MENU

4 de novembro de 2013 - 12:59F1

O trocado e o troco

SÃO PAULO | A chegada da Quantum à Lotus, revelada neste fim de semana do GP de Abu Dhabi, reabre as chances de Hülkenberg ser o substituto de Räikkönen em 2014.

Como já revelado por Américo Snowden Teixeira Jr., a Lotus assinou um contrato com Maldonado depois de ter mandado seus representantes à Venezuela para ajudar a PDVSA a livrar-se do vínculo com a precária Williams, em meio ao desespero de não ter dinheiro para garantir seu futuro — bem como o salário e os bônus de Räikkönen.

A questão é que o contrato de Maldonado tem uma importante cláusula que pode invalidá-lo com a injeção de dinheiro da Quantum na equipe na condição de acionista. Dinheiro que é evidentemente maior que a já qualificada quantia que Pastor carrega da petrolífera venezuelana e que põe o time nos trilhos a curto prazo.

Éric Boullier, pelo passado difícil e aterrorizante com Maldonado, quer Hülk. A Quantum, abertamente, idem. Mansoor Ijaz é o cara que representa a investidora árabe e já chega peitando, pela entrevista que deu à Autosport. Como Grosjean já está garantido para o ano que vem, a balança que pesava totalmente para Pastor se volta para o troco de Hülkenberg, defenestrado da Williams por conta do venezuelano em 2012.

38 comentários

  1. eduardo disse:

    O Maldonado até que melhorou neste fim de temporada mas é uma grande corrida e três burradas enquanto o Huck alem de veloz é consistente

  2. carlos almo disse:

    Não tem nada a ver meu comentário com seu post, e sim com a transmissão que vi hoje a tarde na ESPN sobre a última prova de DTM que “ustedes” comentou, bem diga-se, como sempre.
    So comentendo um deslize, daí meu motivo de aqui vir comentar.
    Jochen Rindt foi o único campeão post mortem da F1, em 1970 graças à primeira vitória de Emerson.
    Até aí tudo certo prezado, a derrapada veio na menção à década do ocorrido, quando você disse década de 70! Tá errado!!! O certo é final de década de 60 prezado, que começou em 61 e terminou, obviamente, em 1970 e não 1969.
    Um abraço.

  3. Marco Antônio disse:

    Consultando o Oráculo de Delfos , disse-me que Maldonado já é da Sauber !

  4. Luis disse:

    Estava lendo uma história sobre Romeu Ítalo Ripoli, lendário cartola do XV de Piracicaba, onde ele havia contratado um jogador chamado Ditinho, que era irmão do Ditão, grande ídolo do Corinthians nos anos 70, e precisava passar o jogador para frente, pois ele tinha um desempenho mediano, nada comparado ao irmão, então o Ripoli valorizava ele demais nas entrevistas, falava que ele era melhor que o Ditão, aí surgiu um tímido interesse do Flamengo pelo jogador. Sabendo disso, Ripoli foi até o dirigente do Santos, de quem era amigo, e pediu-lhe um favor pessoal: o dirigente do Santos disse na imprensa que o Santos estava contratando o Ditinho. No final das contas, o truque de imprensa funcionou: o Flamengo resolveu dar um lance, “atravessando” o Santos, e levou o Ditinho embora.
    Por causa disso, vou fazer um palpite um tanto ridículo, mas baseado nas informações divulgadas: A aparição do Quantum Group das cinzas, querendo dar ordens na equipe, não poderia ser um grande blefe, um movimento falso para obrigar a Lotus a romper contrato cedendo alguma coisa ao grupo, ou uma manobra para valorizar algum tipo de ação, já que esse Quantum é um grupo de investidores árabes e americanos?

  5. Daniel Ramos disse:

    O Hulkenberg é um piloto sem igual, e vêm demostrando sempre uma boa performance e boa consistência no carro da Sauber, acredito que com a Lotus ele poderá demostrar todo o seu potencial, especialmente se a equipe acertar novamente no conjunto. Foi uma tacada de sorte pro o alemão, e ele até agora foi o único que realmente vai pra uma equipe por ter talento, pois a Quantum apesar de ter injetado dinheiro, escolheu ele por causa disso, porque ele é um piloto competente, e até agora ninguém se quer falou que o fundo de investimentos é o patrocinador pessoal dele, o que aparentemente não é, pois o Pastor Maldonado só iria para a Lotus por conta da PDVSA, o que acredito que a Total não iria gostar nenhum pouco.

    E o Maldonado? Olha acho que não volta pra a Williams, o Frank acredito que não tenha gostado nenhum pouco da história toda, e provavelmente não aceitaria reverter o acordo, penso que ele iria preferir ter o Felipe Massa, ao ter que voltar com o venezuelano, mesmo com tanto dinheiro envolvido por parte da PDVSA.

  6. jairo faria disse:

    Ninguêm pode garantir nada,.. ninguém pode garantir desempenho de ninguém,.. então não se pode tomar como base para nenhuma decisão restrospecto,. tendencias , possibilidades,… não passa disso,… o que pode acontecer?,.. tudo que fazem e falam a respeito de 2014,… é como eu aqui que também dou meus pitaquinhos e me faço por alguns instantes de entendido,..

  7. jairo faria disse:

    Pessoal a Sauber tá andando bem direitinho nesse final de ano,… muito direitinho,… até o limitado do Gutieres tem aparecido,… assim acho que não seria nada mal para o Maldonado ir para lá (aliás para qq outro piloto !) ,…. a Sauber tem tradição de organização,.. é séria , e faz milagre com pouco dinheiro,… É negócio bom até para o Massa,.. essa coisa de que Willians vai dar o pulo do gato em 2014,.. é meio previsão da mãe Diná,… entendo que a Willians vai ser em 2014, isso aí que esta sendo a pelo menos aos ultimos cinco,… seis anos!

  8. Leo Lopes disse:

    Dinheiro a parte, eu sempre achei que a Renault se beneficiaria trazendo de uma só vez a dupla Massa/Hulkenberg. Com as últimas atuações do Grosjean, acho que ele merece ficar. As dúvidas que tenho são as seguintes:

    O que é melhor para o Massa:

    1) Um contrato longo com a Williams, se confirmando os rumores da ida de Ross Brawn e Rob Smedley; ou

    2) Force India que está melhor que a Williams mas não tem um perspectiva de grande crescimento a médio prazo.

    Abs.

  9. Livan Pereira disse:

    Ou seja, o Filho do Hugo Chávez , corre sérios riscos de acabar em uma equipe pequena.

    Se bem que pra quem estava na williams, ir pra force india ou a sauber não é de todo mal.

  10. sandro karam disse:

    O acordo do Grosjean é só verbal, segundo o próprio Bullier. Se já tem o talento do Hulk para desenvolver a parte técnica pode muito bem dispensar o Grosjean e ficar com o dinheiro do Maldonado.

    • Victor disse:

      VM responde: Repetindo a info: Grosjean não sai da Lotus em 2014.

    • luiz alberto disse:

      Que maldita mania de achar que piloto desenvolve alguma coisa,eles não definem nem que tipo de pneu querem correr,que dirá se imiscuir em função de engenheiro ultra especializado.Tá na hora de saber que nem treinar ,hoje em dia piloto.treina então como poderia dar qualquer pitaco.Cara ;existe uma coisa chamado centro de projeto e simulação,é dai que saem os carros bons e os ruins também,tudo depende da capacidade do P R O J E T I S TA C H E F E e não do piloto por melhor que seja,na história da F 1 só houve dois pilotos que desenvolviam carros uma chama Jack Brabham e o outro chamava-se Bruce McLaren,más eles eram donos de suas equipes.tinham conhecimento suficiente para o desenvolvimento e a palavra final.

    • Pedro disse:

      Concordo Sandro. Com o dinheiro da Quantum mais o dinheiro do Maldonado a situação já melhora no mínimo a médio prazo.

  11. Pedro Paiva disse:

    Eu penso que o dinheiro da PDVSA não fará mal nenhum à Lotus e o mesmo advogado que ajudou a empresa venezuelana a se livrar da Williams pode costurar a saída do Grosjean. Eu também penso que imaginar a Lotus no mesmo nível desse ano é aposta arriscada, considerando que essa situação toda com certeza está impactando o desenvolvimento do carro de 2014. Penso inclusive que há um Ross Brawn dando sopa por aí que cairia como uma luva nesse time e, se os árabes forem realmente espertos, vão quere-lo também. E pergunto: por que todos querem o Hulkenberg menos o Mallya da Force India?

  12. Victor disse:

    E que tipo de clausula seria essa que anularia o contrato do Maldonado? Meio irreal alguém como Todt, sabendo como as coisas funcionam, tenha deixado passar um suicídio desse. Mas Victor, você acha que esses dois caminhões de dinheiro que estão na porta de Enstone não convencem a Lotus/Genii/Quantum a mandar o Grosjean para casa de férias? A Total tem tanto poder assim?

    • Victor disse:

      VM responde: A cláusula “este contrato se torna sem efeito caso seja confirmado o dinheiro oriundo da Quantum”. E sobre Grosjean, ele é a aposta da equipe para o futuro, embora, na minha opinião, Hülkenberg seja muito melhor.

      • Alfredo Aguiar disse:

        Martins.
        Cá entre nós, você acha mesmo que alguém, que está levando milhões de dólares, para uma equipe falida, assinaria um contrato que dissesse uma asneira dessas? Das duas uma: Ou o Maldonado nunca assinou nada, ou essa tal quantum wherever é uma grande farsa e estão querendo tirar mais uns bolivares do Venezuelano. Outra coisa é dizer que precisou de “assistência jurídica” da Lótus para a PDVSA se livrar do contrato com a Williams. A PDVSA é uma empresa com bilhões de dólares, com advogados nos melhores escritórios ao redor do mundo. Alguém realmente acredita que eles precisariam de ajuda da falida Lótus, que sequer tem dinheiro pra pagar os caras do cafezinho, pra quebrar um contrato? Na minha humilde (e sem base) opinião (achismo), a Lótus foi sim até Caracas. Implorar um cheque rápido para eles poderem pagar alguns trocados para o Kimi correr em Abu Dhabi e quando receber + alguma coisa mais correr as 2 ultimas nos USA e Brasil. A divida da Lótus é imensa, esse tal grupo Quantum é uma saída pros caras da Genni se livrarem da bagaça e não comprometerem o ativo da empresa, se eles continuarem como donos a justiça vai liquidar o grupo inteiro para pagar as dívidas. Quando forem liquidar o tal quantum, vão ter ar como bem de penhora e teoricamente o grupo Genni fica de fora. Só que se um abestado como eu consegue enxergar essa manobra tosca, imagina um Juiz de uma corte internacional. Com todo respeito, eles estão é phudidos.
        A única chance da Lótus seria: 1- o Kimi aceitar ações do time e a Renault rolar a dívida dos motores desse ano e continuar a fornecer para o próximo (O finlandês já mandou o Lopes enfiar as ações da Lótus num lugar malcriado e a Renault já disse que não dá motor de graça nem pra Red Bull) Alias manter o Kimi nas ultimas provas é outra burrada, os caras não tem dinheiro pra pagar se ele ganhar a corrida. 2- Trocar de fornecedor de motores e dar chance de um novato da Mercedes, ou ferrari por exemplo, no lugar do Grosjean e ficar com Maldonado e a grana dele!!!

  13. Paulo disse:

    Que salseiro..

    Uma coisa que me veio a cabeça, será que a Lotus não deu uma de joão-sem-braço para cima dos arabes?

    Deixou meio que soltar sem confirmar o acordo com o Maldonado para forçar e aumentar os valores do acordo com a tal empresa..

    Porque é meio estranho esse acordo que estava rolando desde abril só ter sido fechado agora, justo no fim de semana que a historia do acordo do Maldonado apareceu mesmo.

  14. Bob disse:

    O Américo leu o contrato ??? Pelo que parece ele só chutou !!

    • Victor disse:

      VM responde: Bob, o dia que for fácil assim ter em mãos um contrato de F1… E, principalmente: não trate quem faz jornalismo decente desta forma, dizendo que “chutou”. Tenho absoluta confiança no trabalho e nas fontes do Américo.

      • Lucas Ribeiro disse:

        Justamente pelo Americo ser tão bom e não erar… Que essa historia esta parecendo muito estranha, e pessoas estão acreditando na saida do Grojean! Mas o justo é esse braço duro do Maldonado ficar a pé. O cara tem 1 boa corrida na vida!

      • Renato disse:

        Nós temos, e entendemos a parte da Lotus. Mas ainda fica a pergunta, se a PDVSA vai sair da Williams, quem vai patrocinar (ou melhor, bancar) a equipe de Grove?

      • Douglas Amorim Pereira de Arruda disse:

        Eu realmente acredito que o Américo tenha feito a lição de casa, como em tantas outras vezes. Mas essa história toda continua esquista, não está encaixando com os fatos das últimas semanas.
        O tal contrato de 5 anos com o Massa. É muita coisa, até pela idade dele. Isso simplesmente não tem lógica. Se fosse o Vettel ou algum outro grande talento eu acreditaria… Mas a Willians?? Nas condições que está, este time não joga a longo prazo. Não tem a menor chance de ser verdade.

  15. Pablo disse:

    O Hülk pelo que sei foi defenestrado da Williams por Maldonado e a PDVSA em 2011, onde Pastor fez dupla com o Barrichello e o Nico foi ser reserva da Force India. Em 2012 o Hülk assumiu a vaga de titular na Force India

    Sobre essa reviravolta, a pé, Maldonado não fica. Se não for na Lotus ele vai procurar a Sauber então “Volta o cão arrependido” pra Williams…

  16. Israel Cesar Ribeiro disse:

    Embora eu não ache o Hulck um piloto “sensacional”, acho que ele é de longe a melhor opção disponível no mercado hoje. Seria realmente uma injustiça ele pilotar uma Force India ou Sauber em 2014. Torço para esse acordo ser fechado e a Lotus (assim como McLaren e Ferrari) vir com um time forte para 2014. Quanto ao “Felipe Passa”, pra mim pouco importa o futuro dele… acredito que ele já tenha um contrato realmente garantido para 2014 devido ao “jogo de interesses”, mas se ele ficar de fora não vai fazer a menor diferença pra mim. Imagino que se a coisa seguir como está e pensando no $$$$ das equipes, vai dar Hulck na Lotus, Massa na Willians e Maldonado na Sauber…

  17. Marco Antônio disse:

    Podem crer que a Sauber está torcendo muito para o acordo entre Lotus/Maldonado ” melar “, assim , esse outro bom alemão , entra de vez na Lotus , e se consagrar em definitivo .

    • luis disse:

      Palpitando …

      a aposta na lotus parece ser pura roleta russa, não?

      - equipe sem dinheiro
      - várias pessoas do time atual saindo
      - muitas mudanças para 2014

      Será que podemos ignorar a possibilidade do carro/2014 ser uma MERcadoria?

  18. Lucas Ribeiro disse:

    Tem chance disso melar o negocio do Massa na Williams?

    • Victor disse:

      VM responde: Até onde sabemos, não. Mas nunca é demais lembrar que Massa e Maldonado tem o mesmo empresário.

      • Bob disse:

        A diferença é que Maldonado tem grana e o Massa quer ser metido a besta dizendo que não é piloto pagante !!! Ou paga ou desce rsrs

        • luiz alberto disse:

          E a bem da verdade ele( Mepassa por Favor),se estiver no grid em 2014 será ser só um mero figurante(como tem sido desde sempre).Aliás ,desde 2004 que não temos um piloto disputando o campeonato mundial de F1,só figurante farsante.

  19. Leandro Angelo disse:

    Victor, boa tarde.

    lendo seu texto e mais o noticiário do dia me leva a duas indagações:

    1) Se o Hulkenberg for de fato para a Lotus fazendo dupla com o Grosjean, como fica o Maldonado uma vez que, provavelmente, na Williams foi feito o destrato?

    2) Caso o destrato venha a ser revertido e (a contra gosto) o Maldonado fique na Williams, o Massa se vê à pé em 2014?

    Obrigado!!!

    • Victor disse:

      VM responde: Leandro, abre-se pro Maldonado Sauber e Force India – até porque não temos, por enquanto, informação de alguma cláusula semelhante no contrato do Massa. Se tiver, aí Felipe se vê obrigado a procurar estas duas equipes.

      • Douglas Amorim Pereira de Arruda disse:

        Então não está assinado nada. Massa ainda está a pé, possivelmente se juntará a Willians. O mesmo já andou declarando que pode ir pra Stock – uma possibilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>