Relaxa senão não encaixa

SÃO PAULO | O Grande Prêmio é um site de princípios, claro, mas vamos aqui falar umas verdades a respeito do MP4-27 e do E22, que resolveu surgir hoje – por motivos que o igual anúncio surpreendente da saída da Éric Boullier da Lotus em direção à McLaren explicam: os carros se encaixam. Quase copulam e formam um kart, sei lá. Esse bico Gonzo da McLaren é perfeito para o espantoso capô da Lotus.

Dsclp, família brasileira. É meio chocante, eu sei, mas precisava dizer. Um carro macho e outro fêmea nesta F1 que ferra as equipes. Só poderia sair uma cópula. Até a Lulu Ferreira, uma fofa, pessoa das mais doces que já conheci, admite:

Bom, é essa a F1 com a qual vamos ter de acostumar. Já se sabia que, por conta das mudanças aerodinâmicas que baixavam a altura das asas dianteiras, anomalias como o apêndice/bico/piu-piu na ponta deveriam surgir. O que é interessante é como as equipes lidam com essas mudanças. A Williams veio com uma peça reta e afinada; a McLaren fez uma base em ‘M’, quase como aquele brinquedinho de ferro que me foge o nome e que se tem de desencaixar da outra peça igual a ela, com esse narigão curvilíneo e ligeiramente maior; a Lotus foi em uma outra linha e trouxe algo inédito, com um bico de duas pontas – tomada, como definiu Juliana Tesser. São fluxos de ar natural e evidentemente diferenciados.

A McLaren foi a única das três a fazer um lançamento oficial. Foi lá em sua sede em Woking – a apresentação online falhou –, com Button e Magnussen, em um carro menos prateado do que o comum e sem patrocínios. Meio estranho, num contexto total. A Lotus só jogou uma fotinho nas redes sociais ao mesmo tempo para ofuscar, acendendo o pavio de uma guerrinha para esconder o conflito interno que vive.

A saída de Boullier, a maior dentre as tantas que se sucedem desde o fim da temporada do ano passado, somada à ausência nos testes da semana que vem em Jerez, põem desde já a Lotus como candidata a mico do ano. Mico que, na verdade, começou ao tentar fazer uma negociação com a sui generis Quantum do conhecido pilantra Mansoor Ijaz. Ijaz enganou o time por longos seis meses, alegando que havia depositado a quantia combinada na conta do grupo Genii, mas em tesouros do Governo Americano. Sendo que Ijaz deve até as calças paquistanesas lá em sua terra. Agora, é Gerard López quem vai ter de ocupar às pressas o cargo de Boullier. Porque, claro, não tem ninguém disponível e não há grana para contratar um chefe de equipe assim, num estalar de dedos. E talvez ninguém queira pegar essa bucha aí para passar nervoso o ano todo.

Em algum lugar deste mundo, Hülkenberg sorri pela primeira vez se chamando de sortudo. E, na verdade, é de se pensar quem é a verdadeira zica do pântano da F1. Com número 13 e tudo, Maldonado se apresenta perfeitamente como tal.

Comentários

  • É, como foi comentado, o Massa e o Hulk pularam uma fogueira. Mesmo que Force India e Williams não façam temporadas boas, certamente terão o ano mais tranquilo que a Lotus. Nunca levei muita fé nessa Lotus/Genii e ainda acho que ela se saiu melhor que a encomenda tendo construído carros competitivos, graças à ótima estrutura herdada da Renault, mas agora a casa caiu. O fato é que o carro da Lotus não existe, é só uma imagem computadorizada. A Lotus fêmea ainda não está pronta, se tivesse ao menos uma pronta eles teriam mostrado o carro de verdade na sede deles com os dois pilotos uniformizados fazendo pose ao lado do carro (o Maldonado deve estar brincando de bate-bate na Venezuela e o Romain na França, já que não vão poder ir às pistas tão cedo).

  • VM: Nada contra o novo carro, mas esse museu da McLaren, deve ser um puta de uma passeio..Caramba, o carro não é feio, nem bonito, o que deixa bonito, é ganhar, coisa que esse ano, vai ser uma roleta russa…..Todo mundo de motor novo, novas medidas, suspensão, freios, no resumo, tudo novo.Vamos ver, todo mundo começa do zero, só o pilotinho massinha, que vai levar 5 provas para marcar seu primeiro ponto, e a grobo e babão bueno, só jogando patelas de rosa, dizendo que é normal..etcc..rsss
    PS: Calma, eu sei que aqui só pode falar de esporte motorizado…mas esse ano a copa fica não mão, ou dos alemães, ou los hermanos,,apostas…………???

  • E ainda há o risco da Williams, com todo trabalho que vem fazendo nos bastidores, tornar-se uma das força do campeonato. O que seria um tiraço no pé do Maldonado, e no da PDVSA.

  • esse carro da Lotus para mim não existe. e se existe só fizeram um carro por enquanto.
    ademais, o problema não é nem bico em forma de tomada/garfo de churrasco/… a Williams teve aquele bico esquisito no início da década passada. o mais estranho é eles serem assimétricos. olhando de cima isso fica mais evidente! isso tá parecendo carro montado no Photoshop apenas para dizer “mostramos”.

  • O interessante é que os três carros apresentados até o momento, apresentam desenho do bico completamente distintos.

    Mas eu estou louco mesmo é para ver a Red Bull do Adrian Newey.

    • Seguindo a tendência, o bico terá dois chifres apontando pra baixo (e desenharão a cabeça de um touro na frente, pra acompanhar os chifres!).

  • Na primeira imagem do E22 fiquei com a impressão de que os “plugues” do bico eram assimétricos, a nova imagem publicada agora confirmou…

  • Eu nem duvido que a foto do carro divulgada seja mais pra tentar atrair grana do que qualquer outra coisa.

    Porque se o negocio já anda no nível de o “o último a sair apague a luz”, imagina se soltam a saída do Boullier as vésperas da pre temporada começar e não apresentam nem um indicio de que estão construindo um carro? Iam decretar o fim da equipe antes da Australia chegar..

    Ademais, alem do Hulk, podem colocar o Massa na conta de quem pulou uma fogueira…

  • Já encaixou!
    Esse ano realmente os comentários sobre F1 serão muito,mas muito mesmo cheios de duplos significados!
    Creio que outra equipe que vira com duas pontas serão os Indianos.

  • E pra completar, sendo Maldanado o homem da grana no time, vai mandar e desmandar…aí é que a vaca vai pro brejo de vez rsrsrsrsrsrsr…