Prata vale ouro

SÃO PAULO | O negócio é simples, e se Drummond pudesse transformar em um poema, não precisaria de sete faces nem de anjos tortos para dizer que quem é Mercedes vai ser algo na vida em 2014. Gauche ou droite, as curvas que McLaren, Williams e a equipe homônima contornaram foram muito melhores feitas que as rivais – algumas mal percorriam as retas. A lição que se tira dos quatro primeiros dias em Jerez é que ter um motorzão confiável é muito melhor que qualquer bico empinado, grosso ou meia-bomba.

O egocentrismo das asas dianteiras terminou assim que as equipes começaram a desvelar suas falhas mecânicas. Com seus dois pilotos, a Ferrari teve suas falhas iniciais e deixaram Räikkönen e Alonso na mão em algum momento. Mas até que rodaram bastante enquanto puderam. Kimi foi o mais rápido da rapa no primeiro dia. McLaren e Mercedes só tiveram problemas quando seus pilotos escapavam do traçado, coisas comuns de treinos e de conhecimento dos limites dos carros. Button e Magnussen apareceram na ponta da tabela nos dias 2 e 3, enquanto as Flechas de Prata com tom negro ganhavam no quesito voltas. A Williams pode se gabar de ter passado incólume tanto com Massa quanto com Bottas, com direito a melhor tempo do brasileiro na sessão final.

Por definição, a Toro Rosso foi um potro recém-nascido que tentou aprender a andar; a Red Bull, então, engatinhou. Assim, restou à Caterham, quem diria, a responsabilidade de fazer esse motor Renault, uma bomba em formato de V, ganhar rodagem no quarto e último dia de testes, nas mãos de Kobayashi. Em Enstone e Viry-Chatillôn, serão três semanas de árduo trabalho para fazer este motor refrigerar da maneira que deve e empurrar as equipes sem que elas tenham de pensar em buracos e traquitanas no carro. O Bahrein é um bom cenário para que as peças sejam exigidas da forma que se deve — ainda bem que não é Interlagos quase-40ºC.~

Ali no meio do pelotão, fica a dúvida do que Sauber e Force India podem conseguir. A primeira parece ter lá seus problemas de concepção com uma dupla não muito bem concebida; a outra até indica ter parido um carro bom, mas ainda sem preocupação de mostrar o potencial, com uma dupla acima da média. Mais atrás, a Marussia ergueu sobrancelhas por ter chegado tarde demais e não ter feito um trabalho feio. Bianchi saiu elogiando o MR03 de biquinho tímido à beça. A Caterham com seu bico-rodo também merece atenção. Tá na hora de as nanicas darem um salto grande e competirem por pontos. O primeiro ato até permite um sonho destes.

No geral, o que fica é uma declaração de Rosberg: “Estou sorrindo”. É a melhor forma de definir um carro e o começo de trabalho sem dar muitas pistas, um belo eufemismo de “agora vamo dominar essas coisa tudo aqui”. E junto com a equipe-irmã, no último ano do laço que as liga, seu velho chefe voltando a dominar e com um MP4-29 de detalhes aerodinâmicos que vão ditar moda, como a suspensão ‘bloqueada’, o primeiro capítulo da F1 em 2014 aponta que os diabos que vestem prata na temporada valem ouro.

E quanto à Lotus: Drummond escreveu um poema bom e triste, ‘Ausência’…

Comentários

  • A ausência da Lotus já era um indício de problemas com Renault.
    No final ganharam mais que perderam tendo em vista os problemas que os times com o motor gaulês tiveram.
    Ainda é muito cedo para falar em favoritismos.

  • Ótimo comentário!!! Só tem um problema!!! Para ser “um potro recém-nascido que tentou aprender a andar” a equipe teria que se chamar CAVALLO ROSSO, mas como se chama Toro Rosso “foi um BEZERRO recém-nascido que tentou aprender a andar”.

    Abraço

  • VM: Bom dia.
    Caramba, será que a RBull vai ter que remar sózinha contra essa legião de motores….
    Eu ainda acho, que vai dominar com apenas um carro, claro de Vettel, deixa a coisa caminhar, quem sabe depois da 3ª prova, a pataiada, vem babando, e ai sim.começa a temporada..
    Treino por treino, é igual mulher gostosa…cheia de 9 horas..etc e tal, mas na hora do vamu ver, lenka..ou lenca, fico ainda infelizmente que a Rbull vai matar uma 3 provas…depois, vamos ver..Abraços.

  • Também acredito que Mercedes e McLaren, não necessariamente nesta ordem, têm totais condições de demonstrar seu favoritismo em 2014. Não deixa de ser animador ver algo diferente depois de quatro anos seguidos de domínio da RBR. Esperemos!

  • Acho que substimam demais a RedBull. Em 2009 com a Brawn iniciando o campeonato avassalador (só o Button ganhava) ela ainda chegou no final fungando com o Vettel recem saído das fraldas.

    Em 2011, se não me engano eles tiverem um problema feio de refrigeração no primeiro teste (coisa dos carros de Newey), mas conseguiram resolver nas seções seguintes.

    No desenho, acho os motores Renault mais compactos que os Mercedes.

  • Pergunta que não quer calar, embora a reconheça talvez prematura demais:
    Periga ou não de a McLaren sentir saudades repentinas dos motores alemães ao final da temporada?!?!?!
    Aguardando pitacos, começando pelo do dono do espaço, aka VM!
    Abraço.
    Zé Maria

  • A ferrari está bem, pode ter certeza. A mercedez pode ser bem confiável, mas também pode estar a 1s das demais. A segunda bateria de testes vai ser mais reveladora. A ferrari disputa esse título, não tenho dúvidas, como disse o próprio Alonso eles estão bem preparados.

  • Ainda acho que a Ferrari leva a melhor nessa… bem provável que tenhamos uma disputa parecida com a de 2012… só que com Alonso, Hamilton como principais protagonistas.

  • É! Dos cinco primeiros pilotos mais rápidos na sexta-feira, quatro usam motores Mercedes! Se não fosse o Alonso-que-tira-coelho-da-cartola, seriam os quatro primeiros!

    E tem gente que ainda se pergunta qual fabricante é que se saiu melhor!