Spartacus, 3

SÃO PAULO | Admito que considerei inicialmente exageradas as opiniões de que Alonso estava com cara amarrada no encontro dos três primeiros colocados na salinha antes do pódio de ontem em Spa-Francorchamps. Dando um desconto àquele momento, seria natural que um segundo colocado não ficasse feliz com um resultado que o afaste ainda mais do líder e vencedor da prova, Vettel. Mas o decorrer das cenas realmente foi demonstrando que havia um desconforto, sim – e estar descontente é diferente de estar desgostoso.

Não dar um sorriso sequer em uma prova em que havia sido o nome e que ao menos esboçava alguma evolução em relação às últimas performances é, de fato, estranho. Por outro lado, não é tão estranho quando se pega a ficha do que aconteceu desde o fim de semana do GP da Hungria: a ida do empresário ao motorhome da Red Bull, o puxão de orelha público do presidente Luca di Montezemolo, a obrigação de ter de se desculpar e falar que foi um mal entendido atribuindo até a questões linguísticas, a ciência de que há um plausível cenário em que Räikkönen pode aparecer em Maranello em 2014.

Há pouco, o solerte Bruno Mantovani colocou em seu Twitter uma montagem em que aponta, no quadro superior, a comemoração de Vettel com a grade cheia de gente da Red Bull e, no inferior, uma desnecessária placa a Alonso com a diferença para o alemão e para Hamilton, fria e significativa. Bruno veio até me perguntar se aquela havia sido a última volta. Recorri ao pai dos vídeos para buscar a comprovação. O print abaixo aponta que, sim, não havia um mecânico sequer para celebrar um segundo lugar que, sim, deveria ser motivo de orgulho por atestar uma evolução evidente de um carro que vinha caindo de produção. A legenda que Mantovani atribuiu é factível, então: “é, azedou o clima na Ferrari”. E, convenhamos, qual é a necessidade que um piloto tem em saber a diferença para os rivais quando cruza a linha de chegada justamente num momento em que mostrar ao mundo que a situação intramuros está normal seria mais aprazível, em um GP patrocinado pela Shell? Ainda que não seja postura da equipe celebrar, uma mensagem ou um sinal de apoio pegaria bem. Não se viu isso.

Some-se a cara de zero amigos de Alonso com os colegas de trabalho que nem lhe deram muita bola pelo segundo lugar, e temos um verossímil cenário de que o espanhol não se sente em casa ou não tem mais o grupo de Maranello nas mãos. Além de ser mais um motivo de que Vettel tem o tetra no bolso, coloca mais um ponto de dúvidas sobre sua permanência na Ferrari. A MTV3 finlandesa apareceu neste fim de semana com uma possibilidade de troca de lugares entre Fernando e Kimi para o ano que vem, em que o primeiro levaria o Santander para a ex-Renault — onde conquistou seus dois títulos e o recebeu de braços abertos depois da beligerante temporada de 2007 na McLaren — e ajudaria a salvá-la da bancarrota.

Montezemolo já ressaltou diversas vezes, e não foi diferente com Alonso, de que os interesses da Ferrari sempre vão estar acima de qualquer piloto. O time pagou para se desfazer de Räikkönen em 2009 para ter este mesmo Alonso. A italianada é louca e venal o suficiente para desfazer a troca.

Comentários

  • OFF: a emissora FOXSPORTS está negociando com a vênus(hell) platinada a transmissão de corridas de F1, ao que parece, em caráter de VT melhores momentos.

  • Não vai acontecer troca nenhuma, não essas que estão falando de Alonso e Kimi. O que vai acontecer, é o piloto da Toro Rosso na Matrix. O pessoal vai no embalo das fofocas, ainda mais vindo do Sr Galvão, que até falou uma coisa que há muito tempo não se via. ” Não vai acontecer nada, o Kimi vai continuar lá!. Depois de muito tempo ele falou uma coisa sensata. Outra coisa: Lembro que no ano passado, quando o Alonso estava bem na frente no campeonato, já tinha comentarista do grande premio, dizendo que ele estava rumo ao tri. Mas depois da virado do Vettel, ficaram elogiando o mesmo, e dizendo que foi merecido. Esquecendo que no GP do Brasil, o Sr Vettel atropelou o carro do Bruno, e nem foi punido, o que deveria ter acontecido.

  • Boa tarde Pessoal, sempre acompanho este blog, passo aki todos os dias para ler os post e os comentários, sou FANZAÇO de F1, não perco uma desde que comecei a entender a coisa, à uns 8 anos, hoje tenho 21!

    Mas andei lendo umas noticías, e agora gostaria muito que o Ricciardo fosse para a RED BULL por este motivo:

    http://grandepremio.com.br/f1/noticias/nasr-desponta-como-candidato-a-vaga-na-toro-rosso-em-2014-afirma-revista-alema

    Caso contrário, apostaria em um grid assim ano que vem!

    Red Bull: Vettel e Button
    Ferrari: Alonso e Massa
    Mclaren: Raikkonen e Perez
    Lotus: Grojean e Hulkemberg
    Mercedes: Hamilton e Rosberg
    Force India: Di Resta e Julies Biachi
    Willian: Bottas e mais um
    Sauber: Gutierrez(Telmex) e o Russo
    Toro Rosso: Ricciardo e Vernge
    Marussia: Nars e mais um
    Cartehan: Charles Pic e Razia

    Somente palpites…e desejo em partes!

  • A derrapada do Alonso ao alinhar na reta para bandeirada e a seguir se afastar, indo para o lado oposto da pista, enquanto vimos o Vettel vibrar com os mecânicos…

    Já estou torcendo para expurgarem logo o Alonso e trazerem de volta o Iceman.

  • O melhor de tudo é o sorriso sarcástico do mecânico que tá segurando a placa, e a cara de “foda-se” dos outros que tão ali do lado hehehehe É Alonso, a família Ferrari tá nem ai pra ti, o Massa pelo menos têm a família do lado, todo mundo gosta dele, porque ele não é egocêntrico e chato como o espanhol. Não gosto do Alonso, prefiro o Vettel ou o Kimi, queria ver era o Kobayashi ou o Hulkenberg na Ferrari próximo ano, no lugar desse espanhol chato.

  • Victor, desculpa te corrigir, mas acho que a análise da foto está errada. Posso até estar errado, mas permita-me uma explicação.
    A foto é da Volta 44, que acabara de ser aberta por Vetel, portanto, antes de cruzar aquela linha branca demarcada no chão que é vista na foto, Alonso ainda estaria na volta 43, mas o marcador de voltas na tela marcaria 44, pois Vetel, líder com 10 segundo de vantagem já abrira a volta.
    Portanto, para o Espanhol, ainda restaria mais um giro pelo traçado. Eis o motivo da placa com o tempo.
    Se esta foto fosse do término da ultima volta de Alonso e Vetel já tivesse cruzado a linha, haveriam bandeirinhas quadriculadas ao redor do 44, como ao final de cara corrida.
    Portanto, para Alonso (na foto), que ainda não cruzara a linha branca, ainda seria o final da volta 43 e o início da volta 44, restando ainda mais um giro para completar a corrida.
    Perdoe a correção, posso estar errado, mas este foi o meu entendimento.
    Abraços, parabéns pelas observações.

  • Não vai mudar nada do que foi dito, porém…
    Vale lembrar que a placa foi mostrada na penúltima passagem e não na última.
    Quando é a última volta aparece “last lap” e não o número da volta como podemos ver na foto de frente “44/44”. Reparem no próximo GP.

  • Nos últimos quinze anos de F1 , os 12 títulos ficaram entre Ferrari 6 , Mclaren 3 e Red Bull 3(com o desse ano serão 4).
    Piloto de ponta que quer fazer história no Mundial fica entre essas equipes e vai fazer o que precisar pra sentar num carro desses. E nas três não tem nenhum bobo, incluindo Massa . De vez em quando uma delas precisa de um patrocínio e ajeita um ou outro piloto , mas a excessão confirma a regra.
    Acho que outro fator que também vai pesar nessa história são as clausulas de rompimento de contrato e interesses dos patrocinadores, já que a crise na Europa não vai melhorar no ano que vem e ainda tem a questão do rolo jurídico do Bernie que pode virar o comando da F1 de cabeça pra baixo( quem quiser entender do que esse maluco é capaz deveria ler a biografia dele). E no final toda essa discussão é boa para o marketing da categoria.

  • Na Ferrari o objetivo é aparecer,ganhar corridas fica em segundo plano.Parece estranho esse comentário mas trabalho em uma empresa do Grupo Fiat e são todas iguais,desorganizadas e pouco profissionais,o que interessa é diretores e gerentes dando entrevistas,aparecendo em revistinhas corporativas,babando ovo de superiores,vivem disso mesmo quanto aos resultados?Uma boa puxada de saco e os resultados ruins somem.Na Ferrari é assim também,Montezzemolo,o bobo metido a galã,gosta mesmo é de se exibir independente do resultado.A equipe massacra pilotos que falam a verdade,Alonso é bi campeão e está enterrando a carreira em carros que simplesmente não andam junto com Mercedes, Lotus,RBR e até mesmo com a McLaren atual que também não é grande coisa,tem mais é que metr a boca mesmo.A equipe Ferrari parece um cirquinho de italianos comedores de Pasta,todos loucos para darem entrevistas e aparecerem na mídia com feições sérias e aparentando o que não são.

    • Não é só na Fiat que acontecesse esse problema meu colega, isso é mal de Brasileiro. Agora o Alonso pode muito bem esperar quem nem o Shummy para vencer na Ferrari. Lembrando que ano que vem a coisa muda.

  • Vitor, o Felipe não tem ritmo de corrida há muito tempo. Consegue uma volta isolada rápida mas não é constante. Seria falta de um melhor condicionamento fisico, deficiencia em gerenciar os pneus?
    Outra coisa: poucos falam da possivel mudança do Button pra Red Bull, quais as possibilidades? Com o Kimi indo para o lugar dele. A fala do Horner ontem de que está surpreso com o numero de pilotos disponiveis para a RBR me fez pensar nisso… É um piloto mais barato e afável que Kimi ou Alonso.

  • reparei que a atitude do Alonso com o Vettel mudou este ano,até o ano passado Alonso tratava Vettel como se ele não existisse na sala que os pilotos ficão e no podio,teve um podio no ano passado que na euforia da comemoração o Vettel fez um gesto amistoso para o Alonso que respondeu com aquela cara amarada que espantaria até sua mãe,numa das vitorias do Alonso neste ano o Vettel chegou por traz e deu um empurão de brincadeira no Alonso que respondeu com um sorisso e na Belgica o Alonso comprimentou o Vettel assim que ele saiu do carro,me parece que a tentativa do Alonso de se mudar para a Red Bull não foi uma decisão de ultima hora e melhorar seu relacionamento com o Vettel foi o primeiro movimento rumo sua possivel saida da Ferrari

  • Victor, boas again..Acaba de sair no mídia europeia que a mclarem , tem uma leve e branda inteção de falar com Kimi….Ai te pergunto..cara..todo mundo se virando, procurando o que fazer, qual team..qual categoria, quem mulher começar o ano com ela… e o tico tico no fubá Amassa tapioca nem move um dedo?, Será que ele tem tanta certeza que nele ninguém tasca(ninguém quer), nem rabino de sinagoga que tem pavor de dirigir, tem coragem de contrata o tico tico no fubá Amassa de tapioca. O cara é o falastrão do ano..ele e o PAVÃO BUENO..rs

    • Com certeza o Massa (Nicolas Todt) está se virando nos bastidores. Acontece que o cara não é protagonista e, portanto, não vira notícia. Ele está se agarrando à (pequena) chance de continuar na Ferrari, porque sabe que não tem nenhuma oportunidade de ir para nenhum dos outros times de ponta (RedBull, Mercedes, McLaren e Lotus).
      Caso saia da Ferrari vai conseguir, na melhor das hipóteses, pilotar para a Sauber, Force India ou Toro Rosso, e troca de pilotos nessas equipes não gera manchete nos jornais e sites especializados, né?

  • Kkkkkkkkkkkkk…..
    “A MTV3 finlandesa apareceu neste fim de semana com uma possibilidade de troca de lugares entre Fernando e Kimi para o ano que vem, em que o primeiro levaria o Santander para a ex-Renault”

    Fiz exatamente esse comentario num post do Flavio Gomes ainda nas férias e ainda acrecentei mais uma o Briatore vai junto. Que deus os levem e me deixem torcer pela Ferrari novamente. Assim poderei usar meus bones.

  • Detonar o Felipe Massa é uma sacanagem.. dizer que ele é péssimo piloto outra maior ainda. Um povo que acostumou com Fitipaldi, Piquet e Senna, não valoriza um Barrichello e Massa. Massa enfrentou nada menos que Shumi e Alonso, os dois melhores pilotos dos últimos 10 anos… quando teve Kimi..mandou super bem..nos dois anos. E Alonso por onde passa deixa um rastro de destruição.. Na renault, na mclaren e agora na ferrari..

  • Se eu fosse dirigente da Ferrari, traria pro ano que vem Raikkonen e Hulkenberg. Um ex campeão e um piloto muito talentoso. Com certeza um ou outro poderia levar a Ferrari ao topo!

  • Agora a única chance que a Ferrari vai ter é mandar o Massa bater no Vettel para deixar o Alonso com chances de lutar pelo título esse ano! Para ficar na Ferrari o Massa está aceitando até ficar na Portaria! O Vettel só não ganha essa de novo se ele não quiser!

  • Victor, esta foto não está errada? Note: o número 44 já consta porque Vettel JÁ abriu a última volta e Fernando iria fazer o mesmo… E outra, cadê a bandeirada? Se fosse a última, já apareceria na tela isso.

  • É o assunto rende muito, Vettel depois de fazer muita bobagem no início de carreira (aula com Hamilton), passou a ser um cronômetro em suas voltas, comparáveis a Ayrton (guardadas as devidas proporções), difícil derrubar o alemão que veio no vácuo da escola Schumacher, que nunca achei tão grande assim e apesar de tantos títulos, a maioria com sujeira pra não chamar de bandidagem ou Dick Vigaretagem (existe isso?). Alonso sempre tira coelhos da cartola, pois como disseram a maioria aqui, não sabe acertar carros como Piquet e Prost e apesar de sair em 9o passou todos com a faca nos dentes, exceto o reloginho, que não quebra nem bate mais, e que deixa Massa pensar em ser companheiro de Barrica nos comentários da TV (não lembro o nome), pois desde que tomou aquela “pedrada” (mola) no zóio, nunca mais teve arrojo, mostrando que não tem mais C* pra apertar o pedal da direita e voar como quando bateu roda com roda com o próprio Alonso de McLaren e não fosse a moleza do Glock ele teria levado aquele ano, apesar da Ferrari ter feito de tudo (ainda faz) pra detonar o carrinho dele, só o dele quebra. Vamos esperar o Fittipaldi então, paciência e antes desse final de semana, fazia muito tempo que não assistia a uma F 1 e desisti na metade, pois já tinha visto o filme do carrinho azul, aquele que tem “asas”…

  • A Ferrari mostrar esta placa na chegada de Alonso á linha de chegada nada mais é do que dizer ao espanhol:

    “Fernando, Sebastian is faster than you!”

    Tecla SAP: “Fernando, Sebastian é mais rápido que você!”

  • Victor, boas noites.
    Acho que o real troca troca( no bom sentido) de pilotos, é normal..
    Kimi, ferrarI?Pode ser, e mais o que?
    Ele vai querer um segundo piloto que ao menos, tenha o respeito de usar o IL CAVALINO no peito..
    O tico tico de fubá do Massa de tapioca, nunca foi piloto, ele apenas tava com tesão no começo da vida, na f1..
    Essa que mola fez ele perder segundos, é pura BALELA..
    Nelsão fala que tem muito com aquele acidentes, mas não tem porra nenhuma..
    Será que se um cara fica todo assado, perdeu metade das oreias, e ainda volta a sentar a bota nessas baratas, e ser campeão, foi mera sorte..
    Perguntem ao Lauda, se ele afinou pq qq piloto no ano seguinte..
    Acontece que Lauda, tem sangue, e o tico tico de fubá do Massa de tapioca, tem é medo…o cara ficou GAGO, ficou lento..já era lento..Deixa minha gente, de falar que o ZACARIAS era piloto e hj não…Chega,,o cara é fraco, acabou o que ele achava que tinha.
    A.M.A.R.E.L.O.U. legal……………..chega..
    Abraços..esse é o melhor blog do automobilismo nacional……

    • Olha, cada acidente é de um jeito, Stirling Moss parou porque teve um acidente onde bateu a cabeça e depois ao voltar para o carro reconheceu que tinha perdido o tino para pilotagem.

    • o Massa deu trabalho para o Alonso ate metade de 2010 quando o Alonso com a ajuda da Ferrari(o Alonso esta mais rapido) quebrou o Massa que naõ se recuperou mais,ele é combativo mas falta manter o carro na pista e cuidar dos pneus,na faze atual como no inicio de carreira o Massa não passa de um Sato sem os olhos puxados bem diferente de 2006 até 2008 quando ele pilotou muinto bem

  • Se o Alonso vencer em Monza, dentro e fora da Ferrari já esquecerão toda a crise.
    Talvez alguém já tenha escrito isso aqui mas, olhando o video, o Hamilton puxa pra esquerda logo depois de passar a linha de chegada, como o Alonso. Eu acho que o motivo disso é que em Spa eles não dão a volta toda, logo depois da linha já viram a direita e entram nos boxes no sentido contrário. Do lado esquerdo tem também a arquibancada, ou seja, o cara pode escolher fazer uma onda com a torcida também. Claro que, se o piloto quer, consegue celebrar com a equipe perto do muro e depois abrir para entrar nos boxes, como fez Vettel. Mas dizer que Alonso está de mal por causa disso é besteira, afinal o Hamilton está super bem com a Mercedes e fez o mesmo. Ele deve é ter ficado muito puto de não ver os mecânicos dele pendurados no alambrado. E os mecânicos dele também devem ter ficado muito mordidos, porque com certeza alguém mandou não ir pro alambrado. Não vi nenhum video que mostra a chegada dele no parc fermé, quando geralmente se encontram com alguns membros da equipe que estão ali na grade. Ali também é uma evidência importante de como anda esse casamento.

  • Troca que seria ótima pra Alonso e nem tanto pra Kimi.

    A Lotus tem feito bons carros,mas falta um maior desenvolvimento neles,algo que Alonso tem capacidade de sobra pra isso.

    A Ferrari está perdidinha e Raikkonen não ajudaria muito nisso,o Finlandês quando o carro está bom,é perfeito,mas se precisar de algum desenvolvimento a ser feito,esquece que dali não sai coelho daquele mato,e não é por acaso que McLaren,Ferrari e Lotus preferiam dexiar todo o trabalho de desenvolvimento de seus carros a cargo de Coulthard,Massa,Badoer,Gené e Grosjean.

    • Acho que o alonso não sabe acertar carro não….
      ele sabe é tirar leite de pedra e só… e digo mais, ele sabe mesmo é estragar bons carros com um acerto maluco que só ele consegue guiar o carro.
      Felipe massa, Nelson angelo piquet e Roman grosjean que o digam.

      Dos pilotos que sabem acertar bons carros na f-1 atual eu destacaria jenson button, nico rosberg, lewis hamilton e adrian sutil.

      o resto fica meio na dependência dos engenheiros.

  • Muito bem observado, ainda tinha outra placa a espera do Felipe.
    O fato é que a cúpula de Maranello não esta gostando do comportamento de seu piloto fora das pistas, e sim, foi um sinal claríssimo do descontentamento de todos com suas declarações, pois havia feito uma daquelas corridas que todo mundo vai no alambrado o saldar, então comparações com outras corridas não vale.
    Embora o Santander pague um monte de $ de patrocínio à Ferrari, El Fodon leva pra casa R$ 53 milhões por ano, apenas R$ 37 milhões a mais que Massa – se eu fosse Massa utilizava isso a meu favor sempre que a pergunta fosse pq meu companheiro de equipe consegue brigar por títulos e eu não. Numa conta simples, Massa ganha 30% do que ganha Alonso e possui 44% dos pontos em comparação a seu companheiro, ou seja, esta acima da média inclusive. Mas voltando ao assunto principal, não duvido nada que a Ferrari dê um pé na bunda do espanhol, como já fez com Prost e Kimi, e retorne a briga pelo mundial de construtores em 2014 com 2 carros.

    • Pode ter certeza que a cúpula da Ferrari está cagando e andando se é o Alonso, o Kimi, o Prost, o Schumacher, o Senna, o Fangio, o Prost ou até mesmo o Papa que estiver pilotando pra eles. Se ofender ou jogar contra a Ferrari, tchau.

      Talvez por isso também que Massa tenha conseguido ficar tantos anos em Maranello com atuações medianas. Não me lembro de Massa ter ofendido ou denegrido a Ferrari nunca. Ele sempre fez o que a equipe pediu, engoliu o sapo e, mesmo assim, nos momentos bons elogiava e nos momentos ruins ficava quieto ou desconversava, sem aquele papo de “sou apenas mais um brasileirinho sofrido no mundo…”

      Alonso se acha maior que a Ferrari e, simplesmente, não é! Aliás, no automobilismo, algumas equipes podem chegar perto ou, até, serem iguais, mas nada é maior do que a Ferrari por toda a sua história.

      • Massa é um cara tranquilo, se dá bem com todo mundo, foi assim com figuras difíceis na F1 como Villeneuve, Schumi e agora com Alonso, utilizou isso a seu favor, é chegado do Montezemolo e do Bernie, até por isso esses boatos nunca o afetaram.

        Obs.: Alterei meu nome pois tem um outro Pedro ai fanzaço do Massa e acho que o Alonso fez algo ao rapaz.

  • Desde que o queixada foi para a FERRARI, ela deixou de existir como equipe esportiva .Não há competição ,existe só deslealdade entre os competidores

    • Jairo, A Ferrari sempre foi uma equipe de apenas seu 1º Piloto, difícil lembrar de termos 2 pilotos na Ferrari brigando por título, a não ser antes da decada de 70, porque não me lembro.

  • O problema do Alonso, atualmente, é a imagem que ele criou na F1. Todo mundo sabe que ele simplesmente não aceita dividir o time com outro piloto. Resultado, não tem a mínima chance da RedBull contratar o espanhol para tumultuar o ambiente. Para a McLaren ele não volta, de jeito nenhum. Mercedes? Só se o Ross Brawn demitir o Hamilton, coisa que eu duvido que ele vá fazer. O que sobra para o Alonso, então? Ficar na Ferrari ou levar os milhões do Santander para a Lotus.
    A Lotus não parece ser muito atrativa. Resta, então, ficar na Ferrari. Para isso, entretanto, vai ser obrigado a “engolir sapo”, como fez nas entrevistas de quinta e sexta-feira, quando disse que foi mal interpretado quando criticou a Ferrari.
    Segundo especulações da imprensa europeia, o Alonso teria ouvido do Montezemolo que não há piloto ou patrocinador que sejam mais importantes do que a Ferrari, ou seja, se o espanhol estiver descontente pode pegar o Santander e ir para outro lugar.
    Esse deve ser um dos motivos da cara de m… dele no pódio. Imaginem como deve doer para um cara com um ego monstruoso ouvir esse tipo de comentário e ter que engolir, afinal, não tem para onde ir.

  • Não sei se algum comentário já destacou isto, mas, na dúvida, vou falar: Vettel cruza a linha de chegada e passa rente ao pitwall, celebrando com os mecânicos da Red Bull a vitória. Logo depois vem Alonso, saindo da Bus Stop e, ao cruzar a linha, leva o seu carro o mais distante possível dos boxes, deixando claro que, pelo menos neste momento, quer mais é distância da Ferrari. Não há dúvida de que a relação piloto-equipe azedou de vez, e já passo a aceitar a hipótese da permuta com Raikkonen, o que poderia até assegurar mais uma temporada de Felipe Massa em Maranello. Só não sei se essa última parte seria vantajosa. Tanto para a Ferrari como para Massa.

    • tipo, largar em nono e chegar em segundo com um carrão desses. o que mais pode se queres so que um polegar pra cima? ele ganhou o dia com aquele sinal de tao incrível ele foi!

  • O Ferrari não evolui nada. Desculpa discordar, mas não há nada de evolução no carro. Na Hungria o Ferrari foi cerca de 0,45s mais lento que o vencedor da corrida. Ontem foi 0,4s. A diferença não existe praticamente. Na Hungria a pista era lenta e travada. Muitas e maiores dificuldades para ultrapassar os carros mais lentos, se livrar do trafego. O carro não só não evoluiu como acho até que perdeu terreno. Na Australia o Ferrari foi 0,2s mais lento que o vencedor, na Malasia abandonou, na China venceu, no Bahrein 0,65s, na Espanha venceu, Monaco 0,35s mais lento, Canada 0,2s, no UK 0,15s, Em Nurburg 0,15s. O Ferrari não só não evolui como está em clara queda de rendimento. As menores diferenças são obtidas quase todas em corridas com safety car. A equipe entende do assunto. O carro não evoluiu e é por isso as caras de poucos amigos.

    • Mas Spa-Francorchamps é uma pista bem mais longa do que Hungaroring. Ou seja, 0,4s em Spa significaria talvez 0,2s na Hungria. É possível sim, devidas as condições, que tenha havido evolução na Ferrari. Talvez pouca, mas possível sim.

    • Cara, entendo sua observação, mas penso que no esporte de equipes, como a Fórmula 1, perdemos juntos e ganhamos juntos. Se o Alonso está descontente, que saia, mas não precisa ficar criando clima ruim. É a típica atitude de um menino mimado que não sabe perder, mesmo porque ninguém apontou um revólver pra cabeça dele para assinar com a Ferrari, ele foi porque ele quis e sabia que poderia dar certo ou não.

    • Não é a penúltima não. Para tirar a dúvida, tem este vídeo aqui https://www.youtube.com/watch?v=5TRQckbm8Ro&feature=youtube_gdata_player que mostra que não só não tinha mecânico algum da Ferrari comemorando como Alonso fez questão de puxar o carro do muro, como se afastando da equipe.

      Outra coisa que ressalto foi o grande abraço de parabéns ao Vettel na saída dos carros antes do pódio. Eu não lembro de Alonso parabenizar Vettel dessa maneira, com um forte abraço… só lembro daqueles tapinhas nas costas e olhe lá!

      • Sim, esta segunda imagem é do inicio da última volta (44/44) a contagem da FOM é na abertura da volta, ou seja, esta placa está sendo mostrada para que o Alonso saiba a diferença que tem para a ultima volta. Quanto a foto de cima, tirada por trás dos carros, não há possibilidade de saber se a do Alonso é da ultima volta ou a da chegada. Acredito que seja a do inicio da ultima volta, visto que na chegada, apesar de lhe mostrarem uma placa também, neste trecho da pista ele já está desviando para o centro da pista, e não seguindo em frente como dá a entender na foto. Notem na foto a posição do carro com relação a pista, é só ver as faixas pintadas do grid e comparar com o vídeo no mesmo trecho, são momentos diferentes. A do Vettel sim, é a da chegada…

  • O melhor piloto da F1 na atualidade é o Vettel. Que mania de dizer que a Ferrari não tem carro, ela não tem piloto, vcs estão parecendo o Galvão Bueno. Como que o Alonso é o melhor piloto se não conseguiu superar o Hamilton na primeira temporada na F1, e com carros iguais para não ter desculpas. Ficam falando que o carro do Vettel é o melhor, e é mesmo, mas o do Schumacher não era, o do Senna não era, o do Prost não era, e o do Alonso quando foi campeão não era. É o melhor carro com o melhor piloto da atualidade disparado, depois dele ainda vem o Hamilton e depois o Kimi e o Alonso.

    • Concordo que Vettel seja o melhor piloto atualmente. Alonso só não tem o melhor carro porque não consegue dar o feedback necessário para que a equipe técnica crie os carros ganhadores. Acho até que a passagem de Alonso pela Renault foi com um rendimento abaixo do potencial do carro, e os titulos vieram numa fase de queda de rendimento de Schumi. Alonso tem claras deficiencias em passar informações técnicas de setups. Não dá para considerar Alonso o melhor piloto mesmo. Alonso é uma espécie de bebida alcoolica forte que faz com que algumas pessoas que acompanham a Formula 1 não sintam necessidade de se aprofundar tecnicamente. Alonso é pop e pouco mais. O pop não poupa ninguém.

    • Companheiro Jued, concordo que o piloto de melhor destaque na temporada seja Vettel. Mas para ser avaliado como o melhor piloto, necessitaríamos de uma série de atributos.
      Muito bem colocado em determinada ocasião por Luciano Burti, “não há como avaliar precisamente a relação do desempenho no que diz respeito ao conjunto piloto/carro, mas que se pudesse ser feito uma mensuração, 70% é o carro e 30% o piloto, aproximadamente”.
      Portanto, se o piloto possui um carro com balanceamento, alinhamento, direção hidráulica, sistema eletrônico, design aerodinâmico, motor e outros itens mais, que proporciona tração adequada, frenagem de 300 Km/h para 80 Km/h com apenas 30 metros de distância para o final de reta, desgaste adequado de pneus (veja bem, adequado, não econômico: assim fosse, as Lotus e Button levavam todas), ataque às zebras sem desequilíbrio do carro, tudo muito próximo à perfeição, o esforço e concentração do piloto passa a ser muito inferior em relação aos rivais. E acaba sendo um sistema que retroalimenta: “o carro é muito bom, eu me sinto bem guiando este carro, portanto meu melhor desempenho será correspondido pela máquina”. Lembremo-nos que no ano passado Alonso liderava o campeonato até meados da temporada, onde a Red Bull não obteve um desempenho satisfatório e a Ferrari com o carro de degrau no bico era mal-nascida, melhorando sua performance ao longo do ano com as atualizações das peças aerodinâmicas.
      O atual carro da Red Bull é simplesmente excepcional e isto torna o trabalho de Vettel muito facilitado. Webber já não pensa em F1. A cabeça dele não está mais concentrada no desenvolvimento do carro que pilota.
      Os carros da Ferrari estão aquém, sim, dos carros da Red Bull. São dados telemétricos, comprobatórios de desempenho da exploração dos limites máximos de cada carro. Nas fábricas e nos testes, são segredos, mas nas corridas, ocorrem troca de informações, formais ou não.
      Troquemos: Vettel na Mercedes e Hamilton na Red Bull. Quem provavelmente andaria na frente o tempo todo? Basta observar o desempenho de Hamilton em 2007, apesar de que, a McLaren dissimuladamente trabalhou para ele ser campeão e isto existe em qualquer equipe, seja por favoritismo, seja pelo desempenho do piloto. Em 2008, Massa não era o piloto favorito para ser campeão pela equipe, mas apresentou desempenho, tanto que, Raikkonen disse que não iria ajudar Massa a lutar pelo campeonato e levou uma “baixada de bola” da Scuderia Ferrari exatamente como o puxão de orelha que Alonso levou no mês passado.
      Enfim, parecem estar num patamar semelhante de capacidades Vettel, Hamilton, Raikkonen e Rosberg. Uma pouco acima de todos estes, apesar de eu não gostar dele, mas reconhecer suas competências, Alonso. Ele é realmente o cara que sabe explorar o carro ao máximo cometendo o mínimo de erros possível, uma vez que seu carro não “flutua na pista” como uma Red Bull. Tenho imensa curiosidade de ver o resultado de algumas corridas com uma “dança das cadeiras” entre pilotos de ponta, trocando cockpits nas equipes de ponta por algumas etapas, se não fosse tão dispendioso. Tenho a impressão de que muitos de nós ficaríamos surpresos.

      • O texto foi muito bem até virar fanboy. Alonso não foi sabotado na McLaren – muito pelo contrário, ele chegou a pedir que Ron Dennis sabotasse Hamilton.

        Os pilotos top do grid atual são diferentes em suas características, acho que os mais próximos no estilo são Vettel e Hamilton – dois polemans natos. O inglês provavelmente tem mais braço, mas perde feio no mental.

        No mais, Alonso me lembra Prost, um cara que consegue ser constantemente rápido sem forçar, de poucos abandonos, sempre aproveitando as oportunidades e marcando pontos. Ele pontuou tanto quanto Hamilton em 2007, mas Hamilton foi muito mais brilhante, com mais poles e sendo mais rápido.

        Dizer quem é melhor é muito difícil, ou mesmo julgar que algum seja mais completo. Alonso e Kimi são mais constantes, Vettel e Hamilton são mais rápidos. No fim do ano se descobre quem se dá melhor dentro de seu estilo.

        • Prezado… não compreendi muito bem porque fanboy… muito menos mencionei o termo ‘sabotagem’ da mesma forma que eu não quis mencionar o termo ‘preferência’ para clarificar o cenário da McLaren em 2007, mas foi isto que tentei contextualizar, pode não ter ficado claro. Talvez ‘dissimuladamente’ tenha impactado uma consonância negativa, portanto, deve ficar menos denso citar que “a McLaren sempre trabalhou em favor de Hamilton, cuja nacionalidade é inglesa, uma vez que este era o investimento de longos anos da equipe, que o viu crescer, em vez de voltar suas atenções para um bicampeão recém-chegado à escuderia, de nacionalidade espanhola”. Resultados de um piloto que apresentem características para ser considerado o melhor dentre todos não fica limitada ao piloto em si e sabemos muito bem disto. Depende de uma série de fatores: equipe, administração, relacionamento com a equipe, principalmente da relação do piloto com o carro, mas, sobretudo, das suas condições físicas e mentais na hora de guiar, sua autoestima.
          Não me causaria surpresa se o estilo de pilotagem de cada um deles fosse um pouco diferente em carros diferentes. Veja que a McLaren está muito aquém do que foi ano passado e, veja Sergio Perez: longe de ser o piloto arrojado e agressivo, resultado de um misto de inexperiência com imprudência, que foi na Sauber nos dois anos anteriores. Ao contrário, até o momento tem estado apagado nas corridas, apenas tendo tocado Button duas vezes com sua asa dianteira, imprudentemente. E só. Não é possível afirmar com precisão que é o melhor piloto, somente colocando todos eles para correrem com todos os carros nos seus mais variados acertos. O que se destacasse, sim, poderia ser considerado o melhor piloto. Mas é um custo muito alto e uma proposta extremamente utópica para não servir de nada para os objetivos da F1. Então, sendo para saciar a paixão do fã do esporte automobilístico, resta-nos eleger o melhor piloto no laico ângulo de visão que temos. Mas os dados telemétricos são fatídicos e Alonso coloca sua Ferrari carro numa posição em que, pelas características apresentáveis, jamais poderia chegar onde chegou. São frenagens com melhor aproveitamento possível, curvas que tangenciam à beira da perfeição, uma característica altamente intuitivo-perceptiva do qual ele é constituído que o faz conduzir o carro da maneira que o faz. Seja condutor de bólidos como Prost, ou quem quer que seja, repito o comentário da Red Bull no ano passado: “dá raiva de ver Alonso no pódio”. Como ele consegue?
          Ainda continuo sem compreender o que você menciona com fanboy, mas tanto o primeiro quanto este texto que digitei são objetivos. Não torço para nenhum piloto, nem tenho um favorito, apenas acompanho e gosto do esporte, quer aconteçam ultrapassagens na ponta, quer no miolo, ou entre as equipes retardatárias. Isto realmente me satisfaz enquanto espectador do esporte. Tudo mais neste universo da velocidade, é matemática e especulação.

    • Metendo o bedelho: Ferrari tem carro SIM e tem o melhor piloto também. Mas a impressão que passa é que não existe um líder fora das pistas. O Domenicali é muito fraco. Falta alguém pra trazer as pessoas certas pra dentro da equipe, um agregador. E o Alonso definitivamente não tem esse “dom”. Quanto ao Felipe Massa, ele esperneou não lembro em que corrida (lááá atrás) até conseguir trocar de engenheiro. Ok, trocou. E agora tem um que tem como principal objetivo o chamar para os boxes e colocá-lo de volta na pista atrás de um Force India, que ele não consegue passar nunca. É sempre assim.

  • Ta certo que o Massa, pos mola, tem decepcionado, mas gostaria de saber porque a grande maioria dos erros da ferraria ocorrem com o carro do Massa. Sera incompetencia do engenheiro dele?

  • Como já falou o FG em alguma ocasião, o Alonso esta na mesma situação de Senna em 93. É o melhor piloto do grid e sabe disso. O problema é que ele não tem um chefe como Ron Dennis pra poder falar pra todo mundo que quer mudar de equipe e não levar pito nem um, como o Alonso já levou. Só que pro Alonso sera pior, não conseguira uma vaga na equipe do energético, e o melhor que pode fazer é abaixar a bola mesmo, ficar na Ferrari, curtir os comentários do Luca no face pra fazer uma moral e rezar por um carro melhor ano que vem.

    • Melhor piloto da F1 é o Vettel, o Alonso é o melhor que não ganha um campeonato a quanto tempo, e não é por falta de carro não, pq perdeu para o Hamilton na primeira temporada deste na F1 com carros iguais. Para ganhar tem que arrumar um trouxa igual ao Nelson Piquett para bater o carro e manipular uma corrida p ele. Ele deveria ter sido expulso junto com o Briatore.

      • Posso até ter exagerado, no meu ponto de vista ele é o melhor.
        No fundo do meu ceticismo, o Alonso está, no minimo no mesmo patamar do Vettel, e porque não dizer do Hamilton e Raikkonen.

        A corrida de ontem está ai para provar isso.

        O autor deste blog diz que seria um desrespeito com o Vettel creditar a performance da Red Bull unicamente ao Adrian Newey. Mas o fato é que o carro superior da RBR que tem sido decisivo de verdade nas conquistas da Red Bull.

        Como nos lembrou Luca Di Montezemolo esses dias, a Ferrari fica, os pilotos vão. Para bom entendedor meia palavra basta, mas trocando em miúdos, o carro bom(ou ruim) fica, pilotos são substituíveis. Se o Vettel tivesse que sair por qualquer motivo, estariam babando Alonso, Hamilton e Raikkonen prontos para serem campeões com o atual carro campeão.

  • Quem acha que o Alonso é o melhor é corrupto como ele , assim foi com o Schumacher , todo mundo achava ele era o melhor e provou-se que ele não é . O Alonso só ganha na sujeira, como foi sujo o Schumacher , passando a perna nos companheiros ou se aproveitando dos fracos , que foi o caso do Alonso , só ganhou porque o Massa cedeu os seus pontos pra ele , forçado pela Ferrari . O único foi o Senna , Melhor é aquele que ganha jogando limpo. Mesmo o Vettel , vocês observaram, passa por cima do Webber pra ganhar , assim é fácil.

  • Não sei como ainda tem brasileiro que se diz ferrarista. Já dá vergonha ter um brasileiro correndo lá. Há anos que essa porcaria de equipe tira o brilho do campeonato com essa frescura de 1º e 2º piloto e não libera geral a briga na pista como fazem McLaren e RBR, por exemplo.

    • Comentário típico de quem não assiste f1, sempre houve primeiro e segundo pilotos, não fale merda… Ferrari e f1 se confundem, a scuderia é mítica, respeito!

      • Francisco M., pelo conteúdo de seus comentários,vc. se acha o dono da verdade não é ? Verifiquei que você é agressivo e não tem respeito pelos outros, que fazem qualquer comentário, por mais inocente que possa ser, você é sempre crítico. Geralmente pessoas assim são frustradas e incompetentes. Você, ao contrário do que imagina, não é o dono da verdade, aprenda a respeitar a divergência de opiniões e ideias, porque isso pequeno Napoleão, é a essência da Democracia. Have a nice day.

        • Porcaria de equipe não é agressivo?? Frustrado e incompetente são os que não sabem ser críticos ou argumentar. Aí se prendem a exemplos pautados na emoção, sem qualquer pragmatismo. Melhor ser um crítico sensato que um idiota passional.

          • Você acha que sabe argumentar ??? Para você ser considerado inexpressivo, tem que melhorar muito !

  • Seria ótimo! Imaginem o Choronso de volta para a Renault (com o rabito entre as pernas) fazendo uma temporada medíocre daquelas que fez em 2008 (tendo que contar com maracutaias do Briatore para vecer umazinha) e o KIMI MITO de volta a Ferrari vencendo na sua temporada de (RE) estréia, como fez em 2007. Seria pedir demais? Um cala boca geral – no Choronso e na Ferrari, que o despensou por esse mala espanhol…

    Quanto ao Massa, ficando na Ferrari ou não, só tenho uma coisa a dizer: Esqueçam!

  • Não que me preocupe, porque via de regra torço contra os pilotos brasileiros, mas o bananismo de Massa chega a ser comovente. Com todo esse azedume na equipe, ele não consegue puxar o time pro seu lado para bater de frente com o ex-todo queridinho da Ferrari. Banana.

    • Massa é o queridinho do Presidente da Ferrari Luca di Montezemolo, por isso permanecerá na Ferrai ainda que seu desempenho seja péssimo.

  • a unica justificativa para a saida do Alonso é o ambiente da Ferrari estar insuportavel como aconteceu na Mclaren,o melhor para ambas as partes é um amisticio para tentar em 2015 uma troca com o Vettel o que eu acharia muinto interesante,o problema é que seria capaz do Vettel levar o filé da Red Bull para a Ferrari como fez o Schumacher e o Alonso com seu temperamento dificil levar a Red Bull para o buraco

  • Alonso só sairia da Ferrari pra Red Bull.
    Outra hipotese é pura balela.
    Mclaren? kkkkkkkkkkkkk
    Lotus? Uma incognita.
    Mercedes? Estão muito bem com Hamilton e Rosberg.
    O resto é resto. Nem sonhando.
    Alonso tá é P da Vida com a Ferrari e sabe q agora não pode dar um pio porque a coisa vai feder ainda mais.

  • Bem, acho uma probabilidade que o Alonso esteja dispensando a Ferrari para buscar mais um campeonato com o melhor carro da F1, se puder ir para a Red Bull. Se o Kimi fosse para lá, ganhar de dois pilotos com o gabarito Vettel/Kimi seria muito mais dificil.
    Também temos que considerar que em 2014 os carros saem do zero, assim como os motores. A Renault sempre mandou bem nos motores turbo e não vamos esquecer que a Lotus atual é cria dos franceses e o Alonso foi campeão pela marca. Primeiríssimo piloto com a benção francesa poderia ser uma boa também, com o apoio do Santander
    Pela lógica o Bianchi vai andar de Marussia/ Ferrari para aprender direitinho os novos motores/cambios de Maranello e vira titular em 2015.
    Todo mundo vai precisar de gente experiente para acertar os novos carros em 2014

  • Eu acho que o Kimi está na Ferrari ano que vem, mas a vaga a ser ocupada é a do Massa, infelizmente depois que ele teve o acidente onde uma mola acertou seu capacete, parece ter perdido também aquele Brio, aquela coragem, que o fazia um vencedor, sou Brasileiro, adoro F! Desde a época do Coopersucar, Acompanho desde 1972 a F! E acho que o Brasil está escasso de bons pilotos, torço demais pra o Massa, mas até o Galvão já ha um bom tempo não acredita mais no Massa, alguém da globo aposta no Massa na hora do treino? Mesmo sendo de brincadeira ninguém aposta nele, ninguém quer perder uma aposta

  • Como brasileiro, estarei sempre na torcida por Massa independente de qualquer coisa.
    Mas acho que para o bem da F-1 e dos que a assistem, o ideal seria que a Ferrari desse um salto (que também não seria nada impossível) até a sexta-feira dos treinos livres para o GP de Monza, inaugurando assim, a arrancada da Ferrari para fazer acontecer o Tricampeonato de Alonso. Dito isso, começaríamos 2014 (novo regulamento) com dois tricampeões (Alonso e Vettel) brigando de igual para igual em uma F-1 completamente diferente. Salientando que a RBR “pode” não ter mais um carro vencedor à partir do ano que vem. Aí sim, saberíamos quem realmente é o melhor piloto da atualidade!

  • Dizer que a provável saída do queixada (ALONSO) abre as portas para o MASSA…o cara é ruim mesmo e só vai servir de coadjuvante pra qualquer um que entrar. Eu sou brasileiro, mas será que o povão ainda não percebeu que depois do Sena ainda não apareceu nenhum piloto com o mínimo de competência pra ser campeão mundial.

    • O Massa de hoje não é nem sombra daquele piloto de 2007 / 2008
      Acidentes marcam alguns pilotos, o Felipe foi um deles.
      Ele nunca mais vai andar naquele nível, isso é fato. Acredito que se mola do Rubens não o tivesse acertado, ele provavelmente seria tão competitivo dentro da equipe quanto foi junto ao Raikkonen. Mas isso é um “se”.

      Não estou defendendo ele, tanqto que acho que ele deve parar de correr na F1. Já deu pra ele.

    • Concordo plenamente, se o Massa fosse um bom piloto depois de tudo que a Ferrari fez com ele, Ele já deveria ter deixado a Ferrari e procurado uma outra equipe como: Lotus ou Mesmo a Rede Bull, mas cade a coragem de ir em frete, fica na Ferrari só por causa de e status ou de nome é Duro

      • Nooossa, ele até pode se tornar um grande campeão (eu duvido), mas fazer esta afirmação neste momento é total falta de noção, pois o garoto se preparou desde o início para ser piloto da NASCAR, e só mudou para a F4 na Inglaterra por “sugestão” do seu principal patrocinador.

    • Sr. Pascoal, tenho a mesma opinião que o senhor, com todo o respeito que o senhor Massa me merece como ser humano; enquanto piloto de F1, não passa de um Satoru Nakagima da vida. Estou apenas comentando como torcedor, mas Senna ainda é Senna. Piquet ainda é Piquet, Para mim foi uma grande pena perdê-los como grandes pilotos de F1.

      • O Satoru disputou o título até a última volta da última etapa e perdeu o campeonato por 1 ponto ?
        Ganhou 5 corridas numa só temporada ?
        Respeito o Sr. como ser humano, mas sua falta de noção é evidente.

    • na verdade apareceram 2 pilotos sim: Gil de Ferran e Cristiano da Matta.
      Mas infelizmente não tiveram a sorte necessária (e no caso do da Matta, por ter falado as verdades da Toyota). De qualquer maneira, eram 2 pilotos melhores que pelo menos meio grid da F-1 atual.´[ ]s

  • Ao Thiago Lima.
    Era assim que o Maranello tocava as músicas em seus bailes, mas era quando ele tinha o melhor carro da F1 e praticamente não tinha competidor.
    Hoje o carro é uma bosta e ele está com um dos melhores pilotos, depois do Airton Senna, que se chama Fernando Alonso. Alonso, saia dessa porque que o tempo deles já passou. Eles não te merecem.

  • Numa boa? Falta coragem pro Alonso chegar no presidente e falar: Ou sai esse lixo desse Domenicali, ou saio eu.

    Deve haver um ativo e um passivo na relação entre Luca e Stefano, porque não é possível ninguém ver que ESTE é o real problema da Ferrari já há algum tempo.

    Quanto ao Felipe, sua carreira acabou na molada que levou do Rubinho. Nunca mais vai ganhar nada, nem corrida de pedalinho. Pelo menos não na Ferrari, onde todo mundo passa a mão na sua cabeça, apesar de tudo.

  • È preferível estar perdendo em uma equipe que tenha moral desenvoltura e respeito com o
    procimo de que estar numa equipe que não nem para sua própria bunda. São Italianos vagabundos.

  • A saída de tal piloto da ferrari é muito benéfica ao MASSA,principalmente agora que o RUBENS não pode mais acertá-lo com molas durante a corrida!

  • O Alonso não está sozinho na Ferrari. Observando a minha gravação da corrida, no momento da chegada, o cara que mostrou a placa para ao Alonso foi traído pela emoção e deu uma pequena comemorada, agitando de leve a placa. Muito de leve, diga-se de passagem, já que uma demonstração mais eloquente de comemoração poderia custar-lhe o emprego. Assim sendo, caso o Alonso vá para a Lotus/Renault, poderá levar esse seu amigo para sinalizar para ele nas corridas.

    Agora, o Alonso é um dos top 3 da F1 atual e tem um patrocinador gigantesco (Santander). Se ele quiser sair da Ferrari, o que não faltará é equipe querendo ter ele sentado em um dos seus carros.

    Outra coisa: a Ferrari pode ser maluca, mas será que é idiota o suficiente para liberar o Alonso. O cara pilota MUITO!

  • Italiano não perdoa. Nunca, brinque com a máfia. Alonso fala demais, não é queridinho da Ferrari. Raikonen fala muito menos. Em se tratando da máfia, quanto menos falar, melhor.

    • Afirmar que italiano não perdoa e que são máfia é o mesmo que afirmar que todo francês é viado. Mais respeito. Raikkonen saiu falando um monte da Ferrari, não fale besteira.

      • Peraí… mas os pegadores (de mulher) da Europa são os franceses. Os italianos são famosos por fazerem gracejos e serem chegados nos travecos brasileiros debaixo das cobertas.

        • Acompanho a carreira do Kimi desde os tempos da McLaren… nunca vi declarações bombásticas desse piloto quando saiu da Ferrari… pelo contrário, ele sempre foi bastante sucinto ao responder os questionamentos feitos sobre a sua saída da Ferrari, que, convenhamos, não foi das mais bacanas.

  • imagine so se alonso que é o queridinho da ferrari eles estao jogando fora , pobre do massa que ninguem nem fala dele o cara é bom gente pois mesmo abandonado pela ferrari dentro de casa ainda marca pontos e faz de tudo sozinho do jeito que vai ele tera que trocar os pneus no pit ; seja brasileiro massa lute sempre e tenha esperança samos assim eu torço por vc.

  • Nada mais natural do que os fatos apresentados serem verídicos…. afinal a Lotus de hj é a Beneton de ontem, e o Alonso só deu certo lah, piloto que depende totalmente de uma equipe pra ganhar, e só uma equipe pequena se sujeita todo sua equipe somente para um piloto…. quando não deu certo em uma grande equipe a McLaren.. ele correu pra onde??? pra Beneton ou Renaut não me lembro como se chamava depois de tanta troca de nome… e não vem dando certo na Ferrari… logo….

    Mais que eu queria ver o Kimi junto com o Alonso na Ferrari ai sim… todos viriam que o Alonso não passa de mais um, e que só ganha se a equipe for toda dele!

    • Acho totalmente o contrario meu caro.Alonso pra mim e para todos que entedem alguma coisa sobre formula 1(que não é o teu caso), cravam que sim o alonso já entrou na galeria de verdadeiros genios do esporte.
      Criticar o modo de como ele espõe o carro dele é uma coisa, mas que é um excelente piloto nao tenho dúvida alguma.Toda vez que vejo esse cara guiar tenho dois sentimentos contraditorios: de raiva por ele ser tão completo e competitivo e de total desolação por não termos um piloto tão completo como nosso saudoso Ayrton Senna.

      • Concordo plenamente com você Cleiton, o Alonso é um grande piloto, o cara é bom, porém percebe-se sua arrogância, assim como é o Hamilton, como era o Schumacher, como foi o Prost parece que este é um critério para grandes pilotos, mas é ai que temos a certeza de que o Ayrton foi o maior de todos que além de um piloto genial tinha um caráter invejável.

        • Senna tinha um caráter invejável? Pergunta para Derek Warwick se ele acha o mesmo! Perguntaria, “quem é Warwick???”. Então pergunta para o Prost. O Senna era sim um grande piloto, mas de carater bem duvidoso, não pestanejava nem um segundo para sacanear alguém para conseguir um trunfo! Quem fez a imagem de santo para ele foi a Vênus Platinada.

        • Cada um tem o seu ponto de vista, mas descordo dessa parte quanto ao Senna, Erik…o Ayrton não tinha um caráter invejável…ele também aniquilava seus companheiros de equipe e usando de todos os meios disponíveis…a mídia, leia-se Globo, vendia ele como um Ser acima de tudo e de todos..todos os grandes são assim…incluindo o Vettel…lembram das polêmicas com o Webber nos 2 últimos anos…Alonso, Schumacher, Prost, Hamilton….todos, incluindo o Senna eram extremamente talentosos, mas também articuláveis para conseguir sempre o melhor…não to falando mal do Senna, sou um ã dele, mas não sou pacheco pra tb passar a mão em tudo que fez e falar que era um semi Deus…

        • ah sim, vetar Derek Wawrick na Lotus e dar uma volta em ritmo de tartaruga em Mônaco para atrapalhar os outros e assegurar a pole é caráter invejável…

          Senna era um gênio, e como todos os gênios da F1 era arrogante e Dick Vigarista como Alonso, Schumacher, etc…

    • Mas é claro que um piloto precisa da equipe para ganhar!… Dê a Ferrari do ano passado ao Vetel para ver se seria vice campeão. Ou você acha que algum carro que não seja Red Bull leva o título 2013?

      • Não é tão simples assim. Webber não vence com a Red Bull, o que mostra que não basta o carro.

        Vettel é um baita piloto, tanto que venceu com a Toro Rosso em seu primeiro ano completo.

        Dizem que Alonso é melhor, mas eu tenho sérias dúvidas quanto a isso. Vettel tem se mostrado um piloto perfeito, é extremamente veloz e não erra. Está se saindo melhor que Schumacher e Senna, ao menos em números até esta altura da vida.

        Quatro títulos em sequência (o deste ano é barbada) para um piloto de 26 anos. Querem mais o quê?

    • Perfeito ! Alonso é uma mentira, nunca conseguiu acertar um carro, ou o carro nasce bom, ou ele não rende, sempre foi assim, as pessoas é quem memória curta. Já o Schumacher, pegou uma carroça em 1996 e ganhou corridas, brigou pelo título em 1997 e 1998, em 1999 quebrou a perna, mas já tinha acertado o carro e a equipe que seriam imbatíveis por 05 anos. O que fez de excepcional nos últimos 7 anos este Espanhol ? E vale lembrar que a Ferrari nunca deixou de ser um carro competitivo nesses anos.

  • Victor,

    Assim como o Francisco M também fiquei curioso em saber qual a reação dos integrantes da Ferrari, em outras ocasiões que o Alonso cruzou a linha de chegada na segunda posição.

    A equipe não vibrar com o segundo posto? Tudo bem, perderam certo?

    O que é estranho é mostrar uma placa indicando a diferença para outro competidor na última volta. A Ferrari teria todo o tempo do mundo, e outros meios menos arcaicos, para fazer esta comunicação.

    Parece um aviso. Que pela cara o espanhol entendeu direitinho.

    • VM responde: A situação é específica, Horse. Ela não comemorar outros resultados, OK. Por exemplo, na Austrália, não comemorou: não tinha porquê, tinha o melhor carro e perdeu no bote da Lotus – que não comemorou também. Ontem, por tudo que tinha em volta, por ter uma corrida com a Shell como patrocinadora e até mesmo pela corrida de Alonso, não deveria ter se restringido a simplesmente mostrar uma placa.

    • Levando em consideração que o final de semana não foi lá grandes coisas, que acabou resultando num nono lugar no grid e, ao final da prova, chegar em segundo, era sim motivo de comemoração na Ferrari. Esta história da volta do Kimi mexeu, e muito, com os ânimos do espanhol, além de ter ficado evidente que o mesmo não tem clima lá pelos lados de Maranello.

      • Em nenhum momento se pensou que por terem errado no sábado tiraram a chance de vitoria do Alonso? E por isso o segundo lugar poderia ter sido primeiro, então não tiveram motivos pra comemorar.

        • Quem errou no sábado foi o próprio Alonso, rodando na mesma volta em que Vettel, Rosberg, Webber e Hamilton melhoraram seus tempos. E mesmo que o Alonso viesse a ser pole, chegaria na mesma segunda colocação, pois não tinha carro para acompanhar o ritmo de Vettel!

          • Não jovem, eles deveria ter marcado as rbr como fez Ross Brawn a rodada não fez cosquinha. O Alonso rodou na primeira volta dos intermediários e perdeu 9 segundos em relação ao Massa. Se tivesse saído junto das rbr mesmo rodando poderia ter dado mais uma volta. Mas a Ferrari apostou errado e nem
            Massa nem Alonso teriam como dar mais uma volta com o cronometro zerado. A Ferrari errou sim.

        • Concordo com o Francisco e acho também que deveriam fazer revisão no carro do Massa antes das corridas, tudo acontece com o carro do Zaca.

  • Tenho a impressão que no momento do print não era a volta da bandeirada.

    Acho que Vettel estava na volta 44(última) e Alonso a estava abrindo naquele instante.
    Ou seja, daria mais uma ainda.

    Mas no momento da bandeirada reparei que Alonso passou longe do muro e não tinha ngm…nem placa.

  • Pura teoria da conspiração , Alonso é o cara que entra para vencer naõ competir , ele é igual a ferrari segundo é o primeiro dos ultimos…
    Meu palpite para 2014…

    Kimi- red bul ou continua no lindissimo carro preto da lotus.

    Alonso – ferrari contrados são contrados “GRANA MONeY DINHEIRO”

    Massa – Chutaço F Indy facil em 2014 , não porque os profissionais da area não comentaram esta possibilidade,Rubinho? Talves mas Massa pode se dar bem por lá..

    Red bul – lugar Webber Riccardo”Muito mais barato por 1 ano que KIMI E ALONSO” ou tó errado?

    Ferrari lugar do Massa ? eu ainda não sei?

    Abraços

    • Vou viajar na maionese um pouco, especulando o máximo possível, pois acho divertido.

      Fato. Li que até agora a McLaren não exerceu o direito de renovação com Button e Pérez.

      Pérez tem a grana que a Ferrari perderia com a saída do Santander e do Alonso. Pérez já foi interessante pra Ferrari. Que tal Kimi como piloto top e o Pérez como piloto paga-lanches? Outra opção de paga-lanches poderia ser Maldonado.

      Alonso iria para a Lotus, que terá novamente o apoio da Renault, provavelmente com outro piloto novo, bom e barato, que poderia ser o Felipe Nasr.

      Na minha opinião, ou Massa continua na Ferrari ou Massa se aposenta da F1. Não acho que ele vai ficar se arrastando em equipe pequena. Se bem que Massa é amigão do Bernie Ecclestone, é empresariado por Nicolas Todd, filho do Jean, e, até o momento, é o único brasileiro na F1… não deve ser difícil arranjar um carro bom pra ele.

  • Para sair da Ferrari agora, só se fosse para a Red Bull, qualquer ourra coisa seria uma estupidez sem tamanho. Seria melhor esperar o ano que vem comecar para ver se a Scuderia fará um bom carro e terá um salto de qualidade com o novo regulamento. Se tudo ficar como está, ele procura outra equipe para 2015. Vai que ele sai agora, a Ferrari faz um super carro e o Raikkonen é campeao!!!

  • Amém.

    O desfecho desta situação ainda ninguém sabe, mas a situação atual, com a cara de bunda dele no pódio, é no mínimo um indicativo. E um que não deixa dúvidas: Maranello + Alonso = tri vice.

  • Por essa e por outras que valorizo a paciência do Schumacher naqueles anos de vacas magras em Maranello. Teve a sabedoria para montar todas as peças do quebra-cabeça, mesmo sofrendo ao longo de anos com o Newey desenhando carros vencedores para Williams e McLaren. Perseverou e colheu os frutos. Alonso teve três temporadas bem mais promissoras do que aquelas de purgatório do Schumacher e já fica de mimimi.

    • No auge do sucesso ou fracasso, o discurso de Schumacher dentro das equipes sempre foi o mesmo: trabalho, motivação e superação.

      O alemão jamais jogou culpa nos carros ou equipes( o respeito que Schumacher tinha com o equipamento e membros da equipe era de tirar o chapéu), todos ganhavam juntos ou perdiam juntos. Quantas vezes vimos o alemão apontando o dedo para o time no pódio? Mais que um gesto, isso era o reconhecimento de como se ganha em grupo, Schumacher sempre fez questão de dividir as vitórias,. pra ele isso era mais importante que os recordes. Uma coisa Schumacher sabia fazer, motivar todos os setores da Benetton e Ferrari, todos davam 110% no time…e isso é importante em um grupo.

      Lembro da primeira corrida em 2006, Schumacher comemorou muito o segundo lugar, depois de uma temporada complicada em 05, o alemão sabia que podia voltar a briga por pódios e vitórias. O alemão não foi campeão em 06, mas fez uma coisa até mais importante que o próprio título(poucos notaram), venceu sete corridas colocando a Ferrari novamente no topo pronta pra brigar pelos títulos de 07/08. Se Kimi foi campeão em 07, é graças ao trabalho de Schumacher em 06(e sem Rubinho na equipe provando mais uma vez que era ele quem fazia a diferença), mas isso ele já tinha mostrado nos tempos de Benetton. Se Schumacher não se aposenta ao final de 06, seriam mais dois títulos na carreira, um dando troco em Alonso 07, e outro superando Lewis em 08. Alguém tem dúvidas que Schumacher no auge da pilotagem marcaria mais pontos que Kimi e Massa em 07-08?

      Observando Alonso na disputa por títulos em 2010/12/13 não tem como massacrar o retorno do alemão na Mercedes. Schumacher e Rosberg nunca tiveram um carro decente, mal conseguiam chegar ao pódio, mesmo assim o clima sempre foi bom no time. Alonso já vai pra três vices, e ninguém chega nessa posição com carroça. O espanhol tem que ter mais humildade, pra ser sete vezes campeão Schumacher teve que superar as poderosas Williams e Mclarens de Newey. Mas o alemão chegou lá, deixou uma Benetton como nunca se viu antes( das corridas que terminou em 94, o alemão foi primeiro ou segundo). Schumacher em 94 foi muito superior a Mansell 92 ou Prost 93, isso com o carro considerado do outro mundo, ambos sequer tiveram rivais na disputa pelo título.

      Quando Alonso diz que Newey é o “cara” e Vettel é apenas mais um bom piloto, ao mesmo tempo ele valoriza ao extremo o trabalho de Schumacher nos tempos de Benetton e Ferrari. E eu pergunto: “a briga de Schumacher era contra Mansell, Prost, Hill, Villeneuve, Hakkinen ou contra Newey?” Tanto faz, Schumacher chegou aos títulos sem choramingar na mídia, disparar contra a própria equipe, muito menos minimizava rivais por contar com um fantástico projetista.

      Não estou aqui para massacrar Alonso, acho ele fantástico, pra ser bicampeão primeiro teve que superar a dupla: Kimi-Newey,depois o trio: Schumacher-Brawn-Byrne.

      Ficar reclamando não ajuda(ainda mais na Ferrari), melhor o espanhol mudar seu discurso e aprender com o velho alemão: trabalho, motivação e superação.

      Raikkonen esta fazendo isso na Lotus, que sequer tem a estrutura de Ferrari, RBR, Mclaren ou Mercedes, mas o finlandês esta(ao seu jeito), sempre motivando o time…

      Quando RBR estava na merda em 07/08 o espanhol não foi atrás do fantástico projestista hoje vem choramingar na mídia que o alemão só vence graças a Newey? Leite quente e cama!!! Lewis(puxa-saco do espanhol na mídia) também entrou nessa onda, hoje na Mercedes ele aprendeu a falar menos, afinal de contas, ele tem ao lado o genial Ross Brawn(que enfim acertou o carro), o resto é trabalho pra melhorar o equipamento…

      • Discordando de alguns pontos…

        1) “ninguém chega nessa posição com carroça”
        – chega sim, a Ferrari de 2012 – era carro para 5º ou 4º lugar no máximo, e o cara foi vice com ela.
        2) “Mas o alemão chegou lá, deixou uma Benetton como nunca se viu antes”
        – reza a lenda que a Benneton 1994 correu a temporada quase inteira com suspensão ativa, algo que foi proibido no regulamento daquele ano – e ganhar do Hill? nossa!…
        3) “O alemão jamais jogou culpa nos carros ou equipes”
        – OK, teve poucos carros dos quais reclamar – lembrando que não ele, mas outro grande campeão, reclamava direto. Alain Prost foi despedido da Ferrari em 1991 se não me engano por reclamar do carro, e naquela super Willians de 1993 ele chegou a reclamar depois do GP de Donington Park, vencido por Ayrton Senna.

        Concordo que falta humildade para o espanhol. Agora dê uma carroça para a maioria dos pilotos que consideramos de ponta e anote as entrevistas (isso inclui Vetel, que não sabe o que é pilotar uma carroça)… Humildade é algo que, aparentemente, não combina com alto nível de pilotagem

  • Cara deve ser a lua, voce nao ta muito bem, né? Me mostre um segundo lugar que foi comemorado pela Ferrari, só um! Acabei de ver a chegada na Austrália, Canadá e não teve comemoração também, explica aí…

    • VM responde: Porque realmente eram as mesmas situações, né, espertão… cara, já notei qual é a tua e dos teus comentários. Se quiser continuar comentando aqui numa boa, é bem-vindo. Senão, procura outra coisa pra fazer. Ou escreve pro vazio. Combinado?

      • Acho ok você torcer pro Vettel e fazer piadinhas com o Alonso, que não é dos mais populares no Brasil. Mas Alonso já mandou uma equipe grande às favas antes, lembra que ele correu um ano na mclaren? Saiu e levou o santander com ele. Não me lembro de em nenhum ano o Alonso ter comemorado um segundo lugar na Ferrari, acho até que deve ser política interna da equipe. Em nenhum momento o sr. comentou os upgrades na rbr pra spa e provavelmente monza, pistas de alta, e ela vai sim ser favorita na Itália, a rbr é o carro que melhor usa os gases do escape e o novo assoalho permite o carro usar menos asa. Mérito da equipe, o piloto não fez mais que a obrigação, já que havia perdido a pole no dia anterior. Mas se pra você foi o Vettel, tudo bem! Abraço!

        • VM responde: O próprio Vettel disse que a Red Bull não vai bem em Spa. Mas você, ok, acredita nisso. E não torço para Vettel. Simplesmente verifico nele um piloto muito além da média, exímio, enquanto a maioria prefere dizer que ele é resultado de um projetista.

          • Não quero ser chato, mas lideraram o p2 e p3. Se forem mal em Monza venho me retratar. Mas quero ser mico de cavalinho se a rbr não dominar em Monza também. E sim, graças ao Newey. Não que Vettel seja ruim, mas quem pesa mais nas vitorias da rbr é o Newey não o Vettel. Ganhar com carro bom é muito mais fácil.

          • Já que ganhar com carro bom é fácil, como se estivesse por controle remoto do seu projetista, por que cargas d’água, o tal de Webber, não é tri-vice?

          • Deve ser só coincidência, né? Faz um esforço aí com o Tico, lembra do mult21? Quem é o primeiro piloto mesmo na RB mesmo?

          • Esse Francisco M deve ter um recalque qualquer com o Vettel. O Adílson tem toda a razão. Se o Vettel é o primeiro piloto é por mérito dele e, se carro bom sozinho fizesse milagre, o Webber seria vice campeão nos três anos que o Vettel foi campeão, e não foi. A mesma coisa acontece na Ferrari, enquanto um é segundo colocado com uma carroça, que nem é tão ruim assim, o outro chega em nono. Será mesmo que o piloto não faz diferença. Então se colocarmos o Charles Pic na Red Bull ele chega no mínimo em segundo?

        • Ao Francisco M:

          Dá uma olhadinha na prova de Monza/2012… Alonso saiu em 10º (saiu em 9º em Spa) e chegou em 3º (chegou em 2º em Spa).

          “Ah, mas é Monza…”. E daí?

    • Se fosse somente o carro o Canguru, seria 2º em todas as corridas e seria vice campeão nos últimos anos, não é assim. O carro é bom assim como Vettel, que praticamente não erra nunca, é incrível sua precisão. Alonso é incrível, mas está em um nível abaixo inclusive do Hamilton. Somente os ingênuos não enxergam que o Alonso, está ficando a cada ano que passa mais lento, isso por culpa da idade que maltrata pilotos da F1. Por fim lhe digo que o Alonso, tem mais uns 02 anos de F1, após, vai fazer companhia ao Rubinho na “estoque”

      • Quanta coerência, hein? Quantos anos tem o Webber mesmo? Webber é o pior segundo piloto das 5 grandes, alguma dúvida quanto a isso? Volta 15 ontem, Alonso colocou o Hamilton no lugar dele…

  • Será que a Ferrari vai mandar embora Alonso e deixar Massa? Não duvido de mais nada na F1, mas… sei lá. Loucura!

    Porém, contudo, todavia, no entanto… a Ferrari não é a melhor equipe para ter dois pilotos como Alonso e Raikkonen. Imagina o Alonso dando os mesmos pitis que deu na Mclaren…

    Em duas semanas, saberemos.

    • O Kimi ia ignorar a ordem de equipe e mandar os engenheiros da Ferrari darem sossego! Sera no mínmo Hilário, “Kimi says: Leave me alone, I know what I need to do!!”.
      – “Kimi, Fernando is faster than you. Over”
      – “So tell him to pass to pass through over me if he can! Over and out!”
      – SHSHSHS
      – “Kimi…. Kimi?….Are you listening?…….WTF!!”
      – “Stefano, Kimi’s radio is off…”

      • Será que eles teriam coragem de sequestrar o cachorrinho do Kimi, da mesma forma que fizeram com o Rubens para ele ceder a vitoria na Austria 2002? hahaha

        Onde está a Sociedade Protetora dos Animais? E os Direitos Humanos? hahaha

  • O texto faz sentido. Dispensar Alonso não é grande coisa para quem já dispensou gente melhor. Em 1991 a Ferrari dispensou Prost depois de falar que o carro parecia um caminhão. É assim que a música toca no baile de Maranello. Quem fizer o passo errado na hora errada, dança de vez.

  • Concordo plenamente com seu raciocínio, e acrescento: Ele fez questão de demonstrar que estava puto, foi intencional, um recado pra equipe..”eu piloto muito, saí da 9ª posição e cheguei em segundo com esse carro, e com o erro de estratégia de vocês, equipe, na classificação”.
    E que seria muito bom vê-lo na Lotus, seria. E que tal uma troca entre Button e Alonso? Ninguém falou nessa possibilidade até agora. O Button jogou uma indireta semana passada que estava sem contrato assinado pra 2014.