MENU

27 de setembro de 2013 - 12:51F1

Barrichello na Sauber? Não…

SÃO PAULO | Alemão é uma língua que nos soa difícil, eu sei, até porque eles vão aglomerando palavras e formando uma coisa só e tal. OK. Mas hoje é, digamos, relativamente fácil buscar maneiras e modos de se traduzir algo. No caso do jornalismo, de se verificar com fontes exatas — que entendam a língua com propriedade — para dar uma informação.

Saíram, às pencas, notícias na manhã d’hoje de que Barrichello está negociando, conversando, quase acertado, perto de ser companheiro de Sirotkin na Sauber no ano que vem. A maioria delas, ainda bem, indica a fonte: a boa revista Auto Motor und Sport.

A AMuS tem um site, e foi nele onde a suposta informação saiu. O único trecho que fala de Barrichello aparece em um artigo que compila o que se passou no fim de semana da corrida em Cingapura, uma espécie de ‘Rádio Paddock’. Este é o trecho original:

Os trechos grifados são do original, mas ajudam em duas coisas: 1) a entender que o nome em alemão não muda e 2) que há citação de uma equipe, a Caterham. Nas sete linhas deste trecho, bem ou mal lidas, só há menção a uma outra escuderia, a Marussia. Que vem depois da menção ao ‘GP2-Pilot Felipe Nasr’. Não há nada de Sauber. Nada.

Não é preciso, pois, entender alemão. Mas aos que dominam, a notícia diz que o sonho de Barrichello não acabou e que ele tem algum dinheiro na bagagem. Ele, de fato, diz: “Eu só treinaria meu pescoço. Então eu poderia entrar amanhã”.

Assim, a AMuS não noticiou nada a respeito de Barrichello na Sauber. Não tem fundo de verdade algum nisso nas matérias decorrentes, por favor.

Adendo 1: João Victor Moretti mandou nos comentários um outro trecho de notícia no site da AMus, que reproduzo aqui:

“Rubens Barrichello busca contato na Sauber”. Busca. Contato. No máximo.

Estamos sem manchetes, e o mundo gira.

Adendo 2: mais sobre o assunto, agora no Estadão. Depois de reler algumas boas vezes a, digamos, notícia, ressalta-se o seguinte:

Título: ‘Barrichello pode disputar GP do Brasil em novembro pela Sauber’
Abertura do último parágrafo: ‘Não se sabe se tudo está acertado e até se a equipe é a Sauber.’

Depois da matéria que se desdiz, aproveitem o sábado.

Adendo 3, antes das férias em si: à declaração de Monisha Kaltenborn, ao ser perguntada sobre Barrichello lá na Coreia: “Existem algumas opções. Nós sabemos que ele tem experiência. Ele gostaria de voltar”. Ainda não é muito conclusivo que Sauber e Barrichello negociam. Até porque o mundo sabe que Barrichello tem experiência e que ele faz das tripas coração para voltar à F1 para se despedir adequadamente.

A real: Barrichello se oferece à Sauber desde o ano passado quando Pérez anunciou a ida para a McLaren. De novo: o fato de se oferecer e/ou buscar contato não significa que a Sauber tenha chegado perto de negociar um contrato.

Algo contundente e que ela realmente tenha garantido: GP do Brasil de 2013: “Não vejo nenhuma possibilidade, pois não temos motivos para mudar os nossos pilotos para aquela corrida”. Jardinagem pura, então.

O mundo segue girando até uma notícia mais concreta surgir.

Adendo 4: Creio que a questão esteja encerrada com as palavras de Monisha

22 comentários

  1. Pedro disse:

    Do jeito que voce coloca suas palavras me parece que o seu comentário é pejorativo, depreciando a vontade de Barrichello em permanecer na F1, como uma prostituta que se oferece.
    “A real: Barrichello se oferece à Sauber desde o ano passado…”
    “Repito: Barrichello há muito tempo tem se oferecido pra correr.”
    Do mesmo jeito quando se falou que uma peça do carro de Rubens acertou Felipe Massa. Não, foi uma peça do carro da Willians. Nós gostamos da F1 de qualquer jeito, mas com pilotos Brasileiros é melhor. Não me considero ufanista por isso.

  2. Tiago disse:

    Saiu uma notícia no Grande Premio (conhece?) afirmando que realmente ele é cotado para o ano que vem na Sauber.
    http://grandepremio.com.br/f1/noticias/chefe-da-sauber-confirma-rumores-e-admite-que-barrichello-e-cotado-para-vaga-no-time-em-2014

    • Victor disse:

      VM responde: Conheço. Considerando que você saiba ler, adiante:
      Monisha: “Existem algumas opções. Nós sabemos que ele tem experiência. Ele gostaria de voltar”. É realmente muito conclusivo que Sauber e Barrichello negociam… Ninguém, absolutamente ninguém sabe que Barrichello tem experiência e que ele faz das tripas coração para voltar. Só a Sauber…
      Vamos a algo que seja contundente e que ela realmente tenha garantido: GP do Brasil de 2013: “Não vejo nenhuma possibilidade, pois não temos motivos para mudar os nossos pilotos para aquela corrida”.
      O mundo segue girando.

      • Dael Magno disse:

        Pois é, Victor… mas agora já cogitam o rapaz, o que era dado como 0% de chance acabou por pegar todos de surpresa… ele tem a experiência de já ter andado em carros que serão parecidos com o de 2014… vamos esperar…

        • Victor disse:

          VM: Dael e a todos que estão com comentários lindos como “ai, você tomou no rabo, porque Monisha confirmou”, “ui, ui, ui, corneta e vuvuzela”: coloquei um adendo ali no fim da notícia e sugiro o primeiro parágrafo do blog de Flavio Gomes, http://flaviogomes.warmup.com.br/2013/10/mais-de-rubens/.

          Dizer que “nós sabemos que ele tem experiência” e “ele gostaria de voltar”, duas coisas que nós sabemos bem, não são confirmação alguma. Repito: Barrichello há muito tempo tem se oferecido pra correr. E isso não é propriamente uma novidade. Nem garante contrato.

          • Dael Magno disse:

            Que nada, Victor. Não pensei esse comentário ai hahaha. Por isso disse “pegaram todos de supresa” hehehe, achei que era apenas um mero boato também.

          • Harlan Rodrigo disse:

            Mas é notícia que é digna de ser investigada e não negada apenas por fazer uma “tradução correta”. Quando vejo 3 adendos numa opinião formada, para mim, algo aconteceu de errado com a mesma…

      • Tiago disse:

        De fato, lendo o texto percebe-se que você está correto em afirmar que a única coisa concreta é que ele não vai correr esse ano. Mas lendo o título da matéria (é que eu sei ler) está escrito que a “chefe da sauber confirma rumores e admite que barrichello é COTADO para vaga no time em 2014″. Não fui eu quem disse, alguem do GP colocou isso lá. Eu só te falei o que estava escrito no site, porque eu sei ler. E não estava te sacaneando, só que achei meio sem sentido vc falar que não existe nada, e no site escrevem que ele é COTADO.

  3. Alexandre disse:

    Não seria melhor aprender a falar alemão já que o jornalista, no caso, é “especialista” em f1?

  4. Alexandre Rosa Athayde disse:

    O Barrichello? Na Sauber? No lugar do piloto que leva dinheiro para a equipe? E a Sauber que está se matando para colocar no grid um russo que não dirige no país dele só pra ter a chance de colocar as contas no azul? Vocês estão de brincadeira comigo!

  5. Se a única maneira de tirar o Barrichello da cabine de transmissão da Globo for ele voltando pra Fórmula 1, eu apoiaria totalmente. NADA pode ser pior do que ouvir os comentários dele na Globo. NADA.
    Principalmente quando ele entrevista alguém no grid, ri do comentário do entrevistado e depois confessa pro Galvão que não entendeu um catso.
    Ou nos comentários dodóis sobre o Schumacher.
    O cara parece uma menininha de 12 anos. PATÉTICO.

  6. Rubens Barrichello na F1? Isso nunca mais outra vez, graças a deus! E se o Massa for despejado da categoria para o ano que vem? Não fará falta nenhuma, pois já tem torcedor brasileiro conformado com uma F1 sem brasileiros em 2014. Talvez só o time da Globo fique inconformado com essa situação anunciada, mas que pode acabar se tornando uma verdade verdadeira!

  7. Oi? disse:

    “Die Schlange der Interessenten für den zweiten Sitz neben Sergey Sirotkin wird immer länger. Adrian Sutil hat Interesse bekundet, Rubens Barrichello sucht Kontakt zu Hinwil, und auch Felipe Massa will nicht mehr ausschließen, dass ihn sein Weg zurück zu Sauber führen könnte, falls es mit Lotus nichts wird”

    Tradução livre: “A fila de pessoas interessadas no segundo cockpit ao lado de Sergey Sirotkin está ficando maior. Adrian Sutil expressou interesse. Rubens Barrichello também busca contato. Felipe Massa também, mas, no que tange ao último, para eu não queimar a língua e querer voltar atrás depois, registre-se que ele pode fechar com a Lotus”.

  8. flavio jhor disse:

    Seria bom o Rubinho e Massa na mesma equipe. Dupla aterrorizante.Kkkkk.
    O problema é que ambos iriam brigar muito para ser o 2º piloto. Abço.

  9. Lucas Ribeiro disse:

    Só acho uma burrada da Sauber ficar com a dupla do Russinho e do Gutierrez.

  10. Saiu nessa notícia também: http://www.auto-motor-und-sport.de/formel-1/das-sauber-wunder-auf-jeder-strecke-besser-7742188.html

    “Die Schlange der Interessenten für den zweiten Sitz neben Sergey Sirotkin wird immer länger. Adrian Sutil hat Interesse bekundet, Rubens Barrichello sucht Kontakt zu Hinwil, und auch Felipe Massa will nicht mehr ausschließen, dass ihn sein Weg zurück zu Sauber führen könnte, falls es mit Lotus nichts wird.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>