Haja saco

SÃO PAULO | Resultado à parte, os treinos de hoje na Turquia foram muito chatos. Muito. Arquibancadas vazias. Desinteresse da maioria dos pilotos. As equipes bocejam para a sexta. Aí, daqui a pouco, chegam os comunicados de imprensa, e os comentários vão na linha: “Oh, puxa, completamos todo o programa, precisamos melhorar um pouquinho nisso ou naquilo, mas acreditamos num bom fim de semana.”

Já não é de hoje essa queixa. Enquanto a FIA e a Fota ficam aí de picuinha, de criancice, do você não brinca porque a bola é minha, deveriam pensar em algo que fizesse da sexta-feira algo válido. Que tal dar um ponto ao líder do treino para que se promovesse um trabalho intenso e uma atenção maior do público?

Os caros internautas teriam alguma outra ideia? Porque, sem eufemismos, é um saco. 

Ah, o Heikki Kovalainen foi líder. Deve-se levar o dia a sério? 

Comentários

  • Raphael Gallo,
    Estou falando de treinos livres. Antigamente, as sessões oficiais de sexta também eram precedidas de uma ou duas livres, que nada valiam e eram um porre. Mas, como ninguém transmitia ao vivo…

  • Ta ai uma boa ideia. Se tem o email do gaga max, manda para ele, quem sabe isto possa trazer um momento de lucidez para o porno-nazista e ele pare de querer acabar com a F1

  • por que não deixar a sexta feira com arquibancada livre?? ou a preços justos?? já que não tem público, pelo menos os desfavorecidos poderiam ver umf1 uma vez na vida em ação.
    que tal uma atitude pra crianças doentes, orfãs, etc… eles não são embaixadores da unicef (massa e alonso).

  • A única chance de salvar a 6a-feira é deixar as 9 equipes novas se inscreverem, e botar as 2 últimas deste ano junto com as 9 novas na pré-classificação na 6a (seriam 22 carros). Desses, 12 carros se classificariam para o sábado, onde teríamos 28 disputando os 26 lugares do grid. Até o Q1 seria interessante, pois os dois últimos ficariam de fora da corrida.

  • Ylan, há dez anos atrás o treino de sexta era classificatório tb. Tanto que decidiu muito grid de largada, pq em alguns sábados, os tempos não caíam…

  • Discordo do Sr., meu caro Victor. Treino de sexta-feira nunca valeu nada e sempre foi um porre. Acontece que, de uns anos pra cá, passa ao vivo, tem maior destaque. Sempre foi assim, vc acha que há 10, 20 anos era como? É chato mesmo. Tenho um blog e não assisti as sessões de hoje. Talvez assista a sessão de sábado. A|braço.

  • Caríssimos,

    sobre os treinos, pouco a dizer. Uma chatice só. Acho mesmo é que tinham qeu acabar com treino livre. SÃO 3!!! Po, não acabaram com o warm-up? as equipes morreram por causa disso? Então faz assim… “ah, mas tem q ter um treino na sexta, eles precisam acertar o carro…”
    Então deixa um treino na sexta. Cada piloto tem direito a duas voltas lançadas (meio como era a classificação até 2005). Aí o kra ia ter q pensar em: buscar o melhor acerto pra corrida ou fazer a volta mais rápida (e aí seria legal dar um pto ao mais rápido).
    E depois desse treino de sexta, o outro treino seria o classificatório de sábado (podiam acabar com essa besteira de fazer a Q3 com tanque cheio… pqp, pior não tem!)

    Bom, quanto à picuinha entre FIA e FOTA… confesso que Sir Max não vai ter mais o apoio da GWS… mas a FOTA tb não vai ter. Decidimos criar a FOFOCA (Federação Obrigatória para Fazer Os Caras Acelerarem – pq ninguém aguenta mais as briguinhas do tipo “a bola é minha!”). Já recebemos contato de um tal españolito, bom de braço; um canadense velhaco, que fala demais (e muitas vezes tem razão no que diz); mas nosso maior objetivo é fechar com a lindona da Bia Figueiredo… já pensou, ela e a Patrick sentadas no cockpit do GWS???
    Termino esta mensagem com um pensamento do filósofo moderno Sílvio Santos:

    “Ai ai ai, ui ui…”

  • Para que tudo animado todos os dias… hoje é so um treino. As pessoas nao se contentam com isso? afinal hoje é dia de trabalho no mundo todo, e as pessoas nao vao ao autrodomo ver nada mesmo. Se for para animar, vamos propor a corrida comecando na sexta e terminando no domingo.

  • Pré-Classificação para todo mundo, caso essas 20 equipes entrem para o campeonato.
    Sábado com classificação de 12 voltas, para saber realmente que é o mais rápido!!!

  • A ideia de pontuação é boa… Talvez os 3 primeiros no agregado dos tempos poderiam ser recompensados com poontos.

    Ou seria bom voltar com a regra que vigorou nos anos 1990, onde havia um treino de definiçao do grid na sexta-feira.

    Ou um critério parecido que foi usado nos últimos anos da Champ Car, onde o pole-position no “treino oficial” da sexta já tinha a primeira fila garantida para o treino de sábado.

  • Acho que a Fórmula 1 poderia se engajar e dar um exemplo (sem falso moralismo), não fazer o treino da sexta-feira.
    Não querem reduzir custos ?
    Ficam gastando pneus, combustível pra nada e não venham como esse papo de ajuste disso e daquilo.
    Ou vale algo ou fica em casa.

  • A melhor coisa é pré-classificação, mas pra isso é preciso carros.

    Que tal dar uma vaga ao líder de sexta, na Q3? Ou ao menos na Q2?

  • Nada que uma pré-classificação não resolvesse… e ainda unia o útil ao agradável(e completamente improvável)

    P.S.: E eu aposto que se tiver pré-classificação, Roberto Moreno ainda arranja uma vaguinha.