O fim da era

SÃO PAULO | Fato consumado: Massa está fora da Ferrari, e o próprio deu a notícia via Instagram, replicando em seu Twitter. Ao menos, a equipe deu ao piloto a gentileza de fazer o anúncio sem que viesse o comunicado de sua dispensa no formalismo e tristeza característicos.

Massa vai deixar a Ferrari na condição de segundo maior piloto em números de corridas (serão 139 até o fim do ano), o quarto em quantidade de vitórias (11), o terceiro em poles (15) e quarto em melhores voltas (14). São números decentes para um piloto decente.

O ponto principal da carreira de Massa, no entanto, acabou sendo o acidente na Hungria em 2009, aquele que muitos acreditam ser o responsável pela queda brusca no rendimento das corridas. De lá pra cá, Felipe ficou zerado em termos de conquistas e teve de aguentar que “Fernando is faster than you” na Alemanha em 2010. Escapou da degola no ano passado, mas não convenceu a equipe a lhe dar outra chance no ano que vem.

Felipe só tem um caminho se quiser continuar competindo em alto nível na F1: a Lotus, que já se debruça sobre Hülkenberg e, dependendo de como evoluírem os papos com a Renault, até pode contar com os serviços do brasileiro pelo apelo do mercado nacional nas vendas de seus carros de rua.

Massa não brilhou nos últimos anos e, de fato, não faz jus à continuação em Maranello, que parte para uma impensável paridade entre Alonso e Räikkönen. Felipe vai lutar para seguir na categoria, mas como tem boa cabeça, haverá de entender se não conseguir e, principalmente, encontrar um bom caminho para a sequência de sua carreira — como fizeram Barrichello com Indy e Stock Car e Senna no WEC, que é a melhor e mais próxima opção para que os deixam a F1, onde tem uma equipe Ferrari e vida e alegria e zás.

Felipe não tem culpa nenhuma, mas o Brasil vai ficar órfão de pilotos na F1. Pelo menos, Massa não vai ficar do esporte.

Comentários

  • Sinceramente, não consigo visualizar o Massa em nenhuma equipe. Ter ficado todos esses anos escondido atrás do Alonso não foi nada bom para ele.
    * McLaren: Qual o interesse em contratar um piloto renegado pela Ferrari? Não o vejo lá.
    * Lotus: Se firmar essa parceria com a Renault, pode surgir interesses comerciais.. Nesse caso ele teria alguma chance.

    E o Felipe Nasr?? Grande promessa!”?”!
    Vem cheio de grana dos fortes patrocinadores… Onde ele seria “encaixado”?

  • VM, bons dias….
    Fim, mas ele o massa de tapioca,´já tinha terminado há 3 anos essa louca vontade de ser piloto..
    Em qq situação com a dele, o sujeito já tinha se tocad e vazado do Team, mas ele sabe muito melhor que nós, que não tem nenhum team querendo ele..
    O que mais auxilio, acelerou esse fim cômico, foi a louca do PAVÃO BUENO…
    O brasil(sim sem letras garrafais), vai tomar um untada na copa, só por causa do PAVÃO BUENO, esse mané é pé frio, babacão, ufanista, só falta ele querer colocar o PAVÃO BUENO FILHO, para fazer teste na F1…
    Resumo: Picollino, já que vce caiu na enganação do´PAVÃO BUENO, vá nele, pede a ele pra te arrumar um serviço na grobo…quem sabe, vce com seu tamanhão, venha a ser repórter no programa da ex garota de programa xuxada….
    Bons dias VM..

  • Chegou a Hora de o Massa cair fora da Ferrari, ele já se acostumou ficar como um subalterno na equipe pensando em correr lá pra sempre se esquecendo que existem outros caminhos a seguir na F1. Agora ele deixará a Ferrari no fundo do poço encontrando uma última de suas esperanças na Lotus, ou uma sobra na Sauber? Se o Massa não correr em 2014, então o Brasil ficará com 99% de chances de ficar sem piloto na F1, afinal o Luiz Razia e o Felipe Nasr estão no escuro das possibilidades matemáticas de correrem em 2014. O Galvão Bueno acaba engolindo mosca mais uma vez ao tentar dizer na transmissão do GP da Itália que o Massa ficaria na Ferrari, e que sua saída seria um absurdo. Agora o Brasil fica numa roleta russa para ter um piloto em 2014, ficando numa situação que jamais o torcedor brasileiro imaginária acontecer nos bons tempos de Emerson, Piquet, e Senna!

    • É vero. Cadê o bla-bla-bla do Galvão dizendo que o Felipe é querido na Ferrari, que ele fala bem o Italiano, que era convidado a jantares com a cúpula da Ferrari, que tinha a força mental que o Kimi não tinha, que a simpatia e o sangue latino dele bla-bla-bla, entre outra anomalias patriótico/verborrágicas do pássaro extinto da Copa Africa do Sul no tuitter?

      • De tudo,nem tudo é tão ruim assim.Sê não houver mais transmissões de TV(aberta)de corridas de F1,pelo menos ficamos livres do superado e decadente* loucoutor*Psico-sensitivo,adivinho de pensamento e intenções que tem judiado de nossos ouvidos e inteligência nestes ultimos 20 e tantos anos,que sempre quis “inventar ídolos” que jamais seriam pelas suas próprias personalidades subalternas e inferioridade técnicas em referência a seus primeiros pilotos,somente com o intuito de manter a audiência minguante da Rede dos Bobos.

  • ^^
    Pois é né? Quem manda o Alonso querer ser o “bispo macedo” da Ferrari, se ele fosse apenas um piloto lutando por vitórias, e não bancando a centralização de toda a atenção da equipe, talvez esses números fossem outros…
    Lembrando que muitos falam que o Alonso seria o novo Schumacher, hunf, quantos títulos de construtores o Alonso deu as equipes que competiu? Isso ninguém fala né? Equipe Alonso não ganha construtores hehe!

  • É … prato cheio pros Abutres e Urubus de plantão …

    E o que mais queriam aconteceu … E agora ?

    O Massa é um cara legal, errou ao meu ver, na China e na Alemanha em 2010 aceitando as situações impostas pelo sujo do Alonso e pela Ferrari… E gente aqui batendo palma por que o cara se fodeu … inacreditável …O cara errou porra! É o que eu mais vejo nos veículos de comunicação por ai … incrível … esportista por estas bandas tem muito pouco apoio e muita cobrança e ataques implacáveis de imprensa e pseudo-torcedores !

    Como adoro o esporte, claro que vou continuar seguindo as corridas mesmo se o Felipe não continuar na F-1 ou que nenhum outro piloto desta terra esteja no Grid …

    Vida nova pro Felipe, seja na F-1, no WEC, DTM, Indy, na Estoque ou de rolemã com o Filipinho e ponto ! Desejo toda sorte do mundo pra ele !

  • O Felipe não merecia mais estar na Ferrari faz um bom tempo. Fato. Acho que seu futuro é fora da categoria, uma WEC, DTM, Stock (embora ache cedo voltar ao Brasil)… Agora, em relação à provável ausência de um piloto brasileiro na F1 (convenhamos, embora talentoso, a falta de vitórias e desempenho na últimas corridas da GP2 diminuíram as chances do outro Felipe), será que não fará com que os responsáveis pelo automobilismo nacional (CBA?) revejam a política que levou ao atual cenário? Uma reforma no kartismo, recriação de categorias de base…

  • Seria muito bom se Massa fosse parar na Lotus confirmando a saída de Kimi, pois acho que os times equipados com os motores franceses levarão vantagem neste primeiro ano da segunda era turbo. Sei que são outros tempos e o avanço tecnológico para a criação e desenvolvimento de novos projetos de motores, assim como as novas técnicas de usinagem de blocos, cabeçotes e etc minimizam a margem de erros. E ainda temos os simuladores destes propulsores que estão bem próximo da realidade das pistas, possibilitando a correção de qualquer erro de projeto. Então acredito que quase não teremos quebras, porém devemos lembrar que a F1 é cruel com marinheiros de primeira viagem e a Mercedes não participou da era turbo na F1 nos anos 80 e os motores Ferrari turbo nunca foram confiáveis naquela década. A verdade é que a era turbo foi um fiasco para a Ferrari, a temporada de 82 poderia até ter sido boa se não fosse os horríveis acidentes com seus pilotos que desestabilizou todo o time. Tirando os motores motores TAG-Porsche e Honda, que fizeram muito sucesso com seus eficientes motores turbo de 1,5 litro, mas que estão fora em 2014, a Renault é o fabricante que tem mais experiência na F1. A Renault sabe como sofre um turbo compressor nos motores de F1, esses componentes ficam quase as duas horas de um GP incancescentes gerando sérios problemas de lubrificação, problemas que ela, Renault, levou quase 5 anos para resolver desde de 1977 na sua estreia na categoria. Poderemos ter aí uma Lotus e Red Bull brigando pelas primeiras posições com a Willians colhendo bons resultados. Então acho que na Lotus, um time mais arejado, o Massa, quem sabe, pode dar a volta por cima

    • Concordo, em gênero, número e grau, e, ao lado do Romain Grosjean, as chances de ser o primeiro piloto são enormes; só tenho que desejar boa sorte e que volte a ser o Massa arrojado da Sauber…

      • Enormes porquê? o Groselha é louco, mas é muito rapido..

        O lugar do autista na Lotus é do Hulkemberg.

        E um detalhe, ninguem sabe exatamente em que estágio a Lotus vai estar.ano que vem.

        Se a situação financeira for feia como parece é capaz de brigar no fundo do pelotão com Williams e cia

        • Muito bom comentário,Paulo. E também ninguém pergunta se a Lotus quer um piloto assumidamente “Perdedor” que nem prestigio levaria a equipe,pois com suas atitudes covardes só o coloca no rol dos segundões que só serviram para compor grid. E ficaria muito feio ele tomar pau do Grojão ,pois do Hulke o Anterior segundo piloto da Schifiosa di Maranello já tomou e olhe que ele era melhor que este Mepassa.(E o menino ainda era estreante na categoria)

  • Ferrari: Wins

    1 Michael Schumacher, 72

    2 Niki Lauda, 15

    3 Alberto Ascari, 13

    4 Felipe Massa, 11

    5 Fernando Alonso, 11

    6 Rubens Barrichello/Kimi Raikkonen, 9

    Ferrari: Poles

    1 Michael Schumacher, 58

    2 Niki Lauda, 23

    3 Felipe Massa, 15

    4 Alberto Ascari, 13

    5 Jacky Ickx, 11

    6 Rubens Barrichello, 11