O acidente de Caffi

SÃO PAULO | Já que o citei outro dia aqui, creio que muitos mal sabiam da existência deste acidente. Mônaco, 1991, andando de Footwork, e crash!

Deu sorte de sair ileso.

Comentários

  • O que eu lamento mesmo é o fato de que Damon Hill foi campeão do mundo, e que pilotos como Caffi, Martini, Larini e Tarquini não tiveram um carro que lhes desse ao menos a chance de tentar lutar por pódios. O Larini ainda teve (pouquíssimo tempo, é verdade) uma Ferrari nas mãos – e foi segundo em Imola/94.

  • É um mistério como esses pilotos conseguem bater tão forte numa pista de baixa velocidade.

    Em 91 a F1 ainda era meio periogosa, mas pelo menos o volante do Caffi não virou um “8” e ele não ficou estirado na pista como o Martin Donnelly em Jerez, 1990.

  • Engraçado que no pouco de deu p/ ver o Williams do Patrese, ele ficou muito parecido com o do Senna (imola 94) depois do acidente. Claro que a proporção do acidente foi menor, mesmo assim comprova a tamanha fatalidade que foi o do Senna.

  • Nesse mesmo modelo o grande Michele Alboreto bateu na Tamburello(!) quando a asa dianteira rachou… Me chamou a atenção o tamanho GIGANTESCO do motor Porsche e a inesxistente ligação mecanica entre ele e o cambio… para o cambio sair daquela forma, como é que o Caffi trocava as marchas? a imagem do fiscal levando o trem traseiro é incrivel, pois simplemente pega e a empurra, nem ao menos as rodas travaram…
    Alias tem alguem por aqui que tenha uma explicação mecanica para o fato?

  • Eu não me esqueço em função do eixo traseiro que ficou quase íntegro, nem parece que bateu. Daria um belo enfeite para a casa.

  • Voltando a acidentes em 91, ainda teve a capotada do Senna na Peraltada, no México, outro acidente de maiores proporções em um teste em Hockenhein mas que não tem vídeo, uma batida muito forte do Schumacher em Suzuka na curva de alta que antecede o triângulo Cassio. São alguns que eu me recordo.

  • Essa batida deve ter sido no treino da manhã se não me engano. No meu serviço não consigo ver o Youtube, mas se não me engano, foi no S da piscina.
    Eu tenho o segundo treino completo em VHS.

  • Nos dias de hoje essa batida quebraria a asa dianteira e entortaria bastante a roda. Mas o que é isso? O carro desmontou! Concordo com quem disse que o carro era de isopor.

  • Muito interessante! Comprei uma das últimas revistas Autosport e tinha uma pequena máteria falando sobre esse acidente. O Caffi falou que mal lembra de como aconteceu e que raspou o capacete no guard rail….
    Contou também do motor Porsche, que segundo ele era muito potente 650hp mas só rendia em altas rotações……
    bons tempos aqueles de V12, V10, V8….

  • Minha esposa faz uma torta que é mais forte que esse carro. Gostei recolherem o trem traseiro, rodando feito carrinho de pedreiro.

  • A batida não foi fraca, óbvio, mas fala sério, Victor. Não identifiquei o ponto exato (mas só pode ser o Cassino ou Louis Chiron – provável), mas de boa, o carro deve ter sido muito mal feito. Bater de frente e dividir o carro daquele jeito?

    Curioso é que o narrador fala em “melhorias da segurança” pelo fato de ele ter saído ileso. Infelizmente, ainda havia muito o que melhorar.

    P.S. Amo a temporada de 1991 da F1, a primeira que acompanhei de verdade, com lucidez, hehehehe.

  • É. E depois ele quebrou a mandíbula em um acidente de carro na Itália dias depois.

    Isso porque ele tinha se quebrado todo em um acidente de moto no começo do ano anterior, além de um acidente no qual ele quebrou o joelho, no GP de Portugal do ano anterior também.

    Esse daí é pior que o Dani Pedrosa ou o Jorge Lorenzo.