Simona ou Susie

SÃO PAULO | No fim de abril, Simona de Silvestro realizou seus primeiros testes com um carro de F1 pilotando o C31 da Sauber em Fiorano. O que ela achou, o que pensa, como vive, se vai bem, você pode conferir no material que o cístico Renan do Couto preparou em Barcelona, onde ela apareceu no fim de semana do GP de F1, além do que está por vir.

Também em Barcelona, mas nesta semana de testes, Susie Wolff andou com o FW36 da Williams e foi corroborada sua presença no primeiro treino livre do GP da Inglaterra, o que significa dizer que uma mulher vai voltar a participar de atividades oficiais do Mundial de F1 após 22 anos.

Isso significa, de alguma forma, que as mulheres estão bem perto de se tornar titulares. A capacidade que têm atrelada ao quanto podem gerar de publicidade formam o conjunto ideal para que ambas sonhem em disputar com os marmanjos a temporada completa. No caso de Susie, a presença do marido Toto Wolff como comandante de uma equipe é o asterisco que lhe dá uma vantagem.

Mas cabe a pergunta aqui: se tivessem de escolher uma, qual delas seria a mais indicada hoje: Simona ou Susie?

Para mim, De Silvestro tem o caminho muito mais próspero, ainda mais considerando que a Sauber deve abrir uma vaga no ano que vem.

Comentários

  • A Susie, infelizmente, já tem 30 e poucos anos. Pra mim não quer dizer nada, porque eu pegava fácil. Agora, pra F1, não teria muito tempo “útil” de carreira. Se tivesse sido campeã da DTM, ou algo do gênero, teria mais chances.
    Já a Simona, tem 26 anos. Também não fez lá muita coisa na Indy, mas era bem consistente e andava bem. Sem contar que o carro da Indy é o que mais se parece com um F1…

    Pra escolher apenas entre uma ou outra, eu iria de Simona. Agora, se for pra levar em conta Simona de Sauber ou Susie de Williams, eu acho que a Susie daria mais certo.

  • O Hamilton chegou na F1 graça a seu talento e a cor da sua pele não é sitada apesar dele ter quebrado um tabu no automobilismo mundial,falta surgir uma mulher que represente o que o Hamilton representa para os negros,chegar na F1 apenas para ter mulher na F1 sem o respaldo do talento não adianta

  • Considerando desempenho já apresentado, como diria o saudoso Luciano do Valle, Simone Silvestre aparentemente tem mais potencial.

  • Simona e não esquecer que próximo ano tem equipe americana na F1 e ela correu muito tempo la(EUA). Ela veio mais cedo para conseguir a super licença, quando a equipe chegar no próximo ano ela já estará apta e em 2016 se tudo der certo ela volta para Sauber

  • Aposto na Simona, por ter provado em corrida que pode ser bastante competitiva, então é só questão de adaptação ao carro da F1. Boa sorte para ela.

  • Simona. Ela já provou que acelera bastante. E se conseguiu se virar bem nos horrorosos Dallara DW -12 com seus odiosos kick-backs nos seus pesados volantes sem aparentes perdas de velocidade por conta da menor força física natural feminina. Talvez a adaptação aos atuais pneus sejam um pouco mais lenta e nos diferentes comandos do carro e pistas os simuladores devem ajudar bastante.
    Eu realmente espero que ela consiga chegar lá, de forma que quando ela estiver disputando os Grandes Prêmios eu possa assistir seu desempenho como em seus tempos de Indycar, sem analisa-la por ser uma mulher mas sim pela sua velocidade.

  • Acredito que atualmente seria a Simona com toda a certeza, ela é está mais preparada, têm mais experiência e ao meu ver têm mais foco e jeito para pilotar um F1, até mesmo por ter passado pela a Indy (apesar de ambas as categorias serem muito diferentes, mas é uma experiência muito importante). A Susie é linda e tudo, mas penso que como piloto não é aquilo tudo, pode sim daqui uns anos se tornar uma ótima piloto, mas precisa de mais experiência, acredito que deveria está na GP2. ou até mesmo na World Series, pois são categorias que são verdadeiras escolas para os pilotos e um passo muito importante a se passar.

  • Uma coisa é pilotar monoposto e outra um stock, Não dá pra dizer que a Susie é ruim só porque ela foi mal no DTM.
    E outra, qual era a equipe que ela pilotava?

  • Simona de Silvestro (e não há termo de comparação para com a Susie Wolff). Além dos testes com F1 de outros anos, porém, a Simona deveria estar fazendo a GP2… (ou, no mínimo, a F World Series): a ferrugem no bracinho vai mandar a conta no ano que vem…

  • Desde que tenha talento de verdade pode ser qualquer uma,a ultima mulher que chegou a F1 sem menhum resuntado e era 2 segundos mais lenta que seu companheiro de equipe,foi subistituida pelo Damon Hill que classificou o carro em duas corridas,tive o privilegio de ver em ação a Cristina Rossito e não tinha pra minguem,pena que não teve apoio e em sua época o preconceito era muito forte

  • Acompanhei algumas corridas da Susie quando ainda corria com o nome de solteira (Stoddart) no DTM e nunca saía das últimas posições, além de muitos acidentes. Ë verdade que nunca esteve numa equipe top, mas não acho que ela esteja no nível da Simona ou mesmo da Danica.
    Considero a Simona a melhor mulher que já vi no automobilismo em geral depois da Michele Mouton (que não vi correr no Mundial de Rally, mas conheço de Youtube). E olha que já vi algumas correndo: Danica Patrick, Suzane Carvalho, Bia Figueiredo, Vanina Ickx (correu no DTM na mesma epoca da Susie), Lynn St. James, Sarah Fischer, Ianinna Zanazzi, Debora Rodrigues. E nem conto a Milka Duno como piloto.

    Vitor, sugestão de Pauta: Faz uma reportagem sobre as mulheres no automobilismo em todos os tempos. Acho q ficaria uma materia bem legal….

  • Sempre a mesma coisa quando se fala em mulher na F1.

    Falta SERIEDADE, delas, das equipes, de quem cobre, de quem assiste. Continua sendo puro Marketing, e muito do mal feito.

    Adianta falar que fez testes se ninguém dá um grão de informação que interessa? O Público quer saber o mesmo que gostaria sobre qualquer outro piloto homem:

    Testou onde, qual o recorde da pista e a melhor volta em corrida, com qual clima, quantas voltas, em quais condições (tanque cheio, pneus novos, macios ou duros) com quais outros pilotos, quais os tempos de todos, etc, etc, etc.

    É sempre a mesma coisa, fotinha sentado no cockpit (sempre sem capacete), com maquiagem impecável e tudo mais, mas não sabem nem onde fica o push-talk do rádio.

    Desde Lella Lombardi, que de fato sentou e competiu como titular em um F1 numa época em que morriam 6 por temporada, mulher competindo DEV VERDADE na F1 continua sendo lenda, como cabeça de bacalhau, enterro de anão e petista honesto,: não existe.

    • VM responde: É só você ir atrás da informação, bonitão. Dica: procura lá no Grande Prêmio que você encontra. E se não tem o que o bonitão quer, é porque não divulgaram. No mais, falta seriedade no seu comentário ai.

    • Sobre enterro de anão, tem razão.
      Este ano teve a morte daquele cantor lá…o Nelson Ned e eu achei que o “tabu” seria quebrado, mas ele foi cremado. Portanto, enterro de anão ainda não existe…

  • A Simona tem experiençia de corrida. A Susie só simulador e teste.
    Porem se HOJE eu tivesse que escolher, ficaria com a Susie.
    Ela tem um conhecimento melhor dos varios controles do volante e das pistas atuais da F1. por estar mais tempo usando o simulador que a Simona.

  • Digamos que Simona está mais habituada a lidar com os esfregões dos marmanjos ao dividir uma curva por conta das temporadas que disputou – e muito bem – pela Indy. Somando isso a quilometragem de disputar quatro temporadas completas, também pela formula americana, a deixam em boa vantagem em relação a Wolff, que , digamos, teve um lampejo no treino e superou ninguém menos que Vettel.
    Sendo assim, meu voto seria: Simona de Silvestro.

  • Simona é quem tem mais capacidade ou no jargão popular, ela tem “saco roxo”. A Susie Stoddart não mostrou absolutamente nada de relevante quando corria no DTM e em categorias de base. Já a Simona apesar de nunca ter vencido na IndyCar, era uma das pilotos mais combativas na categoria e tem a tal da velocidade natural;

  • Nunca assisti uma corrida da Suzie, da Simona sim na Indy e confesso que gostei. Lembro de uma que a moça botou pressão em cima do Tony. O desempenho logicamente dependerá do carro, mas pelo braço sou mais a Simona, mas na boa, espero que as duas consigam conquistar seu espaço.