro para eles que a garota irá sambar na pista de medo (respeito)!O Grid da Stock hoje tem muita “Limonadas Purgativas”…!Outra coisa que deve mudar e vai mudar com a chegada desse nossos bólido do pessoal do Zequinha,belo carro esse do Brasileiro de Turismo,isso sim uma categoria atrativa,e virá excelentes pilotos que viram do Kart diretamente para esse temporada!Isso será bom renovação agora de qualidade plena!

  5. X-Pilot disse:

    Quando o problema é grande como esse,o nosso automobilismo nacional no momento,em vez de contar história para boi dormir que Deodoro é seguro,que ficará “Show de Bola” e irá existir…”Até Acredito” (Pois no sendo no Faz de Contas da CBA ou também mais conhecida como a Disney no Automobilismo),pois acreditam ou querem que acreditamos em contos de fadas para esporte!Esse esporte em, si é feito de trabalho à começar…!Segundo ficar sustentando ou alimentando algo que não nutri,pois não são praças que precisam para começar ao automobilismo nacional ser o que era,mas categorias de Base de Fórmula ao preço bom…Pois não existe maior sacanagem de um piloto que sai do Kart ter que sentar num monoposto na Europa sem experiência,o que faz o piloto correr maiores risco em sua carreira!Graças a Deus,por Deus de fato é brasileiro,esses jovens de cara correm com um Dom natural de cara,sentam é fazem muito!Por isso que eles não se preocupam…Tanto!
    Mas automobilismo é negócios sempre foi isso,nunca existiu romantismo nisso,somente por nós Fans do esporte.Hoje em dia sabemos que a politicagem é forte pelas categorias de Turismo,também são “mais baratas”;atraem as montadoras,elas podem melhor trabalharem sua imagem e de seus produtos!Plena mentira ao meu ver!!!Tudo é uma questão de Marketing e valorizando o pontos forte e fracos de uma plataforma esportiva,pois se não dar para falar que o monoposto é lago surreal ao Brasil por quê,não é!”Isso é algo que foi criado por eles e internamente penso eu…Ou vários…”.Pois tem a Fórmula 3.5 Renault,que é uma categoria Top de formação que anda quase a mesma coisa que a GP2 e que orçamento é a metade,mais mesmo assim cara!Porém tudo é planejamento,mas não utilizam isso…Poderiam sim no Brasil e por nossa economia de eventos crescente no país,de ativar o interesse de empresas ao automobilismo e a criação de uma Categoria de Base de Monoposto como foi o Renault Speed Show que no meu ver foi a melhor coisa que aconteceu depois da Fórmula Super V!Porém é isso que precisas não mais categorias iguais,parecidas,monomarcas de Turismo,para executivos em vez de executivos andarem,acho melhor executivos patrocinarem grandes pilotos do Kartismo para chegarem nos Fórmulas…Voltando o Brasil sendo uma fábrica de campeões na F1 e na Indy.Podemos sim uma empresa,a própria CBA se tiver mais ousadia,e esquecer de interesses internos,criar uma Fórmula Nacional 2.0,chegar junto com a Zytek,Honda,etc…Alguém de banca a coisa e que lucre mais…Para poderem entrarem;!Também uma categoria mais Top nos segmentos similares do Fórmula Renault 3.5 porém chamando para correr ex-pilotos de Indy,F-1,etc.Para atrair e fidelizar logo a categoria,além que seria um lugar para aqueles que não conseguir por alguém motivo chegar na Indy ou na F´1,tendo 8 provas só sem rodada dupla,fazer a coisa ser Top e ao preço baixo se falar de todo o equipamento…Pena que eu não tenho grana,e nem conhecimento com certas pessoas para criar algo assim;porém deixo minha receita para que eles possam mudar alguma coisa!Tendo uma filosofia mais honesta como é na Europa,Estados Unidos e Japão…Os pilotos,o público os patrocinadores acho que eles necessitam de mais estrutura em todos aspectos…Pois o que nós parece ser “manipulação da grossa” para que algo bom venha as pistas…Pois só homologam Turismo,aqui só se fazem Turismo,não existem outras coisas…Pois que vemos Mercedes Challenge,agora Brasileiros de Turismo,Brasileiros de Marcas,”Copa dos Subaru”,e por aí vai…Tudo bem que tem cada uma sua características próprias…Mas são bem parecidas no final se analisar com calma irá ver a Política da “melhor espécie de todos eles”!Acho que eles precisam pegar o belo exemplo do presidente da confederação de Motocilismo que resgatou a motovelocidade no país juntamente com ex-pilotos como Gilson Scudeler e hoje me dia é um Super campeonato,um dos melhores do mundo em organização e ao preço justo aos pilotos,parceiros de nome,bons parceiros por cima pois Michelin para estarem com eles na Moto 1000 GP é porque sabem trabalhar!Além disso estão de fato de fato mesmo sem “Contos de Fadas” trazendo a etapa da MotoGP para o Brasil me 2015..Hoje em dia os campeonatos de motovelocidade no Brasil são o maior sucesso de pilotos,patrocinadores pelo retorno de imagem e principalmente público!Também tem um outro excelente exemplo para passar ao presidente da CBA,veja a Super TC 2000,o Turismo Carretera,as categorias monomarca lá,plena organização em todos detalhes,aquela corrida em si realizada nas ruas e vias de Buenos Aires,que nível,que coisa mais linda ao esporte é tão bom ver Confederações de verdade em outros país,pena não ver uma aqui…!

  6. ags disse:

    Caro Victor, sem querer levantar a vida so sujeito Pinteiro, mas ele é o que no esporte motorizado, digo…vem de onde esse sr….Que uma coisa seja bem clara;Nunca iremos ter um pastor crenti(leia-se evangelico) como dono de uma night club…Esse senhor que tem mais dente do que a boc..foi piloto de alguma coisa, foi ao menos mecanico de alguma coisa, ou foi o que tinha pra ser votado..Esporte tem que ser representado por quem viveu, vive, dele…Não e´um cargo com um Tiririca, e o pastro deputado federal que não temo que fazer na vida, achou uma vaga pra ser gente(malandro,,sukeito esperto)..respeitar a praça de esportes é tbm.obrigação nossa, cidadãos brasileiros, loucos, que ama pagar impostos pra Sr Dilmo e o sapo de 9 dedos.fazaerem orgias na graan do pais falido.
    Um bom dia , Sr Victor, dono do melhor blog sobre automobilismo na midia tupiniquim..

  7. Alexsander disse:

    Belo texto!

    O melhor que já vi aqui.

    Abs

  8. marcão disse:

    Esse cara é mesmo um puta dum cara de pau!!!!
    Pra ele o automobilismo nunca esteve tão bom, conforme suas palavras…
    Primeiro:
    Acho que ele nunca viu automobilismo de perto antes!
    Só pode ser!!!!
    Segundo:
    A CBA virou um antro de gatunagem da bufunfa alheia direto pros bolsos dos encamisados……

  9. eduardo dragonetti disse:

    Pinteiro, Buceteiro ou o bundeiro, tanto faz, o automobilismo brasileiro morreu mesmo. 70-80 melhor época. Não volta mais. Lembra da Equipe Hollywood.

  10. Mauricio disse:

    Não diria fanfarrão, mas senil que dá até dó.

  11. Emerson Carneiro disse:

    A velha maneira de fazer, ou melhor, não fazer as coisas no Brasil. Bota uns apadrinhados, gente desocupada que tem amigos influentes, fazendo coisas e trabalhando em órgão ou entidades sem nenhum comprometimento real ou defesa daquilo que tinham que promover. A velharia e digo não só de idade, está em tudo no Brasil. A única preocupação é criar taxas e maneiras de arrancar dinheiro da onde puder e que se dane as coisas. O negócio é roubar e levar tudo que pode.

  12. Uma vergonha. Sem mais!

  13. Celio Ferreira disse:

    O Automobilismo brasileiro está acabando , e sobre os patrocinios, veja o sofrimento
    da Bia para se manter na Indy , e quando o Massa parar na F1 , não teremos mais
    ninguem lá , cadê a base sr. Pinteiro.

  14. Alisson disse:

    Acho que além não entender do assunto relativo ao terreno em Deodoro o Sr. Clayton Pinteiro também não entende muito de automobilismo.

  15. Claudio disse:

    A gente vive reclamando de quem está no poder, seja quem for, em qualquer esfera do poder que seja. Só falta se lembrar que ele não está no comando da CBA por vontade de Deus.
    A qualidade dos eleitos reflete a qualidade dos eleitores. Isso vale pra presidencia da CBA, de escola de samba, do Brasil, da pqp que seja.

  16. Scorpion disse:

    O Silvio Santos esta contratando um novo palhaço , quem sabe ele se candidata !!!!!!!!

  17. Flávio Quick disse:

    Victor, em Minas Gerais o automobilismo vem mostrando a sua força e, com apoio da iniciativa provada e do Governo do Estado fará uma competição com quase R$ 100 mil em prêmios.

    Dê uma olhada nisso aqui:

    http://rbcpreparacoes.com.br/entrevistas/governo-de-minas-e-banco-mercantil-do-brasil-apoiam-o-gp-nacional-de-kart/

    http://rbcpreparacoes.com.br/entrevistas/gp-nacional-de-kart-competicao-ira-distribuir-r-95-mil-em-premios/

    Abraços do amigo Mineiro!

    • Eduardo Melo disse:

      Realmente, o automobilismo de Minas demonstra uma força incrível, quando tiver um tempinho veja o que sobrou do kartódromo de Uberlândia e a vexatória situação do kartódromo de Uberaba, tranformado em espaço de rachas sem fiscalização nenhuma, o asfalto foi destruído, os boxes destruídos, com festas regadas a bebida, onde está a federação que não move uma palha para recuperar este espaço em Uberaba?

  18. disse:

    Ainda prefiro do que o Scaglionne

    • Marcos Ferreira disse:

      Dê, é trocar 6 por meia dúzia. Pelo menos na época do Scaglione tinhamos uma representação na FIA. Agora com o Pinteiro….

    • Nando Sato disse:

      Dê… Não fale o que você não sabe!!! Este Pinteiro só aparece para sair na midia entregando trofeu! Na sua “ingestão” perdemos varias categorias nacionais, um autodromo e alguns kartódromos!!!

  19. Leandro disse:

    Realmente não dá para acreditar num sujeito desse. Vive em que mundo? Só posso lamentar no que o automobilismo brasileiro se transformou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>