MENU

7 de março de 2014 - 12:16F1

Tá de bem com a vida

SÃO PAULO | A mudança era necessária havia algum tempo, uns bons anos, mas quando feita, foi tida como ruim pela grande maioria — incluso eu — pela fase que a Williams atravessava. Hoje, com base nos treinos coletivos realizados nesta novíssima F1, Massa é tido como um dos favoritos à vitória na Austrália — ele mesmo crê em pódio — com o carro visto como o mais bonito da temporada nas cores da Martini.

Aí a nova patrocinadora chega trazendo novos ares e deixa Massa descolado, em simulação a uma comemoração — que, de fato, não deve tardar a vir, apesar de todo o histórico de Felipe em Melbourne.

A pesquisa do Grande Prêmio no Facebook tem apontado que o público voltou a acreditar e vai junto com o brasileiro — mais de 45% dos votantes o apontam como campeão da temporada. Pelo jeito, Felipe não precisou fazer tanto esforço para sair na foto. O sorriso de orelha a orelha tem sido natural até mesmo quando as câmeras não o clicam porque a vida é outra.

33 comentários

  1. Daniel disse:

    Todos estão ignorando o Bottas!!!

  2. Karla disse:

    Pessoal,
    Não fiquem muito animados!
    A Wiliams pode fazer um foguete, duas volta nos rivais, que mesmo assim Massa num será campeão. Não se esqueçam que ele tem companheiro de equipe, portanto com mesmo carro. Massa nunca bateu seus companheiros de equipe porque acreditar que irá fazer isso agora, quando sua carrera tá declinando. E olha que ele já teve companheiros de equipe mediocres como Fisichela, Heilfeild e outros…

    • Sergio Balbino disse:

      Claro… O Kimi corria de Minardi em 2008…

      • Daniel Vasconcelos disse:

        E complementando Sergio Balbino, Kimi só foi campeão em 2007 porque Massa cedeu a liderança em favor da equipe, pois, na matemática dos pontos, só desta maneira o campeonato estaria nas mãos do finlandês. Não fosse isto, seriam três anos seguidos de vitórias de Massa em Interlagos (venceu 2006, venceria 2007, venceu em 2008).

  3. Carlos disse:

    Pessoal chato mesmo.
    Torçam para quem quiser, mas deixe-nos torcer também.
    Go Massa!
    Na primeira vitoria do ano vou tomar um Dry Martini pra comemorar.
    O Magnussen que se exploda!

  4. Vando disse:

    Algumas considerações.
    - O Felipe Massa esta motivado, e uma pessoa motivada e capaz de fazer um pouco mais do normalmente faz.
    - Aparentemente a equipe o ouve e saber que alguém esta te levando a serio levanta o moral,
    e com o maral la em cima se produz mais.
    - Felipe sempre foi um piloto rápido, mas inconstante, no entanto hoje tem a equipe ao seu lado.
    - O carro parece ser competitivo e confiável já que não tiveram nenhum problema serio nos testes.
    - A equipe possui uma das melhores instalações da f1 e a grana ta entrando.
    - Contrataram pessoal qualificado e começaram a trabalhar no carro de 2014 bem antes da maioria dos concorrentes.
    Olhando para todas essas considerações Massa e candidato ao titulo de 2014, mas ate a ultima corrida do ano muita coisa pode acontecer e na f1 as coisas mudam muito rápido.
    Como brasileiro vou torcer para o Massa mas a dupla da Mercedes esta forte.

  5. Juliano C. disse:

    O Felipe, graças ao carro bem nascido, e bom piloto que é, deve andar bem esse ano – e, finalmente, recuperar parte da moral que perdeu desde 2010.

    Só que o Massa não vence uma corrida desde 2008. Terminou várias das últimas temporadas com menos da metade dos pontos do Alonso. Pelo menos 6 caras do grid são melhores que o Felipe…

    Massa será o novo Boutsen (que ganhou 2 corridas em 1989, e foi o 5º colocado no campeonato).

  6. Anchor disse:

    Treino é treino, mas não custa sonhar. Ótimo ver o Felipe entre as cabeças, tem um bom carro e é o primeiro piloto. Resta ver a adaptação aos novos pneus e a administração do consumo, porque quando o regulamento permitia, com confiança, sempre foi um dos mais rápidos, pilotando no limite do carro.
    Título ninguém é favorito, mas vitórias seria fantástico. Acontecendo, bananas para os críticos, Alonso e Ferrari. Claro que ele pelo perfil não faria isso.

  7. AGS disse:

    VM….Só terminando.. essa foto parece mais surfista do Piscinão de Ramos..
    Tudo a ver…

  8. Adriano disse:

    Victor,

    Mais um acidente do Robert Kubica, já perdi até as contas de quantos acidentes o polonês sofreu em competições de rally. A imprensa pouco manifesta sobre os riscos que o simpático e talentoso piloto anda correndo.
    Tomara que isso não acabe em tragédia.

  9. Thiago Leite disse:

    Cara… Qnto negativismo!!! Como disse o Sergio, a Williams é sim uma das favoritas, um detalhe que ninguém comenta aqui, é que alem de ter sido uma das q mais andou (atrás apenas da Mercedes), foi a única que não teve problemas mecânicos na pista(não causou uma bandeira vermelha).
    Vou torcer sim pelo Massa, é de fato exagero falar em titulo,as acho que a temporada vai ser bem emocionante e vai dar muitas alegrias pra torcida brasileira!!!

  10. RenatoS. disse:

    A galera que rotula bem que podia trocar o disco, né. Esse vinil anda meio arranhado.

    Essa ideia de que quem torce para brasileiros é “pacheco” ficou lá nos idos de 82.

    Faz favor de atualizar-se meu amigo.

    Deixa as pessoas exercerem o seu direito de torcer pra quem bem entender, em paz.

  11. cruz disse:

    remember 2008. felipe perdeu por 1 ponto pra quem mesmo?

  12. Sergio Balbino disse:

    Acho que o povo não entende picaras da F1… Puta merda…

    A Williams tem sido a surpresa da pré temporada. Segundo carro que mais andou (atrás apenas da Mercedes), Praticamente não tiveram problemas, usam o melhor motor da F1 atual, para 2014 tem sim dinheiro (ou a Martini ia fazer o que na equipe?) e foi a equipe que mais mudou sua equipe técnica, além de ter abandonado o desenvolvimento do carro de 2013 para focar no de 2014…

    Tudo isto leva a crer que, pelo menos para as primeiras provas do ano, em TEORIA são sim, ao lado de Mercedes (e pouco mais abaixo, Mclaren e Ferrari) favoritos as primeiras posições…

    Claro que há exagero em aponta-lo como campeão do ano, mas pelo conjunto do que está acontecendo e principalmente pela mudança radical do regulamento para este ano, acredito que a Williams (junto com o Bottas, que finalmente terá um carro para mostrar se realmente é tudo aquilo que falam dele) vai estar de volta ao hall das grandes da F1…

    • Luiz Felipe disse:

      Nossa, parabéns cara!

      Até que enfim alguém com bom senso, alguém embasado, alguém que não queira descarregar suas frustrações pessoais criticando com tanto ódio um profissional que quer apenas fazer o seu trabalho!

    • Renato F1 disse:

      Sergio, parabéns pelo comentário e pela análise! Concordo plenamente com as suas palavras e, se permitir, faço delas minhas.

    • Daniel Vasconcelos disse:

      Concordo plenamente com você, Sergio Balbino.

      O que muitos aqui ignoram é uma informação muito importante que Luciano Burti passou ao comentar um GP de 2012, se não me engano. A relação entre piloto e carro com as devidas informações coletadas e trabalhadas faz a equipe ser bem sucedida, mas, se houvesse possibilidade de mensurar, numa equipe que deslancha como vinha fazendo a RBR até o ano passado, o sucesso seria de aproximadamente 70% do carro e 30% das habilidades do piloto.
      Com base nisto, eu tinha uma curiosidade particular: colocar Alonso na RBR e Vettel na Ferrari durante o ano que encerrou. Tenho por mim que Vettel é um ótimo piloto, mas, com um carro extremamente equilibrado, o esforço é reduzido, o que facilita a concentração do piloto, podendo atingir as melhores tangencias de curva sem que o caro saia frequentemente de lado e, sobretudo, frenagens mais próximas das curvas (frear tarde, como é dito). Basta ver o histórico de velocidade do RB9: chegava a ser entre 10km/h e 20km/h mais lento que os outros carros nas corridas, mas mesmo assim Vettel sumia do mapa. Porque? Carro veloz, bom de reta? Não, isto não é o mais importante, mas sim o equilíbrio, poder frear tarde. A cada volta poder se distanciar 5m, 10m por curva freada do carro atrás, totalizando aproximadamente 20m de distância do segundo colocado já no final da primeira volta.
      Neste caso, o piloto aumenta um critério fundamental, que é sua confiança no carro. Confiabilidade. Então guia mais fácil, pois o carro o ajuda a guiar também.

      Mudando um pouco de assunto, um fato curioso é que muitos que
      “metiam a faca” nas costas do Massa, hoje, são torcedores…

      Realmente, sobre campeonato é muito cedo para falar. Isto começa a traçar seu esboço no decorrer da temporada. Mas que a Williams apresenta um carro pronto para dar trabalho às outras equipes e brigar por vitórias, não há dúvidas. Além de um Massa sem bloqueios psicológicos ocasionados nos tempos de Ferrari durante a gestão Alonso.

  13. AGS disse:

    VM………….Boas noites;.
    Não é só te fotos, que se ganha um campeonato.
    A auto estima do Amassa barro, já caiu no mais baixos níveis…
    Mas, a alegria é momentaneamente, não tem minima chance de ser entre os 6 top…O garotinho da foto, vai catar pontos depois da 7ª etapa, e mais feio ainda, é o nome lero lero que ele vai criar….e claro que o BABÃO BUEIRO, vai apoiar a choradeira do linguinha plesa..
    Foto por foto, prefiro de moças;;rssss
    VM, melhor blog de automobilismo do pais, da dilma;;;rss..

  14. pc disse:

    Não tem alma de campeão. Acho que vamos ter mais do mesmo, principalmente se começar tomando tempo do Bottas.

  15. Marcelo R disse:

    Acho muito pachequismo, principalmente ficar apontando favoritismo por conta de resultado nos testes. A pré-temporada indicou que o carro parece ser bem concebido, mas é o Davi no meio dos Golias Mercedes, Ferrari e Mclaren.

    Caso se confirme os tempos dos testes, deve aproveitar para pontuar bem no início porque as outras equipes tem grana, equipe para desenvolver o carro e para correr atrás algo que a William’s não tem (não da forma como eles).

    P.S. Vou achar maravilhoso ver o Vettel tomando volta de todo mundo, alguém já imaginou a satisfação de Alonso quando isso acontecer ?.

  16. Renato F1 disse:

    É! Pelo visto a história parece que vai-se repetir! Troca de motor por motores Mercedes-Benz (que, na minha opinião, é o melhor há muito tempo), equipe que andava mal em um ano vai muito bem nos treinos…

  17. Eltontotec disse:

    Rapaz, embora na época do episódio “Fernando is faster…” tenha me causado ódio (coisa de torcedor irracional (tipo eu), claro) por toda a Ferrari, exceto os meca, até onde eu me lembro, não fiz parte dos detratores dele. Mas o estrago estava feito e eu tinha perdido toda a fé que ele pudesse vir a ter qualquer outro êxito, do ponto de vista esportivo. Profissional super bem sucedido todos sabem que ele já é faz tempo.

    Já imaginou, se pelo menos no primeiro semestre, se confirmarem as tendências demonstradas na pré temporada, e ele consegue algumas vitórias, antes das Red Bull da vida decolar e não parar mais? Talvez com essa zona toda que será de quebras, problemas, pane seca, pneu, é tanta variável desconhecida na prática, que dá pra ter reais perspectivas de algo bom. Muito bom talvez . O que dizer por exemplo, se ele se beneficiar das brigas internas da Ferrari e Mercedes principalmente, e conseguir um caneco com três ou quatro vitórias? Seria a história épica do campeão mais sofrido e desacreditado que a F1 jamais testemunhou. Seria uma bela história.

    Quem sabe? Sorte pra ele!

  18. roxxon valdez disse:

    já ganhou!!!! o maracanasso não serviu para nada…

  19. Sam disse:

    O pachequismo, ele não tem limites. O melhor foi o jornal da Globo tentando explicar o esquema de cores do carro sem citar a Martini e falando da volta mais rápida de toda a pré temporada pertencer ao brasileiro. Magnussen mandou lembranças.

    • Sávio Ricardo disse:

      Prezado Sam, como vc queria que o Massa superasse o tempo do Magnussen, sendo que este foi feito em Jerez, circuito completamente diferente de Barhein????

      • George disse:

        Putz. Acertou na veia, hein Sam?

        • luiz alberto disse:

          Não seria melhor esperar algumas provas para ver no que dá. Pois esta me parecendo uma recriação de um filme já editado,só que com outro co adjuvante que perdeu um campeonato para seu companheiro de equipe que não era nenhum gênio da pilotagem,somente um piloto muito bom,num ano em que o carro simplesmente era imbatível.
          Portanto é melhor não contar com o ovo que a galinha ainda não botou,pois se o pilotinho de Botucatu em qualquer entrada de box ,mais uma vez afinar para seu companheiro é melhor esperar por Pedro Piquet ou Pietro Fittipaldi,para ver se pelo menos dignidade de competidor eles possam mostrar,

        • Sam disse:

          Desculpem de ter baseado meu comentário de forma exclusiva nos testes de Jerez. Tinha acabado de ler a matéria da Wup e esqueci dos testes no Bahrein. Aí vi o tweet do Victor e vim comentar. Vocês como devem ter visto a matéria do jornal da Globo viram que a Globo NÃO mencionou o local dos testes. E a volta mais rápida foi dada onde mesmo? Acabei de ver, não foi no Bahrein que tem volta média de 10s mais lento que o circuito ou em Jerez, por terem obviamente dimensões diferentes. E essa volta em Jerez é de quem? Massa? Não? Magnussen.

          • Sam disse:

            E quando falo que o pachequismo não tem limites pouco me referia ao ocorrido no noticiário, me referia mais ao resultado de 45 % do Massa de Williams liderando a pesquisa, muito a frente de um piloto melhor, mais veloz, agressivo e com carro melhor.

          • emmanuel disse:

            Parece que é proibido torcer, não posso torcer pelo Kobayashi pq ele está na equipe mais fraca, não posso torcer pelo massa que é Pacheco. pra Ferrari sou mafioso e pra McLaren sou se mista. Puta mundo chato!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>