Sobre Massa

SÃO PAULO | Vale mais do que uma menção a Felipe Massa.

Massa começou precocemente na F1, mal e imaturo. Foi sacado na Sauber, passou uma temporada como piloto de testes da Ferrari, voltou a ser titular na mesma equipe, teve Jacques Villeneuve e Giancarlo Fisichella como companheiros, aprendeu, substituiu Rubens Barrichello na Ferrari para ocupar a mesma posição que o compatriota tinha, a de segundão, para servir Michael Schumacher. Não era nenhum talento exuberante. Schumacher saiu, veio Kimi Raikkonen, e o finlandês foi campeão naquele ano em que a McLaren fez questão de perder o título.

No ano passado, Massa iniciou o ano da mesma forma que começou a carreira na F1, a ponto de se falar que seria substituído. De repente, Felipe mudou. E não fosse a última curva do GP do Brasil, seria campeão.

Dificilmente se vê Massa cometendo erros. E quando os faz, assume. É um piloto consistente e consciente. Largou em 11º hoje na Inglaterra e veio num ritmo que o permitiu até beliscar um pódio. Com uma Ferrari que não é uma Ferrari — mas, ao menos, não é uma McLaren, uma BMW ou uma Renault. Cinco pontos no bolso, 16 no Mundial, e assim caminha a vida.

Com a confirmação de que se tornou um piloto realmente de ponta.

Comentários

  • Piloto diferenciado, mesmo, só Alonso.
    Vettel tem tudo para o ser.
    Ganhou corridas com carros inferiores, superiores.
    Sem sustos.
    Button não é grandes coisas. Tem, sim, um ótimo carro. Como o tinham Mika Hakinem, Vileneuve, Damon Hill e Lewis Hamilton.
    Shumarcher é um caso a parte, pois SEMPRE teve os melhores carros. Será que ganharia nas condições do Alonso? Alonso chegou e com um carro pareado, o bateu duas vezes.
    E com um carro pareado, quase ganhou outro mundial, não fosse o favorecimento ao Hamilton.
    Rubinho despontava como um grande talento, mas promete muito, o que nos causa esperança e desapontamento.
    A nós, nos resta esperar pelo Senna. B. Senna, C. Senna, D. Senna
    já que o A. Senna nos deu muitas alegrias.

  • Talvez haja equívoco no comentário.
    Piloto de ponta? quase não erra? tá bom, sei.
    E as 10 rodadas numa mesma corrida? não conta?
    Piloto mediano.
    Que venham luca di grassi e bruno senna.

  • Desculpe ROD, mas acredito que Massa esteja abaixo de Alonso, Button e Rubens (esses dois pelo avião que estão pilotando e sabendo aproveir disso), mas acima de Hamilton, Raikonnen, Kubica e os outros, (para comparar os atuais)
    Quanto ao Mansell diria que ele seria mais um “showman” ao estilo de Gilles Vilenueve que levantava a platéia em qualquer GP, mas troféus já era um pouco mais difícil, só ganhou campeonato por que tinha um “carro de outro planeta” …senão nem título ele teria, pois vimos ele perder diversas corridas praticamente ganhas….por pura barbeiragem e falta de saber lidar com a pressão dos adversários (principalmente Senna e Prost)
    Quanto ao Gerhard Berger, esse foi “o melhor segundo piloto de todos os tempos” nem compare Massa com ele pois o Massa tem sim gana de ganhar corridas o Berger seria mais para o time do Rubens.

  • Massa é um piloto médio, do nível de Damon Hill ou Gerhard Berger.
    Hoje o único piloto realmente bom, de nível alto é o Alonso, comparavel ao Piquetzão e Mansell.

  • Filipe, de Portugal, seu comentário traduz exatamente, no detalhes, como vejo o Massa na F1. Também torcemos para que Portugal também tenha um piloto na F1, quem sabe?

  • Acredito que o Massa aina será campeão, pois tem competência e equilíbrio para isso. Quanto a alguns pilotos que temos no grid e que tanta gente “endeusa”. Basta que o cara faça uma ou duas boas corridas para entrar parao “hall” de melhores pilotos da F1 atual…
    o Kubica: nunca ví nada demais no que ele anda fazendo ou fez, tirando uma ou outra ultrapassagem mais ousada…hoje que tem um carro ruim não consegue se destacar de seu companheiro (as vezes anda até atras dele). Portanto ainda tem muito pra mostrar.
    Button: está na hora certa no carro certo, assim como esteve Hakinnen, Vilenueve e Damon Hill…resta saber se vai conseguir manter essa liderança no campeonato (e a gente é obrigado a ver o cara dando um baile no Rubens, esse sem comentários)
    Hamilton: ganhou um título, mais porque a Ferrari e Massa perderam do que por méritos próprios, porque agora com essa carroça, não consegue desenvolver nada e ainda toma baile do Kova de vez em quando…perder pra esse vai ganhar de quem….

    O Vettel parece ser uma grande promessa, espero que sim, pois jea tivemos muitos exemplos de corredores que fizeram bonito em equipes médias/pequenas e quando foram para equipes grandes…sentiram a pressão. Que o diga o Sr. Jean Alesi que muitos devem lembrar de suas corridas na Tyrrel brigando com Sena de igual pra igual em Detroit…ae foi pra Ferrari e deu no que deu…apenas tem o mérito de ter a maior média de velocidade em uma volta da história…em Monza se não me engano.

    Quanto ao blog, sem palavras, está ótimo e acompanho sempre!
    grande abraço e sucesso!

  • Considero o Massa um dos melhores da F1. Gosto de torcer por ele.
    Em Silverstone, achei que a Ferrari errou de novo na estratégia. Colocaram somente 8,2 s de combustível no primeiro pit-stop, com medo de perder posição para o Trulli, (mas ele voltou bem à frente dele, não é?).
    No 2º trecho ele andou muito mais que o Barrichelo e Rosberg. Se parasse depois levaria o 3º lugar do Rubinho.

  • Eu acho que o Massa é um piloto “pelejador” pois sabe que não é um Vettel, um Alonso ou o Hamilton, mas sabe que não é um Nakajima! Ele tem suas falhas, mas sabe ser veloz em muitas pistas.
    Sabe que se andar com constância e com velocidade e tendo um bom equipamento e um bom engenheiro, vai lutar sempre pelas primeiras posições.
    Não gostava muito do Massa. Porém o fato dele não se esconder quando erra e por essas qualidades que citei, o considero sim um dos melhores pilotos da atual F1.

  • Nao sou brasileiro, por isso o meu comentário nao pode nem deve ser visto como tendencioso.
    Quando o Massa chegou à Ferrari eu realmente o vi como segundo piloto (afinal, o schumacher era intocavel -com razao)
    Ainda assim fez boas etapas e mostrou que se o schumacher se retirasse, ele seria um piloto fiavel.

    Na época seguinte com Raikkonen, o Massa batalhou de igual para igual tendo estado até muito perto do final empatado com o Raikkonen (ora 1 ponto acima, ora 1 ponto abaixo).
    Teve azar, problemas no Ferrari, e nao conseguiu.
    Mas a meu ver merecia mais do que Raikkonen, que venceu o titulo sem saber muito bem como.

    O ano passado, foi muito melhor que o Raikkonen. Perdeu, foi infeliz.

    Este ano está novamente a ser superior ao Raikkonen.
    Por isso digo que o Massa é bem melhor que o Raikkonen.

    Nao faço comparaçoes com outros pilotos pq têm F1 diferentes.

    é o melhor piloto que voces, brasileiros, têm desde da morte do ayrton.
    Como nao ha portugueses na Formula 1, torço sempre pelo Massa :).
    Cumprimentos, Filipe

  • MASSA HOJE E O GRANDE IDOLO DOS BRASILEIROS NA F1,E POR SUA ATUAÇÃO NO ULTIMO CAMPEONATO ESPERAVAMOS MAIS DELE NESSA TEMPORADA MAS COMO NAO DEPENDE SO DELE MAIS TAMBEM DA EQUIPE FICA A ESPERANÇA QUE NAS PROXIMAS PROVAS A FERRARI SE RECUPERE.

  • Realmente, Felipe Massa evoluiu muito e merecia ter sido campeão em 2008.

    No ano passado ele teve que lutar contra os adversários externos e contra o maior adversário de todos: as trapalhadas da própria equipe Ferrari.

  • Sempre gostei do Massa, ele tem o gênio totalmente diferente do Rubens, nunca promete nada, e por fim sempre consegue algumas façanhas, comos as vitórias e poles em Interlagos, acho isso totalmente importante para o Brasil, o negócio é “comer quieto”, o Rubens esperimentou uma “meia boca” em 99 e encheu todo mundo de promessas, dizendo que ia comer um grande filé na Ferrari, porém cachorro que late não morde, e assim continua a saga de Rubens tentando pagar promessas…
    Todo mundo fala que somos muito perfeccionistas e maudosos com nossos esportistas, mas na realidade, estamos cansados de mentiras e enganações, como ocorre muito na politica, neste ponto de vista, somos mais fãs de Massa do que de Rubens, embora este ultimo esteja em um carro muito melhor, mas nunca vi o Massa prometendo titulos e vitórias, apenas diz: vou fazer o meu melhor…

  • O segredo é domar os nervos e aprimorar a estratégia. Ele tem feito isso, e quando a Ferrari não faz lambança, ele se sai muito bem.
    Fiquei com muita pena dele quando ele tinha um pódio praticamente garantido na China, e foi traído pelo carro. Mas são coisas de corrida. Se tivesse acontecido com o Button, o Brasil inteiro estaria comemorando. ; )

  • pensei que vc iria falar mais da Indy depois do seu mês “I’m Indy” lá nas 500 milhas… tem muita gente falando de F-1 já e ninguém dando o valor que a Indycar merece. A categoria, ao meu ver, tem crescido bastante e ficado cada vez mais sólida. Só precisa voltar a ser multi-marcas. Quem sabe depois que essa crise toda passar…

  • Massa é um dos 3 melhores da atualidade, o progresso dele é indiscutível nos 2 últimos anos. Falta a ele aquela dose do imprevisto a favor que lhe roubou o título do ano passado. Esse ano deve ser duríssimo constatar que depois de uma temporada onde perdeu por um ponto, suas expectativas foram por água abaixo com o desempenho de Brawn e RBR. Não tenho dúvidas que ele começou pensando na pré-temporada “2009 é meu ano!” e com 50 pontos a menos que o líder agora, haja força mental e motivação. Massa é nossa única esperança de voltar a ganhar títulos e acho que irá ganhar, se o Button vai ser campeão por que ele não seria?

  • É evidente que o felipe evolui como piloto, ele começou a trabalhar mais seus pontos fracos, é uma pena que agora seria
    pra ser seu grande ano e saiu um carro ruim. Mais a vida é assim mesmo é preciso estar preparado quando a máquina der condições para volta a vencer.

  • O grande trunfo de Felipe nessa prova foi não só as posições ganhas na largadas, mas sim andar quase no mesmo rítimo de Button, Roseberg e Kimi, que iam à frente com bem menos combustível. Entre a 2a. e 15a. volta, ele apenas perdeu 3 segundos em relação ao Kimi que ia com 21Kg a menos de peso. Não soi só o fato de ter parado depois.

  • Ninguem pode esquecer que Massa perdeu o campeonato de 2008, únicamente pela incompetência da Ferrari, em tres GPs um deles de forma ridicula em operar o “pirulito eletrônico” invencionice que traduz bem o estágio técnico da equipe.Precisam mudar a direção.

  • Concordo plenamente, Victor. Eu mesmo era crítico ferrenho do Massa. Na Sauber, era um verdadeiro porra-louca. Poder-se-ia esperar algo dele na Ferrari? Obviamente que não. Mas muitas vezes o óbvio é tão quadrado e chato, que o trabalho e a determinação das pessoas acaba fazendo o óbvio não ser nada óbvio, entendeu?

    Foi o que houve com Massa. No começo de 2006, fez muitas trapalhadas. Mas na segunda metade do ano o brasileiro começou a mudar as coisas. Conquistou poles, 2 vitórias e boas referências para 2007. Ainda assim, era taxado como 2º piloto de Raikkonen. Cometeu mais erros em 2007 e acabou no papel de 2º piloto mesmo. Mas em 2008, após 2 corridas desastrosas, Massa amadureceu muito. Superou Raikkonen durante quase toda o restante do ano e por pouco não foi campeão.

    Em 2009, começa a mostrar consistência e inteligência mesmo com um carro não tão bom, e já é a 3ª corrida que ele fica por um triz de chegar ao pódio.

    Sem contar sua evolução na chuva. No gp da China desse ano, ele conseguiu passar muita gente em pista molhada, mesmo com o tanque mais cheio. Aquilo me surpreendeu demais.

    Não sou fã de Felipe Massa. Mas admiro sua capacidade de evoluir, reconhecer os erros, os pontos fracos e tentar buscar formas de se tornar forte onde antes lhe havia fraqueza.

  • ” Para mim Felipe Massa é um grande piloto, muito talentoso e que vai chegar a ser campeão ainda..admiro muito a sua forma de pilotagem, dando de tudo para vencer, mesmo não tendo um carro competitivel como o ano passado. ele realmente é um piloto de ponta…vemos isso na pista!!! um grande abraço”

  • Caro Victor Martins, uma corrida não serve para “QUALIFICAR” muito menos “DESQUALIFICAR” um piloto de F1 como de ponta ou não eis algumas modestas observações:
    O Massa teve um início de carreira mediocre na Sauber, foi para a Ferrari ser piloto de testes (e parece que não serviu como aprendizado), em seguida foi companheiro do Michael Schumacher (tudo bem, o nº 1 absoluto).
    Em 2007 com toda a bagagem Ferrari (e preferência da equipe segundo Galvão Bueno ficou apenas na 4ª colocação no mundial, e o Kimi, então novo na equipe foi campeão mundial). No ano passado começou muito mal a temporada se recuperou e fez uma boa temporada.
    Achar que uma corrida em que o Massa teve apenas o mérito de fazer uma boa largada, já que todas as outras posições ele conquistou graças a quantidade (maior) de combustivel na largada é uma bela patriotada.

    VM responde: Adriano, a corrida de hoje apenas atesta isso. Não que tenha sido só hoje. E adoro patriotadas. É bem notória minha torcida. Afinal o Brasil-sil-sil, via dinheiro público, me paga muito para escrever. Tsc, tsc.

  • bacana.
    O Massa tá entre os melhores sim e se, a ferrari mantivésse o desenvolvimento do carro(a ferrari oscila entre uma apresentação boa e duas ruins) acho que ele teria chance de beliscar a quinta posição do campeonato.

  • Corrigindo o que eu escrevi ano comentário acima :

    “…espero que quando ele ficar “famoso”, não fique encreiqueiro igual o “chefe”.. :-)”

  • Victor, também não pude deixar de registrar minhas congratulações pelo seu blog. Como já dito acima este blog esta vários degraus acima do blog do FG, algo do tipo Vettel X Kova no GP da Inglaterra. Parabéns por se limitar a falar de automobilismo, deixando de lado suas convicções pessoais e ideologias políticas, algo bem diferente do que vem fazendo o FG que parece incapaz de reconhecer e elogiar pessoas, que não ele próprio, tenham algum sucesso profissional. Sempre que o FG faz comentários sobre o Felipe Massa sinto uma pontinha de inveja e (muito) despeito. Basta ver as notas que o FG atribui ao massa, sempre destoante (para menor, claro) daquelas atribuidas pelos demais. Compartilho com sua opinião sobre o Massa. Seu blog já está nos favoritos. Grande abraço.

  • Não sendo à pessoa meu comentário,acho que o colega falha um pouco na sua introdução sobre a trajetória de Massa. Não ganhou um título nesses anos de F1, não foi o detentor de uma liderança absoluta durante um ano ok. Daí falar que não apresentou um desempenho satisfatório. Lembro que na Sauber já em seu retorno, comentários eram proferidos do narrador sobre seu arrojo, velocidade e precisão. Ruim como comentou talvez estivesse fora não?

    VM responde: Jeronimo, o fato de o narrador, “amigo pessoal” de Massa, falar isso transforma os fatos em verdade?

  • Parabens! Victor, realmente um comentário bem coerente, aderiu mais um admirador, quanto ao Felipe é isso mesmo, torço pelo sucesso Brasileiro nas pistas, mas durante esses 15 anos negros após a morte de Ayrton Senna até a ida de Barrichello e Massa para Ferrari respectivamente, onde puderam conseguir resultados bons, assistia automobilismo mesmo sem nenhum Brasileiro na ponta, mas sim porque gosto de Automobilismo no Geral como F1, IRL, GP2 entre outras.
    Quanto ao Felipe realmente é um piloto de ponta e muito mais maduro do que em outros tempos, tenho certeza que se Alonso for para Ferrari, pode até superar Massa, mas tenho certeza que Felipe não vai vender esse bife facil, assim como nem vendeu na Espanha em 2007, quanto ao Vettel sem duvidas é um talente raro, mas se juntar Alonso, Massa, Hamilton, Button, Kubica e Vettel, todos em carros de ponta, não tem como apontar favoritos, isso teria varias trocas de posições na ponta e a vitória nas etapas seria decidida nos detalhes.

  • Você é um ótimo escritor, Victor, mas não peque pela falta de informação:

    Felipe Massa não foi sacado da Sauber. Ele, quando estava na Sauber, já tinha contrato com a Ferrari. O ano como test driver já era previsto em seu contrato.

    Ele teve que esconder por 3 anos seu acerto com a Ferrari. Quem diz isso é o próprio Felipe.

  • Esse blog tá muito melhor que o Blog do “chefe”….Alías o FG anda muito complicado, uns textos nada a ver com automobilismo em si, uma necessidade enorme em ser o “do contra” em quase todos os assuntos, textos enfadonhos, longos etc..(acho que é a popularidade, sei lá!?) Mas o blog é dele e ele escreve o que ele quiser.
    Já o VM escreve fácil, simples, fica um texto gostoso de ler…espero que quando ele ficar “famoso” vai ficar encreiqueiro igual o “chefe”.. :-)

  • A maior qualidade de Massa é, sem dúvida, assumir seus erros. Houve uma época que ele ensaiou umas lamurias mas se mancou. Acho que foi muito bem aconselhado (Titônio talvez?). Sem contestação é um dos melhores em atividade.

  • Ele é um ótimo piloto, porém convenhamos que essa atitude de assumir os erros meio que depende… mudou bastante, mas ele era ruim de admitir que errava (vide ano passado no inicio).

  • O rapaz…to cada vez mais vendo seus comentarios tbem.Antes soh via o blog do Gomes, mas la ta meio zuado.Acho que ele anda meio atrapalhado da cabeca…bom pra quem curte dkw, lada e sonha em ser comunista nao eh de se admirar.Mas acho que ele escreve bem e por isso continuo vendo seu blog tbem. Agora, pra saber da corrida mesmo eu venho aqui.
    Abracos.

  • Massa realmente amadureceu muito e faz o possível para evitar as gafes durante as entrevistas, que marcou muito o outro piloto tupiniquim. Mas infelizmente, perdeu duas grandes oportunidades de se consagrar campeão nas temporadas de 2007/2008, quando tinha um carro de ponta nas mãos.
    Acho que dificilmente ele terá tais oportunidades num futuro próximo.

  • VM parabens pelo suas materias, tambem virei fan de seu Blog.
    não sou fan do Massa mas sem duvidas esse cara melhorou muito como piloto..muito arrojado peh no chão e dificilmente erra eh um dos melhores pilotos na atualidade a frente de seu companheiro de equipe e muito a frente do Hamilton acho que so se compara ao Alonso, os dois estão no mesmo level, e Vettel um poco a frente de todos.

  • Esse V. Martins está escrevendo bem demais. Já virei fã desse blog…. Dois detalhes bem legais: O Victor responde muito mais comentários do que o F. Gomes; acho interessante isso. O link para se chegar no blog do V. Martins, através da página do Grande Prêmio, tem o endereço “http://colunistas.ig.combr/victormartins”. Então, quer dizer, não demora muito pra ele começar a escrever colunas do Grande Prêmio, pois estou achando as três colunas atuais muito fraquinhas: O F. Gomes simplesmente pega algum post do seu blog e joga no Site do Grande Prêmio. (acho chato isso). O R. Leme parece (paresse, talvez, estou com preguiça de pegar o dicionário) que está se achando o cara que manja tudo e está escrevendo umas colunazinhas muito sem graça. A do A. Jung, sinceramente, até hoje, não gostei de nenhuma. Quem sabe as futuras colonas do Victor Martins não serão as melhores???

    ABRAÇOS

    VM responde: Parafraseando o outro, ô loco, meu. Grazie, grazie :)

  • Verdade. Felipe se tornou um piloto completo. Apesar de estar atrás de Kimi na disputa direta em classificações, quando tem um carro bom, sempre é bem veloz em uma única volta. Vejo esses ultimos erros em classificação, como erros na tentativa de ultrapassar os limites atrás de um tempo praticamente impossivel. Mas nas corridas ele põe tudo no devido lugar e vem fazendo excelentes provas. Ta colocando o Kimi no bolso. E quero ver quando o Alonso ir pra Ferrari. Vai ser uma bela disputa.

  • Realmente. Eu estava pensando comigo mesmo (já que minha mulher odeia F1) durante o andamento da corrida sobre o desempenho fantástico do Felipe. Definitivamente ele se tornou veloz, consistente e consciente. Por muito pouco não chega no pódio.

  • Bem, pelo menos alguém aquí percebeu o bom trabalho de Felipe, eu não sou nenhum fã incondicional dele, nem o acho um piloto fantástico, mas vamos reconhecer que com o nivel atual dos pilotos da F1, ele está entre 5 melhores.