Double deckers, 4

SÃO PAULO | Outro fato que ficou relegado ao último plano na corrida de ontem na Inglaterra foi a mensagem que a Lotus passou via rádio justamente no momento em que seus dois pilotos estavam juntos e viram de perto a dinamitação do pneu de Vergne. “Kimi is faster than you”, ouviu Grosjean, que teve de abrir passagem para o companheiro.

Fosse aqui, a revolta iria ganhar as ruas com um #ForaBoullier e teria palavras de ordem contra esta equipe nefasta e corrupta, essa equipe aí que um dia já teve Senna nas mesmas cores e hoje ordena o segundo piloto abrir para o primeiro, esta equipe aí, boba e cara-de-mamão.

Não é de hoje que Grosjean é uma espécie de Massa francês na Lotus. Romain não foi bem como substituto de Piquet na então Renault e ganhou uma nova e rara chance na escuderia no ano passado. Tudo que conquistou em um ano e meio foi a fama de afobado que se envolve em acidentes com frequência – e, indiretamente, é um daqueles que originou o sistema de pontos na carteira para o ano que vem, dada sua afeição ao negócio. Depois do acidente provocado em Spa-Francorchamps no ano passado, foi suspenso por uma corrida.

É fato que a Lotus vem dando uma série de chances ao piloto depois de uma temporada abaixo do esperado, em que conquistou apenas 31,7% dos pontos totais. Mas depois de outro abandono — registre-se: por problema mecânico —,  de ter ouvido a frase que Felipe escutou há quase três anos na Alemanha e ter visto Räikkönen pontuar pela 26ª seguida, os números continuam absolutamente contra Grosjean: fez 26 dos 124 conquistados pelo time, pouca coisa acima de 20%. Para efeito de comparação entre as grandes, Massa marcou 34% dos pontos da Ferrari, Webber tem 39,7% ali pelos lados da Red Bull e Rosberg, 48% na Mercedes — este nem deveria entrar para tais cálculos.

A Lotus vive um grande dilema para o ano que vem, apesar da boa injeção financeira que o grupo Infinity — que envolve até um fundo oriundo de Brunei Darussalam: a chance de perder Räikkönen para a Red Bull é muito grande, e aumenta quando seus engenheiros e estrategistas erram desgraçadamente como na corrida de ontem, ao deixá-lo na pista com pneus velhos. A solução natural, ascender Grosjean a este posto, não deve passar pela cabeça de uma cúpula que expõe abertamente que seu piloto deve abrir passagem para o mais rápido. E não há pilotos no grid com experiência e expectativa capazes de comandar a escuderia que outro dia disse que só deve demorar um ano para ser campeã.

Comentários

  • É mesmo, com a saída do raikkonen da Lotus para a RBR, quem poderá substituí-lo? Vejamos, um Pastor Maldonado, seria legal, pois disputariam o título de quem bate mais…rsrs

    Nico Hulkemberg, seria o mais sensato, é bom piloto, merece uma grande chance e mostra que é um piloto com muita vontade.

    Felipe Massa, se ele pensa em voltar a ser primiero piloto e tentar um título mundial, acho que esta é a chance, mas o que pesa é o fato de ser sempre o segundo piloto e se contentar com isso.

  • Ih, o Grande Prêmio perdeu o furo. Preferiu passar o dia de hoje dando notícias da exógena Fórmula 1 (70,37% do total de notícias no dia de hoje), e perdeu o anúncio da nova pista da brasileira StockCar em Ribeirão Preto. Outros sites e portais já noticiaram.

  • Juro que não sei o que vocês vem naquele hulkenberg. A pole no brasil foi totalmente na sorte, e fora isso não vejo nada de mais expressivo em sua carreira. Tem muita gente melhor por ai.

  • Tudo indica mesmo que eles vão perder o Kimi. Na posição deles, ou seja, estão com folga financeira (ao menos não estão em crise como a Sauber, devendo salários), com técnicos capazes de fazer um carro interessante, eu contrataria pilotos que conseguissem ser constantes e pontuassem o máximo pela equipe. Penso que Massa e Hulkenberg seriam as melhores opções para eles. O Massa tendo liberdade novamente para pilotar sem pensar no companheiro seria outro piloto, vide 2008. Acho que ele trocaria o gordo salário por um pouco menor para ter a chance de pilotar livremente novamente. E Hulkenberg tem jeito de futuro campeão. Pilota muito bem e é constante, só falta o carro. Deve ter se arrependido até as cuecas de ter saído da Force India. Andou pra trás. Seria uma dupla forte e para o bem de todos, o louco da primeira volta não estaria mais na F1.

  • Maldonado…

    Já venceu com a Williams, pelomenos até o ano passado estava rápido e tem grana pra trazer…Não substituiria o Raikkonen a altura (lógico), mas já é um piloto experimentado e tem grana também.

  • o Crashjean (crash=batida) não sai de lá pois é apadrinhado do dorminhoco do Bouiller… O imbecil do Crashjean ferrou com o Kimi quando o Kimi saiu do box após o primeiro pit. O Kimi saiu à frente do Crashjean e do Alonso, mas o idi*ta jogou o carro p/ cima do Kimi na reta logo após o box e abos fizeram mal as curvas que antecedem a antiga reta do box…. resultado… o Alonso veio e passou os dois em meia volta.
    Quando deram a ordem, o imbecil estava segurando o Kimi e já tinha trancado a porta na cara dele duas vezes. Só não bateram pois o Kimi evitou em ambas e a diferença de rendimento todos viram depois…. bem diferente das ordens “ferrarianas” pois o piloto que recebeu a ordem, acabou a corrida logo atrás do primeiro piloto…
    Olha…. depois do que o Kimi falou para a Sky, na entrevista na zona mista…. acho que ali acabou a paciência dele com a equipe…

    Abraço

  • Não entendo como a red bull anda na frente. os motores são iguais, será que não existem tecnicos para acerto dos carros junto com os pilotos. Afinal então pelo visto os melhores pilotos e mecanicos são da Red Bull é isso? Onde está a competênciados concorrentes? ou é pura marmelada.

    • Quanto aos Pneus que tiveram problemas isto acontece e não vamos culpar os pneus. Aconteceu, pelo menos assim houve um novo ganhador Nico Rosberg.
      Não me lembro de ter deixado passar alguma vez uma corrida de F1. Mas estou começando a achar que tem um ou dois profissionais e o restanta devem ser aprendizes. Vamops torcer por uma melhora

    • Bem que poderiam experimentar o Massa na Lotus! Afinal ele é mais experiente que o novatos já que os “demais” bons pilotos já estão assegurados. Seria uma boa para ele.

  • Acho que a Lotus é a melhor possibilidade para o Massa, se ele não renovar com a Ferrari.
    E seria bom o Koba voltar à F1 pela Lotus. Até onde me lembro, parece q ao final do ano passado houve uma certa negociação entre eles, não??

  • a safadesa que a ferrari faz com massa e fez com barrichelo é tão vergonhoso que já estou com nojo.não sei como um homen aceita esta situação.

    • eu me refiro a equipe mandar o piloto passar o outro e ele obedecer,e nós brasileiros como ficamos.indignados sem podermos faser nada,eu que adoro formula 1 ,aprendi a gostar com emersom,sena,piquet ,pergunto esses acatariam uma ordem desta? deixar outro piloto passar…?

      • Cara, na boa, acho que você está com uma visão distorcida.

        Émerson, Piquet e Senna jamais receberiam ordens para deixar outro piloto passar. Eles alcançaram um status que não permite a equipe nenhuma lhes impor isso. O mesmo acontece com Alonso e Vettel hoje.

        Massa e Barrichello não tinham muita escolha. Eles podiam até se impor, mas quando uma equipe decide ferrar de vez com um piloto, não há como fugir. Trulli, em 2004 na Renault, sentiu isso com Flavio Briatore.

        É muito fácil a gente falar que não deveriam ter feito ou aquilo. A gente não está na pele deles, podemos nos gabar e achar que somos os donos da verdade.

        Lembra-se da Malásia? O que Ross Brawn pediu a Rosberg mesmo? Ele obedeceu. Nem por isso se deixou ser visto por banana. Tem duas vitórias. Hamilton, nenhuma.

      • Meu caro Clecio,por isso que eles foram campeões e os babacas de macacão vermelho só prestaram para ser segundões,a culpa não é totalmente da equipe pois pior que o que manda é o que aceita ser C A P A C H O.

  • Essa palhaçada , de mandar o piloto deixar o companheiro de equipe passar, só pode ser da Ferrari. Isso não foi uma ou duas vezes que a Ferrari fez isso, com o Robinho e com o Massa. Porque agora estão criticando tanto as empresas pequenas. Será que só o piloto Frances está fazendo isso. E o piloto que conseguiu tantas vitórias a custa dos brasileiros.

  • Acho que o contexto também deve ser levado em conta. Na caso da Ferrari o Massa estava fazendo uma grande prova e a vitória era praticamente certa. Além disso, vencer aquela corrida talvez fizesse com que ele recuperasse a performance que não tinha desde a época do acidente com a mola, dando assim um retorno muito melhor para a própria Ferrari do que vinha dando até o meio do ano passado. Agora na corrida de ontem que diferença iria fazer para o Grosjean? Se ele tivesse chegado imediatamente atrás do Raikkonen e com uma atuação de luxo bem que poderia ter gerado uma boa polêmica, mas chegando em 19° e com toda confusão em torno dos pneus acabou não dando em nada.

  • se a Lotus é um time nevasta e corrupta o que vocês me digam da Ferrari?porque um dia ela também ordenou um piloto a fazer isso e não foi uma vez só não,e o pior ainda foi um piloto brasileiro!

      • O Rubinho demorou ANOS para sair da Ferrari depois da corrida na Austria em que ele deu passagem para o Schumaker… e nao teve quebra de contrato.

      • Macho o suficiente? A marmelada da Áustria ocorreu em 2002 e o cara só quebrou contrato em 2005, quando a Ferrari estava no fundo do poço. Isso pra mim não é coragem, é bem o oposto. É ser o primeiro a pular quando o barco está afundando.
        Macho foi o Piquet quando saiu da Williams pra quebrar pedra na Lotus. Macho foi o Alonso quando saiu da McLaren pra quebrar pedra na Renault.

        • Estão reclamando de que? O que adianta uma equipe ter 2 ou mais pilotos e nenhum chegar como campeão no fim da temporada? Só que essa combinação, esse esquema, essa tramóia, deveria ser discutida, na escuderia, ntes da corrida e não durante a mesma, porque aí fica chato. O piloto que não concorda com isso, que não assine contrato. É que nem futebol: quem está melhor entra em campo. PF

        • Se hoje concideramos SENNA uma lenda e um sério candidato ao melhor de todos os tempos devemos agradecer ao não menos e na minha opinião simplismente espetacular , PIQUET , ele sim mandou Frank as favas e ainda retirou os motores Honda ,os melhores da época ,da Scuderia e levou para a Lotus dando a chance da Mac Laren ter os motores que cairam como uma luva na estrutura da equipe formarem um time campeão .
          Eu queria ver mandar o Prost abrir para qualquer um , ou o Senna fazer o mesmo . Gentilezas a parte foram feitas do Piquet ao Pupo Moreno e do Senna ao seu companheiro Gerard Berger como agardecimento aos ” serviços prestados ” . Temos que entender que quem nasce para segundo piloto só vai ganhar quando o primeiro não tiver a mínima chance eles sempre terão a preferencia .
          Ainda tenho saudade do primeiro título dos nossos eternos CAMPEÔES . Abraços ……. fui

        • E não!? O carro da Williams do ano passado era ruim? Basta dar uma lida nas notícias do ano passado e ver o que falavam os engenheiros da equipe.

        • Nas corridas o Bruno nao acertou em nenhum guarda-rail e foi ate mais consistente do que o Kobayashi. O japones cometeu ate erros mais primarios ao longo do ano, por exemplo nas boxes na Alemanha ou naquela corrida em que acertou no Button logo na primeira volta. Isto ja para nao falar no toque de Valencia com o Bruno, onde a meu ver houve culpas repartidas.

    • Até quando vocês vão “achar” que piloto acerta carro,isto acabou quando criaram a TELEMETRIA,acorda Ô: eu sou véeeiooo mas estou sempre aprendendo e corrigindo meus erros,vocês jovens no mundo da informação imediata quando fazem uma afirmação destas me causa até desânimo quanto a geração que devera ter um grande país para torna-lo potência mundial
      Acorda meu!!! Na ultima corrida ficou evidente que piloto não apita nem na pressão de pneu que dirá no projeto, isto é coisa para ENGENHEIRO.
      Na história da F1 ,sê não estou enganado só houve dois pilotos que realmente acertavam carros um foi Jack Brabham e o outro Bruce McLaren e os dois eram donos de equipe e nos anos 60/70.

    • Mito Koba? Entao estamos a assistir no WEC a queda de um mito, pois o Bruno Senna esta a ser bem melhor do que ele. Com condiçoes mais iguais o Bruno Senna mostra-se sempre mais piloto do que o Kobayashi (no WEC, tal como mostrou na GP2, com carros iguais e condiçoes parecidas). Por acaso gostaria muito de ve-los na F1 na mesma equipa mas e praticamente impossivel isso acontecer. Em 2014, se nao estiverem no WEC, e mais provavel estarem na IndyCar ou na Formula E…

  • Simples… Retoma a negociação com Kamui Kobayashi e ganhe um piloto habilidoso mais o dinheiro do crowdfounding… Não vai precisar abrir a boca para mandar esse francesinho no canto, se é que ele continua ano que vem…

  • Eles estão se virando como podem desde o que Kubica se estrupiou, e se deram bem com a aposta no Kimi – coisa que na época foi considerado arriscado. Pra 2014 o cenário não é bom. Grojã não dá mais e talvez Kimi vá botar energético na sua vodka, e caso isso se confirme aí a coisa desanda.

  • Se realmente ocorrer do Räikkönen na Red Bull, a Lotus deveria trazer algum dos piloto da Force India, em especial o Sutil, pela experiência dele.

    Uma aposta de risco, dada a pouca experiência, é o Davide Valsecchi. Mas acho que ele é melhor do que ter o Romain como primeiro piloto.

  • A diferença é que nesta temporada ordens de equipe são permitidas, na outra não. Por isso não tá tendo o mimimi da outra vez.

    • Ordens de equipe este ano são permitidas?? Aonde foi q vc leu isso?
      Quer dizer q tá tudo blz se aquele episodio Barrichello x Schumacher, GP da Austria, se repetir?
      O pessoal vai achar normal e aplaudir? kkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Aonde você viu isto,por acaso já leu a lista dos países que tem mais títulos mundiais de F1.O único problema é que nos últimos 20 anos os pilotos brasileiros que chegaram a top times tinham um problema genético que os impediram de ser campões e lhe direi qual era : Devido na Imensamente grade nádegas dos dois pilotos da Squifiosa di Maranello os engenheiros nunca conseguiram moldar um banco suficientemente confortável para lhes facilitar a pilotagem e isto os impedia de andar mais rápido que seus companheiros de equipe e quando eventualmente isto ocorria eles gentilmente cediam suas posições para não traumatizar seus companheiros,afinal brasileiro é muito bonzinho.

    • antes era combustivel livia se não dar pane seca , agora alivia se não os pneus acaba , afinal o que é mesmo que esses carro faz . acho que agora os pilotos com + de 40 pode voltar rsrs?????????????