MENU

7 de setembro de 2013 - 10:52F1

Mamma Bruschetta


SÃO PAULO
| Comecemos pelos humanos: como é que esta F1 bocó não me dá um carro de ponta, decente, lindão e perfeito para esse Hülkenberg?

O camarada não recebe salário direito, tem sempre o azar de estar na equipe errada, não tem altura para os padrões mignons da categoria, mas tem uma pole de Williams no currículo e bota esta draga cor de nicotina em terceiro no grid de Monza. “Ai, mas é característica do circuito, só botar um carro sem asa pra andar na reta, blé”. Cale-se. Se for assim, então, qualquer um pode fazer isso. A Sauber não tem carro para ser terceira. Basta ver esse Gutiérrez, que não sai de péssimo-sétimo no grid. A Sauber não tem carro nem para ir ao Q3. Há tempos se fala clara e abertamente que este moleque TEM DE receber um equipamento à altura do seu talento. À altura de um talento concebido em uma época em que o automobilismo alemão começou a prover ao mundo gênios pós-Schumacher.

Hülkenberg tem a mesma idade de Vettel. É o nome que mais ameaça o posto de Massa. E, numa boa, vale cada centavo de uma aposta, se assim considerarem.

E é interessante ver o escudo que se coloca no brasileiro diante das informações dos jornalistas estrangeiros ou de qualquer rumor que o tire da Ferrari. Desta vez, a Sky Sports da Itália cravou a volta de Räikkönen para Maranello em 2014. Mas Galvão foi falar pessoalmente com Domenicali, que negou. Puxa vida, então a TV deu furo n’água, não presta, que barriga, como é que pode? Jornalista nenhum não pode ter informação contra brasileiro. Eu realmente gostaria que o Palmeiras tivesse essa defesa sólida para subir com mais calma para a Série A.

É justamente Felipe quem larga ao lado de Hülk. Que tinha uma meta, por assim dizer: prover o vácuo para Alonso fazer sua classificação. Own. Que lindinho. Bom, é meta da escuderia, é papel de cada um exercer sua função, tal. Não resolveu muito porque, ao que parece, Massa abriu uma distância que não permitiu ao espanhol se aproveitar do puxão. A diferença entre os dois é de 10 milésimos. E Alonso deu chiliquinho. O original: “Quindi c’è da lasciarlo passare… veramente siete degli geni, eh… mamma mia, ragazzi!”. O básico da ironia: “Vocês são gênios, mamma mia, here I go again”. Continuamos sem manchetes — e nisso se inclui o o mau relacionamento com o time evidenciado na chegada em Spa. Porque, oh!, que dificuldade será abrir passagem amanhã em qualquer reta, não? E outra: é até BOM Massa largar ali atrás de Webber, segundo. Considerando que Felipe é ótimo largador e Webber, péssimo, pode ir lá perturbar a vida de Vettel na chicane e limpar a área para o companheiro. Mas, enfim, vai que intramuros avaliem que tenha sido um descalabro. É a Ferrari.

Rosberg aparece em sexto com a Mercedes em seu pior desempenho no ano em classificação. É curioso, esse time. Porque era em Monza que justamente se esperava um domínio com seu motorzão e seu carro bom de reta e tal. Em nenhum momento nenhum dos dois pilotos chegou a fazer cócegas na Red Bull. A tendência é ir para trás, se a corrida for em pista seca. Tem carros que vêm atrás capazes de superá-la com certa facilidade. Tipo a Toro Rosso.

Os primos não estão tão pobres assim. Nota-se uma influência de James Key no trabalho da equipe, esse Neweyzinho bom de trabalho. De certa forma, o resultado de Ricciardo, sétimo, é aquèm do que mostraram que podem fazer. Um quinto ou quarto posto era possível, sim. O carro está bem acertadinho. Vergne larga em décimo porque errou no contorno da Parabólica ali no fim. Era para estar mais à frente, certamente. Entre eles há as McLaren de Pérez e Button, nesta ordem. Uma incógnita, na realidade, o que pode fazer o time prateado.

E as Lotus, que vieram com um carro com entre-eixos mais longo, desistiram do modelo depois dos TLs d’ontem e viram o limbo. Nem Räikkönen nem Grosjean foram ao Q3. Kimi murmurou. “Ugh”. Aliás, sobre a Lotus, a melhor coisa que se ouviu foi Galvão falar na transmissão que há uma chance de Maldonado levar seu caminhão de dinheiro da PDVSA para lá, mas que a Williams pode barrar e tal. Bom, a notícia não é de toda impossível. A Lotus está de chapéu estendido na rua pedindo por cada moedinha. Apesar do contrato de cinco anos que Pastor tem com o time de Frank, é um acordo revisto anualmente. E se for concretizado, imagina-se que seria para ser ao lado de Kimi – num movimento que também ajudaria em sua permanência para garantir-lho o soldo. Porque ter Maldonado-Grosjean na mesma equipe é como a Dona Redonda explodir de tanto comer.

Hamilton está ali no meio das Lotus, em 12º. Acabou o encanto. Se bem que Lewis admitiu que “guiou como um idiota”. Mas é que o inglês foi atrapalhado por Sutil claramente. O ex-amigo. O desafeto. Os dois vão à salinha dos comissários. Aí um deles há de perguntar o que aconteceu, e Sutil vai descarregar: “Ele não quer me dar o dedinho”. Fofo. Bota aí no grid um SUT +3, e é isso. A Force India tá bem mal, mesmo, também não vai fazer diferença. De 14º, Sutil vai a 17º. Di Resta sobe para 15º. E pensar que um dia os forceíndicos lutaram pela pole em Monza…

Bom, o pensamento tem de ser forte para elencar as possibilidades de derrota de Vettel amanhã. Numa possibilidade mais terrena, só a chuva poderia embaralhar as coisas. Vettel sobra tanto que até de pneus duros vinha sendo mais rápido que a rapa toda. Assim, nem precisa arriscar na estratégia amanhã, nas CNTP: vai de duas paradas e ser vitorioso na vida. Neste cenário, Alonso vai jantar Massa e Hülkenberg e brigar com Webber, se este não cair muito na largada, pelo segundo lugar. Felipe até luta pelo pódio.

“Mas pode chover, pô, e se chover, diz, e se chover?” Calma. Vettel é ótimo em chuva, e assim ganhou a corrida de Toro Rosso em 2008. Assim, se seu favoritismo é pleno no seco, diminui só um pouco se chover. No caso, só aumenta a chance da Chiliquenta ser segunda. E Hülkenberg ganha a grande chance de brigar pelo pódio.

O que significa dizer que não devemos ter muitas surpresas na corrida deste domingo.

8 comentários

  1. Horse disse:

    Victor,

    Tá óbvio que o Alonso estar forçando a barra para a Ferrari dispensa-lo. Esse espanhol não é bobo e a multa pela rescisão, de ambas as partes, deve ser altíssima. Esse estilo de bate e assopra não é comum em pilotos de F1.

  2. Denilson Matias disse:

    Parabéns..
    Resumiu de forma ilustre e com ótimas palavras tudo o q acontece realmente. Só esqueceu uma coisa. Viu q o Vettel pintou o capacete de tons vermelhos?? será q foi pura coincidencia?/

  3. ags disse:

    VC:Boas tardes..
    Vamos mentalizar a largada de amanhã.
    Largou, e Webber boy assume a prima linha….calma..calma.. um meleka feita pelo Massa de tapioca. e o PAVÃO BUENO, já culpa o espanhol…e o fone da grobo fica mudo. PAVÃO BUENO ENGAGA com o microfone… Rubens dá uma porrada mas costa e o PAVÃO BUENO volta dizendo que era problema da transmissão italiana..Sabotagem dos Tiffosis..
    Calma..o melhor vem agora.. Hamilton pula para 6º, o cara ta babando…e PAVÃO BUENO ainda se recuperando do ar….Webber boy escapa liso da pataiada..e Vettalino anda com um carro que teve impacto da meleka do brasiliano….
    Volta 18ª..Veteealino entra aos boxes,,e perde um ouro que não sabia que tinha..cai para 17 e fica remando até ver que não tem como tocar a barata, e desiste….
    Webber boy ta bem na foto…
    Hamilton fica em 2º, Button vem no mesmo TREM ..mas longe.. Alonso…termina em 6º Rosberg(cara de mongoloide) fica um 5º.Alonso, desafeto do PAVÃO BUENO fica em 9º vai pra galera torcer….Ele muda de carro….em 2014..
    Kimi..sonha meu..termina em 4º …3º….fica com Hulkenberg..Kenga essa mané..rsss
    Em resumo…. Massa de tapioca, assina com a grobo, e fica sempre com aquela carinha de peido amargo…Vai ser desse jeito..
    VC tenha um bão fds..rsssss

  4. Mano disse:

    Boa Tarde …

    Mais uma vez o que o Galvão, RGTV e a porra toda fazem é importante por estas bandas …

    Meu deus … é muito chato fala nisso … Não adianta, o Felipe vai ficar mais 1 ano na Ferrari … por mais que pessoas e jornalistas queiram que ele se foda … O Galvão é mala ? É!

    Mas se ele se acha no direito saber e apurar … e depois passar ao telespectador … Qual o problema ? Não sou fã dele … nem advogado … mas pera lá … toda vez é a mesma história … já dar importância as corridas e o que ocorre nelas …

    Não existe escudo pro Felipe, acho que ele é atacado o tempo todo e ta aí … firme … fez o que se espera oras … andar bem!

    Quanto a corrida, acho que dá Vettel para variar …

  5. Dieter Quest disse:

    Se o Domenicalli e o Montezemolo continuam a insistir no Massa, então que se troque o Domenicalli e o Montezemolo, para dar um carro decente ao Hulkenberg e um piloto decente à Ferrari

  6. Bernie Ecclestone disse:

    A maior chance de derrota do Vettel é seu Red Bull quebrar, o que acontece umas 3 vezes por ano.
    Mas espero que não seja amanhã

  7. rogerV disse:

    Briatore estava no box da Ferrari….e a estratégia para amanhã é: Macarrone bate no Vettel de canto… prao Alonso fazer vitória em Monza! rsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>