Ratzenberger, o gêmeo desigual de Senna

SÃO PAULO | A ‘Semana Senna’ tinha, claro, de ter Roland Ratzenberger. Mas para trazer algo realmente interessante, a ideia foi ir atrás dos pais. O problema, para quem está bem longe e não fala o alemão (e com sotaque de Lauda): o contato em si. Eles não usam internet.

Aí pedi pra Evelyn Guimarães acionar a irmã, Claudia, mulher do Henning Steinicke. Os dois são biólogos e moram em Leipzig. Vida boa. Que seja. Henning recebeu a incumbência de falar — na verdade, primeiramente, de saber se o telefone que tínhamos era dos Ratzenberger.

A história toda resultou em ‘Os outros 20 anos – o gêmeo desigual’. O esforço de Henning, o depoimento de Rudolf, a simpatia de ambos, a amizade que nasceu, a visita que será feita. O orgulho de pôr isso em linhas.

Comentários

  • Fico imaginando aqui a emoção dos pais do Roland, a satisfação e o orgulho pelo filho sendo lembrado. Até porque os dois eram pilotos e ser campeão ou não, não o diminui em relação a Ayrton. O brasileiro era melhor mas morreu assim como ele num acidente, a vida é assim quando acaba. Somos todos iguais. Parabéns pela matéria.

  • Ratz putz, coitado. A maioria não lembrava dele. As xitas invadiram o ESTÁDIO DO GUARANI para roubar a taça. Avisa o Gomes pra deixar a segurança da LUSA de prontidão. ponte NUNCA SERÃO.

  • O Grande prêmio e a WarmUp arrebentaram com essa semana Senna. Foi como vocês disseram: Homenagear Senna fazendo jornalismo. E fizeram com J maiúsculo. Assim como Frank Williams disse que as conquistas futuras da Williams seriam para honrar Senna, para quem trabalha com F1 fazer o seu melhor, na sua área é a melhor forma de fazê-lo.

    Mas de tudo que vocês fizeram, um baita material, tudo excelente, se for pra escolher uma melhor, fico com essa entrevista do pai de Ratzemberger. Em segundo lugar por pouco fica o texto do Flavio contando a história da namorada italiana dele.

    Meus sinceros parabéns a todos.

  • Grande reportagem, mais uma, desta turma da agência Warm Up, artistas do jornalismo, que nos dão a esperança de melhores dias pra esta profissão

    Valeu Martins, Evelyn, e uma menção honrosa ao Henning tambem

  • Parabéns, ótimo texto!!

    Fantástico saber que falando de Roland, o pai dele se sente bem e ajudou na recuperação da perda.

    Ótimo trabalho, parabéns a todos os envolvidos.

  • Um trabalho excelente da equipe de vocês! Parabéns de verdade, por não deixarem um fato tão importante se perder em meio à óbvia comoção por Senna – aquele final de semana é das coisas mais vivas na memória dos fãs com mais de 30, como eu.

  • Victor, já acompanho tudo do Grande Prêmio a pelo menos 7 anos, e olha, acho que vocês se superaram na já sabida competência que possuem. Espetacular a matéria. Como disse Niki Lauda: “Não devemos esquecer de Ratzenberger”. Parabéns a toda a equipe!