Boizinho chucro

SÃO PAULO | É, e a Fota rachou a F1. Parecia que tinha enfiado o rabinho entre as pernas cedendo depois de longos dias de briga, a FIA também acenou com um acordo, e agora surge este comunicado surpreendente de que as partes não falam, de fato, a mesma língua.

Não é boizinho chucro, como disse o blogueiro Alan Dias. A Fota comprou o nelore mais caro do mundo. Honrou cada centavo pago nele ao jogá-lo na arena contra Max Mosley e seus comparsas. E virou totalmente o jogo, porque põe o boi do veterano dirigente na reta.

O mundo da América já aprendeu que dividir uma categoria importante em duas não trouxe benefício algum. Não há cabimento achar que vá dar certo um campeonato sem Ferrari e cia., mas com a chancela F1, e com equipes como Marche, Piscinon do Compadi, N.Sync e outras que ninguém ainda sabem quem são. A Lola é quem deve estar chorando os bois derramados.

O GP da Inglaterra foi para o espaço, em termos de importância, diante desta notícia. Tudo que surgir vai ser em decorrência da decisão de BMW, Brawn, Ferrari, McLaren, Red Bull, Renault, Toro Rosso e Toyota de abandonar a F1.

A segunda parte desta grandiosa novela, por vezes sacal, vai se desenrolar em como fazer para que unam Fota e a F1 novamente. E isso vai longe.

Só para completar: Ben Linus, o personagem de Michael Emerson em Lost, todo ardiloso, sempre com um plano na cabeça, jamais pensava que algo lhe pudesse dar errado. Viu a filha, Alex, ser morta a sua frente. Max Mosley está em situação semelhante. 

Comentários

  • Eu, particularmente não acredito em separação FOTA/FIA,isso é mais pressão das montadoras,liberando o orçamento para desenvolver suas tecnologias,tudo volta como antes.
    Agora essa FOTA é mesmo F…! é tão idiota que já pensam em tirar o GPBRASIL do calendario se realmente separarem,vão ser jegue assim no raio que o parta.
    Agora, por favor esses locutores da Globo,deixem de errar tanto, os caras até parece que bebe pô, os caras nasceram os dentes na Formula 1, e tem hora que nem sabe quem é quem nos carros,olha coloque a barba de molho, RECORD vem ai.

  • Isso éstá muito estranho. Estamos já na segunda quinzena de junho. Acredito ser muito tarde pra criar um novo regulamento para o ano que vem, além da montagem de um novo calendário, reserva de autodromos, hoteis, viagens…o necessário para projeto e confecção de novos carros, etc … ainda considero isso jogada politica e que esteja servindo apenas como pressão contra a FIA.
    Se as equipes da Fota têm isso tudo pronto já em mãos, então o racha já estava decidido e a carta de Max Mosley sobre as negociações tem toda razão de ser. Vamos ver nas proximas semanas!

  • Sobre a “Fórmula Fota”:
    Onde essa categoria poderia correr?
    Existem alguns autódromos tradicionais disponíveis (sem ligação com a FIA, entenda-se), o que poderia dar uma cara maior de F1 para essa categoria:
    Silverstone, Jerez, Estoril, A1-Ring, Imola, Paul Ricard, Montreal, Indy, Mexico, Fuji, Buenos Aires.

    Com mais Spa, Monza e, pela tradição, Mônaco, já teriamos um campeonato que não deveria nada a ninguém.

    Acho que nínguem ia sentir falta do tio Bernie.

  • Que racha que nada. Que F1 acabou que nada. Que vão criar nova categoria que nada. Amanhã a FIA solta a relação das equipes de 2010 com todas essas rachantes. Por que a Fota soltou o comunicado ontem? Para no dia de hoje pressionar a FIA. É óbvio demais. Parece novela do SBT.

  • Ei Victal, só lembrando que a CART foi criada exatamtente como a FOTA e este possível campeonato em 1979, a partir da cisao dos times com a federação norte americana. A partir de entao se fortaleceram e alcançaram o relativo sucesso do início dos anos 90.

    Pelo que me lembro, somente AJ foyt foi contra a criaçao desta liga, mas seus descendentes acabaram participando da indycar em anos posteriores.

  • E realmente não havia interesse algum em chegar à um acordo pela FOTA. A única coisa que interessava era controlar a categoria. Mesmo com Max abrindo mão de mais algumas coisas no final não adiantou absolutamente nada. Fica aqui o meu mais sincero obrigado à Ferrari por dividir a F1. Que os convidados dela se sintam confortáveis com as regalias oferecidas no motorhome enquanto nós, meros fãs, nos desdobremos para tentar ver algo que presta. Pelo menos é a minha opinião.