As melhores stats

INDIANÁPOLIS | Abri aqui meu Guia dos Curiosos das estatísticas para ver que pérolas Indianápolis poderia trazer para uma análise mais embasada de quem vai vencer a corrida ou como eu poderia aumentar meu conhecimento e cultura.

Comecei bem na página 259. O estado com mais vencedores em toda a história das 500 Milhas é exatamente o de Indiana. O honorável Joe Dawson, nascido em Odon, foi o primeiro, em 1912. Depois dele veio Howdy Wilcox (1919), LL Corum (1924), George Souders (1927), Louis Schnider (1931), Bill Cummings (1934) e o glorioso Wilbur Shaw (1937, 1939 e 1940).

Springfield fez um vencedor. Floyd Davis, provável tio de Homer Simpson, ganhou em 1941.

Logo viro a página e encontro a idade de todos os que foram para a galera com leite (ou laranja, num caso determinado). 32 é a idade ideal. Nove pilotos a tinham quando ganharam. Em relação aos carros, o 3 está no topo da lista, com 10 primeiros lugares. Helio Castroneves, que corre com o carro 3 e larga na pole, tem 34 anos. 

Prosseguindo, conto que 194 participantes das 500 Milhas tiveram a primazia de ter liderado ao menos uma volta no Speedway — neste caso específico, uma voltinha, 13 deles, como o pole de 1996, Scott Brayton — que acabaria morrendo antes daquela corrida em um acidente aqui na curva 1 — e Stephan Gregoire — que não correu aqui no ano passado por sofrer um acidente nos treinos, sendo substituído por Roberto Moreno.

Até hoje, o show de prêmios da Indy distribuiu US$ 39,3 milhões a todos os vencedores de 1911 e 2008, que não precisaram pagar sequer uma parcela do carnê do baú.  

Já que hoje há uma chance de 30% de chover em Indianápolis, posso afirmar, sem sombra de dúvida, que sete corridas não tiveram 500 milhas por causa do mau tempo. A menor delas aconteceu em 1976, em que só foram completadas 102 das 200 voltas.

Das 95 faces que estão expostas no troféu Borg-Warner, só uma aparece um piloto usando óculos, que é o glorioso Tom Sneva, que obteve a glória em 1983.

E para finalizar, 225 toneladas de gelo foram consumidas em 2008, muitas delas usadas para serem colocadas em copos de Coca-Cola, que vieram em mais de 12 mil galões para Indianápolis. 

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