MENU

27 de junho de 2013 - 7:21F1

A porta que se abre

SÃO PAULO | Voltamos à programação normal com a notícia que foi glicerina pura na manhã d’hoje, embora esperada: a confirmação de que Webber vai se mandar da F1 e do mundo opressor da Red Bull para voltar ao mundo dos protótipos pelas mãos da Porsche. É que já faz um pouquinho de tempo e tal, mas como é que ficam aqueles desmentidos tresloucados das duas partes, que absurdo, que acinte, oh!, nunca? E o australiano ainda veio dizer que nunca pensou em ficar… Tá lôco…

Webber vai fazer sua última prova no Brasil e completar 12 temporadas de mais fracassos que sucessos. Brigou na prática por um título na F1 e falhou, em 2010, depois de se acidentar andando de bicicleta e escondendo suas lesões até mesmo da Red Bull. Começou a carreira como destruidor de companheiros para terminá-la como escada de Vettel. Natural, então, que vá buscar outros ares numa casa que já conhece e que tem planos ambiciosos para o ano que vem, com a retomada do projeto de protótipos da casa alemã.

A porta que se abre na Red Bull tem três candidatos e nada mais: os dois da Toro Rosso, Vergne e Ricciardo, e Räikkönen. No ano que vem, a F1 vai passar por uma revolução com a chegada dos motores V6 turbo e seria temeroso para o time de Christian Horner e Adrian Newey contar com um rebento ainda inexperiente, o que escancara a casa para Kimi. Por outro lado, a STR tem como sua essência existir para prover pilotos ao time principal, tanto é que tem um conselheiro, Helmut Marko, dedicado a observá-los.

E tem Vettel nesta história. Amigo de Räikkönen, o alemão que revelou sua verdadeira face neste ano deve ter algum poder de decisão (ou de veto). Certamente ter Kimi ao lado há de incomodar, e um novo Webber na sua vida é garantia mais duradoura de reinado e passo ao título. Ingredientes postos, a verdade é que, se antes se olhava para a Ferrari com ansiedade para ver quem sentaria no carro de Massa, a Red Bull há de monopolizar os holofotes até seu anúncio oficial, acompanhada da Lotus, que vai fazer das entranhas coração para manter seu astro lacônico por mais algum tempo dando o ar de sua imensa graça.

35 comentários

  1. eduardo disse:

    Pelo poderio da Red Bull nem o Massa serviria então a unica opição livre é o Haikkonem,lembro que o Prost ja era bicampeão e mesmo assim não pode vetar o Senna,se eles opitarem pelos Torinos da o Riccardo não por ele ser melhor que o Vergner(que é mas constante) mas porque é mas veloz em qualificação e a Red Bull não foi feita para corridas de recuperação(privilegia o equilibrio e a retomada de velocidade sobre a velocidade de reta)

  2. Delano Braga Santos disse:

    Olá Victor Martins,

    Bem a carreira do Mark Webber é parecida como foi do argentino Carlos Reutemann, ambos correram em equipes boas ou carros que sempre ficavam na frente e chamava atenção, mas quando foi o momento de serem campeões perderam a chance de ouro e justamente foram derrotados por pilotos mais jovens e menos experientes como Piquet (1981) e Vettel (2010). Agora resta saber quem fica no seu lugar, que pode gerar a famosa dança das cadeiras e vai afetar as estruturas das demais escuderias, é esperar pra ver o que de fato acontece?

  3. Anderson Pereira disse:

    Se o Kimi decidir ficar na Lotus, provavelmente será o Ricciardo o dono da segunda vaga.
    Porem se o finlandês for companheiro do Sebastião em 2014, acho q o Ricciardo dança na Toro Rosso pra entrada do Antonio Félix da Costa.

  4. Pedro disse:

    Já vai tarde, Webber. Saindo provando do próprio veneno. Pizzonia bem o sabe. Mas foi uma escolha bem acertada. O WEC está bem bacana.

    Alguma notícia ou rumores sobre o futuro do Nars?

  5. Fabio Fontoura disse:

    E a vaga do Kimi, caso saia da Lotus? Com quem fica? Também é um assento interessante!!!!

  6. ba disse:

    IH. FEDEU. KOBAYASHI APARECEU!
    IH. FEDEU. KOBAYASHI APARECEU!
    (começo a rir só de imaginas as presepadas da dupla no pódio)

  7. Fernando - Foz disse:

    Esse papinho de amizade enter Vettel e Kimi existe até às 08hs quando os dois se encontrarem para bater o cartão na RBR e se virem com macacões iguais. Não existe piloto na F1 que abra mão de disputar título por causa de amizade.
    Se Kimi for para a RBR eu torço muito por isso, será muito complicado para o Vettel. Bastará 03 corridas com Kimi produzindo mais do que ele pra começar a derrocada psicológica do alemão. Certamente ele terá influência na escolha do piloto e não será o Kimi que ele escolherá.

    • luiz alberto disse:

      É,você deve conhecer muito bem o comportamento dos Germânicos ,realmente eles devem ser muito fracos mesmo,qualquer coisa deve abalar psicológicamente seu modo de vida.Talvez por isso que tendo a sua nação destruída por duas grandes guerras eles hoje são a economia mais forte da Europa.Realmente ele descende de um povo muito fraco e subordinado a qualquer estrangeiro.Ahh,lembre-se alemães e austríacos tem o mesmo idioma,isto também deve ser uma dificuldade para o Vettel,não é mesmo ?
      Quer conhecer dois pilotos realmente fracos(raquíticos,mesmo)psicologicamente,são eles :RUBENS BARRICHELLO e FELIPE MASSA.(pilotos de top time)

  8. Dr. Walter Bishop disse:

    A Lotus só vai crescer quando eles derem um PÉ NA BUNDA no Grosjean. Aquilo é uma BESTA QUADRADA e seus acidentes fazem a Lotus perder PONTOS PRECIOSOS no Campeonato de Construtores.
    Quanto ao Raikkonen ir para a Red Bull, é uma jogada de risco. Uma coisa é serem amigos fora da pista, outra coisa é a rivalidade dentro dela. : \

  9. Ele é um Coadjuvante de Luxo, assim como foi o Rubinho, e agora é o Massa! Apesar de dizer que não, ele já deve está cansado de levar surra do Vettel, e sair da Red Bull para uma equipe pior não compensa, então o jeito é deixar a F1 indo pro endurance. Boa Sorte, Mark Webber!

  10. Fabiano disse:

    Esta porta que se abre provocará um efeito cascata, ou seja, quem ocupar o lugar do Webber também vai deixar uma vaga em aberto. Quem sabe um brasileiro a ocupe (Felipe Nasr ou Luiz Razia).
    Para o Massa, seria bom ele ficar esperto na vaga que pode se abrir na Lotus. A equipe vai precisar de um piloto rápido e experiente, e não vejo mais ninguém assim dando sopa.
    Mas se fosse para apostar uma grana eu apostaria no AUSTRALIANO Ricciardo assumindo a vaga do Webber, mas não faço ideia de quem assumiria sua vaga na STR. Alguém mais arrisca?

    • Carlos Amaral disse:

      Se o Ricciardo subir, apesar de que muita gente aposta que quem sobre pra principal é o Vergne, quem volta pra STR é o Buemi. Ou eles promovem o Félix da Costa. Alguersuari sumiu, e, pra mim, não volta mais.

  11. Eu não descartaria Massa e Button na briga pelo segundo carro da Red Bull.

    Seriam ótimos Robins para o Batman Vettel.

  12. Marcelo disse:

    Quem sabe a Lotus, em 2014, precisando de um piloto experiente, chame o Barrichelo de volta para a F1 e promova o jovem e promissor Bianchi para completar a dupla?

    • O Rubinho já é coisa do passado! O Brasil precisa principalmente de uma nova geração, e até o Massa já está ficando Pra lá de Bagdá!

      • FRANCISCO disse:

        coisa do passado é quem não entende de fórmula 1, e fica o tempo todo xicotiando um piloto de auto nível, a exemplo de Rubens Barrichello, que pra ele, falta apenas oportunidade de correr em uma equipe que lhe dê total atenção e um carro de ponta pra vencer o campeonato.

    • Edu Bassan disse:

      Só pode ser piada!!!…kkkkkkkk

    • luiz alberto disse:

      P A C H E C O – P A C H E C O – P A C H E C O – P A C H E C O.
      O cara não conseguiu andar na frente nem na formula bração e strocha car.
      Não seja ridículo,este já foi a muito tempo só os cerebralmente amputados por Dr. Galvão é que acreditam que este ex piloto poderia ser útil em alguma categoria.

  13. Daniel Ramos disse:

    Vejo no Kimi um piloto sensacional, na minha humilde opinião, ele é melhor do que o Vettel, Hamilton ou Alonso, no entanto atualmente não possui um dos melhores carros da temporada, claro que a Lotus têm muito potencial, mas ainda não conseguiu todo este potencial nas pistas, melhorou muito certamente, em grandes partes ajudada pelo o piloto finlandês, mas acredito que se a Red Bull oferecer três coisas: Certeza de um carro campeão, Uma ótima oferta em dinheiro e principalmente chances dele ganhar um Título Mundial de Pilotos, tenho plena certeza que o Kimi irá arrumar as suas trouxas e irá para a casa Tourina.

  14. Rossi disse:

    Torço para o Kimi pq ele é o único piloto que enche a cara.. kkkkkkkkkkkkkkkk

  15. aldo gomes disse:

    Não vejo o porquê da Red Bull não contratar o Kimmi. Os caras da Toro não “cabem no pé” do sapato da Red Bull.

  16. J. Floriano disse:

    Quem devia tentar essa vaga é o Massa. Ele se encaixaria perfeitamente para o que Red Bull e Vettel querem, experiente para 2014, mas não ameaçador para Vettel. E para Massa seria uma chance de mostrar serviço tentando bater o Vettel, o que seria bem difícil…

    • José Augusto Rocha F° disse:

      Se isso acontecer, o Vettel ocupará o lugar do Alonso como novo vilão dos brasileiros. Afinal, para muitos, piloto brasileiro nunca é inferior, é sempre prejudicado.

  17. Renato Muller disse:

    Seria lindo ver Vettel e Raikonnen juntos, mas acho que não vai rolar. Entre ter um parceiro que incomode e alguém da Toro Rosso, ele deve optar pela segunda alternativa. E a Red Bull, se não promover alguém da Toro Rosso, fica com um belo abacaxi para descascar: para que duas equipes?

  18. Paulo Z disse:

    É estranho falar que a carreira de Webber foi marcada por mais fracassos que sucessos. Ele venceu corridas na F1….é relativo falar em fracasso!

    • Victor disse:

      VM responde: 12 anos, 4 deles em equipe de ponta. Nestes últimos, 9 vitórias, menos de 1/3 da do companheiro e zero título. Temporada atual, não aparece entre os primeiros na classificação e não venceu. E é relativo…

      • Robson disse:

        De acordo com seu comentário, grande Victor, Felipe Massa é um grande perdedor então: na f1 desde 2002 (contando tempo como test driver em Maranello), nunca andou com o pior carro (a Sauber era bem respeitável) e com a Ferrari desde 2006. 12 vitórias até então, um quase título em 2008, mas nenhuma vitória desde aquele Interlagos 2008. Massa, então, é uma lesma pra você?

        • Victor disse:

          VM responde: Ninguém que está na F1 é uma lesma. E fazendo a relação que eu fiz com Webber, Massa também conquistou mais fracassos que sucessos nestes anos todos.

      • Paulo Z disse:

        Sim..entendo seu ponto de vista e tbm entendo que o Webber não é o supra-sumo, mas acho a palavra “fracasso” muito forte prum cara que venceu 9x na F1. Boa sorte pro canguru.

        Abs!

        • Harlan Rodrigo disse:

          Concordo com todos que o criticaram. É um absurdo um jornalista especializado em automobilismo vim falar que um cara como Webber teve mais fracassos que sucessos em sua carreira. O cara fica 12 anos na fórmula 1, sendo os últimos anos na principal equipe, sendo que teve passagens boas e importantes por outras, e você vem dizer que ele teve mais fracassos?

          Você, assim, se comporta como boa parte da mídia brasileira que critica todos que não chegam em primeiro e todos que não estão na Fórmula 1, no entanto gosta de sair propalando justamente o contrário nos seus posts e matérias. Decida-se…

          • Victor disse:

            VM responde: O fato de estar em equipe de ponta não significa que tenha obtido sucesso. O fato de não obter sucesso não significa que não seja bom. Não tenho tempo pra te desenhar. Conclua e tá bom.

          • Harlan Rodrigo disse:

            E o fato de não ter ganho títulos mundiais de pilotos não significa que o cara tenha obtido um fracasso. Ele teve 9 vitórias, 11 poles, ganhou vários títulos de equipes, disputou título de pilotos, fez uma carreira bastante digna nas equipes menores, que o levaram a melhor equipe nos últimos 4 anos.

            No Michaelis, dicionário, o significado de fracasso é o seguinte: “3 Ruína, desgraça. 4 Insucesso, mau êxito.”

            O termo não cabe a carreira de Webber.

            Conclua e tá bom.

          • Victor disse:

            VM responde: Concluo: você tem sua opinião, eu tenho a minha, e assim tá bom.

  19. Askjao disse:

    Xadrez puro.

  20. Pedro disse:

    Ao mesmo tempo que torço para que Kimi seja o escolhido para ocupar o lugar deixado por Webber e buscar de forma mais contundente o bi campeonato, penso que haverá um grande enfraquecimento na irreverente Lotus. Não vejo um piloto na F1 atual que está dando sopa, capaz de substituir Kimi ou Kubica a altura. Talvez seja uma nova chance para Hulkenberg renascer das cinzas, ou talvez para o promissor Bianchi.
    Por outro lado, pode ser que a RBR busque um substituto na STR e tudo fique como está, sem dança das cadeiras para chacoalhar com o circo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>