Filhos da Punta del Este, 4

Momumento al Ahogado

PUNTA DEL ESTE | É comum a gente despencar da cama para cobrir um fim de semana de corrida, mas ainda estamos para assimilar essa coisa de fazer tudo em um dia só, como é o caso deste sábado aqui em Punta del Este. O negócio em si parece bacana, apesar da dificuldade de se compreender o som ou qualquer coisa que o carro gere neste sentido. Os treinos livres começaram às 8h15 numa pista que não desperta nenhuma paixão — apesar de falarem que seria a nova Monte Carlo; por enquanto, é só porque é estreita.

O acesso para a pista se dá na avenida beira-mar, de fronte para a rodoviária da cidade, e é obrigatório passar pelo Monumento al Ahogado ou La Mano. Afogados ou mão, é uma escultura feita há 32 anos por um artista chileno, Mario Irrazábal, que simboliza o perigo de afogamento nesta parte da Praia Brava. Naquele 1982, Punta del Este promoveu um concurso para que diversas esculturas fossem feitas para simbolizar a cidade. Só os cinco dedos sobreviveram.

Irrazábal acabou catapultando sua carreira com esta obra e a levou para o Deserto do Atacama, em seu país, e em Veneza, com o significado da presença do homem na natureza. Este blog também é cultura e arte.

A foto é d’hoje de manhã. De uma cidade que não está acostumada a acordar antes das 8 ou 9 nem que o prefeito decrete.

Comentários