O legado Melbourne, 2

SÃO PAULO | A turma que vem ali do rebolo deposita suas esperanças nas quebras alheias e na capacidade que seus carros podem apresentar de recuperação — sobretudo se a pista estiver seca em Melbourne. Massa é o primeiro deles, nono, liderando o trenzinho que ainda tem Button, Räikkönen e Vettel.

Os quatro terão um pouco de dificuldade porque há três obstáculos à frente: as Toro Rosso dos bons Vergne e Kvyat e a Force India de Hülkenberg. A princípio, os tourinhos mirins não representariam tanta preocupação, só que até agora não se sabe o que estes carros, todos, são capazes de produzir. Pelos treinos nas CNTP, o ritmo é mediano. Quanto a Hülk, é casca grossa, mas parece que ainda falta um pouco aos indianos para estar na toada dos parceiros empurrados pelo motor Mercedes.

A Williams parece bem para um stint de corrida. Ao que parece, no entanto, torce para que a pista não esteja molhada. Obviamente, faz-se necessário relativizar qualquer análise da classificação naquelas condições, só que fica claro que o FW36 não se virou tão bem quanto os demais em condições adversas. Dizer que Massa, mudando de equipe, continua na mesma faixa do grid por causa disso é leviano.

Dos quatro, aquele que parece estar abaixo do que pode render é Räikkönen. Ainda lhe falta encontrar a sintonia fina do novo estilo de pilotagem que a F1 requer, sem contar os vários problemas vistos no fim de semana. É um que, a princípio, terá dificuldade de evoluir na prova.

Quanto a Vettel… comédia é ler a patuleia se deleitando com o 12º no grid e dizendo que se trata de uma farsa, que nunca enganou ninguém, que está acabado, um mimimi e um chorume de quem (dis)torce contra. Nego não pode ter nenhum problema que já usa como arma para desconstruir tudo o que o cara fez e mostrou na F1. E mesmo que vá mal logo mais, o cara tem crédito ad eternum para mandar uma série de beijinhos nos ombros.

A Red Bull saiu do coma, é o que vale dizer diante dos treinos. E é Vettel quem vai iniciar o tratamento para voltar à vida normal.

Kobayashi, o Mito Lindo, está em 14º no grid. Nada mais enganoso, para nossa tristeza. A Caterham não tem ritmo algum com o carro-vassourinha. Só não perde para esta Lotus, que faz um papelão que não me lembro de precedentes. As reações de Grosjean, espontâneas e, consequentemente, engraçadas, dão o tom do que é o desespero de guiar o E22-tomada, como se vê aqui.

Ele e Maldonado, se derem 10 voltas juntos, têm de ir para o Outback e pedir um ribs no esquema de rodízio para comemorar o feito.

Melbourne é um lugar que é propício para entrada do safety-car e, com este novo regulamento e as condições apresentadas, vai ser o palco de estratégias amplamente diferenciadas entre todos. A corrida se desenha como um baralho. Palpites? Mercedes fazendo 1-2, com Rosberg vencendo — uia! O terceiro… Alonso. Puramente pelo que é capaz de tirar o ás da manga do que por sua Ferrari.

Comentários

  • Sobre o Grande premio da CHINA……O Massa é fraco, o mesmo esta tirando o lugar de pilotos interessados em mostrar alguma coisa COMO BRUNO SENNA por exemplo, sabe qual é o grande problema do MASSA ele tem PÉ LEVE não da, vamos ver qual vai ser a desculpa pela não classificação entre os 10 no grande premio da China, estou antecipando não vai se classificar, sabe porque ele é FRACO…….

  • VM. Aqui vai a versão do japoranga, detalhando o erro do Amassa barro, mas para não deixar as coisas tão ruins como tá, o TEAM assumiu o erro, falha..mas eis a verdade..
    O cara sai lá no fundo, junto com a pataiada, o japa,não vê bem dos lados, nada de anormal disso, japa nenhum consegue ter visão dos lados..
    Ai ele vem atolado, sem pai nem mãe, e procurando um lugar ao sol..rsss
    E quando encontra o school driver da Williams, freado na placa dos 70 metros…
    O japa, não é bobo, ele em 15º, e o Amassa barro em 9º,, pensa quem tava lento..pensa..
    O linginha plesa, é triste ver o carro considerado pelos nacionalista como o campeão de 2014, mas nem mal deu a largada..
    Acontece que o club dos PACHECOS esse ano tem o aval do BABÃO BUEIRO, e Bobinho Barichello, e o Dipirona Lemes… Isso é o mais real do acontecimento..
    Na próxima prova, o Amassa barro vai colocar um stickr…assim..PLS OPEN YOUR EYES, I´M HERE……………..
    Até breve, VM..blog de quem sabe o que fala…………..campeão.

  • O carro da Red Bull é veloz mas ainda não é confiavel e por treinar pouco a equipe não pode desenvolver todo o potencial e vejo como a unica que pode dar calor na Mercedes,o Alonso na regularidade e se o Hamilton errar bastante pode chegar la mas parece que falta um pouco de velocidade para a Ferrari

  • Alonso é muito bom mas não concordo quando vejo esse pessoal da imprensa SEMPRE falando que a Ferrari só tem dado carro ruim ao Alonso. Tá sempre disputando os títulos e teve um ano que passou a corrida toda atrás do Petrov e nem sequer ameaçou ultrapassa-lo. O campeonato que nas primeiras 7 etapas teve diferentes vencedores e Vettel sempre esteve ali encabeçando a tabela de pontos… Mérito total dele também! Em 2010 dividiu muitos pontos com o Webber e mesmo Alonso tendo a equipe toda pra si, não conseguiu ser campeão! Isso ninguém da imprensa fala,,, O campeão é o mais regular durante o ano…