MENU

8 de junho de 2009 - 15:01F1

A vitória da Fota

SÃO PAULO | A Fota ganhou. A Autosport publicou há pouco que Max Mosley enviou uma carta às oito unidas equipes da associação pedindo que entrem no campeonato do ano que vem em troca da participação na feitura do regulamento do ano que vem. O que em linhas mais diretas quer dizer: façam as regras que quiserem para 2010 que a FIA aceita e assina embaixo.

Quando Frank Williams disse que tinha 100% de certeza de que tudo se arrumaria, tinha razão. No fundo, todos tinham. A F1 não iria aguentar, mesmo com o valioso nome e a marca que é, ter Williams e Force India como suas protagonistas, além de Pendrive, Superfundo do Poço e Piscinon do Cumpadi, por exemplo. Mosley viu que pilotos e equipes estavam tão fechados na mesma ideia que a ameaça de racha era real — fala-se até que procuraram a Dorna, que toca a MotoGP, para que ajudasse a organizar um campeonato paralelo. E escrevem, em sua missiva de abertura de pernas, que é “simples” achar uma solução.

Ou seja, depois de todo mis-en-scene, tudo se resolve assim, num estalar de dedos. E a história chega ao fim. Na sexta, a FIA anuncia as dez atuais e as três peneiradas. E a vida continua.

9 comentários

  1. Henrique disse:

    Victor, o que eu acho bacana nessa história toda é de poder ver um grid da F1 cheio novamente. Com 26 carros, a tendência é que as corridas fiquem menos chatas. Lembro da Simtek, Pacific, Footwork, Larrousse… só para citar algumas, e a F1 era mais divertida com essas equipes pequenas, sem vínculo com montadoras. Então, que deixem novas equipes entrarem.

  2. João Ferreira disse:

    Não sei não, tem a notícia do acordo entre as montadoras que pode custar 50 mil euros, eu acho, para quem descumprí-lo, será que quebrarão este acordo e fica por isso mesmo….

    E outra, o Pres. da Fia, o véio sadomasoquista acho que tem carta na manga, acho que irá trocar apoio político para ceder nas regras e assim tudo fica como esta….

    Só acho que quem ficou na pior serão as equipes novas, pois entrarão no ano que vêm para nunca mais….os custos serão bem altos e não tem apoio de ninguém….

  3. rodrigo disse:

    Não acho que a coisa seja tão simples.
    Na carta diz que o novo regulamento tem de ser aceito por todas as equipes.
    E as que entraram? Vão aceitar a retirada do teto orçamentário se foi justamente isso que as levou pra lá?
    Sei não. O Max Móle tá é querendo dar o pulo do gato.
    Vai se sair com essa depois. “Nos deixamos que eles entrassem em acordo, como isso não aconteceu, retomamos o controle e fizemos o que achamos melhor para o esporte, o teto continua”.

  4. Arlindo disse:

    Tem um detalhe nas notícias que parece passar desapercebida ou apenas é citada de forma indireta: Mosley falou para que todas aceitem (com as novas regras) e em seguida as regras serão discutidas e alteradas “por unanimidade”.
    Estou certo se penso que “por unanimidade” significa que as 13 equipes precisam aceitar as mudanças ?
    Ora, se as 3 novas estão entrando justamente por causa da limitação de orçamento porque elas aprovariam mudanças num regulamento que as favorece ?
    Sem falar que, como existem 10 querendo e só 3 sendo aceitas, Mosley pode negociar essa “fidelidade” para definir as escolhidas.

  5. hanle disse:

    Acho que isso é uma armadilha da raposa Mosley.
    Os times tem que aceitar incondicionalmente as regras dele para 2010 e depois vão discutir novas regras.
    Até aí tudo bem.
    Mas essas “novas” regras tem que ser unânimes, com todas as 13 equipes. TREZE.
    As oito da FOTA, as duas não FOTA e três NOVAS.
    Placar: FOTA 8 x 5 FIA.
    Ganhou de goleada, podem pensar uns.
    Tem que ser 13×0.
    Sabem quando isso vai passar?
    NUNCA.
    O titio Mosley não vai deixar e fica as suas regras do jeito que ele quer.
    Não caiam nessa…
    Eu não cairia.

  6. Marilia Compagnoni Martins disse:

    mezzo margerita, mezzo muzzarela

    tio max deve ter sentido que o buraco desta vez era BEM mais abaixo, e afinou

    mas como escrevi no blog do patrão, que bom seria uma F1.1, com as demais equipes, recuperando antigos autódromos, e com corrida toda semana…

    não sei se os que trabalham com isso iam gostar tanto qto os q apenas assistem… hehehe

  7. LeoAndery disse:

    Ué… mas antes não tinha acabado tb?
    De qqer forma, a pizza tá no forno já… daqui a pouco fica pronta…

  8. DIOGO DANTAS disse:

    Felizmente a parte que deveria mandar conseguiu uma vitória importante, basta saber ao final das negociações se a Fota não terá seu trófeu tirado nos bastidores, no tapetão.

  9. Nadson disse:

    Pois é. A velha raposa continua a mesma. Espremeu até onde deu as equipes e, no final, dá a sensação de gostinho de vitória para que elas se sintam felizes.

    Em contrapartida, mantém o domínio da categoria, das equipes, da grana…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *