Deu ruim
SÃO PAULO | E quando a coisa vai mal, não há nada que possa piorar na F1 e sua crise. O dia amanheceu com a notícia de que Nürburgring não vai receber o GP da Alemanha deste ano, acabando com o revezamento que faz com Hockenheim. “Não tem ninguém lá”, disse Ecclestone, que talvez não tenha se ligado da altura do poço.
Havia tempos em que a F1 era um tanto quanto rigorosa em relação à composição de seu calendário. A gente esperava a formação das provas da temporada seguinte lá para junho ou julho, depois o Conselho Mundial ratificava em setembro, e apenas uma hecatombe faria qualquer mudança no esquema. Hoje em dia, provas aparecem com asterisco e até surgem do nada, como foi o caso da Coreia do Sul, em que nem os organizadores tinham ideia do que haviam feito para que o país surgisse na lista.
E ainda nesta linha, a mesma coisa também acontece com os inscritos para a temporada. Caterham e Manor são colocadas como participantes num dar de ombros que na verdade dá é dó da FIA, igualmente culpada pela situação, e da categoria em si. A Lotus também vem com sua estrelinha de quase-boa menina, e já há quem ventile que a vida ali na equipe aurinegra tá muito mais para negra do que auri. Os petrodólares de Maldonado não são mais suficientes. Os poucos patrocinadores não sustentam a farra.
Enquanto isso, os jovens e as redes sociais são marginalizados, as ideias que tentariam aplicar visando uma F1 mais popular não são apresentadas, o lucro segue mal repartido e o pano é passado. Só que uma hora o pano se esgarça e não adianta mais ser usado. Comprar outro pano é tipo tirar o sofá para que o amante não se sinta tão mais à vontade em casa.
15 dias se vão em janeiro, outros 15 faltam para começar os testes, e neste ínterim vêm os lançamentos, outrora pomposos e hoje comedidos e restritos em orçamentos. Só a Force India, por força do dinheiro mexicano, é quem vai fazer algo à antiga, sendo que seu dono, Vijay Mallya, pode ser que nem apareça devido a problemas judiciais em seu país.
Vai bem, a F1. E se os caras realmente estivessem a fim de debater propostas para que a coisa voltasse ao eixo, ou mesmo jogassem ao público uma carne que alimentasse bem e enchesse o bucho, usariam cada exemplo de revés para fazer a limonada. Este do GP da Alemanha, digamos… que tal se dessem um jeito de usar o velho Hockenheim, de florestas e longas retas, para dar uma renovada e manter o ‘revezamento’?
Já que evita olhar para o moderno, às vezes a F1 pode usar o passado para dar uns passos além. Não há de lhe fazer um mal ainda maior.
Adendo 1: O João Paulo Andrade mandou duas fotos de como está o velho Hockenheim, acessadas por este link. Viraram trilha de bike. Mas um bom trabalho aí, com a eficiência alemã e a vontade de todos, daria para recuperar o traçado
Ecclestone ficou desatualizado, ele não aceita que a internet, que ele nunca vai controlar como controla a TV, é que dita as regras atualmente. A F1 está perdida, tem mais um pouco de tolerância do público por sua história, mas se outra categoria surgir de uma hora para outra, a F1 poderá deixar de ser a 1 ou a 1ª. Fórmula “E” vem chegando forte, com alguns ajustes será uma grande ameaça a supremacia da F1.
Victor,
Refazer a parte antiga de Hockenheim infelizmente não é permitido, pois senão me engano algumas regras de segurança determinam uma largura “X” para a pista, mas isso só seria possível com o corte de algumas arvorés da floresta que eles têm por lá.
É justamente aí que a legislação ambiental da Alemanhã emboceta a coisa toda… mas sem dúvida isso poderia ser revisitado e concordo plenamente que seria um troço lindo de ver…
Estou preocupado com o futuro da F-1. Ecclestone tem ideias ultapassadas e tem inibido o crescimento da categoria, da forma que a F-1 ainda, está caindo ladeira abaixo!
Trilha de bike estilo paulistana, só se for! Aqui em minas trilha de bike é outra coisa!
Seria maravilhoso, né.
Pena parte da pista estar debaixo da terra, seriam aí uns 2 anos para refazer o asfalto, remanejar árvores.
Ecclestone vive em seu mundo encantado, como nada estivesse acontecendo. E o pior que não há ninguém que se ponha como contraponto nessa Formula 1 atual… desse jeito, ela vai à falência daqui uns três, quatro anos…
O único passo além que o tio Bernie irá dar é “para o além.”
Enquanto isso, o WTCC vai correr esse ano uma prova histórica em Nordschleife.
Só para conhecimento… O antigo e longo hockenheim nem existe mais. Vá no maps.google.com.br e pesquiser por Hockenheim. Você vai ver que só tem terra no antigo circuito. A floresta praticamente fechou em algumas partes…
Fez parte do acordo da reforma proposta por Helman Tilke que as árvores derrubadas fossem replantados nas antigas retas da floresta. Desta maneira, fica impossível, mesmo querendo e tendo grana, voltar atrás por imposição de contrato com os órgãos ambientais alemães.
Amigo impossível seria o mesmo que pedir pra F1 andar en Caruaru. Inviável. Ja esteve la em Nurburgring? O circuito velho nao tem nenhuma condicao de receber alguma prova em segurança.
Usar o velho Hockenheim seria lindo, mas existe ainda a parte antiga do Hockenheimring?
O asfalto antigo foi removido… Mais nada que uma politicagem Brasileira, faça o circuito ressurgir…rs
O problema é que lá é Alemanha e não Brasil… Se bem que se fosse aqui, Tanto Hockenheim como o Nordschleife já teriam sido destruídos e dado lugar À condomínios, ou à uma “futura instalação olímpica”