National Speed Austin (NSA), 2

SÃO PAULO | A Humilhação – Parte 8. Um filme de terror para os demais. O cara não dá chance para ninguém. É meio acachapante. Ou totalmente. É largar e ir embora. Isso é Vettel. Tá bom.

Webber não largou mal, não. Foi até no mesmo ritmo de Vettel. A questão é que Grosjean largou bem demais e até poderia ter conseguido pular na ponta se não tivesse feito um movimento de seguir o alemão na subidinha da reta principal e mantivesse a linha de fora que estava livre. Por dentro, Mark ficou espremido e teve de contornar a curva cega à esquerda mais lento, tomando do embalado Hamilton. Ali definiu-se o pódio.

Porque Hamilton não vinha com condições de segurar a rapidez de Webber pelo desgaste de seus pneus. Já Grosjean, sim, tanto que o australiano só tentou mesmo uma vez a ultrapassagem sobre o francês e nada mais, levemente limitado pelos problemas de vibração nos freios. A campanha de Romain nesta segunda parte do ano é digna de aplausos – e dirime qualquer dúvida de que esteja garantido na Lotus-com-pires-na-mão para 2014. Aquele sorrisinho de Éric Boullier após a largada também dá base.

Só para posicionar o negócio em pontos após as férias da F1: 1) VET, 200 | 2) ALO, 94 | 3) GRO, 83 | 4) ROS, 77 | 5) WEB, 76 | 6) HAM, 63.

Aliás, sobre a outra vaga da Lotus, sugiro que aguardem nos próximos dias a edição 44 da Revista Warm Up. Fiz uma entrevista com Mansoor Ijaz, o chefe da Quantum, a tal possível investidora. Hão de entender muitas coisas.

Alonso e Hülkenberg tiveram uma briga em dois atos que mostrou a capacidade de ambos. Em um momento que estava com melhor desempenho, o espanhol não tardou a passar o rival no subidão da 1; no fim, quando Nico descontou a diferença, tentou o troco, mas o espanhol foi mestre. Deem um carro melhor pros dois, vai.

Pérez fez o que pôde para ser sétimo e esfregar na cara emaconhada da McLaren que fez um mal negócio e Bottas ficou em oitavo, comboiando aquele pessoal. O jovem não é bobo, não. Massa vai ter trabalho no ano que vem. Quer dizer, nada que seja novidade. Aliás, Felipe fez uma daquelas corridas para passar borracha e rasgar a folha do caderno. Mal foi pouco. Rosberg, a mesma coisa. Kovalainen, então, vixe.

A pista de Austin é um tesão e tal. Mas deu aquele sono de novo. É muito ritmo de amistoso para meu gosto. O legal vai ser essa semana de preparação para o GP do Brasil. Não pela corrida em si. É que vamos ficar na expectativa de mais um recorde que Vettel há de bater e uns anúncios aí que estão para acontecer.

Comentários

  • Quanto ao sono, realmente foi uma corrida meio chata… tenho a impressão que estes circuitos modernos com grande área de escape, com pintura em volta das curvas e etc… tornam as corridas chatas, talvez porque não se tem ponto de referencia tipo muro ou guard rail.
    No mais o cara sabe pilotar com um execelente carro e se for ruim será que tira água de pedra?

  • A diferença de pontuação mostra a seriedade que a dupla Vettel-Red Bull encaram a busca pela vitoria sempre,eles pisaram no acelerador no momento que as outras equipes jogavam a toalha até sacrificando um pouco o desenvolvimento do carro 2014,como eles tem a melhor equipe tecnica mesmo que fiquem em desvantaguem no inicio do ano podem dar a volta por cima como fizeram em 2012.sobre o Kova nos ultimos anos ficou estremamente dificio a vida dos pilotos subistitutos,pelo que me lembre só o Vettel valeu a pena

  • Eu acho que a Lotus fez um péssimo negócio ao colocar o loiro anão da Finlândia pra rodar nestas duas últimas corridas. É nítido que o cara está sem ritmo de corrida e que provavelmente não fará nada em Interlagos também. Por outro lado, pra ele e pra Catheram, sua futura morada, foi um negoção. Afinal, é ótimo chegar no próximo ano com alguma kilometragem. Daí, que entre inativos e novatos, deveriam mesmo é ter dado uma chance ao Valsecchi, cara de choro.

  • Minha maior surpresa nessa corrida foi o ótimo desempenho da Willians de Bottas… fico me perguntando o que terá acontecido para ele ter andando tanto a frente de Maldonado durante todo o fim de semana, coisa que não vinha acontecendo. Durante a transmissão da sportv, foi dito que a Willians trabalhou durante todo o ano num “difusor soprado” e que ao abandonar a ideia (nessa corrida) conseguiram esse ganho de desempenho. Acho que se fosse realmente isso, os dois carros seriam beneficiados, não só o de Bottas. Acho que o que realmente aconteceu foi maior adaptabilidade do Bottas com os pneus disponibilizados nessa corrida, coisa que também aconteceu na McLaren, na Ferrari e na Mercedes entre suas respectivas duplas de pilotos.