Drops do esporte


SÃO PAULO | Aos drops do esporte, no pique:

_ A notícia que explodiu nesta segunda-feira foi a do retorno de Montoya à Indy após um hiato de 13 anos. Provavelmente é o período mais longo da história do automobilismo de um piloto voltando a uma categoria. Juan Pablo, pela IRL com a Ganassi, venceu as 500 Milhas daquele ano e o campeonato da Cart. Aos 37, conversou com a Andretti, dispensou e logo assinou com a Penske depois de um telefonema para Roger. Vai pilotar o #2 e voltar a ser astro. Para isso, precisa perder um peso imenso. A Penske já acomodou Paul Tracy lá, mas Montoya está acima disso. Bastante, até.

_ No fim de semana, Massa deu uma entrevista a Galvão Bueno/Globo. Felipe vai ser o astro da F1 até o fim da temporada. Primeiro porque negou ajuda a Alonso. Segundo porque está definitivamente livre das amarras da Ferrari, e para quem tem abalo psicológico com o mau desempenho, significa uma disposição maior para desempenhar seu trabalho. E terceiro: Massa vai finalmente poder correr por si e não pelos outros.

_ E a história que veio da MTV3 finlandesa de que Montezemolo teve de ir pedir desculpas pessoalmente a Räikkönen para que este aceitasse voltar a Maranello? Apesar de certa descrença vista ali e aqui, não é de todo impossível imaginar, não, mesmo que o ego do presidente da Ferrari seja imenso. Ainda mais se traçarmos a ideia da vendetta a Alonso.

_ Farfus voltou a vencer no DTM e é praticamente o único adversário de Rockenfeller na luta pelo título. A diferença é de 33 pontos com 50 em jogo, ou seja, totalmente favorável ao alemão da Audi. Mas indica que o brasileiro se achou no campeonato. E que outros brasileiros têm um lugar para fazer sucesso, ganhar salário e competir em alto nível.

_ De fonte ligada à Renault aqui do Brasil: o acordo para reassumir a Lotus em 2014 está “bem encaminhado”. A torcida é um tanto quanto natural para um piloto que ganhou liberdade recente no mercado. E uma outra empresa, brasileira da gema, pode entrar na jogada.

Comentários

  • VM, boa tarde…..
    O massa de tapioca só anda de qq coisa, se pagar.
    Pagando, ele anda até de Ferrari, lótus, carro de boi e istoki bolha..
    Tem bloqueio que só fala coisas, mal informado e com certo atraso de publicação, ele esse bloqgueiro que quero respeitar e não dizer o nome, já da como certo…
    Pena que ele é muito fraquinho nos meios de informações que ele diz ter. Mas isso não é o caso, afinal vce é PALMERENSE, e tem nosso respeito…
    Olha, o pula pirata só senta da F1, pagando caro…
    Se a mãe biológica dele.. PAVÃO BUENO, fazer pensamento positivo, vai dar pra trás. Não vai correr em 2014..
    Resumo…corre porrinha nenhuma. O cara tá de semblante de rato de navios Ucraniano..só tem radiação, não tem vida, o cara tá sem brio. Sem moral. Fraco até pra peidar..rss
    Abraços..
    Esse é o melhor blog de automobilismo do pais..

  • Prezado Sr,Victor Martins.
    Pela primeira vez ouso comentar uma matéria sua.Antes de ser um Ferrrarista roxo sou acima de tudo esportista frequentador in loco ou telespectador desde a exibição de Fangio em Interlagos em 1949.A escolha do Kimi,e não do promissor e jovem,alias uma boa realidade Hulkemberg, foi a pior coisa que a Ferrari fez junto com manter por tanto tempo o Massa,bom menino,e o irritante,mentiroso,mau profissional do Rubens,que deveria ter sido deixado abandonado ao Deus dará pela Ferrari com o macacão do corpo em Zeltweg quando maldosamente,avisado 8 voltas antes,dar tudo do carro e só ceder ao Schumi na entrada da reta,jogando o mundo contra a Ferrari.Puro mau-caratismo.Sujeito desprezível.
    Se o Massa simplesmente ameaçar atrapalhar o Alonso a telemetria desliga o motor dele e manda ele a PQP.
    O grande mérito dos 2 foi ficarem milionários ,o que foi ótimo para eles.Mas irritaram muito aos brasileiros e ferraristas.
    O Massa se for para Lotus com Petrobras,Eike Batista,Jesus Cristo,etc. vai tomar um pau do Grosjean.Nunca foi muito bom e acabou em 2009.
    O Rubens sempre chegou atraz dos companheiros e acreditem até do Johnny Herbert.Meu Deus ! e só chora e reclama.O Kimi na Ferrari encostou o corpo,é monossilabico,semi bebado só perdendo para o excelente profissional Mika Hakinem e vai encostar outra vez.
    Quando ao Montezemolo pedir desculpas só para quem acredita em Papai Noel.
    O resto é pura fantasia de um povo que precisa de idolos,que ouve o Galvão que fala para os idiotas e viúvas do Senna ,o piloto de ponta mais odiado de todos os tempos fora do Brasil e como dizem lá fora ,um “taxi driver”que se matou acidentalmente,por erro próprio,ao estar tomando mais uma vez um pau do Schumi,sendo que nos 6 meses anteriores havia capotado com um F1,coisa difícil.por duas vezes.No México na Peraltada e em Hockenheim na primeira chicana da antiga floresta.Ia dar no que deu.Gostava de intimidar os outros ,tal como Ronnie Peterson e ambos acabaram achando o que procuravam,e na pista.
    Na realidade,por mais interesses da Fiat no Brasil,a minha turma da Ferrari,desde a morte do Comendador é uma turma de idiotas.
    Grande abraço

    • O Schumacher, na época, tinha a Benneton que mantinha secretamente, componentes proibidos para o ano de 1994, como O CONTROLE DE TRAÇÃO, que impedia o rodopio do carro e lhe conferia mais estabilidade. Os dirigentes da formula 1 faziam vistas grossas a isso assim como o proprio Frank Williams, em nome da maior competitividade da categoria, face a IMENSA SUPERIORIDADE TECNICA DE SENNA e a porcaria do carro da Williams no inicio daquela temporada. Vc não é brasileiro, deve ser qualquer outra coisa, pois era literalmente impossivel nao vibrar com as conquistas do senna. alguem que tanto fez pelo esporte nacional.

    • Sergio, para ter escrito tanta idiotice como você fez, no mínimo seu objetivo é somente causar polêmica.

      Até concordo com o fato do Barrichello ter sido sempre o piloto mais lento nas equipes por onde andou. No mais, seus comentários não parecem coerentes, principalmente por você afirmar que acompanha a F1 por tanto tempo.

      • se o amigo me provar onde esta a incoerência com fatos honestos e verdadeiros eu me retrato.Será que alguém consegue provar ao contrario o que escrevi ?
        nem a pau.

    • Gente, para, parem tudo, ímpios, torpes, infiéis!
      Sérgio é vc?
      Parem tudo! Gente simplória, puros de coração, ele chegou.
      Chegou para nos iluminar. Nos livrar de nossa cegueira, ignorância.
      Para nós trazer a luz, a verdade, o verbo, a vida.
      Ave Sérgio!!!!!!!!!!!!!
      Está nas escrituras: e um dia o pai mandará seu filho, e ele virá num teclado de aço, e de cima de um cavalino rampante, e nos mostrará a todos vós os pequeninos: a verdade!!!!!

      Óh que dádiva!

      Sérgio, nos ajude, Sérgio, por favor nos ajude.
      Qual a cotação do dólar no fim do ano?
      Quem vai vencer a eleição de 2014?
      Sérgio, como eliminar o buraco na camada de Ozônio…

      KKKK…ME admira, num lugar com tanta gente inteligente, vir um famoso aqui, e vocês num se tocarem. O cara entrar num dos principais blogs para fanáticos por automobilismo, onde todo mundo aqui ve corrida até de veletrol. Aí diz que ninguém sabe nada. Zoa todo mundo. E vocês não sabem que isso é pegadinha, que caíram feito bestas! Gente, é ele gente, o Sérgio. O Sérgio mais famoso do Brasil, trolando vocês. Não, não é o Sérgio Chapelen. Nem o Sérginho Grosman. Não gente, é ele, o trolador supremo: Sérginho Malandro!

      Yé Yé…Haaaaaaaaaaaaaaa….Glu glu glu

  • Sobre a DTM:

    O título fica muito difícil, porque, por mais que ele venha bem e a BMW também, o Rockenfeller NÃO ERRA (!).
    Creio que a busca principal para o Farfus ainda para esse ano, seja continuar com esse pique, com pódios contantes, como vem fazendo nas últimas provas, e encaixando uma vitória aqui e ali. Assim, ele pode se firmar como o principal piloto da BMW.
    O Tomczyk foi contratado da Audi em 2012 para fazer esse papel, e não conseguiu (lembrando que ele era o atual campeão da categoria). O Spengler chegou (vindo da Mercedes) e dominou a montadora no último ano, sendo campeão, com a ajuda do Farfus inclusive.
    Quer dizer: Foram pagos milhões e mais milhões para trazer o Martin e o Bruno, e esse segundo conseguiu logo se firmar, então seria ainda mais fácil um cara que foi criado “nas canteiras” da BMW, Farfus já fez o WTCC com eles, e fez muitíssimo bem por sinal, e participou de toda a criação e desenvolvimento desse projeto de volta ao DTM, se firmar como principal piloto do que um outro que apareceu no barco no meio da viagem. Ele pode ganhar “prioridades” fazendo isso, “prioridades” essas, que o Mike, por exemplo, tem desde o início do campeonato.

  • Tio Montezemollo já respondeu ao massa. Disse pra ele ficar caladinho e ajudar o Alonso e a Ferrari.
    “Disseram que ele não vai ajudar Fernando? Por favor!”, disse o dirigente, em entrevista ao jornal italiano “Gazzetta dello Sport”. “Definitivamente ele fará isso, dando-nos uma mão nos construtores e a Alonso no Mundial de Pilotos.”

  • se o massa se recusar a ajudar o alonso e tirar pontos importantes do espanhou ele não termina a temporada na ferrari ,sobre o montoya voltar ao monoposto depois de tanto tempo é um risco emorme mas seu talento não foi feito para correr de nascar

  • Concordo com os que afirmam que Massa esta jogando pra galera. O grande problema dele e de Barrichelo e querer transformar situações pontuais em regras, para justificar o obvio: nao conseguiram superar seuscompanheiros de equipe.

    Lembro que Rubens, no dia que tava bem, ficava a quase meio segundo de Schumacher na classificação. Felipe, salvo raras exceções, toma sempre meio segundo e nas corridas então, melhor nem comentar.

    Ambos pilotos bazucas utilizam a mesma tática (Rubens com a troca de posições na Áustria e Felipena Alemanha) justificar a impotência quanto a Schumi e Alonso. Procuram dar a entender que nao o conseguiram porque havia uma regra na equipe que os impediam de lutarem pela vitoria, quando na verdade a regra foi imposta por ele mesmos.

    Todos sabem que no mundo da F1 o resultado e que conta, portanto todo time quer ganhar, nao importa se com o piloto a ou b.

    Observando daqui de fora nao me arrisco a dizer o quedamos deveriam ter feito, mas lembro que Piquet nao teve medo nenhum de encarar Mansell, nem Senna de encarar Prost. Bons tempos aqueles.

  • Como não assisto TV, fui atrás desta entrevista do Massa pra assistir. Além de uma entrevista desnecessária (talvez com o campeonato já decidido, acho que até faria mais sentido, mas mantenho a minha opinião), Felipe pode pagar o preço sozinho no final. Ele sabe como poucos que a Ferrari fará o que tiver ao seu alcance para Alonso ser campeão – ou adiar o máximo que puder o título de Vettel, se alguém preferir os termos desta maneira – e diz isto. Que memória curta. Basta para a Ferrari fazer a mesma coisa que fez em Austin no ano passado, e pronto, ele não terá o seu “sonho” realizado. Isso não vai surpreender ninguém que gosta de automobilismo, mas o público alvo da Globo vai pedir a prisão dele por aqui.

    Quem não assistiu e quiser assistir, e se a moderação permitir, segue o link:

    http://globotv.globo.com/rede-globo/formula-1/t/provas/v/felipe-massa-fala-em-aprendizado-na-ferrari-e-revela-sonho-de-ser-campeao-na-formula-1/2825690/

    • Ricardo, entendo seu ponto de vista, porém acho que a Ferrari já oficializou agora a saída de Massa porque sabe que Alonso não tem mais chances de ser campeão. Jogaram a toalha.

      Deixando Massa correr à vontade, é mais fácil o time fazer pontos no campeonato de construtores, o que não acontecia com Massa se sacrificando, às vezes, para que Alonso chegasse mais à frente possível. Em corridas que Alonso precisa de ajuda de Massa, a equipe ganha mais pontos com Alonso em 4° e Massa em 5° do que Alonso em 2° e Massa em 9°, por exemplo.

      A Ferrari deve estar única e exclusivamente pensando no carro de 2014 e, por isso, já falaram que Felipe estará fora ano que vem, pois, provavelmente, ele ficará de fora de todo o resto de desenvolvimento do carro de 2014, para não levar informações.

      Logo, o carro de 2014 será todo moldado para o jeito de Alonso pilotar. Alonso 1 x 0 Kimi, começa assim 2014. Se bem que acho que o jeito de Alonso pilotar é bem o estilo do praticado por Kimi.

    • O campeonato já acabou.. a Ferrari só não vai assumir isso em público..

      SE não tivesse acabado e SE realmente eles achassem que o Alonso teria alguma chance eles teriam segurado o anuncio ate um momento em que a vaca realmente já estivesse no brejo.

    • Quem somos nós para cobrar algo do Felipe? Ele chegou onde chegou com suas próprias pernas. Quem tem que cobrar dele são seus patrões (Ferrari, no papel do Domenicali e do Montezemolo) e seus patrocinadores.

      Acho o torcedor brasileiro engraçado, quer cobrar piloto, seu time de futebol, mas não moveram uma palha para ajudar os mesmos.

  • Como li em outro lugar, em 2009, com aquela cadeira elétrica que era a Ferrari, Felipe pilotou em altíssimo nível, ele o Kimi tirando o que dava e o que nao dava do carro (o Fisico estava arrebentando na Force India, entrou depois no lugar do Felipe e só via o Kimi de luneta).

    Em 2010, mesmo com a chegada do Alonso, o Felipe estava com uma pontuação próxima a dele até o GP da Alemanha, chegando à frente do espanhol em varias corridas.

    Dá pra entender o que aconteceu depois dessa corrida, o cara também de carne e osso; como o FG diz, essa história de herói é uma babaquice tremenda, o cara não tem obrigação de ser herói de ninguém, quando ele estava lá ralando, “vendendo o almoço pra pagar a janta”, ninguém estava nem ali pra ele. O cara chegou aonde chegou na f1 por méritos próprios – quem aqui está entre os 10-15 melhores do mundo naquilo que faz? Rarissimos, convenhamos!

    Só acho que ele deveria ter buscado outro lugar logo ao final de 2010 – a preferencia da equipe já estava escancarada, só iriam sobrar (e sobraram, de fato) as migalhas.

    Torço para que esse lance da Renault vingue, e dê ao Massa uma condição de lutar por vitorias na próxima temporada.

    Abs

  • Renault…da gema só pode ser algo como Petrobrás, porém não acredito – a Total é tida como partner da marca francesa (alimentando os Redbull/Caterham/Lotus).
    Alguma cervejaria?
    A ver!

  • Depois que o Nicolas Todt declarou que depois da classificação em Monza, ao invés de receber os parabéns pelo seu desempenho, o Massa foi cobrado por não ter esperado o Alonso, estar um pouco mais livre pode fazer bem. De toda forma, o piloto ainda depende muito da equipe. Se não der passagem para o Alonso, em uma disputa hipotética, tudo se resolve com um pit stop um pouco mais demorado. E assim a vida segue.

  • 1 – Felipe vai ser o astro da F1 até o fim da temporada.
    2 – Vai peitar Alonso na pista nas últimas provas.
    3 – Esta livre da amarras da Ferrari.
    4 – Disposição maior para desempenhar seu trabalho.
    5 – Massa vai finalmente poder correr por si e não pelos outros.

    Isso quer dizer uma coisa, se ele continuar no fiasco que dura desde 2010, pode encerrar a carreira na Formula 1. Vamos ver se Massa vai ter CAPACIDADE e ser MACHO pra se manter a frente do espanhol, eu mesmo duvido. Pra mim, essa é mais uma daquelas CANSATIVAS ENTREVISTAS ARMADAS PELO GALVÃO E A GLOBO(a meta é falar o que o povo gosta, já vi isso com Rubinho dezenas de vezes, vamos jogar pra torcida). Felipe não vai cumprir nem 50% do que esta escrito! Se conseguir, não vai fazer muita diferença assim como em 2012 seu campeonato já acabou muito antes de terminar.

    Massa entre 2006 até o acidente em 2009:
    11 – vitórias
    15 – pole positions
    12 – melhores voltas
    28 – pódios

    Esse piloto que vemos desde 2010, definitivamente é outro Felipe:
    00 – vitórias
    00 – pole positions
    02 – melhores voltas
    08 – pódios

    Felipe está na 8ª temporada pela Ferrari(não é o mesmo caso de Perez na Mclaren onde tudo é novo, e deu baita azar de pegar um carro ruim, até Button sofre com o equipamento). Desde 2010 Felipe é um rosário de desculpas, pra mim, ele perdeu a “mão” de pilotar o carro Ferrari, ou pior, perdeu a “mão” de dominar um F-1.

    Tudo bem, deve ser uma droga ter o povo te cobrando, te enchendo o saco, mas Felipe esta a oito anos pilotando o mesmo carro, desde 2010 a história não muda:

    2010 – 6º lugar no mundial de pilotos
    2011 – 6º lugar no mundial de pilotos
    2012 – 7º lugar no mundial de pilotos

    Na atual temporada Felipe é 7º na tabela, sabemos que time de ponta prioriza um piloto, mas pra segundo piloto Felipe vai muito mal. Nem Rubinho passou por isso ao lado do SATÂNICO Schumacher.

    A Ferrari passou por tempos difíceis na F-1, uma delas ocorreu entre 91 até 95. Mesmo com equipamentos problemáticos, Berger e Alesi conseguiam alguma
    coisa:

    Jean Alesi:
    01 – vitória
    01 – pole position
    02 – melhores voltas
    16 – pódios

    Gerhard Berger:
    01 – vitória
    03 – pole positions
    02 – melhores voltas
    13 – pódios

    Detalhe, ninguém pode dizer que essa Ferrari das últimas quatro temporadas é um lixo, basta ver as conquistas do espanhol:
    11 – vitórias
    04 – pole positions
    07 – melhores voltas
    39 – pódios

    Ninguém disputa três títulos em quatro anos com “carroça” como vem fazendo Alonso. Na minha opinião, nem vitórias salvam mais a reputação de Massa dentro da F-1. Se for observar, Webber não esta fazendo feio na RBR, desde 2009 vem conseguindo bons resultados, mas nem isso segura mais o australiano na categoria:
    09 – vitórias
    11 – pole positions
    17 – melhores voltas
    37 – pódios

    Faltou ATITUDE ao brasileiro pra querer mudar, Felipe fez o papel de “mulher de bandido” e parece que gostou. Mas afinal de contas, ganhando mais de 100 milhões de dólares na Ferrari, quem iria reclamar…

    Por falar em atitude, Kimi voltou sem escolher equipe(a Lotus estava um lixo em 2011), o finlandês sentou no carro(que nada lembra uma Ferrari ou RBR) e mostrou serviço:
    02 – vitórias
    00 – pole positions
    03 – melhores voltas
    13 – pódios

    Se Maldonado e Rosberg conseguiram vencer corrida com equipamento inferior em 2012, Felipe tinha que mostrar muito mais com esse bom carro da Ferrari…

    • Bem colocado marcelo.
      Eu concordo em partes com você e diante disso minha torcida por um brasileiro na Lotus/Renault se resume a outro Felipe, o Nasr.
      O Massa já deu o que tinha que dar, torço pra que ele faça um bom final de temporada e quem sabe nao busque alguma vitória, que poderia ser sua ultima na carreira. Mas nao acredito num Felipe pós Ferrari como houve um Rubinho pós Ferrari, ao menos na Brawn em 2009.
      Talvez estejamos errados e jogando a cal cedo demais, mas esse é meu ponto de vista.

  • O lance do pedido de desculpas pode ter sido mais suave. Pode ter partido do Presidente. Ou pode ter sido dentro de uma argumentação do Raikkonen. Dá pra imaginar várias maneiras de suavizar isso do que simplesmente taxar de exigência do finlandês.