Ano de mudanças

SÃO PAULO | As férias da F1 começam tão quentes quanto o tempo na Europa no noticiário, e os boatos e as consequências que brotam aos montes surgiram – diferentemente do que acontece – de um fato concreto: a reunião do empresário de Alonso com Christian Horner no motorhome da Red Bull em Hungaroring. Seja qual for a opinião de cada um, não há como negar o simbologismo do ato: o de que o espanhol não está nada contente com o trabalho da Ferrari, também expresso em suas incisivas e cutucantes palavras após a corrida.

Alonso tem 32 anos e, contando com este, está num vácuo de sete sem ganhar um título. Quando aposentou Schumacher, ali se via o novo Schumacher, ainda mais indo para uma McLaren forte para enfrentar um novato Hamilton. Pois seu temperamento difícil e forte se chocou com o da cria da casa, e Fernando foi procurar a Renault de volta. Lá, ficou marcado pelo episódio de Cingapura. Aí, em 2010, chegou à Ferrari, onde esperava começar, com cinco temporadas de atraso, a era Schumacher e a ser o novo Schumacher.

Mas Vettel e a Red Bull riscaram estes planos desde então. No braço, Alonso conseguiu se equiparar à falta de equipamento da Ferrari, que nunca conseguiu manter um equilíbrio de desenvolvimento. Por mais que leia livros em que aprenda se conhecer e ter paciência, uma hora o saco enche. Também porque o tempo passa e é implacável. O amor eterno a Maranello já acabou como qualquer casamento d’hoje em dia, e o encontro da última sexta à noite na casa taurina dá, sim, algum indício de que um contrato pode ser quebrado para o ano que vem – histórico não falta. O puxão de orelha dado por Montezemolo não é só pela língua solta.

Do lado da Red Bull já surgem as declarações de que pretendem ter a dupla mais forte possível e de que não há a necessidade de ter alguém da Toro Rosso. Assim, aquela anterior de que a disputa estava provavelmente entre Räikkönen e Ricciardo cai por terra. O australiano passa a ser, na realidade, a última opção da equipe e torce para que seus oponentes simplesmente fiquem onde estão – o que, na prática, é quase impossível.

Da Alemanha e da Itália pintaram os primeiros rumores, que colocam Räikkönen na Ferrari e mudam todo o cenário. O ‘Sport Bild’ fala já que o finlandês “concordou” em voltar, e seria para o lugar de Massa. Já é algo que é muito distante de verossímil. Primeiro que a informação é muito vaga – seria ligeiramente diferente se tivessem cravado o acordo –, segundo, que Kimi sabe como toca a banda naquela casa e que foi nela que perdeu totalmente o gosto pela F1 e, terceiro, Alonso não permitiria. No meio tempo, a Ferrari soltou um comunicado negando tudo, o que é sinal de quem tem algo na parada. Para completar, um segundo fato: Anthony Hamilton esteve em Maranello. Hamilton lá? Dificílimo, neste momento. Mas é só mais mais uma semente.

Antes, o grande passo do mercado era o de Räikkönen. Agora, divide com Alonso em seu movimento friamente calculado. E já que 2014 vai apresentar uma série de mudanças técnicas nos carros, o quadro entre os pilotos começa a apontar a mesma interessante direção.

Adendo 1: à dúvida recorrente, Anthony Hamilton não é empresário de Di Resta há mais de um ano, e o caso foi até parar na justiça.

Comentários

  • Fernando Alonso + Red Bull = Quebra da equipe! De campeã a mera coadjuvante!
    Fernando Alonso = Desonestidade e desestabilização do time!

  • Se Alonso for pra Red Bull, a Ferrari fica sem piloto top. Acho difícil Raikkonen na Ferrari. A dupla da Mercedes bem difícil mudar tmb

  • Olha não ficaria supreso em ver o Alonso na Red Bull, mais uma troca de equipe em pouco tempo, mas pra ele isso parece ser totalmente natural, é só não agradarem ele ou esquecerem de levar a Uva e o Champanhe pro o quarto dele, que ele fica revoltado. Vejo que o Alonso não sabe trabalhar com a equipe, ele antes de tudo, devia pensar em conjunto da Ferrari o que está dando errado, e colocar o que acha que poderia ser feito, ao invés de ficar dando declarações inúteis por ai, na minha opinião ele traiu a confiança depositada nele pela a “Família Ferrari”, e deveria sair, por conta própria ou por conta da escuderia Italiana, se ele realmente sair, aposto que a Ferrari vai colocar algum piloto de ponta, ou até mesmo promover o retorno do Kubica(se este estiver em condições, e para de correr de Rali, porque não é o negócio dele, como não era o do Kimi, que voltou para a F1) ou Kobayashi(apesar que acho que este Japa, poderá ainda contar com o apoio da Honda pra retornar a F1 em 2015), ou então, e o que é mais provável, colocar o seu pupilo, fofinho e queridinho Julis Bianchi na equipe já no próximo ano.O retorno do Kimi a Ferrari, sei lá, não sei, eu duvido muito. E caso o Felipe Massa saia também, apostaria no Hulkenberg ou novamente no Kobayashi, apesar do alemão ter mais vantagem nessa.

  • Vettel é tão estrelinha quanto Alonso. Tão egoísta quanto e tão obcecado por vitórias quanto. Não vai sair faísca se os dois correrem juntos, vai é explodir a equipe em duas.

    É bem simples, os dois sabem que se correrem na mesma equipe, nem um deles conseguirá ser campeão, vão tirar muitos pontos um do outro e é bem provável que a equipe ganhe o campeonato de construtores com 8 corridas de antecedência. Porém a pontuação de pilotos será equilibradíssima até o final, como foi em 2007, que o menos provável levou o caneco.

  • No meu entender, Alonso está numa sinuca de bico. Se ele sair, a única equipe que justificaria a mudança seria a Red Bull. O mesmo vale para o Raikkonen, pois voltar para a Ferrari de nada lhe adianta (seu carro é mais rápido), além disso, os boatos de que ele assinaria no lugar do Massa acontece porque o contrato do brasileiro termina esse ano, assim a equipe italiana não precisaria dispor de Alonso, ou coloca-lô para fora. De toda forma, isso não vai acontecer NUNCA.

    Acredito que esse ano não teremos mudanças bruscas. A Lotus tem um bom ambiente de trabalho e endeusa Raikkonen, e Alonso também está no pedestal. Ir para a Red Bull é entrar na casa do inimigo, até tomar conhecimento do carro etc, é complicado, a equipe não via deixar de ver o Vettel como número 1.

    Ainda penso que se não houvesse a mudança no regulamento em 2014 a mudança de Alonso seria possível. Acredito que o espanhol vai preferir acreditar no eventual “carro vencedor” da Ferrari de 2014, até porque não há garantias de que a Red Bull irá ter o carro campeão ano que vem. O mais sensato é esperar ano que vem pra ver quem tem o melhor modelo, e aí sim tentar uma mudança.

    Raikkonen, por outro lado, tem receio de que a Lotus desande com o carro pro ano que vem, até pela falta de dinheiro. Mas acredito que ele arrisque uma renovação de um ano, o que com certeza a equipe não quer, deve querer uns 3 anos.

    E Vettel, espertíssimo, já disse que não fica na Red Bull até o fim dos tempos. O alemão deseja mudar de equipe assim como fez Hamilton, mas no momento oportuno. A partir do ano que vem, com o novo regulamento, ele fará a melhor escolha, já que qualquer equipe gostaria de tê-lo.

    Enfim, pra 2014 acredito que Ricciardo vai pintar na Red Bull, e só (entre as equipes grandes). Lá pra trás do grid é outra história..

  • Victor, normalmente fico nossa comentários mais políticos, mas não posso deixar de passar esse.

    Alonso saiu da McLaren porque tem aquela vontade de vencer, ainda que a qualquer custo. Foi, jogou sujo e irritou uma das poucas pessoas no grid que ainda pensam como um desportista romântico. O problema dele não foi com Hamilton, mas com Ron Dennis. E por isso tomou um belo tapa na cara, pra largar de ser besta.

    O problema é que ele não aprendeu. E espero que continue tomando vários, até aprender a ser gente.

    E isso pq ele não precisa jogar sujo pra vencer. Pq capacidade ele tem. Vai entender…

  • Hamilton na Ferrari com Massa de segundo piloto.
    Alonso na Mercedes com Rosberg de segundao.
    Vettel na Red Bull com Ricciardo.
    Raikonnen na Lotus com Grosjean.
    Anotem.

    • É, acho que se o Alonso estivesse nesta temporada na Mercedes, que desde o começo vem dando trabalho, o Vetel estaria em apuros.
      A Mercedes está bem desde o inicio, mas o melhor piloto no inicio agora vai mal.

  • Eu não acredito que Alonso fosse tão tolo a ponto de ir para uma equipe que tem um tri e possivelmente tetra campeão e que ainda por cima fala o mesmo idioma do patrão(ou alguém acha que na Áustria se fala o espanhol).Seria suicídio profissional,Alonso é fenomenal quando comparado com o segundo piloto de sua atual equipe ,mas creio que se comparado a Vettel ,acho muito difícil ele ser muito superior,talvez do mesmo nível.

    • Háááá e tem mais Vettel jamais aceitaria uma frase do tipo Alonso esta mais rapido que você,sem acelerar até algum pistão sair pelo escapamento ou simplesmente responder assim :__ Sê esta mais rápido ,então que me passe!!!!!!; Não faria como aquele bundosissímo segundo piloto que simplesmente lhe abriu caminho.

  • Eu não sei se a Ferrari deixaria Alonso ir pra RedBull, tem muita coisa do carro do ano que vem que já deve ter passado pelo conhecimento do Alonso, não só do carro, mas do motor também. Deixar que um piloto como Alonso mude de equipe em um ano de mudança de regulamento técnico, pode significar alguns segredos indo de encontro à RedBull e Renault.
    Acredito, por isso, que Massa também permanece no próximo ano, mesmo que com rendimento bem inferior ao de Alonso.

    O que eu não acredito que tenha tanto problema com Raikkonen trocando a Lotus pela RedBull, já que as duas usam motores Renault.

      • Mauricio,

        Concordo que a equipe técnica é ruim, mas falando no projeto do carro.

        O ponto ao qual me referi é sobre os motores, que serão novos no ano que vem, e tenho certeza que tanto Alonso quanto Massa estão trabalhando em conjunto, ou pelo menos possuem informações bem avançadas dos motores.

        Acredito que mesmo a equipe técnica do carro sendo muito ruim, como estão mostrando há alguns anos, sempre há um segredo diferente em cada equipe que se colocada para outra equipe, pode fazer grande diferença.

        Abs.

  • Pra mim o Alonso fez tudo calculado, mas foi mais pra precionar a ferrari do qualquer outra coisa, pq se ele nao gostaria de ter Vettel em Maranelo, imagine ele passar pro recinto de Vettel, …..oq acha chará ?

  • Vitão, só não esquecendo que no caso do Hamiltão visitar Maranello, que ele é empresário de gente do grid. Não me lembro de cabeça se é do Sutil ou do Di Resta, mas desde que deixou de cuidar da carreira do filho, passou a dedicar-se a um desses. E não foi o Di Resta que andaram cogitando lá pelos lados do burrinho em pé??