Se lixando

SÃO PAULO | Dias atrás eclodiu no noticiário a história do deputado gaúcho Sérgio Moraes, que afirmou estar “se lixando” para a opinião pública e trololó. Sem ter falado — aliás, como seria se lixando em inglês? —, o presidente da FIA tem dado cada vez mais sinais de que pensa isso da F1 e de suas equipes.

Hoje Max Mosley veio com o papinho de que só metade do grid deve fazer inscrição para a temporada 2010. Que são as três equipes que andam com os motores Mercedes, McLaren, Brawn e Force India, a Williams com seu “nós corremos, o que mais podemos fazer?” e a BMW, que ainda não saiu da moita nesta história toda.

Ferrari, Toyota, Renault, Red Bull e Toro Rosso são absolutamente contra a história do teto orçamentário e da criação de uma categoria em duas. Fato que Bernie Ecclestone já se apressou em negar que vá existir.

Após 29 de maio, a data-limite para que as equipes garantam suas vagas, “vai depender do espaço que tivermos. Se houver, entram mais times. Senão, não”, sacramentou Mosley, que já fala até numa eventual criação de outra categoria para os “rebeldes” sob chancela da FIA. “Assim, poderiam escrever seus regulamentos, e nós ficaríamos com a análise de segurança.”

Considerando que USPGEFGHIJK, Lola, iSport, Aston Martin e sei lá qual equipe espanhola vão querer entrar na F1, sobrariam três vagas.

Das três, uma: ou a F1 vai virar uma F-Indy após 1995, ou vão arrumar um jeito de reviverem a F1 do passado, com 30 carros, pré-classificação e o escambau, ou vão tirar Mosley do poder e interná-lo.

Aposto meu teto orçamentário, R$ 0,17, na última opção.

Comentários

  • Eudemar,
    O salário dos pilotos, verbas para publicidade e outros, não estão dentro do teto orçamentário imposto pelo Mosley.

  • Não estou entendendo nada!
    A FIA é a única Federação internacional que funciona no mundo(A se a FIFA funcionasse como ela), o Max Mosley está tentando fazê-la ficar equalizada e a única coisa que escuto e leio são essas baboseiras concordando com o roll dos incompetentes que só fazem carros com muito dinheiro.
    Se são taão competentes assim, porque não aceitam o desafio de fazer carros bons com a verba de “apenas” 45 milhões de euros?
    Será porque ai sim, todas as equipes terão condições realmente iguais e descobrirão o bando de incompetentes que existe na F-1??
    Parem e pensem!!!
    SIM SENHORES, ESTAS EQUIPES QUEREM JOGAR MUITO DINHEIRO FORA!
    VEJA O JENSON BUTTON, KIMI RAIKKONEN, FERNANDO ALONSO, QUANTO ESTES PILOTOS GANHAM PARA PILOTAREM NA F1! OU MICHAEL SCHUMACHER, QUE EM SEUS 11 ANOS DE FERRARI, QUANTO QUE ELA NÃO PAGOU DE SÁLARIO!
    E A F1, NA ERA SCHUMACHER, NÃO TEM O MESMO GLAMOUR QUE TEVE NA ERA SENNA! ERA RECHEADO DE CAMPEÕES DISPUTANDO GP A GP, VENCENDO NA PISTA, DAVA EMOÇÃO TORCER POR ELES.! OU ATÉ ANTES DE SENNA, QUE ERA MEIO EGOISTA, MAS DAVA SHOW NA PISTA.! NUNCA GOSTEI DO SCHUMACHER E TBEM NÃO GOSTO DO RAIKKONEN, PREFIRO O ALONSO, HAKKINEN, DAMON, VILLENEUVE!
    ELA A F1, NÃO PODE TER O DOMINIO DE UM CAMPEÃO, ANO APÓS ANO, VIRA UMA CHATICE INSUPORTÁVEL! ASSISTIR PRÁ QUE, SE VOCE SABE QUEM VAI GANHAR É SÓ AQUELE PILOTO, COM UM EXCELENTE CARRO NAS MÃOS!
    DUVIDO QUE O JENSON BUTTON, SERIA LIDER DESTA TEMPORADA, SEM A AJUDA DO RUBENS BARRICHELO! PODEM INJURIÁ-LO À VONTADE, MAS, QUE VOCÊS ASSISTEM AO GPS, PARA VEREM UM “BRASILEIRINHO” QUALQUER VENCENDO OS GPS, OU SENDO CAMPEÕES! QUANDO NÃO, É AQUELE CHORORÓ, NOS BLOGS DA F1!
    TORCI PARA O PROST, DAMON, VILENEUVE E A ATÉ PARA O MIKA HAKKINEN, NÃO FICO NESSA DE PATRIOTISMO, CURTO A F1 DOS BONS PILOTOS!
    VEJAM O JACKIE STUART, TRI, GENTE BOA, DE BEM COM A VIDA, FREQUENTA AS PISTAS DE F1, TEM O PATRIOCÍNIO DE UM BANCO INGLES, E ESTARÁ EM MONACO PARA CURTIR MAIS UM GP!
    SIM SENHORES, PODEM PROTESTAREM, MAS É A PURA VERDADE.

  • Ah, DESCULPEM!
    Esqueci o mais importante!
    Ninguém tem nada a ver com a vida pessoal do Max Mosley, inclusive desafio o jornalista deste blog a dizer que é um cara certinho olhando no próprio espelho! Vamos cuidar da notícia exclusivamente e raciociná-la se é ou não benefica para a F-1 e todos que a curtem, a vida dos outros não temos o direito de julgá-la…

    VM responde: Vida pessoal do Mosley, vamos ver… nada escrito sobre isso… está desculpado.

  • Não estou entendendo nada!
    A FIA é a única Federação internacional que funciona no mundo(A se a FIFA funcionasse como ela), o Max Mosley está tentando fazê-la ficar equalizada e a única coisa que escuto e leio são essas baboseiras concordando com o roll dos incompetentes que só fazem carros com muito dinheiro. Se são taão competentes assim, porque não aceitam o desafio de fazer carros bons com a verba de “apenas” 45 milhões de euros?
    Será porque ai sim, todas as equipes terão condições realmente iguais e descobrirão o bando de incompetentes que existe na F-1?? Parem e pensem!!!

  • Esse Mosley realmente ñ consta de Automobilismo. Alguem tem q começar um Impitchiman desse cara, vai acabar com a F 1.
    Seu “sado retardado”.

  • O Sergio Moraes foi o responsavel pela construcao do autodromo de Santa Cruz do Sul. Entao embora ele esteja se lixando para o povo, ele gosta de carreras! Todo mundo precisa de uma fuga para os problemas. Ai mandaram o Mosley parar de levar chicotada, ficou tantan.

  • O Max Mosley tá com ódio do mundo(filho morto, vida sexual escancarada, crise financeira), de tudo e de todos. “Que se explodam” ele pensa.

    O que no fim me da mais certeza que esses mandatos eternos de dirigentes esportivos e entidades que não são empresas como a FIA, só servem pra deteriorar suas imagens e acabar de vez com suas administrações. O dirigente já não tem mais ideias boas pra aparecer, começa a querer inventar e só faz merda.

  • Brawn, McLaren, Force India, Williams, Lola/Aston Martin, USqwerty, Addax e iSport correram na F1. Como vai sobrar vaga as veteranas correram com 3 carros. A Toyota vai para os campenatos relacionados a Le Mans, o que na verdade já estava decidido antes do teto. A Sauber BMW vai escalpelar os adversários no DTM. A Renault vai virar Nissan e também vai para Le Mans, com a diferença que também vai correr em Indianapolis, com carro proprio, claro. O que é exatamente a mesma coisa que a Ferrari fará. Já a Red Bull vai pegar todo o seu $$ e irá patrocinar esportes bem populares, como xadrez, skate de dedo, peteca e queimada. Ou seja, ficará tudo muito mais legal!