Leãozinho de treino

SÃO PAULO | Foi um treino classificatório estranho. Sei lá, chato, chocho, insosso. No dia em que Mark Webber parecia desencantar, faiô, como diria o tio do interior. Aliás, se na Austrália o torcedor tiver a mesma expectativa que aqui, tá na roça, como diria o Britto Jr. para aquele programa tresloucado na fazenda.

E é bom às vezes desfazer alguns mitos. Vez ou outra se fala que Webber é leão de treino. Pois neste fim de semana o piloto da Red Bull completa 129 corridas. Nunca conseguiu uma pole para contar história. E no ano toma de 8 a 0 no placar das classificações no grid contra Sebastian Vettel. Foi atrapalhado por Raikkonen na volta final. Acontece.

Vettel que não comemorou como sempre a pole. Não se ouviu nem sua conversa via rádio. Está ficando comum já. É a quarta na carreira.

Rubens Barrichello é segundo no grid. Algo muito melhor do que se desenhava para o fim de semana. A Brawn ficou relegada, e o brasileiro também, por ser Silverstone, casa de Jenson Button, tal. E Button sai em sexto, a pior posição em 2009.

O tal do leão de treino sai em terceiro e Jarno Trulli, outro que para quem não se dava nada, é quarto. Kazuki Nakajima em quinto mostra o quanto o treino foi esquisito.

Felipe Massa em 11º, uma surpresa pelo mau desempenho — admitiu erro na volta final —, e Nelsinho Piquet em 14º, o que não espanta nem mosca — quebrou algo no carro, disse. Lewis Hamilton, o campeão mundial, é penúltimo. Vai mal, o rapaz.

Para amanhã, sem previsão de chuva, as Red Bull devem ter certa vantagem. Vai depender, oh!, da largada. Do que Barrichello conseguir. Se for que nem na Espanha, tem chances de vitória; se repetir Austrália e Turquia, tende à execração.

Minha aposta ainda é em Webber. Confio em Pai Zulu. Mas também porque Webber foi autor da frase do ano: “Kimi estava, sei lá, bebendo vodca ou dormindo. Sei lá que diabos ele estava fazendo ali.”

Comentários

  • Ele é “leão de treino” desde 2003, Fernando. Na Jaguar ele era mais rápido que o Couthard tanto em treino quanto em corridas, basta ver as classificações dos mundiais em que foram companheiros de equipe. Só que os melhores resultados da equipe foram em corridas “atípicas”, onde a experiência do Couthard contou, como no pódio de Montreal.

  • Era Leão de treino nos tempos de David Coulthard, que só gostava de andar de tanque cheio. Largava sempre bem atrás do Webber, tanque cheio, vinha para uma parada, como quem não queria nada e de repente estava lá na zona de pontuação: quinto, sexto ou mais para frente, conseguia melhores resultados. Já Webber, se classificava lá na frente, mas na hora da corrida não conseguia muita coisa. Por isso a expressão “Leão de treino”

  • Vale lembrar que o Button está apenas em 6o., não muito longe… E na frente dele estão Nakajima e Trulli… (cartas fora do baralho??) e Button tem a mesma quantidade de gasolina que Rubens. Uh…como Button tem sido mais rápido que Rubens em todas as corridas, eles vão correr um contra o outro. Se Rubens não passar Vettel acho que Button termina na frente do Barrichello.

    Vamos esperar pra ver…pelo menos as corridas em Silverstone são sempre muito boas.

  • Fala Victor,

    Acho que a única chance do Rubens é passar o Vettel na largada (largar para frente…) e fazer um ritmo forte pra abrir. Ele está mais leve que os dois primeiros e portanto vai parar antes. Como as RedBull estão muito rápidas eles vão chegar fácil quando os carros estiverem mais leves.

    Ainda assim, existem uma série de fatores que sempre atrapalham o Rubens: o carro, a estratégia, o Button e Ele mesmo. Mas eu continuo apoiando o Rubens… enfim

    Sobre as RedBull, tenho o sentimento que dá Webber porque além de consistente, ele não tem feito algumas das besteiras queo Vettel fez este ano (Australia, Mônaco) e parece que o Vettel se incomoda quando o companheiro está logo atrás ou qdo está sobre pressão… vamos conferir.

    Ah, finalmente sobre se comentário em relação a expectativa da torcida Australiana, eu posso comentar isso porque moro em Sydney e acompanho tanto os noticiários esportivos quanto a opinião de alguns australianos: Eles são muito orgulhosos pelo simples fato de terem um australiano na F1. As notícias e manchetes são sempre com uma visão positiva, mas sem serem idiotas em esconder fatos. Preferem ver o lado bom do esporte e do piloto. E, quando não tem muita coisa boa pra falar do piloto da casa, eles focam em elogiar a corrida e o piloto que está melhor, no caso o Button.

    Confesso que gostaria que a imprensa Brasileira fosse assim. Acho que tanto Rubens como Massa e Piquet, independentemente dos resultados deles, deveriam ser respeitados. E, se não tem muita coisa boa pra falar, falemos de quem está merecendo, no caso Button. Apesar que eu acho que Rubens está melhor que todos os outros depois do Button, afinal ele é o 2o. do campeonato, mesmo sem ter ganho nenhuma corrida.

    Enfim, pra resumir esse blablabla, acho que finalmente vai dar Webber, apesar de torcer para o Rubens.

  • A minha aposta é que Webber fica em segundo, atrás do Vettel, depois vai beber vodka e finalmente dormir.

    PS: Frase do ano?? Só?? Frase lapidar da história da F1, uma das mais inteligentes de todos os tempos.

  • o weber ñ ganha de ninguen victor vamos estudar vc e pago para isso f1 ñ e para falar besteira tem muitos outros esportes para vc achar achismo

    VM responde: Vou decifrar. Volte outro dia.

  • A fama de leão de treinos é injustificada, era uma característica do carro da Jaguar de 2003, muito rápido numa volta só. Reforço, característica do carro, não do piloto, que na verdade prima pela consistência.

  • Ahhhhhhhh, e quanto ao Webber: neste ano ele tem sido inferior ao Vettel em treinos, mas bastante consistente nas corridas. Pode ser que surpreenda amanhã.

  • Red Bull leva essa, creio eu. E com dobradinha, inclusive. Quanto à Brawn, não se espante se ao final da corrida Button ainda chegar à frente de Barrichello.

    Lembro-me do gp do Brasil de 2006. Rubens largando em 5º, Button em 14º. Button terminou em 3º e Barrichello em 7º.

  • Scuita qui!
    Pai Lu diz: Barrica primeiro (ele gosta da pedraprateada), Tião Vettel segundo, e Marko perna quebrada terceiro.
    Depois corrida e fama recebo clientela.
    Previsões sobre a vida do otário (quero dizer, cliente):
    Compreta dé real.
    Boca inteira oito real;
    Meia boca cinco real.
    É pegá ou largar.
    Aliás, pegá um real.
    Aceita passe

  • Pai Zulu já trocou os óculos, que estão fracos? Vai dar Barricha na cabeça, não sei de quem… A propósito: como ficou sua situação junto à ANP?

    VM responde: Xxxxiu… quieto, Alexandre, me deixaram em paz…

  • Button é veloz e consistente na corrida. Mesmo saindo em sexto acredito que chega em segundo atrás de Vettel. Barrichello é o mistério de sempre que nem pai Zulo apostaria. Os outros vão só compor o grid a luta vai ficar entre Brawm e Red Bull.

  • No começ do fim de semana achava que o Barrica tava fora, mas hoje ele mandou muito bem (aindanão vi os pesos).

    Aposto nele. Mas sou suspeito. Quase sempre aposto nele. E quase sempre erro. Mas continuo apostando…