Menos que um boi

SÃO PAULO | Existe aquele ditado que é usado por muita gente, por mim mesmo, que fala que se dá um boi para não entrar numa briga, mas uma boiada para não sair dela. Desde o começo, a FIA sabia que ao menos provocaria um alvoroço ao tentar impor um limite de gastos na F1 para que 1) as montadoras não gastassem à beça em tempos de crise e prejuízo financeiro à indústria automobilística e 2) para que novas equipes pudessem se animar e entrar numa categoria em que só 20 carros desfilam, dando como mote a renovação das ideias dos engenheiros na busca de algo próspero com orçamento restrito.

Foram uns 50 dias nessa historieta que uniu dez equipes sob a batuta da Fota contra a entidade que define as regras do campeonato e, mais para o fim, também contra a FOM de Bernie Ecclestone e sua divisão injusta e maléfica. A briga estabeleceu-se, e diante disso, quem pulasse para o outro lado, isto é, quem aceitasse as proposições da FIA, seria deserdado. Foi o que ocorreu com Force India e Williams.

Reuniões vieram, declarações duras surgiram de bocas influentes como as de Luca di Montezemolo e, em menor escala de importância e valor, de John Howett e até Carlos Ghosn. Basicamente, defendiam que a FIA não tem que ser uma avalista financeira, gasta-se quanto querem e toca-se a nau da competição em corridas. E então surgiu a ameaça do racha, da formação de uma categoria paralela, porque sob condição alguma nenhuma das oito equipes juntinhas por um lacinho rosa de cabelo feminino se submeteria a tal acinte. As cinco montadoras chegaram a assinar um “acordo de arrego”: quem pulasse fora do barco pagaria € 200 milhões às que ficassem, € 50 para cada.

Denotou-se uma formação de guerrilha não beligerante, porque a FIA, por mais acuada que estivesse diante da armada do inimigo, o máximo que fez foi tentar aumentar o valor do teto orçamentário que havia proposto para £ 100 milhões. Mosley, quase septagenário, que nos últimos dois anos teve dois baques fortíssimos em sua vida particular, não esmoreceu. Fincou sua bandeira de corte de custos. Pagou pra ver no que dava. Divulgou a lista de inscritos pondo Ferrari, Red Bull e Toro Rosso na F1 2010 indubitavelmente e marcou as outras cinco da Fota com um asterisco dando uma semana de prazo para negociações.

As cinco “estreladas” mais as três que foram postas como certas espernearam e continuaram unidas. Não, não e não, e não vamos correr na F1 com este limite de grana bocó. Estava quase certo: oito equipes, três carros para cada, um supercampeonato de 24 carros.

Então a FIA resolveu mostrar qual é que é, que a Fota quer apitar mais do que deve, numa daquelas cartas que parecem aquelas que fãs fazem no papel higiênico ou na folha de sulfite e que dão uns 40 metros. E com o pau à mesa, Mosley deu o recado no fim, mas teve quem ouvisse do sumo-presidente palavras como “o teto fica, e eles que vão reclamar com a puta que os pariu”. Mas as oito putas que pariram as montadoras não precisaram sentar para aguentar a choradeira. 

De pires na mão, as oito pediram desculpas. Foram meninas más. Resolveram se “comprometer para buscar uma conclusão urgente ao debate envolvendo o campeonato de 2010” e pediram ao tio Mosley que “considere este movimento significativo” para “evitar a saída de equipes importantes”.  Meninas más que, na verdade, deram uma de virgens puritanas…

A F1 está salva, em suma. Ótimo para quem gosta deste esporte, e ótimo porque acaba com essa ladainha sacal. Mas disso tudo, o que deve ficar bem claro para todos é que as palavras e as posições destes homens engravatados, de nariz e cavalo empinado, que ficam vez ou outra a dizer que vão sair, que representam as equipes valem pouco. Valem muito pouco. Valem menos que um boi. 

O preço do belo nelore está entre R$ 2.000 e R$ 2.500. A parcelinha de 14 prestações.

Comentários

  • Amigo,

    Vc não deve ser brasileiro…pq demonstra não saber nada de novela…

    Na novela da F1 o fim ainda não estava escrito..penso que só vc apostou que a F1 continuaria assim.

    ACABOU!!

  • Ignorando que a atual crise é culpa dos desmandos de Mosley desde que comanda a FIA, seu texto teria alguma lógica.
    É aquela história, o Mosley é tão esperto na argumentação que engambelou todos os jornalistas…
    O dia que sair da FIA sai rico, pelos 100 anos de direitos da F1 que ele deu de graça ao Ecclestone. Com certeza tem muito a ganhar com toda a palhaçada que ele criou na F1 nos últimos tempos. E quem colocou ele lá? Ecclestone, com seu plano de extrair da F1 tudo que pudesse, independente dos custo esportivos.
    Várias manobras de redução de custo forma vetadas pela Ferrari ao longo dos anos, como o sistema de treinos extras nos finais de semana de 2003. E quem fez o acordo especial com a Ferrari, para manter o poder que tinha pelo pacto de concórdia?

    Se hoje a Ferrari é um elefante branco, cuja estrutura teria que ser resetada para diminuir o orçamento, é em grande parte culpa da FIA/FOM, que a mimou e alimentou com premiações maiores que os demais.
    Vir agora posar de paladino de justiça que só pensa no bem de todos é uma palhaçada de Mosley que só compra quem é iludido pela sua argumentação falaciosa.

  • Enquanto as regras forem decididas unilateralmente sem aprovação da FIA ou FOTA, ficará sempre esta guerrinha, não duvido nada se no ano que vêm teremos mais uma vez esta guerra, podendo sim acabar com equipes já no próximo campeonato, Renault virar Briatore GP, Toro Rosso virar Superfund qualquer coisa, Toyota virando ou se unindo a outra equipe, algo assim.

    O limite orçamentário é uma das medidas que fará sobreviver a categoria, contudo a categoria não sobrevive também sem o avanço tecnológico, por enquanto, tá 1 x 1….

  • Se tem jornalista esportivo assistindo canal do boi na tv, é pq o assunto é realmente pra botar a mimosa na relva…

    Cenas da próxima novela: Alonso na Ferrari ano que vem. Quer apostar??

  • Que haveria F1, no fundo todo mundo sabia. Chato será seguir aguentando a voz e os interesses insuportáveis de Galvão Bueno, para quem não usa o kit anti-Galvão. Argh.

  • Ué, uns dez dias atrás o blogueiro não fez a afirmação: A FOTA ganhou. E ainda tirou uma com a cara do grande Max Mosley ?

    Bravo Max, mais uma. Mostrou prá esses caras que gostam de brincar de carrinho de um bilhão de dólares ( com o dinheiro alheio ) que cachorro prá comer osso tem que confiar na goela, senão engasga.

    E quanto ao Bernie ? Bem, esse é um gênio. Um dia ainda vou mandar fazer uma estátua dele em tamanho natural prá usar como chaveiro.

    Ao blogueiro, depois da sua singela e inocente dedução depois que o Max mandou uma cartinha para os teams, fica a lição: Boi deitado, não é vaca.

    []´s

    VM responde
    : O professor mudou o time, eles viraram e ganharam os 3 pontos.

  • Como é que as equipes aceitam correr em uma gategoria onde nem os pneus de seus carros elas podem escolher?
    São obrigadas a correr em horários ridiculos, colocando a vida de seus pilotos em risco. Aceitar os circuitos impostos pela FIA, correr no meio do deserto, a noite, no fim da tarde com o sol cegando os pilotos…
    Como é possível que isso aconteça e uma Ferrari da vida não faça nada para que mude?
    O lucro do Luca é muito grande mesmo. Sair da F-1 é dar um tiro no pé, ou no bolso.

  • Continuando a sessão “Globo Rural” do Blog, esses ‘bois de 14 parcelas’ são apenas o micro-topo-da-piramide … Como o Alan disse, são os animais de exposição, de melhoramento genético e da especulação financeira … Valem muito mas seus donos são tudo, menos fazendeiros …
    Um boi normal é vendido por arroba … Tem seu peso real dividido por dois( chifres, ossos, couro) e doque sobra a gente ainda dá um quilo p/arroba para o frigorífico, que nos paga com 30 dias, quando paga …
    É dura a vida de quem se aventura a alimentar a população do planeta …se não tiver outra fonte de renda, tá ferrado …

  • Quanto ao nelore, essas são as médias em 14 parcelas, como é o costume dos leilões que os ofertam. Por aí seu valor real ruma pra 28 ou 35 mil reais.

    Há gente mais corajosa, porém. Já vi por aí quem comprasse garrotes por 50, 100, 180 mil mangos. QUASE SEMPRE EM 14 PARCELAS.

    E ainda acham pouco. Porque o retorno que dá depois em prenhezes, títulos em exposições, boas campanhas no ranking nacional, entre outros atrativos, cobrem o investimento.

    VM responde: Boa, Alan. Grazie!

  • é isso…na hora de colocar o pau na mesa, o velho Max mostrou que, apesar dos chicotinhos, o dele é maior do que o dos playboys faladores..

  • hahahaha, ótimo o texto! E é a pura verdade… Essa queda de braço chinfrim, chata e de egos entre a FIA e a Foto já tinha cansado todo mundo há muito tempo.
    Tinha cansado até a nós, leitores, que gostamos do site Grande Prêmio, mas este, cumprindo com o seu papel de nos trazer informação completa e atualizada, tinha que bater sempre na mesma tecla, da politicagem.
    Esperamos assim, que este fim de semana já se fale muito mais em esporte, em Silverstone, em ultrapassagens e estratégias, do que em cartas, brigas, engravatados, etc.
    Ufa!