Índia seus cabelos, 3

SÃO PAULO | Gênio. Vettel é gênio. É supremo. É um daqueles seres que a gente aplica aquele rótulo de que nasceu para a coisa. É o cara que mais sabe guiar um carro de corrida. Que transforma as corridas em algo de certa forma maçante e previsível de se acompanhar. Inteligente, calculista, decidido, perspicaz, carismático, um atleta completo. Merecedor de seus quatro títulos e dos outros que vierem. Merecedor de faturar o campeonato com uma vitória, a sexta seguida, a invencibilidade depois das férias, o nerd que coloca a sala no bolso porque sabe, com seu grupo, fazer a lição de casa e prestar atenção na aula para ficar tranquilo no bimestre final. Merecedor do mundo.

Das suas inúmeras qualidades rumo ao triunfo, transbordam duas em Vettel: a primeira é o fato de andar em ritmo de classificação quando está na ponta de uma corrida nas primeiras voltas. De cara, abre uma distância maior que 1 segundo para evitar o concorrente que vem atrás tenha o prêmio da asa aberta para, então, controlar a distância com maestria; a outra é a capacidade de se livrar dos concorrentes sem nenhum esforço. É um simplesmente chegar e passar no momento certo – no caso de Buddh, era o final do retão oposto. Tal fato é verificado na diferença de tempos depois que Massa, que se surgiu como seu principal rival, após as primeiras paradas de ambos. Felipe conseguiu voltar à pista pouco mais de 2 segundos atrás do alemão; giros depois, a distância tinha pulado para 12 com facilidade. Também porque o brasileiro tem dificuldade figadal em ultrapassar – precisou Gutiérrez tomar uma punição para ter vida livre.

Vettel guia como poucos, como os grandes, e novamente a tecla do despeito de seus detratores volta a ser tocada. Há alguns comentários nas redes de que Seb é “o campeão mais sem graça da história”, que é “trapaceiro”, e, claro, aquela velha ladainha de que só ganha porque tem carro bom. Bom, se alguém quer graça, vai num show de stand-up que já cura seu mal, fio. E não tem como considerar sem graça alguém que subverte as ordens da equipe de baixar o ritmo só para encaixar a volta mais rápida, ou ainda, que manda as regras chatas e burocráticas desta FIA e vai lá dar zerinho para comemorar o campeonato e se ajoelhar diante da máquina que completa seu ser. Ou que faz o sinal tipicamente indiano de juntar as mãos no pódio em respeito àquela gente que o aplaudia sem parar. Sobre trapaça, meu caro, a única mácula de sua carreira é o GP da Malásia deste ano. E aos que continuam ervilhescamente pensando na questão do carro imbatível, sugiro um chá antichorume para cura do recalque.

Também tem a questão do cuidado e do baile que tenta se dar em não colocar Vettel como um dos grandes. Acordem: ele já é maior que Senna. “Ai, que absurdo, como você é ridículo, como ousa falar isso do nosso Ayrton, do deus?”. Sossega, viúva: é uma questão lógica e matemática: quatro títulos de um, três de outro. Se você acha para todo e sempre que Senna vai ser melhor do que qualquer ser da galáxia que tenha uma carteira de motorista, aí é contigo. Melhor, entenda, é meramente opinativo. Vettel é tão bom quanto Senna, age como agia o brasileiro, interessa-se pelos dados de telemetria, pelo funcionamento das peças, estuda, vai à sede da fabricante de pneus para entender o funcionamento, é obcecado. Por que que ele não pode ser o melhor? Porque ele nasceu na Alemanha? Por que ele não tinha uma emissora a seu dispor para mitificá-lo? Ou por que nós temos uma tendência de nos agarrarmos ao passado e aos dogmas que parecem impor de que alguém é imbatível?

Quando surgiu Pete Sampras, o mundo do tênis asseverou que jamais existiria um ser com uma raquete na mão capaz de bater numa bola amarela de tal forma. Daí veio Roger Federer – e pode ser que Rafael Nadal o supere. Michael Johnson era o rei do atletismo, o homem que fazia 200 e 400 metros que só seria superado se liberassem as substâncias dopantes. Tá aí Usain Bolt, meu bom. Michael Jordan nunca teria alguém engraxando seus pés no basquete, mas LeBron James e Kobe Bryant estão na área. Pelé? “Ah, não, você vai cometer a ousadia de desbancar nosso Edson?” E por que too mundo tem de aceitar a certeza universal cultivada por décadas, engoli-la caladinho e renegar o que joga esse extraterrestre Messi sem cogitar que ele se torne o top do top? Do jeito que Vettel guia e com a velocidade que ganha corridas e títulos, Vettel será o maior – passando Schumacher – e o melhor. “Mas os tempos são outros”. Sim, claro, o mundo evoluiu, ainda bem. E até por isso, seria bom evoluir também o pensamento.

Senão as vaias que Vettel recebeu injustamente nas provas que dominou podem se aplicar muito bem ao espelho de quem teima em não aceitar o óbvio.

Comentários

  • Acho que não existe o maior de todos os tempos, e sim o melhor de sua época, o problema é que a F1 está chata demais, com pistas cada vez mais ridículas em lugares sem noção de automobilismo, o dinheiro falou mais alto infelizmente.

  • Seguinte 1: Vettel é maior que Senna? Não sei, porque Senna morreu antes de completar a sua carreira e teve Prost em sua equipe, que é melhor que Webber, apesar de Webber ser muito melhor que a populaça acredita. Eu o coloco no mesmo patamar de Senna, por enquanto.

    Seguinte 2: Ficou claro que o problema do Massa é com os pneus menos macios. Quando eles eram todos chicletes, até 2008, ele era extremamente rápido. Hoje em dia, quando pega um macio, é mais rápido que Alonso, passa dois carros em uma curva e só não joga o Hamilton para fora porque o Hamilton tem um carro mais rápido com os molezinhos. Quando pega os pneus de plástico travestido de borracha, toma tempo até do Bianchi de Marussia. Quem contratar o Massa no próximo ano vai jogar uma moeda para o ar: se o pneu grudar, Massa anda, se o pneu escorregar, nada de Massa…

  • Gostaria de perguntar pra viuvada pq o Senna passou 92/93 inteiros reclamando da McLaren e fazendo de tudo pra ir pra Williams que tinha o melhor carro. Se ele era tão fodão, pq não ganhou 92/93? Não existe essa faz trocentos anos, quem ganha é o melhor, o melhor SEMPRE está em um carro bom.

    É tudo no “se” sempre. O fato que é bom, esse é um desconhecido.

    • Sei.

      Diga-me cá, então, filósofo de coisas óbvias: quem era o melhor piloto do grid em 2008 e em que carro ele estava em 2008?

      Outra: quem era o melhor piloto do grid entre 1996 e 1999 e em que carro ele estava durante esse período?

      Pelo raciocínio acima, posso entender que você não considerava Senna o melhor do grid em 92 e 93, certo? Afinal, e segundo você diz, o melhor está sempre em um carro bom – e não era o caso de Senna durante aqueles anos. Isso diz muito sobre o quanto você conhece de F-1.

      Essa história de “o melhor piloto está sempre no melhor carro” é uma das maiores tolices que li na vida. Quer ver? Webber é melhor que Alonso? É melhor que Hamilton? Supera Raikkonen? Lamento, mas Webber não é nem melhor que o Massa. E está abaixo de Rosberg, Grosjean e Hulkenberg. Até a dupla da Force India pilota mais que Webber. Mas, segundo você diz, “os melhores estão sempre em carros bons”. Vai ver Ricciardo também é melhor que todos esses que eu citei acima.

      Vettel é um grande piloto, mas esteve a vida inteira sentado num carro muito superior ao dos demais. Isso não desmerece seu talento, mas também não serve para alçar-lhe a um nível superior ao que está.

      Com grandes máquinas, pilotos medianos como Damon Hill e Mika Hakkinen foram campeões. Quando sentados em carros não tão bons, viu-se do que eram capazes.

      Não, não estou dizendo que Vettel é do mesmo nível desses caras. Ele é melhor. Ele ganhou em Monza de Toro Rosso – embora, naquela temporada, a STR tenha conseguido resultados melhores que a matriz. Até para se guiar grandes carros, precisa-se de grande competência. Mas ainda aguardo Vettel numa prova de fogo. Não sei se Vettel, por exemplo, faria o que fez Alonso nessa Ferrari de 2013. Nem na Ferrari de 2012. Isso diz muito sobre quem seria melhor.

      • Tssss parece que quem não conhece F1 é você, Fera. Aprende um pouco a entender as coisas além do que vê nos domingos na Globo.

        Aliás, procura aprender a ver a temporada como um todo, performance… conhecimento, dedicação. Com o tempo você aprende. Ou não.

        Forte abraço.

        • Bom, meu caro, quem disse que o melhor está sempre em carros bom foi você, não eu.

          O seu critério é falho. Eu levo em conta vários aspectos para concluir se um piloto é bom ou ruim. Você, como mesmo disse, só olha para o carro em que ele está. Isso é problema seu, não meu.

          • De novo, meu ponto não é quem ganha, e sim quem é melhor.

            Nem sempre quem ganha é o melhor.

            Hill era melhor que Schumacher? Hakkinen era melhor que Schumacher? Hunt era melhor que Lauda? Mansell era melhor que Senna? Raikkonen era (e é) melhor que Alonso?

  • É impressionante o nível de tolices que se lê na internet hoje. Fico admirando como tem gente q entra na internet só para comentar um monte de baboseira. Sou brasileiro, cresci vendo o Senna correr, lembro de suas corridas, da sua gana por ganhar e tudo mais. Era muito fã do Senna. Mas nem por isso, preciso ser CEGO e TOLO, para não ver o quanto é bom esse Vettel. E o fato dele ser tão bom, um gênio, também não muda em nada a genialidade de outros como Senna, Prost, Schumacher, Fangio e por ai vai.

    Sim Vettel é um dos melhores de todos os tempos. É um cara determinado, aplicado, focado em vencer, que está sempre em busca do limite, que gosta de andar rápido, de fazer volta rápida atrás de volta rápida. Os melhores são assim, não se cansam de ganhar, querem sempre mais.

    Portanto, é besta quem perde tempo chorando o passado e deixar de ver a história sendo escrita por esse grande Vettel. O que ele vem fazendo não apaga o que outros tão bons quanto fizeram.

    Parabéns Victor, pelo excelente texto e trabalho. Acompanho o grandepremio a muito tempo. E nem se estresse com esse nivel de babaquice que somos obrigados a ler hoje. É a maldita inclusão digital.

  • Pessoal ! Bando de Babacas viúvas e desmiolados pela TV brasileira. Parem de sonhar que antes se vencia no braço, que antes tudo era lindo e maravilhoso. Parem com isso. Daqui a pouco serão vinte anos que o cara morreu. Esse negócio de tirar leite de pedra de ganhar na raça é que nós não fomos educados para termos disciplina, dedicação, querermos melhorar a cada dia, estudar não só em prédios, mas por conta própria aprendermos algo novo. Chega de de ficar falando que perfeição é chata, que o cara o ganha porque tem melhor carro. Todos os outros campeões foram porque pilotavam fusca ou 147, pilotavam variants e brasilia. Tenham dó ! Aceitem que nessa vida só se vence porque se está preparado e decidido e se sacrificar e não ficar sem fazer nada e querer que as coisas caim do céu. Não aguento mais ver tantos brasileiros desmiolados achando que trabalho e dedicação constantes e busca por inovação são coisas chatas e que o bom é quando um zé ruela ganha na base da cagada ou sorte. Mudem suas cabeças, que mudarão suas vidas e este país. Que vive a acreditar que o passado era bom. Mas que passado ? Ante que façam Mimimi eu tenho 40 anos de idade e assisto corridas não só de F1, desde que me entendo por gente.

  • Quem acha que “números” são suficientes para determinar se alguém é melhor que outro alguém, precisa ter a honestidade intelectual para admitir alguns fatos, como os abaixo:

    – Damon Hill foi melhor piloto que Gilles Villeneuve. Jenson Button também;
    – Mika Hakkinen foi um piloto do mesmo nível de Alonso e Fittipaldi;
    – Jacques Villeneuve foi um piloto do mesmo nível de James Hunt, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton.

    Não dá, né?

  • Só um burro que não percebe nada de F1 pode dizer que o vettel é melhor que o Senna, vettel nem sequer é o melhor da atualidade que fara ser melhor que Senna…
    Vettel simplesmente tem o melhor carro, e não tem um companheiro de equipa a altura, metam o Alonso ou o Hamilton no Red Bull e veremos se o vettel ganha tantos campeonatos assim…nem o schumacher com tanto titulos e recordes consegue chegar ao nivel de Senna quefara este alemãozito…como ja disse o vettel nem na atualidade é o melhor…de igual pra igual com o alonso ou o hamilton ou mesmo o raikonnen ele nao ganha metade do que tem ganho….

  • Vm, primeiro que comparar os pilotos apenas por número é no mínimo babaquice de sua parte, número por número o Schumacher tem mais que todo mundo, também o considero entre os grandes, mas vamos falar a verdade, contra quem ele duelou entre pilotos tops (não é culpa dele a “safra” medíocre ( Hakkinem, Hill, Villeneuve, Barrichelo), o Azar de Schum foi que quando ele entrou Prost, Piquet Senna, se “aposentaram”, vai me dizer que o Schumacher duelar com Hakkinem e Couthard era digno de valer a pena). Inegável o que ele fez sair de uma Benneton ir pastar em uma ferrari e depois ganhar o que ganhou é digno de gênio, o azar foi correr contra “ninguem”.
    Votando a Vettel, claro que ele é monstro , mas para ter graça, vamos colocar vettel pra correr contra um companheiro de equipe top de verdade para ver como ele se sai( um alonso, hamilton, até um kimi ( motivado)) porque o Weber fede de ruim.

    Dizer que Vettel é maior que Senna,Prost / Piquet entre outros é no mínimo palhaçada da sua parte, carros diferentes, épocas diferentes.
    Se for para comparar vamos comparar sennaxprost na mclaren, ou AlonsoxHamilton(2007), aí da graça, estamos falando de igual para igual!!!
    fora isso, é tudo lero lero. Não transforme a sua verdade em verdade absoluta.
    att

  • Amigo VM por favor argumente ou informe vitorias do Vettel no mesmo nivel ou melhor do que as vitorias do Ayrton abaixo:
    Monaco 84
    Estoril 85
    Japao 88
    Japao 89
    Brasil 91
    Brasil 93
    Donington Park 93
    Monaco 93

    Eai ?? Vai argumentar ?????

    • Senna venceu em Monaco/84? Como? Em que mundo paralelo?

      E outra, tivesse mais algumas voltas o Bellof passava inclusive o Senna, vinha bem mais rápido que ele. Na pista, no tapetão a Tyrrel tomou no rabo depois. Mas ia passar. Um “se”, combatido com outro “se”.

      Vettel ganhou de “Minardi”, em Monza. De “Minardi”. E outra, não lembro do Vettel fazer a babaquice de bater em Monaco sozinho quando estava 50 segundos na frente do segundo colocado. Menos, pachecada, menos.

      • Comparar a Toro Rosso com uma Minardi é no mínimo esdrúxulo;e o que me diz de Vettel na Turquia com quase ´´50 segundos“ na frente do terceiro bater em seu companheiro de equipe que liderava e quase tirá-lo da prova,e o quase ´´atropelamento“ contra a McLaren do Button em Spa-Francorchamps

        • Vettel bateu disputando posição, ainda garoto. Senna bateu sozinho, bocó total. Seria passado pelo Bellof em mais algumas voltas em 84, Monaco.

          Sim, vc tem razão, a Toro Rosso era um carrão, melhor que a Ferrari. Fala sério, o que tem de babaquinha com acesso à internê no brazyo não é mole. Maldita inclusão digital.

          O que tem de trouxa pra comprar produto da Globo ñ é moleza.

          • Pela mesma ´´maldita inclusão digital“que você tem acesso,você encontrará que a Tyrrell de Stefan Bellof foi desclassificada da corrida e de todas as outras do campeonato por violar o peso do carro levando vantagem nisso e se Bellof passaria Senna e Prost já é outro assunto.Você se referiu a Toro Rosso como uma ´´Minardi“ uma equipe filial da Red Bull mas que no ano de 2007 terminou a frente de sua matriz,impulsionados pelo motor Ferrari.E Senna bateu em Mônaco por querer dar uma volta em Prost segundo colocado e único piloto que não havia tomado uma volta de Senna(palavras do próprio Prost).Em relação as suas ofensas você não é nem digno de resposta.

  • não adianta, números não carregam o melhor que uma “lenda” deve ter: – pilotagem bonita – ser eficiente não tem nenhum charme, o shuma pelo menos fazia traquinagens das boas, esse menino nem isso consegue muito. simples assim, apesar de eu detestar essa expressão..

  • Se eu soubesse que tanto mala ia encher tanto meu saco achando que sou algum tipo de deus, daria um jeito de fazer decentemente aquela maldita curva. Juro que me arrependo de ter feito tudo que fiz pra ser ídolo (além de ser o puta piloto que eu era, convenhamos). Mas não me surpreendo: vocês são os mesmos que choravam quando eu carregava a bandeira. Eu já sabia que vocês todos eram manipuláveis.

    Só que chega, né, gente? Quase 20 anos e eu não consegui nem tirar um cochilo nessa porra porque toda hora tem alguém falando de mim. Não sei se vocês sabem, mas aqui no além, cada vez que falam de um de nós, a gente recebe o pensamento. E vocês nem fazem ideia da puta inveja que eu tenho do De Angelis, o cara vive de boa e eu aqui, me fodendo todo por causa de gente que eu nem conheço me tratando como Deus.

    Eu era só um piloto, porra. Me deixem em paz. E deixem o pirralho alemão em paz, também. O cara enrabou todo mundo, é o melhor dessa brincadeira e pode ser o melhor da história, sim, e daí? Vocês devem saber que eu prefiro uns caras tipo Alonso, Hamilton… Mas eles são piores. Paciência. Fatos, minha gente. Fatos.

    Já soube que na próxima vida (pois é, passei a vida sendo crente e quando cheguei aqui, soube que era tudo mentira. Te contar…) serei piloto de novo. Mas já pedi encarecidamente pra não nascer no Brasil. Ô povinho chato…

    Abraços,
    Ayrton

    (P.S.: Pelo menos escrevam a porra do meu nome direito, isso é o mínimo!!!)

  • Amigao
    O dia q o Vettel fizer corridas como:
    Monaco 84
    Estoril 85
    Japao 88
    Japao 89
    Brasil 91
    Brasil 93
    Donington Park 93
    Monaco 93

    Ai eu volto a falar com voce.

  • Senna não era melhor nem que o Prost. Estavam no mesmo nível e dominaram a década de 80. Acima deles dois, em outro planeta, estão Clark, Fangio e Shumacher, e o Vettel está a caminho de ingressar nesse grupo. O tempo dirá. O que dá pra dizer com certeza é que hoje ele é o melhor de todos em atividade, com sobras.

    • Cara, o que o Senna tem a ver com o tetra do Vettel. Qual a necessidade de citar o Senna no texto que seria único e exclusivo a conquista do Vettel. Como sempre as comparações desnecessárias. Senna fez a sua história na F-1, hoje Vettel escreve a dele com enorme competência, as comparações viram preferências de A,B ou C. Em sua época, Senna foi o melhor, como foi Schumacher em sua época e como é Vettel hoje. São épocas distintas, esses tipos de comparações tão totalmente desprezíveis.

      • Luiz Eduardo, e isso,perfeito seu ponto. Esse vm vive de ficar bradando viuvas do senna,não sei o q,mas na verdade e uma recalcada daquelas tribufu q morrem de inveja de mulher bonita…. O q q o senna tem a ver com o tetra do vettel ? Tempos tão diferentes que até 2 russos que não sabem nem o q e trocar marcha,vão estrear como titulares no ano q vem e esse cara vai continuar nesse recalque eterno,não sei quem e melhor q senna,viuva do senna,puta papo chato!

  • Quando Messi também for tricampeão, entenderei que a comparação é válida.

    Pode até ser campeão, desde que seja SOZINHO, como foram Maradona e Romário.

    Mas enquanto não levar o caneco pra casa, o Pelé mantém o cetro.

  • Sonha nao fiote !!
    Ayrton er e sempre sera o melhor piloto … Ganhar usando eletronica er facil, quero so com 1 marcha, na manual … SEM PROGRAMA ELETRONICO NENHUM !
    deixa de ser babaca e cala sua boca sobe Ayrton !
    Compare Vettel com Ayrton,mais nao venha com essa historia que Vettel er superior !

  • Assim, tb sou meio “viúva”, e o Vettel pilota DEMAIS. Mas realmente, são outros tempos. Antes, a estabilidade, controle, direção do carro, traçados, áreas de escape, tudo era muito mais perigoso (não que o perigo faça alguém melhor, mas a tocada fica diferente. Como dirigir um Ford GT-40 de LeMans ou um GT moderno: é igual, mas diferente!) E não somente isso, um comtemporâneo de Vettel afirma: Senna foi e sempre será o melhor. Esse alguém também já foi campeão mundial: Lewis Hamilton. E o Jeremy Clark, do TopGear, que é mítico no que diz respeito “Carros” disse: Senna é e sempre será o melhor!

  • Ah, esse Victor Martins, vou te contar, espetacular o texto so lamento vc ser Palmeirense mas ninguem e perfeito. Eu sou fã de carteirinha do Vettel, assim como fui do Schumacher, do Piquet, do Prost, do Villeneuve Pai. O Vettel ja e melhor do q o Senna desde 2008 quando levou uma Toro Rosso a vitoria e não foi em qualquer circuito, foi Monza e ele quase fudeu a vida do Hamilton no GP Brasil quandop ultrapassou o Ingles a poucas voltas do final, e o Hamilton tinha uma McLaren se não fosse o Glock ele teria perdido aquele titulo. O mal do Brasileiro e esse, se não for tupiniquim o cara não e nada, veja o exemplo Anderson Silva as vendas dos pacotes UFC despencaram depois q ele perdeu e daqui a alguns anos vai surgir um lutador q vai fazer mais do q ele e ai vão aparecer as viuvas dizendo q os adversarios não são tão bem preparados.

    Vettel e Genio e depois q o Schumacher abandonou eu não imaginava q iria aparecer alguem tão cedo capaz de repetir as suas façanhas, mas ai vem outro Alemão e estraga a brincadeira. E so para provocar, o Senna e o unico piloto q graças a um regulamento tosco foi Campeão com menos pontos do q o segundo colocado, na epoca Prost fez 105 x 94 mas havia a regra dos descartes, so assim para ele conseguir bater o Prost.

    Nota 10 Victor!!!!!!

  • Coitado do Senna.. esteja onde estiver, deve estar envergonhado com os fans que tem aqui no Brasil.
    Senna seria o 1º a reconhecer o talento extraordinário de Vettel.
    Sabia que Shumacher era um fora de série e tentou vence-lo na pista.. aliás, morreu tentando isso.
    Se não fosse a soma Senna + McLaren + Honda, Senna não teria sido tri..
    aaahhhh.. dos que vi pilotar, Senna pra mim foi o melhor.

  • Primeiramente quem é esse cara pra vcs estarem dando moral pra esse texto ridiculo? e 2° quem é vettel? da vontade de rir… igual senna nunca haverá outro igual, aceitem isso!

    • Viúva do Senna detectado!!
      Vai se tratar cara, Senna era obviamente ótimo, mas não era a última bolacha do pacote! Pare com esse pachequismo idiota ou vá se tratar!

      Agora só para causar a discórdia: Piquet > Senna

  • Bom dia, não concordo com sua afirmação sobre o Vettel, sim é uma excelente piloto, interessado, detalhista e tudo mais, mas são épocas muito destintas, os recursos de hoje a tecnologia que existe des de a mistura de combustível é muito diferente vc sabe disso, o que o Senna fez inúmeras vezes com carros inferiores e a própria opinião de seus adversários o torna um mito, podemos dividir as épocas pq ali o desgaste e o talento falavam muito alto, hoje nem tanto, as trocas de marcha manuais, as vezes 40, ou 50% do tempo as duas mãos naõ ficavam no volante, se for por talento acho o Alonso melhor que o Vettel pelo o que ele consegue tirar de sua jabiraca vermelha, vc pode compara-lo ao Shumacher por exemplo, mas dos pilotos dos anos noventa para tráz, acho que não. Abraço

  • (indo no ritmo de vários aqui)
    Óbvio que Vettel nunca será maior do que Senna: quantos jogos de videogame com seu próprio nome ele tem????? Nenhum! Até Satoru Nakajima ganhou um (http://en.wikipedia.org/wiki/F1_Grand_Prix:_Nakajima_Satoru) e esse Vettel medíocre ainda nem sonha em ter um! E sabe por quê? Porque deve ter aprendido a pilotar com esses videogames de hoje (?) e só assim pra ganhar com a eletrônica dos Red Bull (?)!!!
    Se fosse piloto bom mesmo, dirigia com um câmbio manual (???).
    Vettel é o tetracampeão mais desmerecedor da história da F-1 (considerando que a história começa em 1984, quando o nosso grande Ayrton começou a correr nas manhãs de domingo – ??)!!!

  • Os Carros de hoje em dia parecen mas uma play station que un carro de corrida , nao tem nem como comparar . Tira toda ayuda eh vamo ver como fica tudo igual

  • A questão é: ser melhor em números, francamente…. Senna sempre será o melhor piloto de todos os tempos. Fatos: A cada corrida uma emoção (que outro piloto conseguiu agregar uma legião de admiradores no mundo), determinação (que outro piloto enfrentava os poderosos da F1, todos cordeirinhos), Amor pelo seu País (que outro piloto levava a bandeira de sua nação, demonstrando orgulho). Conclusão: Os fatos dizem melhor que os números, pra mim e para muitos no mundo todo, Senna será sempre o melhor piloto da Fórmula 1.

  • Vettel NUNCA chegará aos pés de Senna!!Ele só é tetracampeão,não é por causa da capacidade dele,do talento dele,mas da grande capacidade da equipe Red Bull,que tem um carro amplamente superior aos demais,e ainda mais Vettel além de ter esse carro,não tem nenhum grande piloto pra competir com ele,só tem o Alonso,mas que tb não é esse piloto extraordinário,Agora Senna entrou na F1 numa equipe pequena e já mostrou resultados,foi pra Mclaren,onde já tinha um piloto campeão mundial,Prost,e ele na primeira temporada ao lado de um piloto mais experiente,foi campeão do mundo e seria tetra campeão seguido se não fosse a roubalheira de Ballestre em 1989,Senna seria campeão 88,89,90 e 91,e o próprio Ballestre falou que prejudicou mesmo Senna pra beneficiar Prost,que era seu compatriota,e além do mais o nivel dos pillotos daquela época que Senna disputou,só pra citar Prost,Mansell,Piquet,dentre outros,foi uma maiores gerações de pilotos,e vc vem falar em comparar Vettel com Senna,por favor,né,Senna sempre será infinitamente superior a Vettel,pense antes de escrever bobagens como essa.E,essa mania de brasileiro sempre querer enaltecer o que é de fora,e rebaixar os nossos atletas que tanto nos deram orgulho.Vá morar na Alemanha,pra ficar juntinho do Vettel!!!SENNA O MAIOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS!!!!!!!

      • Em relação a sua resposta ao comentário acima você se esqueceu que o companheiro do Senna era o Prost numa McLaren que dominava na época assim como a Red Bull hoje com Vettel e Weber no qual não acredito ser do mesmo nível de Prost para fazer frente a Vettel como Prost o fazia a Senna e nem vou dizer das diferenças tecnológicas de uma época e outra,basta ver uma volta com a câmera sobre o capacete de Vettel e outra sobre Alonso pra ver a nítida diferença de superioridade de um carro em relação ao outro pelo trabalho dos 2 pilotos em fazer com que o carro siga o seu comando.Agora em relação ao seu post não dá pra entender sua incoerência,explico:você diz que Vettel tem 4 títulos e Senna tem 3 logo Vettel é melhor que Senna mas diz que Messi é melhor que Pelé;Pelé marcou 1282 gols e Messi talvez tenha 500 logo pelo seu raciocínio Pelé é melhor que Messi.Não estou querendo defender valores nacionais mas sendo a sua opinião apenas expresse-a,o que eu respeito,agora não faça comparações pra justificar sua opinião fica parecendo ser você o dono da razão;opiniões como você percebeu aqui divergem muito e a minha também diverge da sua pois acredito que como piloto Senna foi melhor agora números prefiro deixar pra quem querem usá-los pra se justificarem.

      • http://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/newey-afirma-nao-conseguir-aceitar-morte-de-ayrton-senna-ainda-me-assombra-ate-hoje se informe primeiro antes de opinar,o próprio projetista diz que o carro não era bom.Em 94 foi proibida a suspensão inteligente que fez com que o Prost e o Mansel ganhassem do Senna como você disse.E Senna morreu na quarta ou quinta corrida se não me engano além do mais ficou provado que o Schumacher e a Benetton trapacearam no campeonato, dando como exemplo o fato de tirarem o filtro de combustível pra fazer um pit-stop mais rápido tanto é que a Benetton perdeu os pontos no mundial de construtores só o Schumacher não foi punido e ainda teve que jogar o carro em cima do Hill depois de bater sozinho pra poder ser campeão

          • Quebra? Gp do Brasil ele rodou sozinho na junção, tentando alcançar o alemão… E acho que foi na quarta corrida mesmo que ele morreu, mas basta dar uma googlada para saber.

      • hauauau tomou pau???cara qntas corridas foram??? não tem nem como comparar um campeonato com 2 corridas, na 3ª o cara fez pole e era lider, se ia ganhar ou não é impossível saber.

      • outro burro…o williams de senna não era o do ano anterior esse sim o melhor, e o benneton o schumi nesse ano foi considerado o carro mais irregular da historia da F1, e se te lembrares nesse ano a bosta do hill quase comeu o campeonato ao schumi…e nos anos seguinte que o williams voltou a ser superior o schumi levou porrada do hill de villeneuve, etc agora imagina se era o senna…

  • Vc é um fdp safado!Quem vc pensa que é pra rebaixar alguém como Senna?Não tem mais capacidade de meter em casa e fica descontando sua incapacidade nas costas de quem não merece.É fácil falar de quem não pode se defender.Cria vergonha na sua cara seu safado.Vc tá louco pra dar pro Vettel pega um avião e vai apagar seu fogo.Vc num vale a merda que tu caga.Passe a enchergar teu próprio rabo ao invés de ficar falando dos outros.

  • Pra mim o Vettel é melhor que o Senna, por causa dos números e ponto final.

    Na minha época de escola, o melhor aluno era aquele que tinha as melhores notas independente de ter o caderno e a caneta mais moderna da sala, logo, pra mim, o Vettel tem notas maiores que as do Senna.

    Obs: os comentários aqui são mais legais que o texto (não que o texto seja ruim)

  • Vettel está fazendo história há 4 anos.
    Se a “culpa” fosse somente do carro, Webber também estaria em pé de igualdade com ele.
    O problema é que Vettel não é aquele “bad boy” ou aquele malucão que os veículos de comunicação veneram, rs
    Ele é na dele. Um fenômeno como todos os mortais, rs

    Só que acho que ele deveria correr pela Sauber ou pela Toro Rosso em 2014, para que o campeonato fique mais atrativo!
    hahaha

  • “… disputando mana a mano com Vettel, em quem voce apostaria. em 10 corridas garanto o Senna ganharia 11.” (sic).
    Sério Victor, não sei como vc e o Flavio perdem tempo respondendo tais comentários …

  • Ainda acho que Senna foi melhor, por diversos fatores, mas Sebastian Vettel é gênio sim, já ali nos calcanhares do Senna, e continua crescendo. No mais, assino embaixo.

  • Compartilhei seu texto e recebi isso na sociável F: “Melhor rever isso aí em,olha os recursos que o senna tinha naquela época, e olha os que o vettel tem hoje … Não tirando o mérito dele,eh um grande piloto,mas são épocas distintas, não dá pra fazer comparação, se você levar em conta que os carros de hoje dirigem praticamente sozinhos kkk”

  • Sinceramente eu não entendo essa necessidade de querer rebaixar senna gratuitamente,totalmente fora de contexto,ninguém ta questionando nada disso… Porque vc não fala q o vettel já e maior ou melhor q o prost também ? Não tem q meter o senna,se o senna tem lá suas viuvas,vcs enchem o saco com esse anti-sennismo também. Não enchem o saco,epocas completamente diferentes,senna entrou na formula 1 muito mais tarde q o vettel e sabe se lá o que o cara teria conquistado mais se não tivesse morrido. Chega !

    • VM responde: Já que você insiste, OK: ele é maior que Prost. Senna entrou na F1 com 23 anos; Vettel, com 20. Diferença colossal… Mas compreendo o viuvismo. Só não vi a lei que me impede de falar de Ayrton. A Dilma deve ter sancionado recentemente.

      • Pô também acho essa comparação com o Senna muito chata, nunca falam que o Vettel é melhor que o Piquet, que também tem três titulos, sempre essa “pancadaria”, aqui e no blog do Gomes, parece até que vocês querem enfiar goela abaixo algo que vocês tem como verdade absoluta, entendo que seja sua opinião só acho chato e repetitivo, tanto no site quanto nos blogs. Se for discutir opinião por opinião prefiro ficar com a opinião da turma do paddock, turma da honda, da mclaren, enfim. Vettel tem 4 títulos e deve ser respeitado sim, óbvio, só acho que pra ele ganhar mais respeito faltam apresentações como as do Alonso por exemplo, que vem brigando com um carro reconhecidamente problemático. Em Suzuka apesar da vitória do Seb fiquei um pouco decepcionado com alguns erros que ele cometeu, o achei muito afoito, porém é normal pra quem passou o ano todo andando na frente….

      • Kkkkk. Boa resposta Victor. Sou, como vc chama, um viúva. Ainda acho que Senna é o melhor e neste século só será superado por Vettel, pelo andar da carruagem. Mas seu direito de pensar e dizer o que quiser precisa ser respeitado. Sou seu fã.

      • Senna só foi ter um carro pra brigar pelo título em 88 já com 27 anos e ganhou,Vettel com 23 e também ganhou.Em 92 e 93 a McLaren não era nem o que a Ferrari é hoje e mesmo assim Senna deu trabalho e ganhou corridas,alguns dizem que a temporada de 93 foi a melhor dele como piloto,Vettel teve meia temporada de 2009 com um carro que não estava competitivo e nada fez,depois que Newey acertou o carro já como melhor carro do grid ele teve resultados.Não me venha falar de Toro Rosso em uma pole com chuva e a pista secando ele com pneus secos assim como Hulkenberg em Interlagos e a corrida a mesma questão de pista úmida.Não estou querendo dizer que Vettel não seja um grande piloto só que está vencendo por ter o melhor carro da pista assim como Schumacher o fez.Agora quando não tiver o melhor carro vamos ver como ele vai responder,o Schumacher não andou de Mercedes.

          • quando se tem um carro quase 2 segundos mais lento fica difícil ganhar;em 92 Senna obteve 3 vitórias mais que os outros pilotos com exceção de Mansel que venceu 9,conseguiu uma pole a única de um carro que não fosse a Willians,das 16 corridas ficou fora de 7 por problemas.Em 93 novamente o único piloto a conseguir uma pole fora os carros da Willians em vitórias conseguiu 5 atrás apenas de Prost com 7.

      • Senna entrou na f1 em 1984, se ele nasceu em 1960, não precisa ser nenhum gênio pra dizer que ele começou com 24 anos. Vettel estreou em 2007 com 20 anos, claro 4 anos de f1 não são nada né… mas isso não vem ao caso,o que sim vem ao caso são seus textos totalmente fora de contexto, quando algum piloto se destaca, é sempre a mesma ladainha anti-sennista, gratuita, boba, se existem as viúvas, existem também as recalcadas e vc é uma delas! Quanto ao seu comentário da Dilma, é possível que ela sancione alguma lei impedindo a liberdade de imprensa em breve,é bem o estilo dela e que por sinal vcs ai do grande prêmio devem ter um poster dela colado na parede do escritório de cada um de vcs,com muito orgulho ! A sua doutrina é a mesma do seu chefe.

  • Respeito sua opinião, mas se for comparar vamos comparar Senna e Vettel. Senna é de outra galáxia, Vettel é da Terra, Senna se não tivesse morrido quantos campeonatos teria ganho? Se Vettel tivesse um carro igual a Mac Laren do tri do Senna teria ganho, pilotando uma Tolleman faria o que fez Senna, na Lotus se igualaria e não esqueça que o genial Piquet passou por lá e não se deu bem. Então é o seguinte se invertesse a questão e perguntarmos assim, o que Senna faria com a RBR na mão e disputando mana a mano com Vettel, em quem voce apostaria. em 10 corridas garanto o Senna ganharia 11. Por favor não estou tirando o mérito do Vettel, que em minha opinião, na F1 dos dias atuais é o melhor.

    • Não acho legal sustentar argumento com possibilidades e fantasias. Vamos usar os fatos, que são os números que estão na nossa frente.

      Abs

      • Senna tem apenas três títulos mundiais, mas supera Vettel em números de vitórias, pole positions e pódios.

        Vettel, 26 anos, já acumulou 117 Grandes Prêmios na Fórmula 1. O alemão chegou ao pódio em 59 provas, com um total de 36 vitórias. Ele ainda somou 43 poles e 21 voltas mais rápidas desde que estreou na categoria.

        Senna participou de 162 corridas. O brasileiro conseguiu 80 presenças no pódio, 41 vitórias e largou na frente em 65 provas.

        Outra coisa, que faz toda diferença: Senna x Vettel no mesmo carro. Braço com braço. Quem você aposta? Não por ser brasileiro, mas Senna leva!

          • Engraçado, não? O povo aqui sempre vem e fala “Vettel e Schumacher só ganham por causa da eletrônica dos carros de hoje, etc. e tal – fosse braço a braço com o Senna, com o carro pelado, os alemães iam tomar um vareio”. Pois é, que coisa, a Williams de 94 era um carro pelado. Quais foram os resultados nas duas primeiras corridas, mesmo?

    • Não somos viúvos de Senna é que sinceramente, ele não deixou uma dogma nacional deixou uma dogma mundial, em muitos países principalmente no Japão Senna tem muitos fans e é falado e relembrado a todo momento, por exemplo, o schumacher…. as pessoas no mundo respeitam ele que tem 7 titulos mundiais como o Senna?? será que Vettel deixara o mesmo legado histórico de Ayrton…….. daqui a uns 20 anos Vettel será lembrado entrará para a história???? Nunca é só momento……….porque nada é comparado a Senna até o momento, nada me impressiona na F1……… atualmente é um verdadeiro tédio, apenas vejo aquele carro RBR sumindo sem nenhum adversário ao tamanho para enfrentar….

    • O Vettel ganhou com a STR. A Mclaren do Senna era superior ao carro da RBR, é só lembrar que eles venceram 15 de 16 corridas e em grande parte davam voltas no terceiro colocado

  • Que o Vettel é muito bom, isso é indiscutível, mas na F-1 de hoje em dia vale muito mais a maquina do que piloto. Ex: vamos pegar o últimos 4 anos e vamos inverter a situação, colocando o Alonso na Red Bull e Vettel na Ferrari, dois dos melhores pilotos da atualidade em 2 equipes grandes, eu não tenho duvida que hoje o Alonso iria estar comemorando seu hexacampeonato. Para mim Números e estatísticas tem que ser analisados, e não simplesmente o cara tem tantos títulos ou tantas vitórias que foi melhor que o outro. Mas o legal é isso trocar ideias e opiniões, cada um tem seu ponto de vista….um abraço!!!

    • Vamos pegar 1988, coloca o Piquet na McLaren e o Senna na Lotus, Piquet seria o campeão. Todos os campeões só conseguiram o titulo quando teve o melhor carro, o Vettel é sim um dos melhores de todos os tempo junto com Schummy, Senna, Piquet e por ai vai.

      • Sim concordo, a disparidade era tanta que o campeão de 88 & 89 só poderia sair da McLaren independente do piloto, eu só acho que na sua comparação o campeão seria o Prost…rs…agora eu discordo que os os campeões sempre teve o melhor carro, ex: Keke em 1980, Emerson em 1974, Senna em 90 & 91, Prost em 86, entre outros, não tiveram o melhor carro, o que eu acho difícil acontecer na F-1 de hoje em dia…E sem duvida, Vettel, Alonso, Senna, Prost, Fangio, Clark, Gilles, São sem duvida pilotos fora de série….abs!!!

  • Quanta obsessão em comparar qualquer “novo fenômeno” ao Senna, nao?

    Nao da pra entender. Ou melhor, da: talvez Senna tenha sido o melhor de todos mesmo, e a disposição em colocar alguém em sua posição e’ proporcional a vontade de aparecer e ser do contra.

    Detalhe: nessas discussões, nunca vejo ninguém, de plano, comparar alguém ao Schumacher, a Prost ou a Fangio, todos mais campeões que Senna. Que coisa, nao?

  • Engraçado isso: a “massa” decretou que se alguém não considera Senna um “deus”, um misto de Luke Skywalker com Indiana Jones das pistas, esse alguém além de não saber o que está dizendo, deveria ser proibido de dizê-lo, e inclusive “falta com sua ética profissional”.

    Me recordo que quando o Vettel venceu pela primeira vez, em Monza, com uma Toro Rosso, o Flávio Gomes o comparou a Senna no blog dele e quase foi linchado.

    Particularmente sempre achei o Senna um bom piloto, mas bem chegado num teatrinho. Acima de qualquer coisa ele queria ser ÍDOLO, e para isso – na minha opinião – tinha atitudes bem fingidas (choros após fazer poles, aquela balela de carro só com 6ª marcha no Brasil/91 e etc).

    Pra mim o maior ainda é Schumacher, mas o Vettel tá ali… Pertinho já, mas ainda me falta uma atuação realmente empolgante dele, daquelas de cair o queixo, como a do Schumacher no Brasil em 2006.

    Parabéns pelo blog Victor.

  • Muito bom o texto!
    Vettel é um grande piloto, e me sinto privilegiado de vê-lo correr.
    Não quero esperar até ele parar de correr pra perceber o fenomeno que ele foi.
    As pessoas gostam de dizer que “fulano de tal era bom desde que apareceu”, muitas vezes até com certo exagero, mas no caso de Vettel é a mais pura verdade: o menino é fenomeno desde que entrou pra primeira corrida.

    Esse tetra não é nenhuma surpresa, olhando sob essa óptica.

    A respeito de comparações com outros pilotos: é um exercicio dificilimo comparar até pilotos que correm na mesma época, tamanho o numero de variáveis envolvidas, o que dirá com os pilotos de outra época…

    Eu prefiro ficar quietinho, só admirando.

  • Dá uma Williams para o seu “jênio” pilotar e vamos ver quantos títulos ele consegue…
    É evidente que o Vettel é diferenciado e tem um carro MUITO melhor que a concorrência… Ou você acha que Alonso e Hamilton não fariam o que ele faz com o mesmo equipamento? Eu tenho certeza que sim… Com um companheiro banana como Webber ( tipo Barrichello na época do Shumacher) Vettel se destacou e trouxe a equipe pra si… Claro, repito… com todos os méritos…. de um grande Campeão… Agora, o maior de todos?! Pra mim, precisa disputar com igualdade, ou similaridade de equipamentos ( se alguma equipe alcançar a Redbul ). Em relação às comparações que vc fez, achei de péssimo gosto o tom jocoso utilizado.

    • VM responde: Mas com essa Williams, que gênio seria campeão? Senna? Schumacher? Ah…
      E os outros campeões sempre disputaram em igualdade de condições com os demais?
      A tentativa de diminuir o cara não colou muito.

      • Vc é inteligente e sabe que hoje a participação no resultado final de corrida depende mais do equipamento que do piloto. Um ótimo piloto na Williams não vai fazer aquela jibiroka andar… Talvez o “azar” do Vettel foi não ter nascido uns 40 anos antes e pilotado junto com Senna, Prost, Mansell, Shumacher, Piquet e ser adorado por “viúvas” como EU, de uma Fórmula 1 que realmente podia ser considerada na categoria ESPORTE.

      • Claro que sim. A McLaren de 88-91 era exatamente do mesmo nível dos outros carros. Não só Ferrari e Williams, como Benetton e até a Tyrrell. Nunca houve temporadas tão equilibradas em equipes como aquelas

  • Escrevi esse texto, num bloguezinho de brincadeira que eu tinha há uns anos. Serve pra dizer o quanto Vettel já me impressionava:

    http://kart57.blogspot.com.br/2009/04/diferentes.html

    domingo, 19 de abril de 2009

    Diferentes

    Quando eu tinha 12, 13 anos, testemunhei a estréia de Michael Schumacher na Fórmula 1.
    Tive a certeza de que estava presenciando o surgimento de alguém diferente. Igual ao Senna, diferente como ele. E minha certeza foi cada vez mais se tornando real, mesmo que infantilmente torcesse contra.

    Vi Damon Hill, Jacques Villeneuve, Mika Hakkinen, Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton. Mas, por mais talentosos que sejam, grandes campeões que são, ao ver seus respectivos inícios de carreira, nenhum deles me impressionou como Schumacher.
    Nem Lewis Hamilton.

    Agora, desde o ano passado, vemos o despontar de Sebastian Vettel. Alemão e Diferente, igual o Michael. Vettel veio pra vencer, venceu e vencerá muito. Tenho certeza.

    Em contra-partida, e aproveitando o termo que dá título à este post, bem ‘diferente’ de Vettel é Nelsinho Piquet. Infelizmente.

    Não tive a oportunidade de presenciar o início de carreira do Piquet-Senior, mas sei que Nelsinho é bem ‘diferente’ do seu pai. E, segundo disse o próprio Nelson Piquet, em tom quase profético:

    “Na Fórmula 1 ninguém melhora. Ou você é, ou você não é.”

  • Perfeito, Victor…
    Acrescente nessa lista Michael Phelps, que pulverizou os feitos de Max Spitz…
    Sempre fui por essa linha na defesa do alemãozinho…
    Sempre vemos a história do esporte ser reescrita em diversas modalidades…
    Mas o pachequismo brasileiro não deixa, é pecado, mamãe bate, aiaiai se falar mal ou se comparar Pelé e Senna com Messi, Schumacher ou Vettel…

  • Carro…piloto x piloto, ele não aguenta Alonso/Hamilton/\
    Projeto de um carro, que pode ser único..
    Um 2º piloto que não atrapalha..
    Um esquema limpo, até provarem o oposto, que tem algo de INRREAL NO CARRO..(ou inreal)..
    Só o carro por sí, é ,200s mais rápido..
    Ele faz como nas escolinha…Sem errar, pois sabe que tem 2,1s de história em cima dos outros.
    Só isso…….
    VM, melhor blog do pais do DILMÃO..
    piadinha..
    Obama mandou um espião fazer ronda na casa do DILMO, queria saber o como que DILMO faz xixi, em pé ou sentada..rsssss

    • 2o. Piloto que não atrapalha. Vejamo alguns exemplos

      2008 – Hamilton foi extremamente atrapalhado pelo Kovalainen, que disputou ponto a ponto o título até o fim
      2010 – 2013 – Massa tirou pontos preciosos de Alonso, o que custou 2 títulos
      2005 – 2006 – Alonso teve que vencer muitos adversários, principalmente seu maior inimigo, o companheiro Fisichella, um oponente duro de ser batido
      2000-2004 – Schumacher tomou muito suor de Barrichello, o 2o. maior da história
      1990-1991 – Berger quase tirou 2 títulos de Senna, que venceu bravamente
      1994- A dupla Verstappen/Lehto seria campeã se somassem seus pontos
      1995 – Herbert, um gênio nunca reconhecido

      Dos últimos 25 campeonatos, vida fácil com companheiro só
      1988/89 – Senna x Prost
      1996 – Hill x Villeneuve
      2007 – Raikkonen
      2009 – Button

  • Só entrei pra dizer queeeeeeeeeeee: Não brinca que você quer comparar esportes que, independente do tempo que passe ou tecnologia que se crie, sempre prezaram (ão) pela qualidade e talento dos esportistas com um que, a cada ano que se vai, atribui mais responsabilidade à maquina, enquanto o atleta fica em segundo plano?????
    Podemos colocar o Federer com a bola e as raquete usadas no tempo – não tão longínquo assim – do Sampras, e ele provavelmente se sairá muito bem; podemos pegar o Lebron e o Kobe e atirá-los numa quadra, aplicando regras e medidas antigas e com uma bola como as usadas no tempo do Jordan, e os dois não terão perda de rendimento; podemos mandar o Bolt ao tempo do Johnson e ele ofuscará a estrela do atleta americano; podemos pôr o Messi na época do Pelé e, apesar das inúmeras diferenças, com um pouco de tempo ele seria tão bom quanto os outros grandes daquele período. Entretanto, tenho a plena convicção de que se colocarmos o Vettel em um cockpit antigo, ele não consegue fazer uma volta rápida sem, no mínimo, cometer uma cagada. Tá, isso é de menos. No automobilismo há uma variável: equipamento. E quanto mais ele se desenvolve, menos o atleta se torna responsável pelos resultados alcançados por ele próprio. Fim.

    • VM responde: Argumento fraco e tolo que se baseia em uma suposição sua de colocar alguém atual no passado. Nunca viu o cara correndo com um carro do passado e tem plena convicção, blá-blá-blá… Bom, já que entrou, tá liberado pra ir.

      • O argumento acima é válido, mas as pessoas esquecem que ele vale ao contrário tb, ninguém garante que os gênios do passado competindo hoje não seriam

        Michael Jordam = Varejão
        Sampras = Del Potro
        Senna = Nico Rosberg
        Pelé = Kaká

        Ou seja, caras bons, mas que não estão na lista dos grandes (e acho que nem estarão)

  • O senhor não perdoa nunca o Felipe Massa. Evidentemente tem algo contra ele. O cara faz uma ultrapassagem dupla sobre as Mercedes e ainda tem a coragem de afirmar que ele não sabe ultrapassar. Pelo que me lembro da corrida o fantástico Fernando Alonso também não pode com o Gutierrrez.

  • CADA UM NO SEU QUADRADO, AFINAL, QUANDO VOCÊ CHAMA OS FÃS DE AYRTON SENNA DE “VIÚVAS”, FALTA COM RESPEITO E SE IGUALA AOS TORCEDORES APAIXONADOS E FALTA COM SUA ÉTICA JORNALÍSTICA. CADA PILOTO EM SUA ÉPOCA OU ERA FOI O MELHOR, SENDO PROTAGONISTA OU ANTAGONISTA.

  • Só pra início de conversa não é nem óbvio que Vettel é melhor que o Alonso. De resto eu não consigo entender qual a vontade que vocês tem do Grande Prêmio tem de querer comparar todo mundo a Senna. Já é maior (em números de títulos é), melhor, bla bla bla. Reclamam da Globo mas agem exatamente da mesma maneira, só que de maneira inversa.

      • O que eu quis dizer (me expressei mal mesmo, mas apesar disso acredito que o senhor tenha entendido), foi que agem da mesma maneira ao tocar sempre no assunto (Senna), mas ao invés da baboseira que a Vênus Platinada diz (sim, eu também acho baboseira) há uma necessidade enorme de colocá-lo abaixo de outros (ou uma necessidade de convencer as pessoas disso). Não sou fã lunático de Senna, tenho admiração pelo que fazia como piloto dentro da pista (fora dela era insuportável), só acho que o vocábulo “viúvas” soa como provocação desnecessária (com claro objetivo de causar reações, por óbvio), como se quem gosta do piloto, ou tenha ele como piloto favorito é um cego que não enxerga algum tipo de verdade absoluta (coisa que não se sustenta já que as variáveis para definir quem é melhor não são exatas). Por fim, não espero uma resposta (e sei que se vier, será cheia de ironias), só gostaria de salientar que o trabalho que fazem no Grande Prêmio é muito bom e que espero que continuem assim. Um abraço.

        P.s.: Na verdade o Vettel é melhor que o Alonso sim, mas o que o espanhol chorão fez ano passado foi algo realmente sensacional.