Ás de paus

SÃO PAULO | A quantidade de ‘meu pai’ e ‘putaquepariu’ soltos assim que as fotos e/ou imagens dos novos carros foram divulgadas representa uma taxa de 76%, aponta estudo. É uma coisa de Professor Pardal louco, o que fizeram com a F1. É certo que o Grupo Técnico de Trabalho vai chamar o pessoal à mesa daqui um tempo para sacramentar: desfaçam essas merdas. É muito libidinoso, esteticamente feio. Ao mesmo tempo, vai ser bem interessante porque as fórmulas, apesar de apresentarem seus seguidores, em nenhum momento foram usadas igualmente por duas ou mais equipes.

A Toro Rosso optou por manter um bico alto, no estilo tubarão, só que aí tacou aquele Gonzo perfeito. É certamente o mais bojudo, como diria o outro aí. Se você tiver mais de 18 e estiver lendo no horário oportuno, continue: é um Kid Bengala, segundo Hugo Becker definiu. O carro é feio, tem uma combinação estranha, mas com um projeto de James Key, que é espertinho e fez algo ali na traseira que tem sido falado – para substituir a asinha que auxiliava no downforce em parceria com o escapamento –, não é de se descartar por completo.

Aí vieram os projetos da terça. A Mercedes veio lindona. O bico é do estilo Ferrari, bagrão, e a combinação de cores, um cromado prata que culmina num preto, é excelente. O W05 também se mostrou confiável enquanto esteve em pista por cinco saídas de Hamilton. Daí a asa caiu, ele bateu, tudo acabou. Mas tem realmente jeitão de quem vem para as cabeças.


Esperava-se pelo torosso da Toro que a Red Bull viria com algo semelhante, mas Adrian Newey é um projetista de família. Foi tão discreto que pintou o bico pontudo e seu formato de tele-guiado de preto para não doer os olhos. Problema é que os touros indomáveis não se acharam hoje. Problemas de acerto, de montagem, de tudo. Esperemos uns dias, mas é estranho ver os tetracampeões com problemas tão menores.


Aí a Force India aproveitou o ensejo para se mostrar real e… esquece aquela história de que era bonitona. Com aquela biqueta grandona e fina, não dá. Deram a primeira volta, tiveram problema; depois se acertaram. Estou confuso, não tenho opinião formada. Mas apesar da contradição, o carro deu uma broxada na expectativa.


A Caterham demorou para aparecer, e quando o fez, deixou o mundo de queixos caídos. Foi a única a usar o bico como suporte para a asa em si, invertendo as funções. Numa rápida olhada, parece que tem dois bicos, já que manteve a frente bem alta e grudou o rodo/bico embaixo. É medonho, mas vai ser bem interessante, deveras, eu diria, ver o que este carro pode fazer. Até porque tem nele Mito. Aposto no título.

A Williams foi a última a surgir, meio insossa, com aquela coisinha mínima. Se bem que ficou classuda, sem apelar para as bilolas. Não teve lá muitos problemas, mas também não apareceu com a pintura da Martini, que volta à F1, segundo o brocador Américo Teixeira Jr.

Amanhã tem a coitada da Marussia, que deve apelar para o baralho do ás de paus. Mas que vai sapatear na cara da Lotus, essa tosca, que rezou para que o restante não fosse treinar e tá lá chorando as pitangas em Enstone.

Comentários

  • Acho que esse tipo de mudança de regulamento estimula a criatividade dos engenheiros e dá uma “sacudida” no jogo de forças da categoria. Podem não ter ficado a coisa mais linda do mundo, mas é indiscutível que esse ano teremos um campeonato muito interessante e com muitas soluções diferentes sendo colocadas em pista. Entretanto, pra mim os carros da Mercedes/RedBull/McLaren/ForceIndia ficaram muito bonitos. Só não sou favorável a restrição no desenvolvimento dos motores e acho que esses sim deveriam ter permissão pra ser livremente testados e desenvolvidos ao longo da temporada (embora algumas empresas encontrem um “jeitinho”).

  • Sério, mas tá uma bichice isso aqui, viu? Já tem bem uns 15 anos que eu assisto Fórmula 1, e de uns 10 pra cá (desde que a FIA começou a se importar com altura de bico) que o povo fica enchendo o saco com essa história de carro feio. Sério, alguém acha a Ferrari 312 T5 bonita? E a Mclaren MP4-11? Tyrrell P34? March 711? Qualquer carro de 1984? Porra, vão catar coquinhos… Aliás, Ferrari e Mercedes ficaram simplesmente lindos.

    • Concordo Lucas, bichanagem explicita dessa patotinha que viu todos os carros iguais nos ultimos 30 anos. Estive em Interlagos desde os anos 70 e ali existia inovacao, projetos loucos e arrojados, pega uma revista 4 rodas e olhe radiador no bico, nos “bigodes”, na lateral. V12 junto com V8 e V6 Turbo, sem pitstop pra nada, so em caso de necessidade extrema, carros que andavam 300Km sem “revisao” nem telemetria, e dali saiam grandes campeoes que disputavam de verdade um GP. Bichanicissimo foi Schumi “pitstop” e Vettel “so Pole”. Aninhos de merda, em que nenhum talento de verdade apareceu por falta de 1 Bi de Euros do Papai-trocinador. Ate McLaren aceita Jabacule ($$$$) hoje em dia…. Bercario de torcedor burro e piloto frouxo, isso sim eh que virou a F1.

  • Bastava a FIA determinar uma largura minima de uns 40 cm no final do bico dos carros e esse circo dos horrores não existiria.
    A Mercedes foi a mais feliz na sua escolha. Ficou otimo.
    Mas Force India, Caterham e Lotus usaram soluções dignas de acabar com o soluço de qualquer um, tamanho é o susto que se toma ao olhar pra eles.

  • VM: Tá com cara de uma coisa……Ou vai ser um ano de muita alegoria, e a RB vai detonar desde a primeira prova,, ou vai dar um rolo danado esses carros com bicos, tri bicos.. e motores.vai ser uma confusa geral…rss