MENU

22 de janeiro de 2014 - 10:40F1

Indiano estiloso

SÃO PAULO | Foi com grata surpresa, como diria a tia Eulália, que a quarta-feira irrompeu com a Force India dando as caras de seu carro novo, o VJM07. Nada estava programado para que a equipe de Vijay Mallya desse um tostão de seu modelo 2014 — até se especulava aqui e ali, à boca pequena e maldosa, que estariam fora dos testes da semana que vem em Jerez. E olha, que belezinha…

A imagem é única, lateral e aparenta não ter muita diferença com relação ao modelo anterior, o que é um engano tremendo. As entradas laterais e a asa dianteira acabam deveras camufladas. Mas já dá para notar, pelo menos, o bico estilo funk pancadão, até o chão, chão, chão. E como tudo é um grande jogo, a cúpula do time dálit já avisa: vem aí um desenho mais ousado.

Não que seja ousado, mas o esquema de cores, ao menos, caiu no agrado geral. O preto no lugar do branco deu uma outra cara ao carro e casou bem com o verde e o laranja. Aliás, carros pretos costumam ser bastante bonitos — vide a BAR híbrida de testes preta e prata que nunca teve esse esquema usada durante um campeonato, esta aqui guiada por Sato. As equipes costumam evitar o preto — não sei, sinceramente, se por uma questão de absorção de calor ou meramente publicitária —, mas poderiam verificar que dão um efeito visual muito mais atraente.

A Force India não deu mais informações ou instruções de quando vai fazer sua apresentação oficial, mas entende-se que vai a Jerez para andar normalmente com as demais — menos a pedinte Lotus — nos primeiros testes da temporada. Hülkenberg e Pérez já têm com o que sorrir.

10 comentários

  1. Anchor disse:

    Vendo a projeção do tamanho do patrocínio da Claro esta é a proporçao da grana do Checo. Quanto vale isso? E os outros patrocinadores? Li um tempo atrás que Sutil levou €25 mi para a Sauber. Então estes trazem mais que isso?

  2. Marcos Oliveira disse:

    PedroL,
    Eu até concordo que o layout nas cores da bandeira indiana era feioso.
    Mas o que me diz do carro de 2008, com detalhes em dourado???
    http://www.racingrenders.com/pictures/2008season/forceindia/Force-4.JPG

  3. Tiago Begnossi disse:

    E o Hulk teve sorte, quem diria! Escapou da miséria da Lotus esse ano…

  4. celso disse:

    “Force Lindia”.

  5. Paulo Marcasso disse:

    Lembra, muito brevemente, a Arrows do Verstappen.

  6. Fábio Leite disse:

    Tem bico horrível sim.
    Dá para perceber na imagem.
    Reparem lá na frente que existem dois relevos no bico.
    Um que segue o regulamento ANTIGO,onde está escrito uma palavra com letras azuis, ele mantém a altura do regulamento anterior, seguindo uma reta que formará toda a parte inferior do carro.
    Existe então um segundo relevo, fino que nem um bico de tamanduá, que segue até a asa dianteira, como um prolongamento que liga a asa, no bico do antigo regulamento.
    Acho que foi a Autosporte quem mostrou um rascunho de um bico nesta formatação ainda em Dezembro do ano passado.
    Eis o Link: http://s1.trrsf.com/blogs/211/files/image/f1_bicos_autosport.jpg

  7. Alex Moreira disse:

    A Arrows de 98 era toda preta também, e era linda!

  8. PedroL disse:

    Eu particularmente sempre achei os carros da Force India muito feios, inclusive esse novo modelo que ficou ridículo com verde limão, laranja, preto e branco…
    Com relação ao carro todo preto, realmente fica mais feroz e nervoso, talvez o pessoal evite esta cor por questões de visibilidade, tanto para os pilotos quanto para os patrocínios.

  9. paulo vitor disse:

    muito legal esse bico até em baixo, lembra os carros mais bonitos da historia da formula 1, dos williams e Mclaren dos anos de 92 à 94 .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>